Do offline para o online: como digitalizar o paciente de clínicas

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Converter o paciente offline em paciente online traz vários benefícios para instituições de saúde. Economia de tempo, melhor experiência na jornada do paciente e aumento dos agendamentos são alguns exemplos.

A internet facilita a realização de diversas tarefas cotidianas, incluindo os cuidados com a saúde. Atualmente, 90% dos pacientes recorrem à web para tirar dúvidas, procurar por especialistas e agendar consultas, em busca de conforto e praticidade.

Mas não é só o público das clínicas e hospitais que se beneficia com a digitalização da saúde. Os próprios centros médicos também têm vantagens

  • Otimização do tempo
  • Mais agendamentos
  • Retenção dos clientes
  • Controle sobre a performance do negócio

E, embora essa mudança no comportamento dos pacientes do offline para o digital já aconteça naturalmente, há algumas ações que as clínicas podem realizar para incentivá-la ainda mais.

É sobre isso que falaremos no artigo. Continue a leitura!

Entendendo o comportamento do paciente digital

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Antes de falarmos sobre como incentivar que os seus pacientes usem a internet para acessar os seus serviços, convém entender como o público que já faz isso se comporta e o que busca quando entra em contato com instituições de saúde em um ambiente online.

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, as pessoas têm se tornado cada vez mais digitais. Reproduzindo as exigências de consumidores de outros produtos e serviços, os pacientes digitais recorrem à internet para cuidar da saúde com conforto e comodidade

Mesmo com a digitalização, um estudo realizado pela Doctoralia mostrou que a humanização do atendimento ainda é extremamente valorizada.

Além disso, empoderados pelas informações que encontram online, gostam de ter protagonismo em seus tratamentos e exigem um tratamento personalizado.

Por ter diversas opções de instituições de saúde à disposição, também são mais exigentes. Caso o centro médico não atenda às expectativas, não hesitam em deixar avaliações em sites da área ou nas redes sociais.

👉 Leia também: Figital: físico se une ao digital na melhora da experiência do paciente

A jornada percorrida pelo paciente digital

A jornada do paciente consiste em uma série de etapas pelas quais uma pessoa passa ao entrar em contato com a instituição de saúde: da pesquisa por uma clínica ou hospital ao pós-consulta.

Quando se pensa em atender pacientes online, é importante dar atenção para cada um desses estágios. Para construir uma boa reputação no mercado e fidelizar os pacientes, eles devem ser bem atendidos em cada um deles.

Contar com o apoio de ferramentas adequadas é fundamental para uma experiência positiva do início ao fim. Entenda no infográfico a seguir como Agenda Doctoralia Clínicas contribui nesse processo e clique em cada etapa para ter mais informações:

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🗺️ Dica: Compreender essa jornada fará com que você fidelize e atraia novos clientes para sua clínica. Em outras palavras, ela é como o mapa do tesouro que permitirá que você alcance facilmente seus pacientes. 
 
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5 vantagens de incentivar a digitalização dos pacientes offline

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Incentivar que os pacientes offline se tornem pacientes online traz benefícios também para a instituição de saúde. Conheça os principais:

1. Economia de tempo

A economia de tempo e a produtividade estão garantidas quando a instituição de saúde está disponível online. É possível automatizar diversas tarefas repetitivas e burocráticas, como a marcação de consultas e o envio de lembretes

Dessa maneira, os colaboradores ficam livres para focar em ações mais estratégicas, como prestar um bom atendimento ao paciente que chega à recepção.

Trabalhar de maneira mais inteligente e produtiva impacta, inclusive, na rentabilidade do negócio. Isso porque é possível fazer mais, em menos tempo.

👉 Baixe grátis: [eBook] Produtividade em clínicas: dicas para otimizar a gestão

2. Oferta de uma melhor experiência

A digitalização também permite oferecer aos pacientes uma experiência melhor ao longo de toda a jornada. Alguns dos principais benefícios para o paciente são:

  • Acessar informações sobre a instituição de saúde e os especialistas quando quiser
  • Fazer o agendamento por conta própria, sem depender da recepção
  • Receber notificações para confirmar, cancelar ou reagendar a consulta
  • Avaliar o atendimento em poucos cliques
  • Ter acesso ao histórico médico na palma das mãos

Mas e para a clínica? O benefício, aqui, é a fidelização do público, que voltará para novos atendimentos e ainda poderá indicar o centro médico para amigos e familiares.

Dessa forma, aumenta-se a rentabilidade do negócio, já que o paciente satisfeito retorna para novos atendimentos e age como promotor da marca, atraindo outros clientes.

👉 Veja também: Maturidade digital na saúde: integração de sistemas e experiência do paciente

3. Mais controle sobre a performance do negócio

Com os processos digitalizados, fica mais fácil acessar dados sobre a performance do negócio

Retorno de campanhas de marketing, quantidade de agendamentos, horários de pico, porcentagem de agendamentos particulares ou por convênio, avaliações dos pacientes. Todas essas informações ficam disponíveis online em relatórios atualizados em tempo real.

Dessa forma, é possível tomar decisões baseadas em dados e acompanhar de perto os resultados das ações colocadas em prática..

👉 Leia também: Como calcular o retorno sobre o investimento (ROI) de campanhas de marketing na saúde?

4. Aumento dos agendamentos

Um dos pilares da digitalização na saúde é a oferta de agendamento online. Isso traz uma série de benefícios para as clínicas, que passam a ficar disponíveis 24h por dia, não somente em horário comercial. 

Cerca de 60% dos pacientes esperam poder agendar online, já que o processo é mais prático e rápido. Dessa maneira, as oportunidades de conseguir consultas aumentam, contribuindo para que a instituição de saúde tenha mais retorno financeiro.

👉 Leia também: [eBook] Rentabilidade na saúde: 5 dicas para aumentar a receita da sua clínica

5. Histórico de saúde sempre em mãos

A digitalização possibilita ainda que pacientes e médicos tenham acesso fácil ao histórico de saúde, que é armazenado de forma segura em uma ferramenta específica para essa finalidade.

Isso contribui para encantar e fidelizar ainda mais os pacientes online, que, como já mencionado, buscam protagonismo em seus tratamentos.

👉 Baixe grátis: [eBook] Fidelização de pacientes para clínicas e centros médicos

Como transformar o paciente offline no paciente online?

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As vantagens da digitalização na saúde são claras. No entanto, ainda há cerca resistência por parte de pacientes mais tradicionais ou com pouca familiaridade com a internet

Ainda que, aos poucos, isso esteja mudando, pode ser que, para uma parte do seu público, o mais óbvio a fazer na hora de marcar uma consulta continue sendo pegar o telefone.

Mas existem algumas dicas que você pode seguir para estimular que o paciente offline se torne um paciente online:

  • Mostre todas as vantagens: ao entrar em contato com os pacientes por canais mais tradicionais, como o telefone, fale sobre os benefícios de agendar as próximas consultas pela internet, evidenciando a possibilidade de marcar o horário quando preferir, inclusive em feriados ou finais de semana.
  • Envie campanhas de divulgação: conte para o seu público que a sua instituição de saúde está disponível para marcações de consulta pela internet. Isso pode ser feito por meio de campanhas automáticas, já incluindo o link para conhecer a sua agenda online e explicando como fazer.
  • Inclua o link da agenda online em todos os canais: para estimular os agendamentos online, inclua o link da agenda em todos os canais que utiliza, como o site e as redes sociais. Se investe em mídia offline, como materiais impressos ou propaganda na TV, é possível incluir um QR code que leva direto para a agenda também.

👉 Leia também: Diferentes tipos de pacientes e dicas de como lidar com cada um deles

Ferramentas que ajudam a levar o seu paciente do offline para o online

Para digitalizar o seu centro médico e levar seus pacientes do offline para o online oferecendo uma experiência de qualidade, o melhor é contar com ferramentas desenvolvidas especificamente para a área da saúde.

O Grupo Docplanner, do qual a Doctoralia e o TuoTempo fazem parte, desenvolve soluções que são aliadas da digitalização da sua clínica ou hospital. Confira cada uma delas:

Doctoralia para Clínicas

Agenda Doctoralia Clínicas é um sistema de agendamento online de consultas que digitaliza toda a jornada do paciente. Ela ajuda clínicas de diversas especialidades a economizar tempo, fidelizar pacientes, e ainda a aumentar a receita.

Entre outras funcionalidades, possibilita o agendamento 24, i envio automatizado de lembretes por SMS e WhatsApp, a promoção da clínica na internet e a coleta de opiniões de pacientes. Tudo isso melhora a visibilidade e fortalece a reputação online do negócio.

Para saber mais detalhes, assista ao vídeo abaixo:

TuoTempo

Com foco em hospitais, redes de clínicas e centros de diagnóstico, o CRM TuoTempo possibilita digitalizar toda a jornada dos pacientes, oferecendo uma experiência de alto nível e atendimento humanizado.

A ferramenta possui várias funcionalidades para uma experiência digital completa, como criação de aplicativo próprio, sala de espera virtual e check-in antecipado.

O software também pode ser adaptado conforme as necessidades de cada instituição de saúde e integrado a mais de 30 das principais ferramentas de gestão disponíveis no mercado.

Para garantir o melhor aproveitamento da ferramenta, uma equipe de consultores trabalha em conjunto com você para conquistar ótimos resultados. Confira mais detalhes no vídeo a seguir:

 

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