mai 06, 2024

Agendamento online: uma grande oportunidade de novas consultas

tr-online-consultation-lp-booking@2x-1-2

Quem nunca aproveitou o fim de semana para agendar uma viagem pela Internet, ou fez uma compra online em casa, depois do expediente? A Internet mudou nossos hábitos e nos deu mais liberdade para contratar serviços fora do horário comercial e sem a necessidade de usar um telefone.

Essas mudanças também influenciaram notoriamente o comportamento dos pacientes em muitos países. Foi o que descobriu um pesquisa realizada pela Doctoralia, ao identificar que 1 em cada 3 usuários da plataforma já agenda online suas consultas.

E mais: cerca de 80% dos pacientes já confiam nesse tipo de agendamento. Uma facilidade e tanto para gerações cada vez menos apegadas a ligações telefônicas, não é mesmo?

Esses dados não indicam que a forma tradicional de atendimento ao paciente deva ser abolida, mas sim ampliada. Afinal, se aplicado de maneira correta, o agendamento online agrega novos benefícios ao profissional e ao paciente. É sobre eles que falaremos neste artigo.

O que você vai descobrir:

O que é agendamento online?

Presente em diversos segmentos do mercado, o agendamento online nada mais é do que o serviço de agendar um horário sem precisar recorrer a ligações telefônicas ou atendimento presencial.

No setor da saúde, faz toda a diferença como uma facilidade para pacientes que podem, então, marcar consulta em poucos cliques. Afinal, 9 em cada 10 pacientes pesquisam sobre saúde online.

Assim sendo, contar com um sistema de agendamento online de consultas pode trazer muitos benefícios e até mesmo se tornar um diferencial competitivo.

8 vantagens de oferecer o agendamento online para pacientes

Entenda na prática quais são as principais vantagens de oferecer essa facilidade para os pacientes:

1. Sua agenda fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana

Ao deixar sua agenda disponível para que os próprios pacientes marquem o melhor horário para consulta, suas oportunidades de conseguir novas consultas irão além das portas do seu consultório. Segundo dados da pesquisa Perfil do Paciente Digital 2023, da própria Doctoralia, mais de 37% dos pacientes já agendam fora do horário comercial.

Para atender essa demanda, o sistema de agendamento online de consultas atua como sua “secretária virtual”, online 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

Ebook  Saiba quem é o paciente digital, principais dados e comportamentos Baixe grátis  

2. É uma forma de oferecer a facilidade que os pacientes buscam

Quando você oferece a marcação de consulta pela Internet, poupa o paciente de ligar, esperar no telefone para ser atendido e gastar com a chamada - uma atitude que já vem sendo evitada por muita gente, justamente por existirem métodos mais simples.

Além disso, a experiência do usuário se concentra em um único canal, do momento em que ele te encontra na Internet até o agendamento da visita. Isso elimina a possibilidade dele anotar seu telefone e depois esquecer de ligar, por exemplo.

3. Você se diferencia e ganha ainda mais credibilidade

Os livros de convênio e guias médicos estão caindo em desuso e prova disso são os mais de 20 milhões de usuários que acessam a Doctoralia todos os meses em busca de médicos e profissionais de saúde.

Muitos profissionais já afirmam que o agendamento online é visto pelos pacientes como um serviço moderno e organizado, pois mostra todos os horários livres e oferece mais capacidade para decisão.

Esse é o caso da Dra. Annie Szerman, dermatologista no Rio de Janeiro (RJ) que aumentou em 51% os atendimentos em um ano com o agendamento online. Assinante do sistema oferecido pela Doctoralia, a Dra. Annie destaque que o timing é fundamental.

 

4. Os dados dos pacientes ficam centralizados em um só lugar

Já existem vários sistemas de agendamento online integrados ao calendário do consultório e estendidos aos aplicativos de celular. Isso possibilita que sua agenda esteja disponível a toda equipe e que você gerencie seus compromissos em tempo real, de onde estiver.

5. As faltas dos pacientes às consultas são reduzidas

Por ser online e integrado aos contatos dos pacientes, muitos sistemas de agendamento online oferecem o envio de confirmação e de lembretes de consulta, seja por meio de um e-mail, mensagem SMS ou pelo WhatsApp.

6. Você também reduz custos... 

Embora um sistema de agendamento online de consultas não substitua a dedicação e trabalho de profissionais da recepção como as secretárias, podem trazer economia de tempo e, consequentemente, dinheiro. Afinal, permite que deixem de usar tanto tempo ao telefone e ofereçam atenção especial aos pacientes que aguardam consulta fisicamente.

7. ...e o risco de falhas 

Ao contar com um sistema de agendamento online integrado à sua agenda de pacientes, os riscos de falhas humanas são reduzidos. Isso porque, em geral, esses softwares bloqueiam o horário marcado e também evitam que dois pacientes marquem um mesmo horário. Equívocos com datas e nomes de pacientes também são extintos.

8. Além de garantir pacientes mais satisfeitos 

Com o agendamento online reduzem os temidos longos de espera para marcar uma consulta. Tudo é resolvido muito mais rápido e, com isso, a Experiência do paciente - Temp BR é aperfeiçoada. Ele pode escolher o melhor dia e horário em questão de poucos cliques.

Treinamento gratuito  Conquiste mais visibilidade na saúde Garantir acesso    

Como usar o agendamento online como estratégia para atrair consultas

Embora o agendamento online de consultas facilite e muito a jornada do paciente que acaba de tomar a decisão de marcar consulta, ele não funciona sozinho. Isto é, deve ser usado em conjunto com outras estratégias de divulgação para aumentar os atendimentos e tornar sua agenda cheia.

Confira as 5 principais:

1. Oriente sua equipe

Para começar, é preciso garantir que sua secretária ou equipe de recepção saiba dessa novidade. Para ajudar a comunicar essa novidade para os pacientes a dica é pedir que eles informem que essa modalidade de agendamento de consulta já está disponível e pode facilitar muito a rotina.

2. Comunique a novidade para os pacientes

Ao final das consultas, outra dica é lembrar aos pacientes que agora você dispõe da opção de agendamento online. Em tempos cada vez mais digitais, eles certamente irão adorar a novidade. E essa comunicação também pode ser estendida a todos os seus canais de comunicação direta com eles, seja por e-mail ou WhatsApp.

3. Invista na presença online

Falando em comunicação online, outra estratégia infalível para atrair pacientes com o agendamento online é divulgar a novidade nas redes sociais e em seu site, caso tenha.

Uma dica de ouro para quem quer estar onde o paciente está e em uma espécie de catálogo online de profissionais, acessada por 20 milhões de pacientes, é assinar um dos planos personalizados da Doctoralia. Assim, eles podem acessar seu perfil profissional, informações e preços de serviços, além de escolher o melhor dia e horário para marcar consulta.

4. Atualize seus materiais institucionais

Além de divulgar essa grande novidade em seus canais digitais, não se esqueça dos bons e velhos materiais offline como cartões de visita, receituários e folders promocionais. Uma boa ideia é incluir um QRCode com o link para a página de agendamento em algum ponto estratégico da recepção do local onde você atende como próximo à água ou café.

5. E saia da caixinha

Para ir além, você pode ainda trabalhar campanhas promocionais para oferecer desconto a pacientes que marcarem consulta online. O céu é o limite, mas vale lembrar de obedecer as diretrizes dos órgãos fiscalizadores, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) em sua mais recente resolução sobre Publicidade Médica, no caso dos médicos.

Tem interesse em oferecer o agendamento online para os seus pacientes? Preencha o formulário para receber mais informações: