mar 09, 2024

Como criar a melhor estratégia de precificação para clínicas

Estratégia de Precificação - Doctoralia

Seja começando ou já administrando sua clínica há alguns anos, sabemos que gerenciar um centro médico é um grande desafio. Não apenas é necessário oferecer serviços de alta qualidade, mas também encontrar a estratégia de precificação correta que atraia seus pacientes e proporcione um equilíbrio financeiro saudável.

Neste artigo, exploraremos em detalhes algumas das melhores práticas para desenvolver uma estratégia de precificação bem-sucedida e como ela pode ser integrada à Agenda para Clínicas da Doctoralia.

Passos para criar uma estratégia de precificação eficaz

1. Conheça os seus custos

Antes mesmo de pensar em estabelecer preços, é crucial ter um sólido entendimento de seus custos operacionais.

Isso inclui desde despesas diretas, como suprimentos e folha de pagamento, até custos indiretos, como aluguel e manutenção. E não esqueça daqueles gastos ocultos que às vezes nos surpreendem (juros de empréstimos, manutenção de equipamentos...).

Uma vez que isso seja feito, decida qual margem de lucro você deseja alcançar, e lembre-se de que isso também deve ser levado em conta nas despesas que determinarão as taxas que você cobra. Ter uma ideia clara de seus custos totais te dará uma base sólida para construir sua estratégia de precificação.

💡 Exemplo: suponhamos que você administra uma clínica de fisioterapia. Após calcular os custos de materiais, aluguel e salários do pessoal, você pode determinar que o custo médio de uma sessão de fisioterapia é de 150 reais.


Gestão financeira: como potencializar a receita de clínicas e consultórios

2. Analise a concorrência

Estudar seus concorrentes no setor é uma estratégia inteligente. Isso lhe dará uma ideia dos preços que os pacientes estão dispostos a pagar.

Mas não se limite apenas aos preços, veja também o que eles estão oferecendo. Eles têm algum pacote especial? Serviços adicionais? Essa inteligência competitiva pode inspirá-lo a desenvolver uma abordagem única e fazer com que seus preços reflitam como você deseja se posicionar.

💡 Exemplo: ao pesquisar seus concorrentes, você descobre que a maioria das clínicas de fisioterapia em sua área cobra entre 180 e 200 reais por sessão. Isso lhe dá uma ideia da tarifa competitiva no seu mercado.

3. Segmente os seus pacientes

Nem todos os pacientes são iguais ou têm as mesmas prioridades, e é aí que a segmentação de sua base de clientes se torna útil.

Dividir seus pacientes em grupos de acordo com suas necessidades e preferências permitirá que você adapte seus preços e serviços.

Alguns pacientes podem estar dispostos a pagar mais por serviços exclusivos, enquanto outros podem estar procurando por opções mais acessíveis. É por isso que você pode criar categorias de preços que se adaptem a todos.

💡 Exemplo: imagine que você possui uma clínica de saúde integrativa. Você pode criar segmentos como "bem-estar geral" e "saúde especializada". Os pacientes no primeiro grupo podem estar procurando por serviços preventivos e estarão dispostos a pagar tarifas mais baixas, enquanto os do segundo grupo podem requerer tratamentos especializados e estarão dispostos a pagar mais.

Dica: descubra o faturamento que sua clínica perde com a falta dos pacientes na nossa Calculadora de no-show! 👇

br-lg-email-calculator-1

4. Diversifique os seus preços

A flexibilidade é chave. Oferecer diferentes níveis de serviços e pacotes de preços pode ser uma abordagem vencedora. Do "Básico" ao "Premium", isso não apenas atrairá uma gama mais ampla de pacientes, como também os fará sentir que têm controle.

Nesse aspecto, a Agenda Online da Doctoralia pode ser especialmente útil, já que os pacientes podem marcar consultas e explorar opções de preços a partir do conforto de seus dispositivos a qualquer hora - fácil e conveniente!!

💡 Exemplo: se você administra uma clínica de bem-estar, pode oferecer pacotes mensais que incluem consultas, exames e terapias adicionais. Os pacientes podem escolher entre pacotes Básicos, Intermediários e Premium, cada um com diferentes níveis de cuidado e preços correspondentes.

5. Adapte-se continuamente

É possível que inicialmente você tenha fixado o preço de seus serviços com base em margens de lucro de acordo com seus custos, mas a vida está em constante mudança, e o mundo das clínicas não é exceção.

Novas tendências, tecnologia de ponta, reputação de sua clínica e mudanças na demanda podem afetar seus preços e a forma como os pacientes percebem o valor de seus serviços.

Monitorar constantemente o desempenho de sua estratégia de precificação permitirá que você faça ajustes conforme necessário.

💡 Exemplo: se você administra uma clínica de medicina estética e nota um aumento na demanda por um tratamento específico devido a uma tendência, você pode considerar ajustar os preços para refletir essa demanda.

6. Melhore a divulgação da sua clínica

Se a clínica não oferece aos seus pacientes todas as informações sobre seus preços, telefone de contato, opiniões de outros pacientes e seu calendário de consultas online, de forma fácil de encontrar, está perdendo oportunidades.perfil-clinicas-doctoralia

Considere a possibilidade de investir em um Perfil Avançado na Doctoralia, a maior plataforma de saúde do Brasil. 

Mais de 26 milhões de pacientes acessam o site e o app da Doctoralia todos os meses em busca de profissionais e instituições de saúde renomados e confiáveis onde se consultar.

Ao descrever os seus serviços, ter fotos atrativas e exibir opiniões dos seus pacientes, você agrega valor à sua marca, além de ofereça uma experiência memorável ao paciente.

Como consequência, é possível ter até 6x mais agendamentos e tornar o seu negócio mais lucrativo!

👉 Digitalize seu centro com a ajuda de nossos consultores. Marque uma demonstração gratuita da nossa ferramenta e esclareça suas dúvidas.

Em poucas palavras...

Desenvolver uma estratégia de precificação eficaz para sua clínica é uma tarefa que requer consideração e análise. Desde entender seus custos até se adaptar à concorrência e oferecer opções flexíveis, cada passo é crucial na sua estratégia a longo prazo.

Ao abordar essas melhores práticas com determinação, você estará no caminho certo para construir uma estratégia de precificação sólida que beneficie tanto sua clínica quanto seus pacientes. Lembre-se, a assistência médica é uma arte, e estabelecer os preços certos é a fórmula secreta para o sucesso! 🚀

 

Quer mais informações sobre as soluções para clínica da Doctoralia? Preencha o formulário abaixo e retornaremos: