fev 01, 2024

O potencial do e-mail marketing na divulgação de clínicas e consultórios

GettyImages-1034837254

Na era da digitalização, em que nosso tempo é escasso e a concorrência por atenção acirrada, como as clínicas podem se destacar em meio a tanto "ruído"? A resposta pode estar mais próxima do que imaginamos: e-mail marketing.

Por que os e-mails funcionam?

Embora muitos profissionais presumam que os pacientes prestam mais atenção às redes sociais ou anúncios online, a verdade é que e-mails bem preparados e personalizados ainda são uma ferramenta poderosa tanto para o engajamento como para retenção dos pacientes.

De acordo com um estudo da Adobe, mais de 50% dos entrevistados consideram o e-mail o canal mais eficaz para receber ofertas e promoções das marcas. Já dados variados da HubSpot mostram que cerca de 73% dos millennials preferem receber comunicações comerciais por e-mail.

Falando especificamente do setor de saúde, os e-mails enviados por consultórios médicos e clínicas têm uma taxa média de abertura de 21,2%, enquanto a média em outros setores é de 17,9%.

Esses números mostram claramente como o e-mail continua sendo uma ferramenta de comunicação vital no mundo de hoje. Com uma taxa de abertura consideravelmente alta e a preferência generalizada dos consumidores, os e-mails oferecem às clínicas e consultórios a oportunidade de se comunicar com seus clientes da maneira mais eficaz possível.

Qual a importância do E-mail Marketing para as Clínicas?

GettyImages-1190581115

Em um mundo digital saturado pelo fluxo constante de informações nas redes sociais, o e-mail ressurge como um oásis de comunicação direta e eficaz.

Enquanto nas plataformas como Facebook, Instagram e Twitter, o conteúdo pode se perder no mar de publicações de influenciadores, conhecidos e anúncios, os e-mails ainda têm uma vantagem única: chegam diretamente à caixa de entrada do paciente, sendo uma oportunidade única para atrair sua atenção sem distrações.

A personalização é outra ferramenta poderosa do e-mail. Ao contrário das mensagens genéricas que inundam as redes sociais, os e-mails permitem adaptar o conteúdo de forma única, ajustando-o às necessidades e interesses específicos de cada paciente.

Desde confirmações de consultas até dicas de saúde personalizadas, o e-mail oferece uma experiência de comunicação verdadeiramente individualizada.

No entanto, o valor do e-mail vai além da simples comunicação: ele fomenta a lealdade. Manter uma comunicação constante e significativa por esse canal não só fortalece os laços com os pacientes, mas também cultiva a fidelidade à clínica.

Ao fornecer um serviço personalizado e manter contato de forma regular, aumentam as chances de os pacientes escolherem a clínica novamente no futuro, consolidando assim relacionamentos duradouros e benéficos para ambas as partes.

👉 Leia também: 4 ferramentas para melhorar a comunicação com os pacientes

Que tipo de e-mails os pacientes gostam de receber das clínicas?

  1. Lembretes: Eles valorizam ter por e-mail os lembretes das consultas porque contribuem para sua organização, podem ser sincronizados à agenda e os ajudam com informações para o dia do atendimento. 
  2. Informação especializada: Envie conteúdo valioso e relevante e conte com a sua equipe de especialistas para fazer essa curadoria. Dicas de saúde, atualizações sobre tratamentos médicos ou novidades da área da saúde são sempre bem-vindos porque são  informações úteis para o dia a dia.
  3. Pacotes e preços especiais: Com as recentes mudanças na regulamentação sobre publicidade médica, agora é permitido anunciar descontos e campanhas promocionais, desde que não haja vínculo com vendas casadas e premiações. Usado com cautela, o e-mail pode ser um excelente canal para a divulgações de descontos exclusivos a um público nichado.

calendario-saude-doctoralia

O que considerar para que mais pacientes abram seus e-mails?

Para garantir que o seu e-mail se destaque, é preciso mais do que apenas escrever uma mensagem. Você deve considerar todos os aspectos que levam à abertura de um e-mail, e aqui estão algumas dicas importantes:

💌 Conheça a sua audiência: Antes de enviar qualquer comunicação, tenha claro quem é o público que você está tentando alcançar. Segmente a sua lista de pacientes com base em critérios como idade, gênero, condições médicas ou qualquer outro fator relevante para a sua prática médica.

💌  Personalize: Use as informações que você tem sobre os pacientes para personalizar o conteúdo. Dirija-se a eles pelo nome e adapte a mensagem às suas necessidades e interesses específicos.

💌  Ofereça conteúdo que faça a diferença: Dicas de saúde, atualizações sobre tratamentos médicos, notícias da indústria ou até mesmo depoimentos de outros pacientes são bons exemplos.

💌 Atenção ao design e à escrita: Certifique-se de que os seus e-mails sejam visualmente atrativos e fáceis de ler. Utilize um design limpo e profissional e escreva mensagens claras e concisas. Inclua chamadas para ação (CTA) claras e que indiquem ao destinatário qual ação deseja que ele realize.

💌 Estimule a interação: Encoraje os seus pacientes a interagir com sua clinica através dos seus e-mails. Isso pode ser feito por meio de convites para eventos, pesquisas de satisfação ou lembretes para agendar uma consulta de retorno diretamente pelo link.

💌 Meça e analise os resultados: Acompanhe as métricas-chave, como as taxas de abertura, de cliques e de conversão em agendamentos, para avaliar o desempenho dos seus e-mails. Essas informações serão fundamentais para fazer os ajustes necessários e melhorar a sua estratégia futura.

👉 Leia também: Como medir a eficácia de ações de marketing em clínicas?

Alguns exemplos de e-mails

Vamos supor que você quer enviar uma promoção para clientes frequentes. Que tal escrever um e-mail como este?

Assunto: Oferta Especial para Nossos Pacientes Mais Fiéis!

Bom dia, [Nome do Paciente].

Na [Nome da Clínica], valorizamos imensamente a sua confiança e fidelidade ao longo dos anos. Como forma de agradecimento, temos o prazer de lhe oferecer uma oferta exclusiva: um desconto de 20% no tratamento para XYZ.

Esta oferta é válida apenas para você e por tempo limitado, por isso, não deixe de agendar a sua consulta em breve para aproveitar este desconto especial!

Esperamos te ver em breve na nossa clínica.

Atenciosamente,
[Seu Nome] - [Nome da Clínica]

Agora, se você quer promover a sua agenda online e incentivar o retorno, a mensagem poderia ser formulada da seguinte maneira.

Assunto: Escolha a data, a hora e agende online sua próxima consulta

Boa tarde, [Nome do paciente].

Na [Nome da Clínica], buscamos proporcionar a melhor experiência médica possível, de forma prática e sem complicações. Por isso, temos o prazer de informar que agora você pode agendar suas consultas online em poucos minutos!

É fácil, eficiente, disponível 24h por dia e economiza seu tempo.

📅 Basta clicar no link a seguir [Inserir link de agendamento online]. Após selecionar seu horário, você receberá uma confirmação por e-mail com todos os detalhes.

Se tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com nossa equipe.

Atenciosamente,
[Seu nome] [Nome da Clínica]

Se preferir, também pode compartilhar uma dica de saúde com eles:

Assunto: Chega de dores na coluna: dica do nosso time de especialistas

Olá, [Nome do paciente].

Este é um lembrete para o seu bem-estar: mantenha uma postura adequada! Isso não só ajuda a prevenir dores, mas também melhora a circulação e reduz o estresse.

Lembre-se dessas dicas:

- Ajuste ergonomicamente o seu espaço de trabalho.
- Alongue-se regularmente para manter a flexibilidade.
- Use um colchão firme e uma almofada adequada ao dormir.
- Mantenha a consciência da sua postura durante o dia.

Vamos juntos cuidar da nossa saúde! 😉

Atenciosamente,
[Seu nome] [Nome da Clínica]

Como a Doctoralia te ajuda a fazer marketing por e-mail?

A Doctoralia oferece uma ampla variedade de soluções para clínicas e profissionais de saúde, uma delas são as campanhas de e-mail e SMS para pacientes.

Essa ferramenta de marketing foi criada para que as clínicas possam promover seus serviços e se conectar com os pacientes de forma simples, eficaz e personalizada.

campanhas-email-doctoraliaA ferramenta de campanhas da Doctoralia foi projetada exclusivamente para clínicas e pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada uma. É possível:

A) Selecionar um modelo de campanha entre as sugestões existentes
B) Criar e personalizar o seu próprio conteúdo

Feito isso, escolha a segmentação específica do público que deseja impactar (como pacientes antigos, pacientes recentes, faixas de idade, gênero, profissional responsável, entre outros).

Entre os principais benefícios das campanhas de e-mail e SMS da Doctoralia para pacientes destacam-se:

  • capacidade de aumentar o número agendamentos
  • melhorar a fidelidade e a satisfação do paciente com a clínica
  • estabelecer uma comunicação mais próxima e frequente com os pacientes
  • ausência de cobrança extra por envio (tudo está incluso no valor total do plano)


Além disso, a ferramenta inclui relatórios integrados que facilitam a avaliação da performance dos disparos e o compartilhamentos dos resultados com a equipe de marketing. 

👉 Leia também: Marketing de clínicas: é melhor terceirizar ou ter uma equipe interna?


Espero que essas informações tenham sido úteis para que você aprimore suas estratégias de marketing e ofereça uma experiência melhor aos seus pacientes, aumentando assim os agendamentos da sua clínica.

Se quiser uma demonstração personalizada de nossa ferramenta, basta solicitá-la no formulário abaixo. 👇

Agende uma demonstração personalizada dos nossos sistemas! Preencha o formulário para pedir um contato: