Como otimizar o tempo de espera do paciente e oferecer um atendimento de qualidade?

 

tempo de espera - doctoralia

Na área da saúde, o tempo de espera para uma consulta influencia diretamente na percepção do paciente quanto à qualidade do serviço prestado. Manter um monitoramento efetivo desse período é uma tarefa importante na gestão de clínicas.

Isso porque, a experiência não se resume apenas ao atendimento, mas a todo o processo, desde o primeiro contato, até o pós-consulta. Esse “caminho” completo é o que chamamos de jornada do paciente

Mas a satisfação não é o único motivo para que o tempo de espera seja avaliado. A eficiência operacional da clínica também é impactada por essa métrica.

Quer saber mais detalhes sobre como minimizar o tempo que o paciente aguarda afeta na sua jornada, fazendo com que se sintam mais satisfeitos e valorizados? Então continue a leitura deste artigo e descubra as melhores práticas de otimização.

Entenda a jornada do paciente

Como já adiantamos, a jornada do paciente é composta por todas as etapas que um indivíduo passa, desde o momento que busca por atendimento até o pós-consulta

Conhecer detalhadamente cada passo dessa trajetória vai ajudar a equipe a identificar pontos de melhoria e reduzir o tempo de espera e melhorar todo o processo.

Se esse conceito ainda é novo para você, não se preocupe. Ao longo do conteúdo, vamos explorar melhor o tema e, no final, traremos uma sugestão de material complementar para que domine a jornada do paciente.

Qual o tempo máximo de espera de um paciente?

Não existe uma única resposta para essa pergunta. O tempo de espera que um paciente considera aceitável pode variar, mas quanto menor for, melhor é a percepção da qualidade do atendimento. 

Uma forma de entender se a média na clínica está boa é monitorar esse tempo e, em seguida, cruzar informações com o nível de satisfação dos pacientes. 

Por exemplo, se o tempo médio de espera para ser atendido é de 20 minutos e o nível de satisfação está alto, esse é um prazo aceitável para o público.

O que você, médico ou gestor de clínicas, deve ter em mente é que o tempo de espera impacta na reputação da clínica. Ou seja, uma espera longa pode levar a descontentamento, o que leva a avaliações negativas.

Por isso, a implementação de sistemas de monitoramento é um passo importante para avaliar continuamente o fluxo de pacientes e ajustar os processos conforme necessário.

Esses sistemas, além de monitorar a reputação da clínica, ajudam a entender quais os fatores que contribuem para o aumento do tempo de espera e como resolvê-los.

Quer saber mais sobre como melhorar a satisfação dos pacientes na sua clínica? Então baixe nosso “Guia: satisfação máxima em clínicas

Como otimizar os atendimentos

Aqui vale destacar que o tempo de espera é um fator determinante na percepção de qualidade nos serviços de saúde. 

Imagine que o processo de agendamento foi rápido e eficiente, o atendimento no local foi satisfatório, mas a pessoa precisou esperar mais de 40 minutos para começar a consulta. 

Mesmo com os aspectos positivos, a demora pode comprometer a experiência do paciente, o que precisamos evitar.

Veja algumas dicas que podem ajudar sua clínica a proporcionar uma experiência 100% satisfatória, incluindo redução no tempo de espera:

Crie uma cultura focada no paciente

Desenvolver uma cultura centrada no paciente exige processos que melhorem a experiência desde o primeiro contato até o pós-consulta, garantindo que todas as interações sejam suaves e focadas nas necessidades do paciente.

Adote um sistema de agendamento online

A implementação de um sistema de agendamento online é um passo fundamental para reduzir o tempo de espera. Essa tecnologia permite que os pacientes escolham horários convenientes, minimiza erros de agendamento e libera a equipe para outras tarefas.

Coloque a agenda da clínica em dia

Manter uma agenda da clínica bem organizada evita atrasos e superlotação. Um controle de atendimento atualizado e organizado melhora a gestão de tempo de cada consulta e ajusta a carga de trabalho dos profissionais de saúde de maneira eficaz.

Promova uma comunicação clara e eficiente

Uma comunicação clara evita mal-entendidos e mantém os pacientes informados sobre seus horários e procedimentos, ajudando a reduzir o tempo de espera. Estabelecer canais de comunicação efetivos também é importante para manter as pessoas informadas.

Crie uma política de confirmação da consulta

A criação de uma política de confirmação para consultas reduz o número de no-shows, o que impacta na gestão diária da agenda. Os lembretes e confirmações de presença incentivam os pacientes a comparecer no horário e avisar caso não possam ir.

Disponibilize o preenchimento de dados online

Para otimizar processos, a clínica pode permitir que os pacientes preencham seus dados médicos e pessoais online antes da consulta. Assim, há uma importante economia de tempo na recepção do local.

No momento do atendimento, mesmo que o paciente chegue em cima da hora ou atrasado, basta confirmar poucos dados e já iniciar a consulta. Além de reduzir a espera, não prejudica o andamento da agenda.

Incentive a pontualidade dos pacientes

O atraso na chegada à clínica é um dos fatores que impactam no aumento do tempo de espera. Por isso, estimular a pontualidade dos pacientes é essencial para manter o fluxo de atendimento sem interrupções. 

Utilize os serviços de telemedicina

A telemedicina se tornou uma ferramenta valiosa para reduzir o tempo de espera nas clínicas. Consultas virtuais são alternativas eficazes para casos que não exigem exame físico, diminuindo a demanda por espaço e tempo.

Invista no pós-consulta

A fase pós-consulta é tão relevante quanto o atendimento inicial, impactando diretamente a jornada do paciente. Um acompanhamento adequado, por meio de chamadas ou e-mails, melhora a adesão ao tratamento e reduz a necessidade de consultas adicionais.

Saiba lidar com os feedbacks negativos dos pacientes

Feedbacks negativos sempre vão existir e o médico ou gestor de clínicas precisa saber lidar com eles de forma construtiva. 

Tratar as reclamações dos pacientes de maneira profissional e empática, transforma as experiências negativas em oportunidades de melhoria e fidelização. Além de permitir que processos e etapas sejam otimizados a partir da coleta de informações.

Treine sua equipe para uma comunicação eficaz

A comunicação é fundamental em toda a jornada. Por isso, a equipe da clínica deve estar capacitada para conversar com os pacientes de forma empática. Aplicar treinamentos regulares sobre comunicação pessoal é uma forma de garantir essa expertise.

Promova atualizações constantes

Atualizações constantes nas tecnologias e práticas de atendimento são essenciais para a melhoria contínua. Portanto, incentive a equipe a se adaptar a novas ferramentas. Isso fará com que o tempo de espera seja reduzido de forma significativa.

Use a tecnologia ao seu favor para reduzir o tempo de espera na recepção

Softwares de gestão em clínicas automatizam processos, reduzindo o tempo de espera na recepção. Agendamento online, telemedicina e preenchimento de informações online são etapas que otimizam o atendimento e melhoram a experiência do paciente.

Avalie a satisfação dos pacientes periodicamente

Para entender como os pacientes percebem o atendimento na clínica, é essencial realizar avaliações constantes. Ou seja, o questionamento posterior faz parte do processo de melhoria contínua.

Essas avaliações permitem que a gestão obtenha feedback direto sobre o que está funcionando e o que precisa de ajustes. 

Na prática, isso pode ser feito com ferramentas de pesquisa de satisfação pós-consulta que revelam insights valiosos sobre a experiência do paciente, desde o agendamento até o atendimento e o pós-consulta. 

Na busca por um serviço de excelência e uma posição de destaque no mercado, as clínicas devem utilizar esses dados regularmente para melhor atender às necessidades dos pacientes.

Agora que você já sabe a importância de reduzir o tempo de espera do paciente, está pronto para avançar na análise da experiência completa do usuário. 

Para isso, ferramentas como mapa da jornada do paciente cliente fornecem o caminho das pedras para que a clínica ofereça o que há de melhor em atendimento!

Baixe nosso conteúdo e aprimore a experiência dos pacientes na sua clínica.

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