Desafio
- Atrair pacientes
- Fechar o mês no azul
2021
Início da jornada na
Doctoralia
+900
Agendamentos em 2022
+140
Avaliações de pacientes
+2.800
Lembretes de consulta enviados
8%
Não comparecimento em consultas
55%
Consultas agendadas fora do horário comercial
Há quase 10 anos, Ulises González Mejías e Melissa Iglesias Bermudez deixaram Cuba e vieram tentar a vida no Brasil. Depois de alguns anos trabalhando em clínicas particulares, decidiram abrir seu próprio negócio.
Em janeiro de 2021, na cidade de São Paulo, nascia a Clínica Médica Med Total, com mais de 10 especialistas compondo sua estrutura. Na teoria, tinha tudo para dar certo. Mas a prática foi bem diferente. Aquele lindo sonho quase virou um grande pesadelo.
Inaugurada em janeiro de 2021, a Med Total era o sonho de vida do Dr. Ulises. No entanto, não foram necessários mais que 9 meses de operação para ele perceber que as coisas estavam indo de mal a pior. A clínica estava prestes a fechar as portas.
Com uma enorme dificuldade em atrair pacientes num mercado tão competitivo e um aluguel caríssimo na grande São Paulo, tudo estava indo por água abaixo…
Até que o Dr. Ulises lembrou de uma plataforma que ele já conhecia desde sua época em Cuba. O médico recomendou que seu filho, e administrador da clínica, Ulises Júnior, buscasse pela Doctoralia. Dali em diante, as coisas começaram a mudar rapidamente. E para melhor!
“Foi nesse período que a gente estava quase fechando que conhecemos a Doctoralia, onde tivemos esse suporte todo, que foi o que nos manteve em pé. Vocês foram dando várias dicas pra gente. Tínhamos experiência em entregar o serviço. Mas não tínhamos conhecimento em marketing, em como vender o serviço, etc.. Então, todas essas dicas que a Doctoralia passou pra gente, nos ajudaram muito”, conta Ulises Júnior.”
Na mesma época em que conheceram a Doctoralia, Dr. Ulises e Ulises Júnior optaram por fechar a unidade de São Paulo e reabrir em Santo André, interior do estado, pagando um valor de aluguel menor.
Além de todo o desafio que é mudar uma empresa de lugar, os especialsitas da Med Total tinham o desafio de atrair pacientes em uma cidade onde não conheciam ninguém, e ninguém conhecia eles.
“Em São Paulo não conseguíamos atrair pacientes. Começamos oferecendo vários serviços, com um valor muito abaixo do mercado, onde uma consulta chegou a custar R$38,00. O maior valor que atingimos foi R$45,00. Depois de conversar com os especialistas da Doctoralia, eles nos aconselharam a mudar esse valor. Explicaram todos os motivos. Como não tínhamos experiência no mercado, então não fazíamos ideia”, relembra Ulises Júnior.”
Então, ao inaugurar a clínica em Santo André, em outubro de 2021, a primeira coisa que fizeram foi adequar os valores das consultas aos preços praticados na cidade. Uma das primeiras dicas dos especialistas da Doctoralia foi para que procurassem clínicas na região e entendessem a dinâmica de preços deles.
Com isso em mente, foi feita uma pesquisa de mercado e os especialistas da Med Total chegaram a um valor de serviço que consideram justo. Inclusive, é o valor que praticam até hoje.
Depois de adequar os valores, chegou a hora de preencher o perfil da clínica e dos especialistas. Após várias reuniões com a Doctoralia, Ulises Júnior conseguiu gerar autoridade para o perfil da Med Total.
Ele relembra que “demorou um pouco até ter confiança, ver resultado, etc.. Mas, sinceramente, é uma das melhores decisões que já fizemos até hoje. De marketing, ferramentas, suporte, tudo”.
Durante o primeiro ano completo de uso do Doctoralia, a Med Total conseguiu a incrível marca de 910 agendamentos, sendo aproximadamente 31% deles feitos de forma online pelos pacientes via Doctoralia.
“A maior ferramenta de busca hoje é o Google. Os pacientes buscam tudo no Google. Então, ele procurando no Google, já aparece o nosso perfil na Doctoralia. Então isso é perfeito. O que tem trazido paciente pra gente é a Doctoralia, porque toda a visibilidade que vocês nos dão”, explica Ulises Júnior”
Um dos números mais incríveis da Med Total é o de marcações fora do horário comercial. Aproximadamente 55% das marcações foram feitas em horários alternativos, como finais de semana e madrugadas.
Ulises Júnior chegou a fazer uma brincadeira, dizendo que eles não conseguem mais viver sem essa opção.
“Imagine só, 55% das consultas marcadas fora do horário comercial, se não fosse essa possibilidade, teríamos perdido mais da metade dos pacientes que consultaram conosco no último ano. Esse é o ponto forte. Se vocês falarem que essa funcionalidade não vai existir mais, acho que nós vamos quebrar”
Com a visibilidade em alta, naturalmente, mais pacientes chegam ao perfil da clínica. No entanto, muitas vezes, as lembrança de cuidar da saúde aparece apenas em horários alternativos. Não é possível ligar para a recepção de um consultório e marcar uma consulta às 3 horas da manhã, por isso a importância dessa disponibilidade de agendamento em qualquer horário.
O absenteísmo é um grande problema de clínicas e consultórios no Brasil inteiro. Em uma rotina cada vez mais agitada, é relativamente normal que um paciente marque uma consulta e dias depois esqueça.
Essa ação, que parece involuntária, pode gerar um grande rombo nas finanças de qualquer negócio.
Para remediar essa questão, a Doctoralia tem uma solução: lembretes de consulta. E, segundo o Ulises, essa funcionalidade mudou o rumo da Med Total:
“Tem a facilidade dos agendamentos, os pacientes podem agendar online. As campanhas são muito boas também, é uma ferramenta muito forte. Os lembretes de consulta também são ótimos, uma das melhores funcionalidades, ajudou muito a gente. Como eu faço tudo, muitas vezes ficava sem tempo para fazer esses retornos, mas o lembrete ajudou muito”.
Ao todo, a clínica já enviou mais de 2.800 notificações de consulta, poupando aproximadamente 47 horas da rotina do Ulises. Com certeza, essas horas “extras” foram utilizadas para incrementar outros setores do negócio.
A Med Total apresenta um número incrível quando o assunto é não comparecimento: apenas 8%. Isso significa que, em média, a cada 100 novas consultas, apenas 8 pacientes não comparecem.
Ulises ressalta que “o lembrete é o principal responsável por um número tão baixo assim. Também tem muita relação com a qualidade do serviço, as pessoas sabem valorizar o que é feito aqui”.
Durante a nossa conversa de quase 1 hora, perdemos as contas de quantas vezes Ulises Júnior elogiou o suporte dado pela Doctoralia à Med Total.
“O suporte é o ponto alto de vocês. A hora que eu quero, consigo marcar uma reunião. A disponibilidade de vocês é ótima. Não existe outra ferramenta com esse suporte.”
O trabalho realizado pela Med Total tem muita competência envolvida. Desde a visão de negócio do Ulises Júnior, até a excelência nos atendimentos do Dr. Ulises e da Dra. Melissa. E foi essa competência, aliada a uma tecnologia de ponta, que permitiu que a clínica saísse da quase falência para números incrivelmente bons.
E tudo isso, acredite ou não, começou quando o Dr. Ulises ainda atendia em seu país natal, Cuba: “meu pai conhecia a Doctoralia porque é uma plataforma internacional. Então desde quando ele trabalhava em Cuba ele já conhecia a plataforma”.