Do offline para o online: como digitalizar o paciente de clínicas
Converter paciente offline em paciente online traz vários benefícios para instituições de saúde. Economia de tempo, melhor experiência na jornada do paciente e aumento dos agendamentos são alguns exemplos.
A internet facilita a realização de diversas tarefas cotidianas, incluindo os cuidados com a saúde. Atualmente, pacientes recorrem à web para tirar dúvidas, procurar por especialistas e agendar consultas, em busca de conforto e praticidade.
Mas não é só o público das clínicas e hospitais que se beneficia da digitalização da saúde. Os próprios centros médicos também têm vantagens:
- Podem ganhar tempo
- Aumentar o número de agendamentos
- Ter mais controle sobre a performance do negócio
E, embora essa mudança no comportamento dos pacientes do offline para o digital já aconteça naturalmente, há algumas ações que as clínicas podem realizar para incentivá-la ainda mais. É sobre isso que falaremos no artigo. Continue a leitura!
Confira alguns temas que você verá por aqui:
Entendendo o comportamento do paciente digital
Antes de falarmos sobre como incentivar que os seus pacientes usem a internet para acessar os seus serviços, convém entender como o público que já faz isso se comporta e o que busca quando entra em contato com instituições de saúde em ambiente online.
Nos últimos anos, notou-se uma mudança no comportamento dos pacientes, que se tornaram mais digitais conforme o avanço da tecnologia. Reproduzindo as exigências de consumidores de outros produtos e serviços, os pacientes digitais recorrem à internet para cuidar da saúde com conforto e comodidade.
No entanto, mesmo com a digitalização, um estudo realizado pela Doctoralia mostrou que valorizam um atendimento humanizado. Além disso, empoderados pelas informações que encontram online, gostam de ter protagonismo em seus tratamentos e exigem um atendimento personalizado.
Por ter diversas opções de instituições de saúde à disposição, também são mais exigentes. Caso o centro médico não atenda às expectativas, não hesitam em deixar avaliações em sites da área ou nas redes sociais.
👉 Leia também: Figital: físico se une ao digital na melhora da experiência do paciente
A jornada percorrida pelo paciente digital
A jornada do paciente consiste em uma série de etapas pelas quais uma pessoa passa ao entrar em contato com a instituição de saúde: da pesquisa por uma clínica ou hospital ao pós-consulta.
Quando se pensa em atender pacientes online, é importante dar atenção para cada um desses estágios. Para construir uma boa reputação no mercado e fidelizar os pacientes, eles devem ser bem atendidos em cada um deles.
As clínicas que usam a Agenda Doctoralia Clínicas contam com o apoio da ferramenta em cada um desses estágios, desde o envio de campanhas de divulgação para atrair pacientes até o disparo de convites para fazer uma avaliação depois da consulta.
No infográfico abaixo você entenderá sobre como a plataforma é útil em cada etapa da jornada do paciente.
Dica: Compreender essa jornada fará com que você fidelize e atraia novos clientes para sua clínica. Em outras palavras, ela é como o mapa do tesouro que permitirá que você alcance facilmente seus pacientes.

5 vantagens de incentivar a digitalizaçã dos pacientes offline
Incentivar que os pacientes offline se tornem pacientes online traz benefícios também para a instituição de saúde. Conheça os principais:
1. Economia de tempoA economia de tempo e a produtividade estão garantidas quando a instituição de saúde está disponível online. É possível automatizar diversas tarefas repetitivas e burocráticas, como a marcação de consultas e o envio de lembretes.
Dessa maneira, os colaboradores ficam livres para focar em ações mais estratégicas, como prestar um bom atendimento ao paciente que chega à recepção. Trabalhar de maneira mais inteligente e produtiva pode, inclusive, impactar na rentabilidade do negócio.
👉 Baixe grátis: [eBook] Produtividade em clínicas: dicas para otimizar a gestão
2. Oferta de uma melhor experiência
A digitalização também permite oferecer aos pacientes uma experiência melhor ao longo de toda a jornada. Alguns dos principais benefícios para o paciente são:
- Acessar informações sobre a instituição de saúde e os especialistas
- Fazer o agendamento por conta própria
- Receber notificações para confirmar, cancelar ou reagendar a consulta
- Avaliar o atendimento
- Ganhar mais autonomia e praticidade
Mas e a instituição de saúde? O benefício, aqui, é a fidelização do público, que voltará para novos atendimentos e ainda poderá indicar o centro médico para amigos e familiares.
👉 Veja também: Maturidade digital na saúde: integração de sistemas e experiência do paciente
3. Mais controle sobre a performance do negócio
Com os processos digitalizados, fica mais fácil acessar dados sobre a performance do negócio.
Retorno de campanhas de marketing, quantidade de agendamentos, avaliações dos pacientes. Todas essas informações ficam disponíveis online, podendo servir para análises e tomadas de decisão.
👉 Leia também: Como calcular o retorno sobre o investimento (ROI) de campanhas de marketing na saúde?
4. Aumento dos agendamentos
Um dos pilares da digitalização na saúde é a oferta de agendamento online. Isso traz uma série de benefícios para os centros médicos, que passam a ficar disponíveis 24h por dia, não somente em horário comercial.
Dessa maneira, as oportunidades de conseguir consultas aumentam, contribuindo para que a instituição de saúde tenha mais retorno financeiro.
👉 Baixe grátis: [eBook] Rentabilidade na saúde: 5 dicas para aumentar a receita do seu centro médico
5. Histórico de saúde sempre em mãos
A digitalização possibilita ainda que pacientes e médicos tenham acesso fácil ao histórico de saúde, que é armazenado de forma segura em uma ferramenta específica para essa finalidade.
Isso contribui para encantar e fidelizar ainda mais os pacientes online, que, como já mencionado, buscam protagonismo em seus tratamentos.
👉 Baixe grátis: [eBook] Fidelização de pacientes para clínicas e centros médicos
Como transformar o paciente offline no paciente online?
Como você pode perceber, a digitalização na saúde traz uma série de vantagens tanto para pacientes quanto para os centros médicos.
No entanto, algumas pessoas ainda podem ser resistentes a entrar em contato com instituições de saúde pela internet. Isso é compreensível, pois o paciente pode temer pela segurança das suas informações.
Ainda que, aos poucos, isso esteja mudando, pode ser que, para uma parte do seu público, o mais óbvio a fazer na hora de marcar uma consulta continue sendo pegar o telefone.
Mas existem algumas dicas que você pode seguir para estimular que o paciente offline se torne um paciente online:
- Mostre as vantagens: ao entrar em contato com os pacientes por canais mais tradicionais, como o telefone, mostre para ele as vantagens de agendar as próximas consultas pela internet, explicando que, dessa forma, ele pode fazer a marcação no horário que preferir, inclusive em feriados ou finais de semana.
- Envie campanhas de divulgação: conte para o seu público que a sua instituição de saúde está disponível para marcações de consulta pela internet. Isso pode ser feito por meio de campanhas automáticas, já incluindo o link para conhecer a sua agenda online e explicando como fazer.
- Inclua o link da agenda online em todos os canais: para estimular os agendamentos online, inclua o link da agenda em todos os canais que utiliza, como o site e as redes sociais. Se investe em mídia offline, como materiais impressos ou propaganda na TV, é possível incluir um QR code que leva direto para a agenda também.
👉 Leia também: Diferentes tipos de pacientes e dicas de como lidar com cada um deles
Ferramentas que ajudam a levar o seu paciente do offline para o online
Para digitalizar o seu centro médico e levar seus pacientes do offline para o online oferecendo uma experiência de qualidade, o melhor é contar com ferramentas desenvolvidas especificamente para a área da saúde.
O Grupo Docplanner, do qual a Doctoralia e o TuoTempo fazem parte, desenvolve soluções que são aliadas da digitalização da sua clínica ou hospital. Confira cada uma delas:
Doctoralia Clínicas
A Agenda Doctoralia Clínicas é um sistema de agendamento online de consultas que permite que os clientes façam agendamentos 24h em diversos canais. Ela ajuda clínicas de diversas especialidades a economizar tempo, fidelizar pacientes, e ainda a aumentar a receita.
Entre outras funcionalidades, também possibilita o envio automatizado de lembretes por SMS e WhatsApp, a promoção da clínica na internet, já que com a coleta de opiniões de pacientes, você fortalece a reputação online e conquista uma posição de destaque no Google.
Tudo isso sem precisar abandonar os sistemas de prontuário e prescrição que a clínica já utiliza, já que eles podem ser usados em sintonia. A ferramenta não requer instalação, bastando uma conexão com a internet.
Para saber mais detalhes, assista ao vídeo abaixo ou solicite uma demonstração personalizada AQUI.
TuoTempo
Com foco em hospitais, redes de clínicas e centros de diagnóstico, o CRM TuoTempo possibilita digitalizar toda a jornada dos pacientes, oferecendo uma experiência de alto nível e atendimento humanizado.
A ferramenta possui várias funcionalidades para uma experiência digital completa, como agendamento multicanal, envio de mensagens de confirmação, cancelamento e remarcação de consultas, pagamento online, acesso aos resultados dos exames e até mesmo criação de aplicativo próprio.
O software também pode ser adaptado conforme as necessidades de cada instituição de saúde e integrado a mais de 30 das principais ferramentas de gestão disponíveis no mercado.
Para garantir o melhor aproveitamento da ferramenta, uma equipe de consultores trabalha em conjunto com você para conquistar ótimos resultados. Confira mais detalhes no vídeo a seguir ou solicite uma demonstração personalizada AQUI.
👉 Leia também: O que esperar da telemedicina no Brasil em 2022? Dados, legislação, ferramentas e mais
Precisa de mais informações antes de escolher o seu software? Preencha o formulário abaixo e te ajudamos
Colaboração entre as equipes da Doctoralia de mais de um país. Além do Brasil, temos especialistas em conteúdo na Itália, México, Espanha e Polônia.