Clinar: a história do alergista que impulsionou o marketing de toda a clínica!
A história da Clinar com a Doctoralia começou há pouco tempo, mas é reflexo de outra trajetória de sucesso que se estende por mais de um ano e se fortalece a cada dia: a do Dr. Antônio Penido. Saiba mais!
Desafio
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Fortalecer o marketing dos especialistas e, como consequência, da clínica toda;
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Integrar as agendas de todos os profissionais e facilitar o processo de agendamento tanto para pacientes como para a recepção;
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Conciliar a rotina intensa de atendimentos com os esforços em marketing, trazendo resultados reais.
Objetivo
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Melhorar a visibilidade e a reputação online;
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Encontrar ferramentas simples, porém eficientes;
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Digitalizar a jornada do paciente.
Solução
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Disponibilizar agendamento 24h por dia, publicar a experiência dos pacientes e posicionar-se nas primeiras posições do Google;
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Adotar uma plataforma conectada e completa;
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Incluir todo o corpo clínico ao sistema da Doctoralia Clínicas.
Capítulo 1: Como foi o início da história da Clinar?
A história da Clinar com a Doctoralia começou há pouco tempo, mas é reflexo de outra trajetória de sucesso que se estende por mais de um ano e se fortalece a cada dia: a do Dr. Antônio Penido.
Antes de fazer parte da clínica – que foi fundada em 1978 e hoje é uma das principais referências no diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas e imunológicas em Belo Horizonte –, o Dr. Antônio morava em São Paulo. Em um mercado tão competitivo, ele logo sentiu a necessidade de desenvolver ações de marketing que pudessem melhorar sua visibilidade online e fortalecer sua reputação.
A solução encontrada foi consolidar sua presença no maior marketplace de saúde do mundo.
Mesmo com a rotina atarefada, comum à maioria dos médicos, o doutor conseguiu dedicar uma parcela suficiente do seu tempo para trazer um ótimo retorno.
Com a chegada da pandemia, a ferramenta de telemedicina também passou a fazer parte do seu dia a dia profissional. O Dr. Antônio acredita que o sistema é essencial para o desenvolvimento do negócio.
Atualmente, também integram o corpo clínico da Clinar o Dr. Eloy Leite Praça Filho, a Dra. Luciana Soares Amaral, o Dr. Paulo Merheb, a Dra. Thais Teles Oliveira e a Dra. Lilian Barbosa de Carvalho.
Capítulo 2: A recepção como protagonista
Outra personagem importante na história de sucesso da Clinar com a Agenda Doctoralia Clínicas é a Rosilene, uma das duas secretárias responsáveis pelos agendamentos e atendimento aos pacientes.
Ela relata: “quando os médicos colocaram a agenda deles na Doctoralia, houve uma procura maior. Sempre que é a primeira consulta, a gente tem o costume de perguntar quem indicou a Clinar, e vemos que as pessoas respondem muito que foi pela internet”.
Além do aumento no fluxo de pacientes, ela conta como os lembretes e confirmações de consulta automáticos enviados pelo sistema têm ajudado no dia a dia da recepção:
Capítulo 3: Antes e depois do combo Marketing + Agenda Online
Assim que se mudou de São Paulo para Minas Gerais, o Dr. Antônio notou que as avaliações de pacientes compartilhadas em seu perfil, além da relevância do marketplace, o ajudaram a se destacar nas buscas pela sua especialidade no novo endereço.
Evolução dos agendamentos online
- Houve um aumento expressivo no total de agendamentos da Clinar, reflexo de todas as ações de marketing e retenção;
- Conforme a Agenda Online foi ganhando visibilidade, passou a representar uma parcela maior das consultas da clínica;
- A evolução está sendo progressiva e constante, demonstrando alto potencial para os próximos meses.
Dessa forma, o perfil da Clinar se torna uma nova oportunidade de divulgar o trabalho dos especialistas ou mesmo atrair aqueles pacientes que ainda não têm preferência por nenhum profissional, mas valorizam a reputação da clínica.
E considerando que todo profissional de saúde também é um paciente, o próprio Dr. Antônio se diz um usuário ativo na plataforma de buscas: “até eu, quando quero me consultar com um médico de outra especialidade, vou lá na Doctoralia procurar recomendações antes de marcar”.
Capítulo 4: A experiência do paciente validando a transformação digital
Mais do que atrair novos pacientes, a Clinar se preocupa também com a qualidade da experiência oferecida e nota que o Agendamento Online da Doctoralia para Clínicas contribui na construção de uma jornada positiva. O Dr. Antônio até escuta de alguns pacientes que eles só marcam consultas pela Doctoralia agora!
Um exemplo disso é o Erick Drummond Martins, que pesquisou “melhores alergistas de Belo Horizonte” no Google e assim conheceu o doutor. Ao ver a quantidade de avaliações de outros pacientes exibidas em seu perfil, algumas até descrevendo o sucesso de tratamentos similares ao que ele buscava, sentiu-se mais seguro para realizar o agendamento.
Capítulo 5: Eliminando barreiras geográficas com a Telemedicina
Assim que a telemedicina foi autorizada no Brasil, o Dr. Antônio já iniciou seus atendimentos à distância, sempre com a ferramenta de vídeo da Doctoralia integrada à agenda.
Com isso, ele passou a atender pacientes de todo o Brasil! Como a alergologia envolve muitas lesões de pele, o paciente consegue mostrar o problema pela câmera ou enviar fotos para que o especialista consiga ter uma boa ideia de como está a reação, como ela surgiu e os causadores.
Capítulo 6: Dica do Dr. Antônio para colegas médicos 💡
Assim como a maioria de nós, o Dr. Antônio faz parte de grupos de WhatsApp com médicos de Belo Horizonte e de São Paulo, alguns colegas de especialidade e outros de profissão. Sempre que alguém pergunta sobre a Doctoralia por lá, ele responde com sinceridade: “pode fazer, faz mesmo! Porque o retorno financeiro e o feedback dos pacientes são excelentes”.
Ele acredita que a medicina mudou, não é mais a medicina de 5 anos atrás. Hoje em dia, é preciso se destacar na internet, investir em comunicação e trabalhar nas redes sociais. Quem não se envolver com isso vai ficar para trás, como já tem muita gente ficando.
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