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Gestão

20 de ago. de 2025

Quais são os principais desafios das clínicas no Brasil?

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Equipe Doctoralia

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Você conhece os desafios das clínicas brasileiras atualmente? Saiba que entre os mais comuns está a redução das faltas dos pacientes e a aquisição de novos.

A gestão de clínicas médicas e hospitais no Brasil apresenta obstáculos que vão além da operação administrativa. Entre os principais desafios enfrentados, destacam-se a atração de novos pacientes, o crescimento do faturamento e a redução da taxa de faltas.

Além das adversidades comuns a empresas de qualquer ramo, essas instituições lidam com o bem mais precioso: a vida! Isso torna a gestão desses negócios ainda mais desafiadora.

E, apesar do setor ser bem influente no país — foram 598.573 médicos ativos em 2024, em uma proporção de 2,81 profissionais por mil habitantes, segundo dados da Demografia Médica do CFM —, ainda existem muitas dificuldades a serem superadas.

A alta quantidade de clínicas existentes resulta em um mercado bastante competitivo. Sem falar na velocidade intensa com que diversas inovações estão sendo aplicadas nos últimos anos, gerando dúvidas e incertezas quanto ao futuro.
Quer saber mais detalhes sobre os principais desafios enfrentados nas clínicas do Brasil e receber algumas dicas para solucioná-los? Continue a leitura deste artigo e descubra. 

Os principais desafios da gestão das clínicas e hospitais no Brasil

De acordo com os dados da Demografia Médica 2024, citados na introdução, o índice de médicos ativos no país é o maior já registrado pelo Conselho Federal de Medicina

Não por acaso, a competitividade do setor é um dos fatores mais relevantes na gestão de clínicas médicas e hospitais.

O estudo Panorama das Clínicas e Hospitais 2025, realizado pela Doctoralia, entrevistou mais de mil profissionais e identificou os principais desafios enfrentados pelo mercado brasileiro. Entre eles, destacam-se os cinco principais:

  • Atração de novos pacientes (33%);
  • Ter mais pacientes particulares (33%);
  • Aumentar o faturamento geral da empresa (29%);
  • Aumentar a visibilidade da marca na internet (19%);
  • Diminuir a taxa de pacientes que faltam — no-show (16%).

No relatório, é possível conferir uma lista completa com os 20 desafios e o grau de dificuldade apontado pelos profissionais de mais de 26 estados brasileiros que responderam à pesquisa.

O estudo também oferece dicas e análises sobre o cenário atual da saúde, além de dezenas de estatísticas exclusivas que ajudarão você a compreender a concorrência. Acesse gratuitamente:

Panorama das Clínicas e Hospitais 2025: dados exclusivos
Ver relatório
 


Além dos problemas mais frequentes apontados pelo recorte nacional, é comum que gestores de clínicas e hospitais passem por algumas complicações sem ao menos se dar conta. 

Após anos observando de perto negócios de diferentes especialidades, tamanhos e regiões, conseguimos identificar outros obstáculos que costumam frear seu desenvolvimento.

Abaixo, confira quais são esses obstáculos que listamos:

Controle financeiro

O sucesso de uma clínica está diretamente relacionado ao controle e à gestão dos recursos financeiros. Sem essa prática, os gastos tendem a ultrapassar os lucros, elevando o risco de endividamento, necessidade de financiamentos e pagamento de juros.

Na prática, o bom gerenciamento das finanças envolve ter um fluxo de caixa equilibrado e garantir saldo suficiente para realizar investimentos estratégicos

Além disso, a eficiência nesse controle está diretamente ligada ao aumento do faturamento, terceiro desafio mais citado por gestores de saúde em 2025, segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais.

O estudo também revelou que 8% dos respondentes consideram a organização financeira como uma das principais dificuldades enfrentadas na rotina das instituições de saúde.

Uma das maneiras mais eficazes de superar esse desafio é a implantação de ferramentas que automatizam a gestão financeira. Dessa forma, o orçamento se torna mais organizado e o monitoramento dos dados financeiros é otimizado.

Gestão eficiente da agenda

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Existem clínicas que operam com agendas superlotadas e outras que sofrem com a falta de pacientes. Ambas situações são preocupantes, pois acabam com a logística interna e prejudicam a lucratividade da empresa. 

Na nossa pesquisa, “organizar melhor as agendas e facilitar sua gestão” se destaca entre os principais problemas enfrentados na saúde para 10% dos profissionais. Mas, o que fazer para superar esses desafios?

Entre as melhores estratégias, está a implementação de uma ferramenta de agendamento online. Por meio dessa tecnologia, o controle do atendimento e dos horários é feito de maneira automatizada.

Com os recursos certos, as agendas dos profissionais do corpo clínico passam a ser integradas e unificadas, evitando confirmações em horários indisponíveis ou concentração excessiva de atendimentos.

Também fica mais fácil lidar com remarcações ou cancelamentos de pacientes e acompanhar estatísticas de produtividade em relatórios atualizados em tempo real.

Repasses dos convênios 

Muitas clínicas dependem do reembolso de convênios médicos e seguros de saúde para obter receita. No entanto, a negociação de contratos com as operadoras e a obtenção de reembolsos justos, e em tempo hábil, são aspectos desafiadores. 

A situação pode acabar afetando até mesmo a sustentabilidade financeira da clínica. Inclusive, o relacionamento com convênios é apontado como um desafio para 8% dos respondentes do Panorama das Clínicas e Hospitais 2025.

Para lidar com essa dificuldade, é importante que, ao firmar contratos com as operadoras de convênios, a clínica negocie termos e condições favoráveis. Isso inclui questões como prazos de pagamento, valores de reembolso e regras de faturamento.

Outra medida estratégica é diversificar a carteira de convênios. A dependência de um único parceiro aumenta os riscos em caso de instabilidade, enquanto o trabalho com múltiplas operadoras ajuda a equilibrar a receita e garante maior previsibilidade nos repasses.

Desenvolvimento de metas e objetivos claros

Você já deve conhecer o ditado que diz: “não há bons portos para quem não sabe para onde navegar”. Aplicando essa lógica ao contexto de clínicas, a ausência de objetivos e metas faz com que o negócio perca o rumo, ficando à mercê do mercado e de impactos externos.

Por outro lado, uma empresa com metas bem traçadas tende a crescer em eficiência, qualidade e lucratividade, vencendo os principais problemas e desafios enfrentados na saúde. 

Mas como criar metas e objetivos para a clínica? A recomendação é refletir sobre o que a empresa precisa melhorar:

  • Seria o faturamento mensal?
  • Quantidade diária de pacientes?
  • Realização de parcerias?
  • Fazer investimentos em estrutura física ou expansão de mercado?
  • Construir um propósito ou valor em torno da marca?
  • Investir em campanhas publicitárias?
  • Implantar novas tecnologias?

O Panorama das Clínicas e Hospitais também traz dados sobre os objetivos do setor em 2025, apontando o seguinte top 3:

  1. Aumentar o faturamento (59%)
  2. Adquirir novos pacientes (54%)
  3. Ter mais controle de resultados (27%).

Para organizar essas prioridades, a metodologia SMART pode ser uma excelente aliada. Com ela, é possível definir metas específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazos definidos, facilitando a criação de planos de ação bem direcionados.

Ausência de investimento em marketing

Apesar de a divulgação ser uma etapa essencial na estratégia de qualquer empresa, muitas clínicas ainda dependem exclusivamente da recomendação boca a boca para atrair novos pacientes.

É claro que a recomendação feita por pacientes satisfeitos continua sendo um canal de marketing relevante. No entanto, em um cenário cada vez mais digital e conectado, restringir a captação apenas a esse tipo de indicação limita o alcance da marca e compromete sua competitividade.

Entre as estratégias para impulsionar a divulgação de clínicas, podemos destacar:

Presença online

No Brasil, 47% dos pacientes utilizam o Google como principal fonte para pesquisar sobre saúde, segundo o relatório Perfil do Paciente Digital. Quando a clínica não está bem posicionada online, sua presença de mercado torna-se limitada. 

Para corrigir essa falha, é importante:

  • Crie um site profissional, incluindo informações relevantes, como serviços, corpo clínico e formas de contato, e seguindo as boas práticas de SEO;
  • Utilize as redes sociais para compartilhar conteúdos educativos e de interesse do seu público-alvo;
  • Ative seu perfil na Doctoralia, maior marketplace de saúde do Brasil. 


Essas ações são fundamentais para melhorar a visibilidade da marca, quarto principal desafio apontado no Panorama 2025 (19%).


Parcerias com profissionais de saúde 

Estabelec
er
parcerias estratégicas com profissionais de diferentes especialidades, laboratórios ou clínicas complementares pode ampliar o alcance da marca. Iniciativas desse tipo favorecem a divulgação mútua, o encaminhamento de pacientes e o uso compartilhado de recursos.


Marketing de conteúdo 

Produza conteúdo confiável e de qualidade sobre saúde, prevenção e cuidados médicos. Isso pode ser feito por meio de um blog no site da clínica ou de publicações nas redes sociais. 

Demonstrar conhecimento e posicionar-se como autoridade na área de atuação ajuda a atrair um público interessado em seu trabalho.

O Conselho Federal de Medicina determina normas específicas para a divulgação de serviços médicos, sempre com foco na ética e transparência.

Para facilitar a adequação das clínicas a essas exigências, a Doctoralia desenvolveu o Checklist CFM, um material que auxilia na avaliação das práticas de comunicação conforme as regras vigentes.

 

Humanização do atendimento

Um dos pilares para o sucesso de uma clínica é o atendimento de qualidade. Para isso, é necessário criar uma experiência humanizada, promovendo respeito, satisfação e fidelização dos pacientes.

E não são apenas os pacientes que se beneficiam. A equipe de profissionais também ganha com um ambiente mais colaborativo e acolhedor, fortalecendo o relacionamento e a coesão interna.

O atendimento humanizado requer um olhar empático e demonstra interesse no bem-estar geral dos pacientes, estabelecendo um acompanhamento adequado durante toda a jornada, desde o pré-agendamento até o pós-procedimento, exame ou tratamento.

Além de valorizar os serviços prestados, essa abordagem contribui diretamente para a fidelização, um dos principais desafios apontados por 13% dos respondentes.
A pesquisa também identificou que a humanização do atendimento é a principal tendência do setor para 2025, citada por 50% das clínicas e hospitais.

A adoção de práticas humanizadas, além de representar uma tendência consolidada, é um diferencial competitivo na gestão de clínicas médicas e hospitais.

Para auxiliar nesse processo, acesse gratuitamente o mapa da jornada do paciente e um modelo de criação de personas, ferramentas que ajudam a personalizar a experiência desde o primeiro contato.

Dicas para melhorar a gestão da clínica

Promover uma jornada digital completa representa o primeiro passo para fortalecer a gestão de clínicas médicas e hospitais, aliando autonomia, agilidade e eficiência no cuidado à saúde. 

Cada vez mais, essas instituições investem em soluções tecnológicas para aprimorar a experiência do paciente e otimizar os processos operacionais.

Segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais 2025, a digitalização avança em ritmo acelerado nas clínicas brasileiras. Um dos destaques é a telemedicina, já presente em 69% das instituições participantes da pesquisa.

A tecnologia é peça-chave para elevar a eficiência da clínica. Entre as funcionalidades mais utilizadas pelas instituições, destacam-se:

  • Agendamento de consultas e serviços (64%);
  • Confirmação de consultas e serviços (64%);
  • Prescrição de receitas, atestados e solicitação de exames (45%);
  • Pesquisas de satisfação (40%);
  • Serviços de pagamento (29%);
  • Contato com especialistas (26%);
  • Check-in (21%);
  • Histórico clínico do paciente (21%).

Esse cenário reforça o papel estratégico das ferramentas digitais na gestão em saúde. A seguir, conheça algumas soluções que contribuem diretamente para a organização, produtividade e qualidade no atendimento.

Utilize uma ferramenta de agendamento online


A tecnologia permite que os pacientes tenham autonomia e praticidade ao agendarem consultas, procedimentos e exames pela internet, em poucos cliques e a qualquer hora do dia. 

Além de vantajosa para o público, a ferramenta também otimiza o tempo da recepção e reduz o risco de erros operacionais.

Sistemas modernos de agendamento online oferecem ainda a automação no envio de lembretes de consulta, o que contribui para a redução da taxa de faltas e desistências, um dos principais desafios enfrentados na gestão em saúde.

 

Faça a automação da gestão financeira

Um sistema especializado da administração de finanças para empresas da saúde contribui muito com a automatização do controle em atividades como:

  • Fluxo de caixa;
  • Contas a pagar e a receber;
  • Emissão de notas fiscais.

Assim, os registros financeiros se tornam mais precisos, o planejamento financeiro da clínica é facilitado e falhas humanas ficam menos comuns. 

Tenha um prontuário eletrônico


A implementação de um sistema com prontuário eletrônico também é essencial para superar os principais problemas e desafios enfrentados na saúde. Isso porque, a ferramenta viabiliza o armazenamento seguro e acessível de informações clínicas, como:

  • Informações dos pacientes;
  • Agendamento de consultas;
  • Histórico clínico;
  • Resultados de exames;
  • Receitas e prescrições. 

Essa tecnologia fornece mais organização e eficiência no gerenciamento de informações clínicas, facilitando o acesso rápido e preciso aos dados do paciente.

Faça integração com a telemedicina

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A  telemedicina possibilita o atendimento à distância, eliminando barreiras geográficas e oferecendo mais flexibilidade aos pacientes, especialmente aqueles em regiões com acesso limitado aos serviços de saúde. 

Além de melhorar a experiência do público, esse recurso contribui para a otimização do tempo dos profissionais, permitindo ampliar o número de atendimentos e reduzir deslocamentos e tempo de espera.

Como a Doctoralia pode auxiliar sua clínica?

perfil-clinicas-doctoraliaCom as soluções oferecidas pela Doctoralia, as clínicas conseguem vencer seus desafios e otimizar a gestão, enquanto desfrutam de benefícios como visibilidade e reputação online. 

Integrando um Perfil no maior marketplace de saúde do Brasil a um sistema de agendamento online moderno e profissional, a clínica oferece uma experiência digital completa, atraindo e retendo mais pacientes.

Outra vantagem é a redução do trabalho administrativo e de tarefas manuais, visto que a tecnologia automatiza processos e gera relatórios em tempo real para tomadas de decisões mais estratégicas.

Entre os principais benefícios da Doctoralia para clínicas estão:

  • Até 6x mais consultas;
  • Forte reputação online da marca;
  • Economia de até 10h semanais da recepção;
  • 65% menos faltas de pacientes;
  • Retenção do corpo clínico;
  • Mais rentabilidade para o negócio. 

O que acha de contar com ferramentas que melhoram o desempenho da sua clínica? Quer também atrair novos clientes?
Então peça uma demonstração da Doctoralia agora mesmo e conte com a melhor plataforma para superar os principais problemas e desafios enfrentados na saúde!

 

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Colaboração entre as equipes da Doctoralia de mais de um país. Além do Brasil, temos especialistas em conteúdo na Itália, México, Espanha e Polônia.

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