ago 21, 2024

10 estratégias para atrair pacientes particulares

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Embora convênios gerem maior volume de consultas, a atração e a retenção de pacientes particulares traz uma série de benefícios para o médico. O que inclui maior rentabilidade ao consultório, o aumento de sua reputação no mercado de saúde e a redução da dependência de outras fontes.

O desafio, no entanto, é a alta concorrência entre profissionais de saúde que buscam impulsionar seus ganhos.

Para se destacar nesse cenário é necessária uma combinação de:

  • Estratégias de marketing.
  • Excelência no atendimento.
  • E uso eficiente da tecnologia.

Não basta saber fazer, tem que mostrar que sabe. Por isso, neste artigo, você vai encontrar dicas para aumentar sua base de pacientes particulares e turbinar seus ganhos. 

Prepare-se para explorar ideias capazes de impulsionar o seu sucesso dentro e fora de consultório.

Por que investir na atração de pacientes particulares?

A atração de pacientes particulares oferece vantagens significativas para os médicos. Confira, abaixo, uma lista com os principais benefícios adquiridos:

  • Melhora da rentabilidade: atendimentos particulares oferecem margens de lucro maiores.
  • Flexibilidade no atendimento: permite a oferta de serviços mais personalizados.
  • Maior controle financeiro: reduz a dependência de planos de saúde e suas regras.
  • Fidelização de pacientes: pacientes particulares tendem a retornar e recomendar os serviços.
  • Aumento da qualidade do serviço: possibilita investir mais em infraestrutura e capacitação.
  • Visibilidade: atrai um público que valoriza a qualidade e o atendimento diferenciado.

Conheça 10 dicas para atrair pacientes particulares

Saber das vantagens de contar com pacientes particulares na sua agenda diária faz com que surjam algumas dúvidas. Entre elas, como aumentar essa base e quais as estratégias mais efetivas para aplicar nas ações de atração.

Abaixo, você vai conferir 10 dicas práticas para alcançar esse objetivo, acompanhe:

1. Deixe o ambiente mais aconchegante

Um ambiente acolhedor no consultório melhora a experiência do paciente e incentiva retornos ou recomendações. Desde a decoração até o atendimento, todos os aspectos devem refletir hospitalidade.

A sensação de bem-estar começa no momento em que ele entra no consultório. Elementos como uma sala de espera confortável, decoração suave e recepção atenciosa fazem a diferença.

O conforto físico também deve ter atenção: assentos confortáveis, iluminação adequada e temperatura agradável contribuem para uma experiência positiva.

2. Separe um horário só para atender os pacientes particulares

Quais são os dias e horários da semana nos quais você mais atende? Você pode dedicá-los para atender apenas pacientes particulares.

Para facilitar a organização da sua agenda, você pode contar com sistemas de agendamento online que permitem o bloqueio de dias e horários específicos para esse tipo de atendimento.

Contar com a Agenda Online da Doctoralia nesse caso pode trazer ainda mais facilidade, já que a plataforma permite que o médico tenha total liberdade de oferecer certos serviços de acordo com as suas necessidades

Dedicando horários específicos para pacientes particulares, o profissional consegue otimizar o atendimento e proporcionar uma experiência mais exclusiva aos clientes. Isso aumenta a satisfação e a percepção de valor do paciente.

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3. Ofereça serviços de telemedicina

A telemedicina amplia as possibilidades de atendimento do consultório físico para o remoto, facilitando o acesso a consultas.

Entre os serviços disponíveis nessa modalidade, podemos apontar:

  • Consultas online.
  • Emissão de receitas digitais.
  • Acompanhamento pós-consulta.
  • Orientações e esclarecimentos médicos.
💡 Alguns médicos oferecem teleconsultas justamente para aumentar a receita, uma estratégia que facilita o acesso de pacientes particulares de regiões mais distantes a serviços de saúde. Com o uso de sistemas de agendamento, inclusive, é possível dedicar dias e horários específicos para consultas por telemedicina.

4. Use o marketing médico a seu favor

O marketing médico é uma ferramenta poderosa para atrair pacientes particulares. As redes sociais, como Instagram e Facebook, são plataformas essenciais, pois a maioria das pessoas pesquisa sobre os profissionais de saúde online. 

Manter perfis ativos e bem gerenciados nessas redes aumenta a visibilidade e a credibilidade

O mesmo vale para um site profissional, ele deve ser atualizado regularmente com informações detalhadas sobre os serviços oferecidos, depoimentos e conteúdos relevantes sobre saúde. 

Um site bem estruturado facilita a busca por informações e melhora a experiência do paciente, aumentando as chances de agendamento de consultas.

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5. Invista em mídia paga

A mídia paga, como Meta Ads e Google Ads, permite que médicos alcancem pacientes particulares de forma eficiente

Essas plataformas oferecem ferramentas para direcionar anúncios a públicos específicos com base em localização, interesses e comportamento online.

As informações disponíveis ajudam a apresentar serviços a potenciais pacientes que buscam cuidados médicos específicos. Além disso, a mídia paga fornece dados valiosos para medir o desempenho das campanhas e ajustar estratégias conforme necessário.

O uso eficaz dessas ferramentas de publicidade online aumenta significativamente a visibilidade digital. Por exemplo, aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google ou em feeds de redes sociais eleva as chances de visitas ao site do médico, o que pode levar a mais agendamentos. 

Esse tipo de marketing direcionado ajuda a atrair exatamente os pacientes desejados, maximizando o retorno sobre o investimento.

6. Pense na experiência do paciente

A experiência do paciente começa antes mesmo de entrar no consultório e continua após a consulta. Uma abordagem centrada no paciente foca em tornar cada interação tão agradável e eficiente quanto possível.

Isto inclui tudo, desde o agendamento da consulta até o suporte pós-consulta. Garantir que ele se sinta valorizado e bem atendido pode transformar uma visita única em recorrente, além de gerar recomendações.

Por exemplo, um paciente que entra em contato e recebe uma resposta rápida e informativa sobre procedimentos e custos se sente mais seguro e valorizado. 

Se esse nível de atenção e cuidado for mantido durante e após a consulta, as chances de fidelização e de indicações aumentam significativamente.

7. Incentive avaliações pós-consulta

Como hoje 8 em cada 10 pacientes já escolhem um médico com base em avaliações publicadas por outros pacientes na internet, elas são essenciais.

As avaliações positivas ajudam a construir a reputação digital do especialista, transmitindo credibilidade e confiança.

Responder a essas avaliações de forma educada, inclusive as negativas, reforça o profissionalismo e a transparência, elementos cruciais para conquistar a confiança do público e motivar a escolha por consultas particulares.

💬 Vale lembrar que em seus planos pagos, a Doctoralia conta com uma ferramenta específica para envio de pedidos automáticos de avaliação pós-consulta. Clique aqui para saber mais.

8. Ofereça o agendamento online de consulta

A oferta de um serviço de agendamento online melhora a eficiência do trabalho, fazendo com que o médico dedique mais tempo ao atendimento.

Isso ocorre porque esses sistemas permitem que os pacientes agendem, reagendem ou cancelem consultas a qualquer hora e de qualquer lugar. Essa praticidade também contribui para a redução de faltas e otimização da agenda do médico. 

Um exemplo é a Doctoralia, que integra o agendamento online direto com o seu perfil de especialista e facilita o acesso dos pacientes.

9. Ganhe visibilidade na primeira página do Google

Segundo dados coletados pela pesquisa Perfil do Paciente Digital, 90% dos pacientes buscam informações sobre saúde na internet. Dito isso, fica evidente a importância de estar visível na primeira página do Google.

Uma posição de destaque no maior mecanismo de buscas aumenta a visibilidade do profissional e, por consequência, haverá uma maior atração de pacientes. 

A otimização para motores de busca (SEO) é a chave para alcançar esses resultados. Além de usar palavras-chave relevantes, mantenha seu perfil completo e atualizado, com fotos profissionais e informações detalhadas.

Isso não só melhora o posicionamento no Google, mas também transmite uma imagem profissional, incentivando a escolha do consultório.

👉 Leia também: 13 formas de aparecer no Google para pacientes

10. Ofereça diferentes opções de pagamento

Oferecer diferentes opções de pagamento é essencial para atrair pacientes particulares, pois a conveniência financeira é um fator decisivo na escolha de um profissional ou outro.

Um sistema de pagamento seguro, flexível e alinhado à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) não só facilita a vida dos pacientes, como também agrega valor ao atendimento, tornando a consulta particular mais acessível e atrativa.

Essa flexibilidade pode aumentar a satisfação do paciente e incentivar a recomendação do seu trabalho a outros potenciais clientes.

10 em 1: Descubra a Agenda Doctoralia

Como apontado até aqui, a atração de pacientes particulares pode ser melhorada com o apoio da tecnologia, incluindo recursos para agendamento online. Nesse sentido, a Agenda Doctoralia para Especialistas oferece a solução completa para seu consultório. 

Além de permitir que os pacientes agendem suas consultas online, de qualquer dispositivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, há também uma economia de até 2 horas por dia relacionadas com tarefas manuais e repetitivas.

Há uma melhora na comunicação com o paciente, pois o sistema envia lembretes e confirmações de forma automática por SMS e WhatsApp. Desse modo, 70% dos “buracos” existentes na agenda são preenchidos, além de reduzir o não comparecimento.

Vale destacar, ainda, que o agendamento online vai além da marcação de consultas. Com a Doctoralia você transforma o atendimento e potencializa a rentabilidade do consultório. Solicite uma demonstração, sem compromisso, para conferir. 😊