Do offline para o online: como digitalizar o paciente de clínicas

paciente offline online clinicas doctoralia

Converter paciente offline em paciente online traz vários benefícios para instituições de saúde. Economia de tempo, melhor experiência na jornada do paciente e aumento dos agendamentos são alguns exemplos.

A internet facilita a realização de diversas tarefas cotidianas, incluindo os cuidados com a saúde. Atualmente, pacientes recorrem à web para tirar dúvidas, procurar por especialistas e agendar consultas, em busca de conforto e praticidade.

Mas não é só o público das clínicas e hospitais que se beneficia da digitalização da saúde. Os próprios centros médicos também têm vantagens

  • Podem ganhar tempo
  • Aumentar o número de agendamentos
  • Ter mais controle sobre a performance do negócio

E, embora essa mudança no comportamento dos pacientes do offline para o digital já aconteça naturalmente, há algumas ações que as clínicas podem realizar para incentivá-la ainda mais. É sobre isso que falaremos no artigo. Continue a leitura!

Entendendo o comportamento do paciente digital

Antes de falarmos sobre como incentivar que os seus pacientes usem a internet para acessar os seus serviços, convém entender como o público que já faz isso se comporta e o que busca quando entra em contato com instituições de saúde em ambiente online.

Nos últimos anos, notou-se uma mudança no comportamento dos pacientes, que se tornaram mais digitais conforme o avanço da tecnologia. Reproduzindo as exigências de consumidores de outros produtos e serviços, os pacientes digitais recorrem à internet para cuidar da saúde com conforto e comodidade

No entanto, mesmo com a digitalização, um estudo realizado pela Doctoralia mostrou que valorizam um atendimento humanizado. Além disso, empoderados pelas informações que encontram online, gostam de ter protagonismo em seus tratamentos e exigem um atendimento personalizado.

Por ter diversas opções de instituições de saúde à disposição, também são mais exigentes. Caso o centro médico não atenda às expectativas, não hesitam em deixar avaliações em sites da área ou nas redes sociais.

👉 Leia também: Figital: físico se une ao digital na melhora da experiência do paciente

A jornada percorrida pelo paciente digital

A jornada do paciente consiste em uma série de etapas pelas quais uma pessoa passa ao entrar em contato com a instituição de saúde: da pesquisa por uma clínica ou hospital ao pós-consulta.

Quando se pensa em atender pacientes online, é importante dar atenção para cada um desses estágios. Para construir uma boa reputação no mercado e fidelizar os pacientes, eles devem ser bem atendidos em cada um deles.

As clínicas que usam a Agenda Doctoralia Clínicas contam com o apoio da ferramenta em cada um desses estágios, desde o envio de campanhas de divulgação para atrair pacientes até o disparo de convites para fazer uma avaliação depois da consulta. 

No infográfico abaixo você entenderá sobre como a plataforma é útil em cada etapa da jornada do paciente.

Dica: Compreender essa jornada fará com que você fidelize e atraia novos clientes para sua clínica. Em outras palavras, ela é como o mapa do tesouro que permitirá que você alcance facilmente seus pacientes. 

br-email-header-patient-journey (2)jornada do paciente online campanhasjornada do paciente online agendamentojornada do paciente online pagamento onlinejornada do paciente online mensagens automáticasjornada do paciente online consultasjornada do paciente online prontuário eletrônicojornada do paciente online pacientesjornada do paciente online reputação

👉 Baixe o ebook gratuito e aprenda a usar as soluções tecnológicas para simplificar a experiência do paciente e, assim, aproximá-lo mais rapidamente do seu consultório:
 
eBook Como facilitar a jornada do paciente

5 vantagens de incentivar a digitalizaçã dos pacientes offline

paciente online clinicas doctoralia

Incentivar que os pacientes offline se tornem pacientes online traz benefícios também para a instituição de saúde. Conheça os principais:

1. Economia de tempo

A economia de tempo e a produtividade estão garantidas quando a instituição de saúde está disponível online. É possível automatizar diversas tarefas repetitivas e burocráticas, como a marcação de consultas e o envio de lembretes

Dessa maneira, os colaboradores ficam livres para focar em ações mais estratégicas, como prestar um bom atendimento ao paciente que chega à recepção. Trabalhar de maneira mais inteligente e produtiva pode, inclusive, impactar na rentabilidade do negócio.

👉 Baixe grátis: [eBook] Produtividade em clínicas: dicas para otimizar a gestão

2. Oferta de uma melhor experiência

A digitalização também permite oferecer aos pacientes uma experiência melhor ao longo de toda a jornada. Alguns dos principais benefícios para o paciente são:

  • Acessar informações sobre a instituição de saúde e os especialistas
  • Fazer o agendamento por conta própria
  • Receber notificações para confirmar, cancelar ou reagendar a consulta
  • Avaliar o atendimento
  • Ganhar mais autonomia e praticidade

Mas e a instituição de saúde? O benefício, aqui, é a fidelização do público, que voltará para novos atendimentos e ainda poderá indicar o centro médico para amigos e familiares.

👉 Veja também: Maturidade digital na saúde: integração de sistemas e experiência do paciente

3. Mais controle sobre a performance do negócio

Com os processos digitalizados, fica mais fácil acessar dados sobre a performance do negócio

Retorno de campanhas de marketing, quantidade de agendamentos, avaliações dos pacientes. Todas essas informações ficam disponíveis online, podendo servir para análises e tomadas de decisão.

👉 Leia também: Como calcular o retorno sobre o investimento (ROI) de campanhas de marketing na saúde?

4. Aumento dos agendamentos

Um dos pilares da digitalização na saúde é a oferta de agendamento online. Isso traz uma série de benefícios para os centros médicos, que passam a ficar disponíveis 24h por dia, não somente em horário comercial. 

Dessa maneira, as oportunidades de conseguir consultas aumentam, contribuindo para que a instituição de saúde tenha mais retorno financeiro.

👉 Baixe grátis: [eBook] Rentabilidade na saúde: 5 dicas para aumentar a receita do seu centro médico

5. Histórico de saúde sempre em mãos

A digitalização possibilita ainda que pacientes e médicos tenham acesso fácil ao histórico de saúde, que é armazenado de forma segura em uma ferramenta específica para essa finalidade.

Isso contribui para encantar e fidelizar ainda mais os pacientes online, que, como já mencionado, buscam protagonismo em seus tratamentos.

👉 Baixe grátis: [eBook] Fidelização de pacientes para clínicas e centros médicos

Como transformar o paciente offline no paciente online?

paciente offline online clinicas doctoralia tuotempo

Como você pode perceber, a digitalização na saúde traz uma série de vantagens tanto para pacientes quanto para os centros médicos.

No entanto, algumas pessoas ainda podem ser resistentes a entrar em contato com instituições de saúde pela internet. Isso é compreensível, pois o paciente pode temer pela segurança das suas informações.

Ainda que, aos poucos, isso esteja mudando, pode ser que, para uma parte do seu público, o mais óbvio a fazer na hora de marcar uma consulta continue sendo pegar o telefone.

Mas existem algumas dicas que você pode seguir para estimular que o paciente offline se torne um paciente online:

  • Mostre as vantagens: ao entrar em contato com os pacientes por canais mais tradicionais, como o telefone, mostre para ele as vantagens de agendar as próximas consultas pela internet, explicando que, dessa forma, ele pode fazer a marcação no horário que preferir, inclusive em feriados ou finais de semana.
  • Envie campanhas de divulgação: conte para o seu público que a sua instituição de saúde está disponível para marcações de consulta pela internet. Isso pode ser feito por meio de campanhas automáticas, já incluindo o link para conhecer a sua agenda online e explicando como fazer.
  • Inclua o link da agenda online em todos os canais: para estimular os agendamentos online, inclua o link da agenda em todos os canais que utiliza, como o site e as redes sociais. Se investe em mídia offline, como materiais impressos ou propaganda na TV, é possível incluir um QR code que leva direto para a agenda também.

👉 Leia também: Diferentes tipos de pacientes e dicas de como lidar com cada um deles

Ferramentas que ajudam a levar o seu paciente do offline para o online

Para digitalizar o seu centro médico e levar seus pacientes do offline para o online oferecendo uma experiência de qualidade, o melhor é contar com ferramentas desenvolvidas especificamente para a área da saúde.

O Grupo Docplanner, do qual a Doctoralia e o TuoTempo fazem parte, desenvolve soluções que são aliadas da digitalização da sua clínica ou hospital. Confira cada uma delas:

Doctoralia Clínicas

Agenda Doctoralia Clínicas é um sistema de agendamento online de consultas que permite que os clientes façam agendamentos 24h em diversos canais. Ela ajuda clínicas de diversas especialidades a economizar tempo, fidelizar pacientes, e ainda a aumentar a receita.

Entre outras funcionalidades, também possibilita o envio automatizado de lembretes por SMS e WhatsApp, a promoção da clínica na internet, já que com a coleta de opiniões de pacientes, você fortalece a reputação online e conquista uma posição de destaque no Google.

Tudo isso sem precisar abandonar os sistemas de prontuário e prescrição que a clínica já utiliza, já que eles podem ser usados em sintonia. A ferramenta não requer instalação, bastando uma conexão com a internet.

Para saber mais detalhes, assista ao vídeo abaixo ou solicite uma demonstração personalizada AQUI

TuoTempo

Com foco em hospitais, redes de clínicas e centros de diagnóstico, o CRM TuoTempo possibilita digitalizar toda a jornada dos pacientes, oferecendo uma experiência de alto nível e atendimento humanizado.

A ferramenta possui várias funcionalidades para uma experiência digital completa, como agendamento multicanal, envio de mensagens de confirmação, cancelamento e remarcação de consultas, pagamento online, acesso aos resultados dos exames e até mesmo criação de aplicativo próprio.

O software também pode ser adaptado conforme as necessidades de cada instituição de saúde e integrado a mais de 30 das principais ferramentas de gestão disponíveis no mercado.

Para garantir o melhor aproveitamento da ferramenta, uma equipe de consultores trabalha em conjunto com você para conquistar ótimos resultados. Confira mais detalhes no vídeo a seguir ou solicite uma demonstração personalizada AQUI.  

 

👉 Leia também: O que esperar da telemedicina no Brasil em 2022? Dados, legislação, ferramentas e mais


Precisa de mais informações antes de escolher o seu software? Preencha o formulário abaixo e te ajudamos