fev 26, 2025

Por que 85% dos pacientes preferem agendar consulta online?

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Quem nunca aproveitou o fim de semana para agendar uma viagem pela Internet, ou fez uma compra online em casa, depois do expediente? A Internet mudou nossos hábitos e nos deu mais liberdade para contratar serviços fora do horário comercial e sem a necessidade de usar um telefone.

Essas mudanças também influenciaram significativamente o comportamento dos pacientes em muitos países. Foi o que descobriu um pesquisa realizada pela Doctoralia, ao identificar que 1 em cada 3 usuários da plataforma já agenda online suas consultas.

E mais: cerca de 85% dos pacientes já confiam nesse tipo de agendamento. Uma facilidade e tanto para gerações cada vez menos apegadas a ligações telefônicas, não é mesmo?

Esses dados não indicam que a forma tradicional de atendimento ao paciente deva ser abolida, mas sim ampliada. Afinal, se aplicado de maneira correta, o agendamento online agrega novos benefícios ao profissional e ao paciente. É sobre eles que falaremos neste artigo.

O que você vai descobrir:

O que é agendamento online?

Presente em diversos segmentos do mercado, o agendamento online nada mais é do que o serviço de agendar um horário sem precisar recorrer a ligações telefônicas ou atendimento presencial.

No setor da saúde, faz toda a diferença como uma facilidade para pacientes que podem, então, marcar consulta em poucos cliques. Afinal, 9 em cada 10 pacientes já pesquisam sobre saúde online.

Assim sendo, contar com esse tipo de facilidade pode trazer muitas vantagens para médicos e pacientes, além de se tornar um diferencial competitivo.

Por que os pacientes preferem agendar online

Oferecer o agendamento online é um diferencial para atrair mais pacientes.

Eles preferem essa opção por conveniência: podem marcar consultas a qualquer hora, sem precisar esperar por uma ligação ou ter que lidar com horários comerciais.

Além disso, a possibilidade de escolher o melhor horário, a redução de falhas e a confirmação automática aumentam a satisfação.

O agendamento online também transmite uma imagem moderna e organizada do consultório, gerando mais confiança. Ao adotar essa ferramenta, você amplia seu alcance, otimiza sua agenda e ganha mais credibilidade no mercado!

8 vantagens de oferecer o agendamento online para pacientes

Entenda na prática quais são as principais vantagens de oferecer essa facilidade para os pacientes:

1. Você pode receber agendamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana

Ao deixar sua agenda disponível para que os próprios pacientes marquem o melhor horário para consulta, suas oportunidades de conseguir novas consultas irão além das portas do seu consultório.

Segundo dados da pesquisa Perfil do Paciente Digital 2025, da própria Doctoralia, mais de 33% dos pacientes já agendam fora do horário comercial.

Além disso, os agendamentos de consultas online por Telemedicina seguem crescendo. De 2023 para 2024, houve um aumento de 53% nos agendamentos de consultas via Telemedicina na Doctoralia.

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2. É uma forma de oferecer a facilidade que os pacientes buscam

Quando você oferece a marcação de consulta pela Internet, o agendamento online poupa o paciente de ligar, esperar no telefone para ser atendido e gastar com a chamada. Essa atitude que já vem sendo evitada por muita gente, justamente por existirem métodos mais simples.

Além disso, a experiência do usuário se concentra em um único canal, do momento em que ele te encontra na Internet até o agendamento da visita. Isso elimina a possibilidade dele anotar seu telefone e depois esquecer de ligar, por exemplo.

3. Você se diferencia e ganha ainda mais credibilidade

Os livros de convênio e guias médicos estão caindo em desuso e prova disso são os mais de 20 milhões de usuários que acessam a Doctoralia todos os meses em busca de médicos e profissionais de saúde.

Muitos profissionais já afirmam que o agendamento online é visto pelos pacientes como um serviço mais prático e moderno, pois mostra todos os horários livres e oferece mais capacidade para decisão.

Esse é o caso da Dra. Annie Szerman, dermatologista no Rio de Janeiro (RJ) que aumentou em 51% os atendimentos em um ano com o agendamento online. Assinante da Doctoralia, a Dra. Annie destaque que o timing é fundamental.

“O paciente entrar no app, ver o perfil do especialista, ver o preço da consulta e já marcar na hora é muito importante. Se fosse esperar ser atendido por alguém, provavelmente perderia o timing.”

Dra. Annie LevyDermatologista no Rio de Janeiro (RJ)

4. Os dados dos pacientes ficam centralizados em um só lugar

Já existem vários sistemas de agendamento online integrados ao calendário do consultório e estendidos aos aplicativos de celular. Isso possibilita que sua agenda esteja disponível a toda equipe e que você gerencie seus compromissos em tempo real, de onde estiver.

5. As faltas dos pacientes às consultas são reduzidas

Por ser online e integrado aos contatos dos pacientes, muitos sistemas de agendamento online oferecem o envio de confirmação e de lembretes de consulta, seja por meio de um e-mail, mensagem SMS ou pelo WhatsApp.

Estima-se que 65% das faltas dos pacientes são evitadas com essas tecnologias.

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6. Você também reduz custos... 

Embora um sistema de agendamento online de consultas não substitua a dedicação e o trabalho dos profissionais da recepção do consultório, podem trazer economia de tempo e, consequentemente, dinheiro.

Afinal, permite que deixem de usar tanto tempo ao telefone e ofereçam atenção especial aos pacientes que aguardam consulta presencialmente.

7. ...e o risco de falhas 

Ao contar com um sistema de agendamento online integrado à sua agenda de pacientes, os riscos de falhas humanas são reduzidos. Isso porque, em geral, esses softwares bloqueiam o horário marcado e também evitam que dois pacientes marquem um mesmo horário. Equívocos com datas e nomes de pacientes também são extintos.

8. Além de garantir pacientes mais satisfeitos 

Com o agendamento online as temidas esperas para marcar uma consulta são vencidos. Tudo é resolvido muito mais rápido e, com isso, a experiência do paciente é aperfeiçoada. Ele pode escolher o melhor dia e horário em questão de poucos cliques.

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Como usar o agendamento online como estratégia para atrair consultas

Embora o agendamento online de consultas facilite e muito a jornada do paciente que acaba de tomar a decisão de marcar consulta, ele não deve funcionar sozinho.

Isto é, deve ser usado em conjunto com outras estratégias de divulgação para aumentar os atendimentos e tornar sua agenda cheia.

Confira as 5 principais:

1. Oriente sua equipe

Para começar, é preciso garantir que sua secretária ou equipe de recepção saiba dessa novidade. Para ajudar a comunicar essa novidade para os pacientes a dica é pedir que eles informem que essa modalidade de agendamento de consulta já está disponível e pode facilitar muito a rotina do paciente.

2. Comunique a novidade para os pacientes

Ao final das consultas, outra dica é lembrar aos pacientes que agora você dispõe da opção de agendamento online.

Em tempos cada vez mais digitais, eles certamente irão adorar a novidade. E essa comunicação também pode ser estendida a todos os seus canais de comunicação direta com eles, seja por e-mail ou WhatsApp.

3. Invista na presença online

Falando em comunicação online, outra estratégia infalível para atrair pacientes com o agendamento online é divulgar a novidade nas redes sociais e em seu site, caso tenha.

Uma dica de ouro para quem quer estar onde o paciente está e em uma espécie de catálogo online de profissionais, acessada por 20 milhões de pacientes, é assinar um dos planos personalizados da Doctoralia. Assim, eles podem acessar seu perfil profissional, informações e preços de serviços, além de escolher o melhor dia e horário para marcar consulta.

4. Atualize seus materiais institucionais

Além de divulgar essa grande novidade em seus canais digitais, não se esqueça dos bons e velhos materiais offline como cartões de visita, receituários e folders promocionais.

Uma boa ideia é incluir um QRCode com o link para a página de agendamento em algum ponto estratégico da recepção do local onde você atende como um local próximo ao bebedouro de água ou café.

5. E saia da caixinha

Para ir além, você pode ainda trabalhar campanhas promocionais para oferecer desconto a pacientes que marcarem consulta online.

Como você pode ver, o céu é o limite, mas vale lembrar de obedecer as diretrizes dos órgãos fiscalizadores, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) em sua mais recente resolução sobre Publicidade Médica, no caso dos médicos.