Como usar seu perfil na Doctoralia para se conectar com mais pacientes. Sem custo
Já falamos sobre as vantagens de criar um perfil na Doctoralia e demos algumas dicas profissionais criarem o seu perfil estrela na plataforma, ou seja, para serem mais relevantes e aparecerem em mais resultados para os pacientes.
Neste artigo, você encontrará outros recursos gratuitos em nossa plataforma para impulsionar seu marketing on-line. Esses recursos ajudaram muitos profissionais a ter uma presença online mais forte e a conquistar a confiança dos pacientes.
Pergunte ao especialista
O Pergunte ao especialista é uma seção criada para que os pacientes possam tirar suas dúvidas sobre saúde com os especialistas que estão registrados na Doctoralia. Trata-se de um serviço gratuito tanto para os pacientes quanto para os profissionais, e unicamente especialistas verificados podem participar.
O serviço foi criado para ajudar a combater as fake news na área da saúde e ajudando os pacientes a terem uma fonte de informação segura e confiável para verificar questões básicas sobre saúde. O serviço ganhou popularidade ao longo dos anos e mais de 620 mil já tiveram suas dúvidas de saúde esclarecidas.
Tornou-se um serviço de utilidade pública em que os pacientes podem encontrar um espaço confiável e seguro para resolver tópicos básicos relacionados à saúde.
Como o Pergunte ao especialista ajuda o seu marketing profissional?
Se você ainda tem dúvidas sobre como esse serviço ajudará a melhorar sua credibilidade e imagem profissional, te explicaremos mais a seguir.
Ao responder às perguntas dos pacientes, você produz conteúdo de qualidade e ganha exposição extra para as pessoas que procuram informações sobre sua área de especialização.
Além disso, suas respostas não só ficarão visíveis na Doctoralia, como também serão frequentemente indexadas nos resultados do Google pelas palavras-chave relacionadas à sua resposta.
Isso ajuda você a ganhar mais visibilidade, aumentar sua reputação e as visitas ao seu perfil. Atraia mais pacientes com uma boa resposta!
Como participar do Pergunte ao especialista?
Uma vez iniciada sua sessão na Doctoralia, busque o ícone de ‘Perguntas’, no menu lateral. Em seguida, clique em ‘Perguntas disponíveis’.
Ao fazer isso, encontrará todas as perguntas enviadas para profissionais da sua especialidade e poderá respondê-las.
Para manter a seriedade e a relevância deste serviço, todas as perguntas são revisadas pela nossa equipe de moderação antes de serem enviadas para os especialistas.
Em nossa política, não aceitamos perguntas como: pacientes que pedem um diagnóstico online ou uma segunda opinião sobre um diagnóstico, nem recomendações de medicação. Nestes casos, o paciente sempre será respondido pelo nosso time com a orientação de buscar um profissional.
Opiniões de pacientes
Na Doctoralia, todos os pacientes têm a oportunidade de deixar uma opinião sobre o atendimento que receberam, assim como todos os especialistas têm a oportunidade de responder as opiniões enviadas por seus pacientes. Trata-se de um serviço gratuito para todos.
Uma vez revisadas, essas opiniões se tornam públicas no perfil dos especialistas e são muito importantes para as pessoas que acessam a nossa plataforma em busca de um profissional.
Entre 84% e 95% dos usuários que visitam a Doctoralia disseram que leem opiniões para escolher seu especialista.
Não subestime o valor das opiniões online dos pacientes. Até mesmo o fato de não tê-las pode influenciar a decisão de uma pessoa em busca de um especialista.
Cada um de seus pacientes terá uma experiência particular durante a consulta e as opiniões são o melhor termômetro para você identificar o que eles mais gostam e o que você pode aprimorar para proporcionar uma experiência mais válida aos pacientes.
Como as opiniões ajudam o seu marketing profissional?
Ao tomar uma decisão sobre algo novo, o ser humano sempre vai em busca de referências. Nós escolhemos aquilo que conhecemos, o que outras pessoas nos recomendam com base em suas experiências reais, porque isso nós dá mais segurança na hora de tomar uma decisão.
É só pensar em exemplos práticos da nossa vida:
Como foi a última vez que você comprou um celular novo, assinou um serviço ou escolheu o seu próprio médico? Foi uma decisão aleatória, ou você buscou ouvir a opinião de outras pessoas antes? Dificilmente são as vezes que fazemos escolhas importantes sem antes buscar referências, não é mesmo?
Isso também se aplica aos pacientes quando precisam escolher um profissional.
Os pacientes vão atrás de opiniões confiáveis para ter certeza de que estão escolhendo um especialista competente para confiar em sua saúde.
Tanto a quantidade quanto a qualidade das opiniões que você recebe influenciarão a credibilidade e o posicionamento do seu perfil. Mesmo que você tenha uma página bem posicionada, lembre-se de que os algoritmos sempre "recompensam" quem oferece as melhores experiências ao usuário.
Como o paciente pode escrever uma opinião no seu perfil?
Depois da consulta, os pacientes poderão enviar uma opinião através do seu perfil, clicando em ‘Enviar opinião’. Além de uma nota geral sobre o atendimento, que vai de 1 a 5 estrelas, eles também podem escrever uma avaliação mais detalhada, falando sobre os principais pontos da experiência.
Para ajudar os pacientes a escreverem opiniões relevantes e que possam ser úteis a outras pessoas em busca de um especialista, oferecemos um guia com recomendações para a publicação.
Sempre orientamos que eles apresentem o contexto da consulta, sejam acessíveis na escrita para que possam ser compreendidos por usuários de todas as idades, e que se foquem em sua própria experiência e não na de outros pacientes.
Depois de enviada, esta opinião vai ser analisada pelo nosso time de moderação, para garantir que esteja dentro das nossas diretrizes. Só depois desse filtro é que elas se tornam públicas no perfil do profissional.
Sempre que recebe uma nova opinião, o especialista é avisado por e-mail e notificação no perfil para ter o direito de responder o paciente, também gratuitamente.
O que realmente importa na opinião dos pacientes?
Para entender os critérios utilizados pelo paciente digital na escolha do especialista, a Doctoralia realizou uma análise de mais de 3,5 milhões de opiniões publicadas na plataforma. Em média, 90% de todas elas são positivas.
Em uma outra pesquisa realizada com mais de 600 pacientes, perguntamos aos pacientes porque as opiniões são importantes e o que eles mais levam em conta ao encontrarem:
- Como foi a experiência geral dos pacientes
- Como foi a abordagem e a comunicação do especialista
- Como foi feita a anamnese
- Casos semelhantes
- Eficácia do tratamento
Como mantemos a ética e a seriedade das opiniões
Publicamos todas as opiniões em nossa plataforma, tanto positivas como negativas. No entanto, para que a Doctoralia se mantenha segura e justa para todos os usuários, todas as opiniões são revisadas antes da publicação.
Somos muito conscientes sobre a responsabilidade de abordar questões relacionadas à saúde. Por isso, não permitimos neste serviço que os usuários critiquem negligências médicas, pois este não é o espaço apropriado para realizar esse tipo de denúncias, como advertimos em nossas normas de publicação.
Por isso, não tenha receio em pedir para os seus pacientes publicarem uma opinião no seu perfil. Essa é uma tendência que veio para ficar e ajudar profissionais e pacientes a terem uma experiência mais humanizada na saúde.
Widget Doctoralia no seu site
A Doctoralia também oferece suporte para que os profissionais promovam sua credibilidade em outros sites. Para isso, existe o widget Doctoralia.
Mas como o termo "widget" pode não ser familiar para alguém da área de saúde, você pode estar se perguntando qual é a finalidade dele. Basicamente, o widget é uma ferramenta simples que você pode adicionar a uma página e exibir uma informação específica em tempo real ou um atalho para algum lugar.
Nesse caso, o widget da Doctoralia reflete em outras páginas as avaliações e a classificação geral que você obteve no Docplanner. Como se fosse um banner. Uma solução simples, mas muito eficiente.
Como as avaliações são um recurso tão poderoso para a credibilidade on-line, é uma ótima maneira de marcar as opiniões reais de seus pacientes, tornando-o mais conhecido.
Como adicionar o Widget de opiniões?
Esse também trata-se de um serviço gratuito e muito fácil de usar. Uma vez na área de edição do seu perfil, busque o ícone de ‘Impulsionar meu perfil’, no menu lateral. Em seguida, clique em ‘Widget para meu site’.
Você vai visualizar um exemplo do seu widget com base nas opiniões atuais do seu perfil e poderá personalizá-lo de diversas maneiras. Depois, basta gerar o código do widget e adicionar no seu site para que o widget seja ativado.
Integração ao Google Perfil da Empresa
Por fim, uma ótima forma de melhorar sua apresentação no Google é vincular seu perfil da Doctoralia com o Google Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio).
Caso não tenha familiaridade, o Google Perfil da Empresa é um cartão profissional online que o Google oferece para organizações e profissionais autônomos. Ele apresenta você nos resultados do Google quando alguém faz uma pesquisa relacionada ao seu nome. A partir daí, é ainda mais fácil entrar em contato com você.
Por isso, combiná-lo com seu perfil na Doctoralia pode ser um grande benefício.
Ao encontrar seu cartão online, os pacientes poderão acessar seu perfil e ver tudo o que importa. Seus consultórios, serviços, seguros, sua experiência profissional e uma coisa muito importante: eles também saberão mais sobre sua reputação em poucos segundos, lendo opiniões reais.
No final, a reputação é o que faz de você a melhor opção, o que, por sua vez, faz com que você seja muito mais procurado. Online e offline.
Como integrar seu perfis da Doctoralia e Google Perfil da Empresa?
Se você ainda não tem uma conta no Google Perfil da Empresa, é possível criá-la aqui.
Quanto mais dados você disponibilizar, mais simples será para o Google mostrar o seu consultório nos resultados e melhor será a experiência dos pacientes ao te encontrarem.
Para integrá-lo ao seu perfil Doctoralia, é importante que você indique seu o link do seu perfil na Doctoralia no momento da criação, no campo ‘site’.
E se você também oferece o agendamento online em seu perfil Doctoralia, poderá adicionar seu perfil novamente no link de ‘agendamento de consultas’.
Depois de informar todos os seus dados, o Google enviará uma carta para o endereço do seu consultório informado no registro com as instruções para você validar o seu perfil e torná-lo público.
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Colaboração entre as equipes da Doctoralia de mais de um país. Além do Brasil, temos especialistas em conteúdo na Itália, México, Espanha e Polônia.