A importância da reputação online para clínicas: guia completo
Com a crescente digitalização do mercado e da própria sociedade, a busca por informações de saúde também passou a ser feita majoritariamente pela internet. Com isso, a reputação online se tornou um importante fator para as clínicas.
Ao procurar por atendimento, hoje as pessoas buscam informações que atendam às suas necessidades e expectativas, além de indicadores que transmitam credibilidade e que garantam a excelência dos serviços.
A visibilidade e a qualidade daquilo disponibilizado online são decisivas para criar uma imagem de confiança e profissionalismo, capazes de atrair e reter mais pacientes.
Neste guia, você vai entender como a reputação online afeta as escolhas dos pacientes e dominar as melhores práticas para a sua clínica aprimorar a presença na internet. Acompanhe.
O que é reputação online?
A reputação online nada mais é do que a percepção que o público tem da sua clínica na internet, que é construída a partir das interações e das informações que ela disponibiliza na web.
No contexto em que a digitalização dita a vida das pessoas e cresce exponencialmente, os pacientes recorrem à internet para tomar decisões sobre seus cuidados de saúde.
Essas pessoas não estão interessadas simplesmente em detalhes sobre tratamentos e especialidades, mas buscam principalmente por sinais de confiança, credibilidade e qualidade no atendimento.
Isso significa que construir uma boa reputação online envolve muito mais do que estar presente nas plataformas digitais.
Você também precisa adotar uma comunicação eficaz, manter uma identidade consistente e cultivar uma relação positiva e proativa com o público-alvo.
Para descobrir como fazer isso, continue a leitura e entenda como utilizar as melhores estratégias a seu favor, transformando a reputação online da sua clínica e tornando-a uma referência no atual mercado digital.
Qual é a importância da reputação online da clínica?
No cenário atual, onde a internet oferece uma infinidade de opções e informações em poucos cliques, a reputação online tornou-se um fator determinante para que a sua clínica não seja “só mais uma na multidão”.
Independente do tamanho ou da estabilidade da base de clientes, posicionar-se adequadamente na web segue sendo fundamental para se manter competitivo e relevante.
Pacientes em potencial comparam experiências, leem avaliações e confiam nas opiniões compartilhadas por outras pessoas, para tomar suas decisões.
Diante disso, é necessário mais do que atrair pacientes. É preciso fortalecer a posição do seu negócio no mercado, aumentando a credibilidade e a autoridade. Clínicas bem posicionadas e avaliadas são vistas como confiáveis e profissionais, o que pode resultar em um aumento significativo no número de agendamentos.
Uma presença online positiva melhora a experiência do paciente ao proporcionar informações claras e acessíveis, facilitando o contato e a interação.
Investir na construção de uma boa reputação online é uma estratégia essencial para qualquer clínica que deseje prosperar e se destacar na área da saúde. Veja abaixo, como ela impacta a escolha dos pacientes.
Como a reputação online da clínica afeta a escolha dos pacientes?
Até mesmo pacientes que já consultam regularmente com um especialista podem se sentir atraídos por alternativas mais cômodas e bem avaliadas encontradas online.
Esse comportamento destaca a importância de estar um passo à frente no ambiente virtual, que hoje dita as regras do mercado.
De acordo com dados levantados pela Doctoralia, cerca de 90% dos pacientes buscam informações de saúde na internet antes de tomar qualquer decisão sobre consultas ou tratamentos. Aproximadamente 80% desses escolhem um especialista com base nas avaliações online de outras pessoas.
Ou seja, uma clínica com boa reputação na web consegue atingir um público maior e também convencê-lo de gerar mais agendamentos ao criar uma relação de confiança e credibilidade.
Tenha sempre em mente que os pacientes tendem a escolher profissionais que demonstram excelência, transparência e preocupação pelo bem-estar de seus pacientes.
Avaliações positivas, conteúdo relevante e uma comunicação eficaz são pilares fundamentais para construir essa imagem.
Entender e aplicar as melhores práticas, nesse sentido, pode transformar a percepção do público e garantir um fluxo constante de novos pacientes, além de fortalecer a lealdade dos já existentes. Descubra abaixo como fazer isso.
Estratégias para melhorar sua presença online
Você já sabe que a reputação online não diz respeito simplesmente a estar presente na internet, mas sim se relacionar com as pessoas, conquistar sua confiança e mostrar porque sua clínica é a melhor escolha para elas.
Mas como isso é possível? Abaixo, listamos as principais estratégias para você se destacar e conquistar credibilidade neste cenário tão competitivo:
1. Esteja presente na internet
Os pacientes estão online, buscando informações e interações que os ajudem a tomar decisões sobre cuidados de saúde.
Para sua clínica, isso significa compartilhar o mesmo espaço dessas pessoas, construindo uma presença que seja acessível, demonstrando que os serviços são a resposta para suas necessidades e expectativas. Veja onde marcar presença:
Site
O site da clínica é a base da presença online. Embora existam outros canais importantes, ter esse domínio transmite credibilidade e permite que a clínica controle todas as interações com os pacientes.
Um site bem desenvolvido deve apresentar informações essenciais sobre a sua empresa, como a experiência dos profissionais, serviços oferecidos, horários de atendimento e conteúdo relevante para os pacientes.
Também pode incluir avaliações de pacientes e ferramentas para agendamento online, integrando-se com outros canais úteis como a Doctoralia.
Uma página bem estruturada é fundamental para SEO (Search Engine Optimization), que ajuda a sua clínica a aparecer com destaque nos resultados de busca do Google.
Isso é vital, já que o site é o terceiro canal que mais gera consultas online para as clínicas (27%), segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais 2024.
Redes sociais
Não é novidade que as redes sociais hoje têm um papel fundamental na vida das pessoas. Portanto, também são imprescindíveis para a presença online da sua clínica.
Estar presente nessas plataformas permite compartilhar conteúdo relevante, construir proximidade e confiança junto ao público, interagir com os pacientes e obter feedbacks valiosos sobre os serviços.
Inclusive, esses canais podem ser a porta de entrada para outros meios, como o compartilhamento do seu site, WhatsApp ou recursos de agendamento e avaliações da Doctoralia.
Com cerca de 22% das buscas por consultas sendo influenciadas pelas redes sociais, você não pode ignorá-las quando o assunto é engajar e atrair potenciais pacientes.
Canal no WhatsApp
O WhatsApp é um dos canais mais populares de comunicação da atualidade, e isso também se estende ao agendamento de consultas.
Ele permite um contato rápido, próximo e fácil com o seu público, sendo ideal não só para atender clientes em potencial, mas também para enviar lembretes e confirmações de consultas, responder a perguntas e até solicitar feedbacks.
Até porque, a reputação online não diz respeito às interações que você tem com o público geral, mas também com a qualidade da experiência proporcionada às pessoas que já se consultam com você.
Segundo o Panorama das Clínicas, 82% das consultas são agendadas via WhatsApp e 83% das clínicas o utilizam para confirmar atendimentos.
Sendo assim, não deixe de usar essa plataforma para gerenciar o relacionamento com os pacientes e de adotar boas ferramentas para otimizar suas interações (abordaremos mais detalhes sobre esses recursos adiante).
Perfil na Doctoralia
Em um cenário com milhões de empresas disputando a atenção das pessoas na internet, faz toda a diferença destacar a sua clínica em plataformas de prestígio como a Doctoralia.
Ter um perfil completo na plataforma permite aproveitar inúmeros recursos, que vão desde avaliações para reforçar a credibilidade, até marcações de consultas online, lembretes automáticos e confirmações de consulta e muito mais.
A Doctoralia, com cerca de 33 milhões de acessos mensais, oferece uma grande visibilidade e prestígio, aumentando as chances de sua clínica ser privilegiada nas buscas dos pacientes.
Inclusive, essa credibilidade da plataforma também influencia no SEO, que citamos anteriormente.
Sendo um site muito acessado, reconhecido e com mais de 10 anos no ar, as chances de que o seu perfil na Doctoralia apareça no topo do Google são muito maiores quando um paciente busca serviços relacionados aos seus.
2. Tenha um atendimento humanizado
A qualidade transmitida na sua reputação online precisa ser refletida na forma como você atende as pessoas.
Nesse sentido, promover um atendimento empático, atencioso e humanizado, é essencial para reforçar a qualidade da experiência do paciente, bem como incentivar sua fidelização e recomendações.
Isso inclui desde a forma como você responde às mensagens online até o cuidado demonstrado durante as consultas presenciais.
59% das clínicas acreditam que a humanização é a principal tendência atual no mercado de saúde. Sendo assim, preze sempre por uma comunicação clara, pela escuta ativa, pelo respeito ao tempo do paciente e por uma preocupação genuína com suas necessidades e o seu bem-estar.
3. Ofereça consultas online
A telemedicina é uma tendência crescente que oferece inúmeras vantagens para clínicas e pacientes.
Oferecer consultas online pode aumentar o volume de atendimentos, te ajudar a preencher horários ociosos na agenda e ainda expandir o alcance geográfico dos seus serviços.
Os pacientes valorizam a conveniência e a flexibilidade das consultas online, o que pode proporcionar uma maior satisfação e recorrência das consultas.
Atualmente, 64% das clínicas já oferecem telemedicina, destacando a importância dessa modalidade e seu impacto na construção de uma reputação online mais sólida.
4. Faça pesquisas de satisfação
As pesquisas de satisfação são ferramentas valiosas para entender a experiência dos pacientes e identificar áreas de melhoria, tanto nos serviços da sua clínica quanto na sua reputação online.
Elas demonstram proatividade e interesse genuíno na opinião do seu público, além de fornecer insights importantes para você aprimorar seu negócio.
Essas pesquisas podem abordar diversos aspectos, como a excelência do atendimento, a facilidade de agendamento, a qualificação da equipe, a acessibilidade do seu espaço físico, a qualidade dos seus canais digitais etc.
Na área da saúde, 60% das clínicas já aplicam algum tipo de pesquisa de satisfação. Além disso, 28% automatizam seu envio (adiante, também vamos explicar como isso é possível).
5. Responda os pacientes
A boa experiência do paciente vai além das consultas. Promover um contato aberto e eficiente é fundamental para responder às dúvidas, quebrar objeções e interagir de forma atenciosa com os pacientes.
Disponibilizar um canal de comunicação direto e prático, seja via redes sociais, WhatsApp, Doctoralia ou outros meios, demonstra atenção e cuidado com as necessidades do seu público.
Essa interação atenciosa fortalece o relacionamento e ainda contribui para a construção de confiança e lealdade.
Ou seja, é fundamental estar disponível para responder questionamentos, fornecer informações e resolver questões de forma eficiente, contribuindo para uma experiência completa e satisfatória.
6. Incentive as avaliações
Se você chegou até aqui, já deve saber que as avaliações positivas são um dos principais fatores que influenciam a escolha dos pacientes.
Ao incentivar ativamente os clientes a deixarem suas avaliações, sua clínica demonstra transparência e confiança e também obtém feedbacks valiosos para melhorar seus serviços.
Ou seja, incentivá-las e compartilhá-las nos seus canais online é imprescindível para reforçar a credibilidade do seu negócio e conquistar um público ainda maior.
Para obtê-las, você pode solicitar diretamente às pessoas atendidas após as consultas, enviar lembretes automáticos com o apoio dos recursos da Doctoralia ou criar campanhas de incentivo, por exemplo.
Em todo caso, não deixe de compartilhar essas percepções nas suas redes sociais e site, aproveitá-las para reforçar o seu perfil da Doctoralia e de aprender com esses feedbacks para enriquecer a experiência dos pacientes.
Como a tecnologia pode te ajudar a melhorar a reputação online da marca?
Agora que você sabe como impulsionar a reputação online da sua clínica, é hora de explorar as ferramentas ideais para impulsionar essas estratégias!
A Doctoralia oferece um conjunto completo de soluções de marketing digital para médicos, projetadas para aumentar a visibilidade, fortalecer a reputação profissional e o engajamento online da sua empresa.
Tudo começa com um perfil completo na nossa plataforma, que funciona como um hub central para pessoas em busca de informações precisas e atualizadas.
Integrado diretamente com o agendamento online, ele facilita o acesso dos pacientes, transformando visitas virtuais em consultas reais com apenas alguns cliques.
Widgets de agendamento incorporados ao site e em outras plataformas digitais convertem tráfego em oportunidades de consulta, aprimorando a jornada do paciente.
A automação de lembretes e confirmações reduz faltas e demonstra um cuidado proativo, melhorando a experiência do público e contribuindo para uma gestão eficiente do tempo, permitindo foco no atendimento humanizado.
Com a telemedicina Doctoralia, você ainda expande o alcance geográfico da clínica, proporcionando conveniência e segurança aos pacientes.
A coleta automatizada de avaliações não só simplifica o processo para você e sua audiência, mas também fortalece sua credibilidade e atrai novos pacientes, construindo uma base sólida de recomendações online.
Por fim, campanhas segmentadas por SMS e e-mail ajudam a manter os pacientes informados, incentivam uma interação contínua e fortalecem o relacionamento junto à clínica.
O melhor é que as possibilidades voltadas à sua reputação online não param por aí! Peça uma demonstração da Doctoralia Pro e explore na prática as melhores e mais completas ferramentas para conectar, cuidar e construir relações duradouras com seus pacientes.
Colaboração entre as equipes da Doctoralia de mais de um país. Além do Brasil, temos especialistas em conteúdo na Itália, México, Espanha e Polônia.