História de Sucesso

Clínica Med Total: da quase falência a mais de 900 agendamentos em um único ano

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Resultados:

2021

Início da jornada na
Doctoralia

+900

Agendamentos em 2022

+140

Avaliações de pacientes

+2.800

Lembretes de consulta enviados

8%

Não comparecimento em consultas

55%

Consultas agendadas fora do horário comercial 

Há quase 10 anos, Ulises González Mejías e Melissa Iglesias Bermudez deixaram Cuba e vieram tentar a vida no Brasil. Depois de alguns anos trabalhando em clínicas particulares, decidiram abrir seu próprio negócio.

Em janeiro de 2021, na cidade de São Paulo, nascia a Clínica Médica Med Total, com mais de 10 especialistas compondo sua estrutura. Na teoria, tinha tudo para dar certo. Mas a prática foi bem diferente. Aquele lindo sonho quase virou um grande pesadelo.

Capítulos:

CAPÍTULO 1

O sonho quase foi por água abaixo 

Inaugurada em janeiro de 2021, a Med Total era o sonho de vida do Dr. Ulises. No entanto, não foram necessários mais que 9 meses de operação para ele perceber que as coisas estavam indo de mal a pior. A clínica estava prestes a fechar as portas.

Com uma enorme dificuldade em atrair pacientes num mercado tão competitivo e um aluguel caríssimo na grande São Paulo, tudo estava indo por água abaixo…


Até que o Dr. Ulises lembrou de uma plataforma que ele já conhecia desde sua época em Cuba. O médico recomendou que seu filho, e administrador da clínica, Ulises Júnior, buscasse pela Doctoralia. Dali em diante, as coisas começaram a mudar rapidamente. E para melhor!

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“Foi nesse período que a gente estava quase fechando que conhecemos a Doctoralia, onde tivemos esse suporte todo, que foi o que nos manteve em pé. Vocês foram dando várias dicas pra gente. Tínhamos experiência em entregar o serviço. Mas não tínhamos conhecimento em marketing, em como vender o serviço, etc.. Então, todas essas dicas que a Doctoralia passou pra gente, nos ajudaram muito”, conta Ulises Júnior.”
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Desafio

  • Atrair pacientes
  • Fechar o mês no azul
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Objetivo

  • Tornar a clínicar rentável
  • Equilibrar as finanças
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Solução

  • Dicas de marketing e visibilidade da Doctoralia
  • Agendamento online

CAPÍTULO 2

A virada de chave que salvou a Med Total

Na mesma época em que conheceram a Doctoralia, Dr. Ulises e Ulises Júnior optaram por fechar a unidade de São Paulo e reabrir em Santo André, interior do estado, pagando um valor de aluguel menor.

Além de todo o desafio que é mudar uma empresa de lugar, os especialsitas da Med Total tinham o desafio de atrair pacientes em uma cidade onde não conheciam ninguém, e ninguém conhecia eles.

“Em São Paulo não conseguíamos atrair pacientes. Começamos oferecendo vários serviços, com um valor muito abaixo do mercado, onde uma consulta chegou a custar R$38,00. O maior valor que atingimos foi R$45,00. Depois de conversar com os especialistas da Doctoralia, eles nos aconselharam a mudar esse valor. Explicaram todos os motivos. Como não tínhamos experiência no mercado, então não fazíamos ideia”, relembra Ulises Júnior.”

Então, ao inaugurar a clínica em Santo André, em outubro de 2021, a primeira coisa que fizeram foi adequar os valores das consultas aos preços praticados na cidade. Uma das primeiras dicas dos especialistas da Doctoralia foi para que procurassem clínicas na região e entendessem a dinâmica de preços deles.

Com isso em mente, foi feita uma pesquisa de mercado e os especialistas da Med Total chegaram a um valor de serviço que consideram justo. Inclusive, é o valor que praticam até hoje.

Depois de adequar os valores, chegou a hora de preencher o perfil da clínica e dos especialistas. Após várias reuniões com a Doctoralia, Ulises Júnior conseguiu gerar autoridade para o perfil da Med Total.

Ele relembra que “demorou um pouco até ter confiança, ver resultado, etc.. Mas, sinceramente, é uma das melhores decisões que já fizemos até hoje. De marketing, ferramentas, suporte, tudo”.

Durante o primeiro ano completo de uso do Doctoralia, a Med Total conseguiu a incrível marca de 910 agendamentos, sendo aproximadamente 31% deles feitos de forma online pelos pacientes via Doctoralia.

“A maior ferramenta de busca hoje é o Google. Os pacientes buscam tudo no Google. Então, ele procurando no Google, já aparece o nosso perfil na Doctoralia. Então isso é perfeito. O que tem trazido paciente pra gente é a Doctoralia, porque toda a visibilidade que vocês nos dão”, explica Ulises Júnior”
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CAPÍTULO 3

Marcações fora de horário comercial e visibilidade

Um dos números mais incríveis da Med Total é o de marcações fora do horário comercial. Aproximadamente 55% das marcações foram feitas em horários alternativos, como finais de semana e madrugadas.

Ulises Júnior chegou a fazer uma brincadeira, dizendo que eles não conseguem mais viver sem essa opção.

“Imagine só, 55% das consultas marcadas fora do horário comercial, se não fosse essa possibilidade, teríamos perdido mais da metade dos pacientes que consultaram conosco no último ano. Esse é o ponto forte. Se vocês falarem que essa funcionalidade não vai existir mais, acho que nós vamos quebrar”

Com a visibilidade em alta, naturalmente, mais pacientes chegam ao perfil da clínica. No entanto, muitas vezes, as lembrança de cuidar da saúde aparece apenas em horários alternativos. Não é possível ligar para a recepção de um consultório e marcar uma consulta às 3 horas da manhã, por isso a importância dessa disponibilidade de agendamento em qualquer horário.

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CAPÍTULO 4

Lembretes de consulta = menos faltas

O absenteísmo é um grande problema de clínicas e consultórios no Brasil inteiro. Em uma rotina cada vez mais agitada, é relativamente normal que um paciente marque uma consulta e dias depois esqueça.

Essa ação, que parece involuntária, pode gerar um grande rombo nas finanças de qualquer negócio.

Para remediar essa questão, a Doctoralia tem uma solução: lembretes de consulta. E, segundo o Ulises, essa funcionalidade mudou o rumo da Med Total:

“Tem a facilidade dos agendamentos, os pacientes podem agendar online. As campanhas são muito boas também, é uma ferramenta muito forte. Os lembretes de consulta também são ótimos, uma das melhores funcionalidades, ajudou muito a gente. Como eu faço tudo, muitas vezes ficava sem tempo para fazer esses retornos, mas o lembrete ajudou muito”.

Ao todo, a clínica já enviou mais de 2.800 notificações de consulta, poupando aproximadamente 47 horas da rotina do Ulises. Com certeza, essas horas “extras” foram utilizadas para incrementar outros setores do negócio.

A Med Total apresenta um número incrível quando o assunto é não comparecimento: apenas 8%. Isso significa que, em média, a cada 100 novas consultas, apenas 8 pacientes não comparecem.

Ulises ressalta que “o lembrete é o principal responsável por um número tão baixo assim. Também tem muita relação com a qualidade do serviço, as pessoas sabem valorizar o que é feito aqui”.

CAPÍTULO 5

Suporte para as necessidades da Med Total

Durante a nossa conversa de quase 1 hora, perdemos as contas de quantas vezes Ulises Júnior elogiou o suporte dado pela Doctoralia à Med Total.

“O suporte é o ponto alto de vocês. A hora que eu quero, consigo marcar uma reunião. A disponibilidade de vocês é ótima. Não existe outra ferramenta com esse suporte.”

O trabalho realizado pela Med Total tem muita competência envolvida. Desde a visão de negócio do Ulises Júnior, até a excelência nos atendimentos do Dr. Ulises e da Dra. Melissa. E foi essa competência, aliada a uma tecnologia de ponta, que permitiu que a clínica saísse da quase falência para números incrivelmente bons.

E tudo isso, acredite ou não, começou quando o Dr. Ulises ainda atendia em seu país natal, Cuba: “meu pai conhecia a Doctoralia porque é uma plataforma internacional. Então desde quando ele trabalhava em Cuba ele já conhecia a plataforma”.

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