O marketplace da Doctoralia, maior portal de saúde do Brasil – e de outros 13 países –, começou o ano de 2023 anunciando sua maior atualização da história: uma série de mudanças que buscam dar mais destaque e visibilidade a clínicas.
Em sua quarta edição, o estudo descreve o cenário atual e traz dados inéditos do mercado de saúde no Brasil, identificando ainda as tendências para este ano.
Confira o lançamento do Leadflow, a primeira ferramenta de gestão de leads para o setor de saúde. Essa solução é segura, fácil e integrada aos contatos dos potenciais pacientes.
Fruto da necessidade de facilitar o acesso dos pacientes a serviços de saúde durante a pandemia, a telemedicina veio para ficar e foi regulamentada em caráter definitivo pelo CFM. Mas como atender por telemedicina no Brasil, em conformidade com a legislação? Descubra!
A medicina diagnóstica é fundamental para transformar positivamente os processos de saúde entre médicos e pacientes. Nesse contexto, tecnologia pode ajudar a tornar exames, consultas e análises ainda mais precisos e eficazes, além de melhorar a experiência do paciente.
A interoperabilidade na saúde representa o avanço da maturidade digital em hospitais, clínicas e centros médicos. Ligada aos sistemas de gestão, permite o avanço da otimização de processos, redução de custos e melhoria do atendimento aos pacientes. Apesar de ainda ser um desafio no Brasil, aos poucos a interoperabilidade está sendo reconhecida como uma necessidade das instituições de saúde.
O uso do smartphone na saúde oferece vantagens para pacientes, especialistas e funcionários de instituições de saúde, mas exige, por outro lado, cuidados para não comprometer a segurança das informações. Aplicativos para pacientes, redes sociais e WhatsApp estão entre as principais formas de usar o smartphone como ferramenta de saúde.
A otimização de um site para hospitais e clínicas possui particularidades a serem consideradas para oferecer a melhor experiência ao paciente e aumentar a conversão de agendamentos online na instituição. Visibilidade e autoridade digital também estão entre as vantagens de um site otimizado.
O atendimento via WhatsApp pode ser um diferencial para clínicas e hospitais que o disponibilizam. No entanto, o uso do aplicativo exige atenção para não impactar a produtividade da equipe e garantir um serviço de qualidade aos pacientes.
Para pacientes, o pagamento online de consultas é uma facilidade. Para clínicas e hospitais, é um diferencial para o negócio e uma oportunidade de ter mais controle sobre as finanças.
O conceito de Smart hospital está relacionado a hospitais que otimizam seus processos a partir de uma infraestrutura digital orientada por dados e insights. Rede Mater Dei de Saúde é exemplo de transformação digital no segmento.
Converter o paciente offline em paciente online traz vários benefícios para instituições de saúde. Economia de tempo, melhor experiência na jornada do paciente e aumento dos agendamentos são alguns exemplos.
O chatbot é um robô digital que pode ser programado para simular uma conversa. Na área da saúde, beneficia centros médicos para uma melhor experiência do paciente.
A Jameda, maior plataforma de saúde da Alemanha, agora faz parte do Grupo Docplanner, grupo do qual a Doctoralia e o TuoTempo pertencem.
O termo figital representa a união do físico e digital e, na área da saúde, indica a importância de integrar os universos online e offline para a melhor experiência do paciente.
Gestores de clínicas e hospitais enfrentam diariamente o desafio de organizar informações e procedimentos da melhor maneira, de modo a oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes. Felizmente, com o desenvolvimento da tecnologia, já existem diversas soluções que facilitam a rotina de centros médicos.
No Brasil, 81% da população com 10 anos ou mais já tem acesso à internet, segundo a TIC Domicílios 2020. Como consequência, a rede já é inerente ao dia a dia das pessoas, sendo indispensável em atividades cotidianas, como pedir comida, pagar as contas ou solicitar um táxi.
A proteção de dados é um assunto que tem causado cada vez mais preocupação nas empresas. Frente às exigências dos consumidores e a legislações como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os negócios precisam tomar cuidado com a maneira como tratam as informações dos clientes para transmitir confiança e até evitar punições.
As ferramentas digitais já estão presentes em boa parte do nosso cotidiano. Pedir comida, ouvir música, assistir a um filme e encontrar um restaurante na região são só algumas das atividades que foram transformadas nos últimos anos por conta da tecnologia.
O uso de aplicativos de saúde tem crescido consideravelmente no Brasil. De acordo com um levantamento da consultoria App Annie, em 2020 o número de downloads aumentou 45% em relação ao ano anterior — porcentagem maior que a alta mundial, que foi de 30%.
Passada a fase inicial de digitalização, o setor da saúde entra em um processo de maturidade digital, em que a integração de sistemas se torna essencial para que clínicas e hospitais entreguem uma experiência cada vez melhor ao paciente.
Você já imagina qual será o futuro da telemedicina? Certamente teremos que equilibrar os pratos entre as necessidades físicas e digitais dos pacientes. Confira a excelente discussão sobre o tema entre líderes da área da saúde.
Por mais contraditório que possa parecer, a tecnologia é uma grande aliada da humanização do atendimento médico e a rede de clínicas oftalmológicas Médicos de Olhos SA é prova disso.
A pandemia trouxe mudanças permanentes no comportamento dos pacientes e, consequentemente, nas estratégias de inovação mais eficazes para o setor da saúde.
No passado, a digitalização de processos, o uso de softwares tecnológicos e a adoção de uma gestão inovadora eram diferenciais de clínicas e hospitais que tinham um mindset de crescimento e valorizavam a experiência do paciente.
O coronavírus (Covid-19) atravessou fronteiras e chegou com força no Brasil, modificando radicalmente a rotina de toda a população. A natureza excepcional da situação demanda esforço máximo de todos nós para ajudar a interromper essa pandemia. Mas, como profissionais da área da saúde, nossa responsabilidade é ainda maior. Sendo assim, como podemos contribuir?
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