Quais são os principais desafios das clínicas no Brasil?
Você conhece os desafios das clínicas brasileiras atualmente? Saiba que entre os mais comuns está a redução das faltas dos pacientes e a aquisição de novos.
Além das adversidades comuns a empresas de qualquer ramo, os consultórios, clínicas e hospitais lidam com o bem mais precioso de qualquer pessoa: a vida! Isso torna a gestão na saúde ainda mais desafiadora.
E, apesar do setor ser bem influente no país – são 291.362 clínicas registradas, segundo dados apresentados pelo Sebrae –, ainda existem muitas dificuldades em comum a serem superadas.
Isso ocorre porque a alta quantidade de clínicas existentes resulta em um mercado bastante competitivo, mas também pela velocidade intensa com que diversas inovações estão sendo aplicadas nos últimos anos, o que gera dúvidas e incertezas quanto ao futuro.
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Os principais desafios das clínicas no Brasil
O estudo Panorama das Clínicas e Hospitais 2024, feito pela Doctoralia, em parceria com TuoTempo e Feegow, entrevistou mais de 1.300 profissionais e com base nas respostas elencou os principais desafios enfrentados pelo mercado brasileiro.
Entre eles, destacamos o top 3:
- Atração de novos pacientes (44%);
- Melhoria da visibilidade na internet (39%);
- Poucos pacientes particulares (27%).
No relatório completo, é possível conferir uma lista completa com outros 10 desafios e o grau de dificuldade apontado pelos mais de 1,300 profissionais que responderam a pesquisa.
O estudo também traz dicas e análises sobre o cenário atual da saúde, assim como dezenas de estatísticas exclusivas que ajudarão você a compreender a concorrência. Acesse gratuitamente:
Além dos problemas mais frequentes apontados pelo recorte nacional, é comum que gestores de clínicas e hospitais passem por algumas complicações sem ao menos se dar conta.
Após anos observando de perto negócios de diferentes especialidades, tamanhos e regiões, conseguimos identificar outros obstáculos que costumam frear seu desenvolvimento. Listamos alguns deles a seguir:
Controle financeiro
O sucesso de uma clínica está muito ligado ao controle e à gestão dos recursos financeiros.
Isso porque, sem essa prática, os gastos tendem a ultrapassar os lucros, aumentando as chances da empresa obter dívidas, ter que recorrer a financiamentos e pagar juros altos.
Na prática, o bom gerenciamento das finanças envolve ter um fluxo de caixa equilibrado e saldo suficiente para investimentos importantes.
Uma das maneiras de atingir esse objetivo é por implantar ferramentas que automatizam a gestão financeira. Dessa forma, o orçamento fica mais organizado e o monitoramento é otimizado.
Gestão eficiente da agenda
Existem clínicas que operam com agendas superlotadas e outras que sofrem com a falta de pacientes. Ambas situações são preocupantes, pois acabam com a logística interna e prejudicam a lucratividade da empresa. O que fazer para superar esses desafios?
Entre as melhores estratégias, está a implementação de uma ferramenta de agendamento online. Por meio dessa tecnologia, o controle do atendimento e dos horários é feito de maneira automatizada.
Além disso, as agendas dos profissionais do corpo clínico são integradas e unificadas. Desse modo, não acontecem confirmações em horários indisponíveis ou superlotação em determinados períodos do dia.
Também fica mais fácil lidar com remarcações ou cancelamentos de pacientes e acompanhar estatísticas de produtividade em relatórios atualizados em tempo real.
Repasses dos convênios
Muitas clínicas dependem do reembolso de convênios médicos e seguros de saúde para obter receita. No entanto, a negociação de contratos com as operadoras e a obtenção de reembolsos justos, e em tempo hábil, podem ser aspectos desafiadores.
Essa situação pode acabar afetando até mesmo a sustentabilidade financeira da clínica.
Para lidar com esse desafio, é importante que, ao firmar contratos com as operadoras de convênios, a clínica negocie termos e condições que sejam favoráveis. Isso inclui questões como prazos de pagamento, valores de reembolso e regras de faturamento.
Outra estratégia é diversificar a carteira de convênios com os quais a clínica trabalha. Depender de um único convênio pode aumentar o risco de atrasos nos pagamentos.
Sendo assim, o ideal é estabelecer parcerias com diferentes operadoras de convênios para minimizar a dependência de uma única fonte de receita.
Desenvolvimento de metas e objetivos claros
Talvez você já conheça o ditado que diz:
“não há bons portos para quem não sabe para onde navegar”.
Aplicando essa lógica ao contexto de clínicas, a ausência de objetivos e metas faz com que o negócio não tenha um direcionamento claro, ficando à margem do mercado e de outros impactos externos.
Por outro lado, uma empresa com metas bem traçadas tende a crescer em eficiência, qualidade e lucratividade.
Mas como criar metas e objetivos para a clínica? A recomendação é refletir sobre o que a empresa precisa melhorar:
- Seria o faturamento mensal?
- Quantidade diária de pacientes?
- Realização de parcerias?
- Fazer investimentos em estrutura física ou expansão de mercado?
- Construir um propósito ou valor em torno da marca?
- Investir em campanhas publicitárias?
- Implantar novas tecnologias?
O Panorama das Clínicas e Hospitais, estudo mencionado anteriormente, também traz dados sobre os objetivos do setor em 2023, apontando o seguinte top 3:
- Adquirir pacientes novos (63%)
- Melhorar a gestão financeira (43%)
- Investir na digitalização da clínica e/ou na automatização de processos (42%).
Para definir as prioridades do seu negócio, existe uma metodologia que pode auxiliar: a SMART. Esse método auxilia na definição de metas e objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporais.
Assim, a clínica consegue estruturar um plano de ação inteligente e bem direcionado.
Ausência de investimento em marketing
Apesar de a divulgação ser uma parte fundamental na estratégia de qualquer empresa, algumas clínicas insistem em contar apenas com o “boca a boca” para atrair novos pacientes.
É claro que a tradicional recomendação feita pelos clientes continua sendo um dos canais de marketing mais eficazes. Mas em um mundo cada vez mais online e conectado, o marketing digital não deve ser negligenciado.
Entre as estratégias para impulsionar a divulgação de clínicas, podemos destacar:
- Presença online: se sua marca não pode ser encontrada facilmente na internet, é como se não existisse. Crie um site profissional, incluindo informações relevantes, como serviços, corpo clínico e formas de contato, e seguindo as boas práticas de SEO. Utilize as redes sociais para compartilhar conteúdos educativos e de interesse do seu público-alvo. Ative seu perfil na Doctoralia, maior marketplace de saúde do Brasil. Tudo isso ajudará a aumentar a visibilidade e atrair pacientes em potencial;
- Parcerias com profissionais de saúde: estabeleça parcerias estratégicas com outros profissionais de saúde, como médicos de diferentes especialidades, clínicas especializadas, laboratórios e outros prestadores de serviços de saúde. Essas parcerias podem ajudar na divulgação mútua, encaminhamento de pacientes e compartilhamento de recursos;
- Marketing de conteúdo: produza conteúdo confiável e de qualidade sobre saúde, prevenção e cuidados médicos. Isso pode ser feito por meio de um blog no site da clínica ou de publicações nas redes sociais. Demonstrar conhecimento e posicionar-se como autoridade na sua área de atuação ajuda a atrair um público interessado em seu trabalho.
Humanização do atendimento
Um dos pilares para o sucesso de uma clínica é o atendimento de qualidade. Para isso, é necessário criar uma experiência humanizada a fim de promover o respeito, a satisfação e a fidelização dos pacientes.
E não é somente os pacientes que se beneficiam, a equipe de profissionais também. Uma vez que fortalece o relacionamento e a união entre eles.
O atendimento humanizado requer um olhar empático e demonstra interesse no bem-estar geral dos pacientes, estabelecendo um acompanhamento adequado durante toda a sua jornada, desde o pré-agendamento até o pós procedimento, exame ou tratamento.
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Baixar mapa da jornadaDicas para melhorar a gestão da clínica
Criar uma experiência digital completa é fundamental para promover a autonomia, agilidade e praticidade no cuidado com a saúde.
Conforme o Panorama das Clínicas e Hospitais 2023, a área da saúde está no percurso da maturidade digital e já digitaliza os seguintes serviços:
- Confirmação de consultas (60%);
- Agendamento de consultas (59%);
- Pesquisas de satisfação com pacientes (57%);
- Gestão das consultas (49%).
A tecnologia desempenha um papel crucial na melhoria da gestão de clínicas, oferecendo uma série de soluções eficientes que resultam em benefícios reais. Entre elas, destacamos:
Agendamento online
A tecnologia permite que os pacientes tenham autonomia e praticidade ao agendarem consultas, procedimentos e exames pela internet, em poucos cliques e 24h por dia.
Além de vantajosa para os pacientes, a ferramenta também otimiza o tempo da recepção e reduz o risco de erros. Sistemas de agendamento online modernos e profissionais oferecem ainda a opção de automatizar o envio de lembretes de consulta, o que reduz a taxa de faltas.
Gestão financeira
Um sistema especializado da administração de finanças para empresas da saúde contribui muito com a automatização do controle em atividades como:
- Fluxo de caixa;
- Contas a pagar e a receber;
- Emissão de notas fiscais.
Assim, os registros financeiros se tornam mais precisos, o planejamento financeiro da clínica é facilitado e falhas humanas ficam menos comuns.
Prontuário eletrônico
A implementação de um sistema de prontuário eletrônico permite o armazenamento seguro e acessível de:
- Informações dos pacientes;
- Agendamento de consultas;
- Histórico clínico;
- Resultados de exames;
- Receitas e prescrições.
Essa tecnologia fornece mais organização e eficiência no gerenciamento de informações clínicas, facilitando o acesso rápido e preciso aos dados do paciente.
Telemedicina
A ferramenta de telemedicina permite a prestação de serviços à distância, eliminando barreiras geográficas. Assim, os pacientes ganham flexibilidade, especialmente aqueles em áreas remotas ou com dificuldade de acesso aos cuidados médicos.
Também é possível otimizar o tempo dos doutores, facilitando a realização de consultas adicionais e reduzindo tanto o tempo de deslocamento como o de espera pelos pacientes.
Como a Doctoralia pode auxiliar sua clínica?
Com as soluções oferecidas pela Doctoralia, as clínicas conseguem vencer seus desafios e otimizar a gestão, enquanto desfrutam de benefícios como visibilidade e reputação online.
Integrando um Perfil no maior marketplace de saúde do Brasil a um sistema de agendamento online moderno e profissional, a clínica oferece uma experiência digital completa, atraindo e retendo mais pacientes.
Outra vantagem é a redução do trabalho administrativo e de tarefas manuais, visto que a tecnologia automatiza processos e gera relatórios em tempo real para tomadas de decisões mais estratégicas.
Entre os principais benefícios da Doctoralia para clínicas estão:
- Até 6x mais consultas;
- Forte reputação online da marca;
- Economia de até 10h semanais da recepção;
- 65% menos faltas de pacientes;
- Retenção do corpo clínico;
- Mais rentabilidade para o negócio.
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