nov 26, 2019

6 dicas para evitar o no-show em consultórios e clínicas

6 dicas para evitar o absenteísmo em consultórios e clínicas de saúde - Doctoralia

Reduzir a taxa de absenteísmo dos pacientes, ou no-show, é um dos maiores desafios enfrentados por clínicas, consultórios e centros médicos das mais diferentes especialidades. Estima-se que até 65% das pessoas costumam esquecer das consultas marcadas!

A cada horário agendado e não cumprido, inicia-se uma reação em cadeia que impacta tanto o profissional da saúde quanto o paciente.

Basta um caso de ausência no dia para que toda a rotina sofra alterações: a duração das consultas, as filas de espera, as solicitações de exames, os acompanhamentos e até mesmo a conclusão de tratamento podem ser prejudicados.

Com espaços ociosos na agenda, sua clínica deixa de atender outros pacientes que poderiam ter seu horário antecipado e, como consequência, compromete seu faturamento.

A boa notícia é que é possível reduzir significativamente as faltas dos pacientes nas consultas. Acompanhe 6 dicas que podem auxiliar você nesta missão:

1. Crie o sentimento de comprometimento logo no agendamento

Uma medida bastante eficiente na prevenção do não comparecimento dos pacientes é gerar um senso de responsabilidade logo no momento do agendamento.

É importante que a secretária seja enfática – sempre mantendo a cordialidade – quanto à importância do compromisso estabelecido.

Uma sugestão é finalizar o contato ao telefone sempre confirmando a data e horário recém combinados e pedindo para que, caso aconteçam imprevistos, a equipe seja avisada com o máximo de antecedência.

A partir do momento que o paciente se compromete a cumprir com sua palavra, ele fica menos suscetível ao esquecimento.   

Outras dicas são: reforçar a escassez de horários disponíveis, deixando claro que o reagendamento pode levar tempo, e entrar em contato no dia anterior fazendo um lembrete do combinado.

Como essa é uma atividade bastante manual e demanda tempo, automatizá-la é o ideal. Um bom sistema de agendamento é o indicado para otimizar a rotina de forma profissional.

2. Utilize a tecnologia a seu favor

A internet transformou a comunicação entre a clínica de saúde e o paciente, contribuindo muito para elevar a qualidade do atendimento. Softwares médicos são fundamentais para otimizar o tempo e estabelecer um relacionamento mais próximo com os pacientes. 

A Agenda Doctoralia Clínicas se destaca por reunir diversas soluções em uma só plataforma: promoção do centro médico no ambiente online, gestão completa das agendas de todos os especialistas e interação com o público.

Por meio de lembretes automáticos enviados via WhatsApp, você reduz o no-show em até 65% e consegue diminuir horários ociosos.

BR_agenda_doctoralia_clinicas




Visão geral das agendas de todos os especialistas no sistema Doctoralia Clínicas

Enquanto os profissionais da saúde podem selecionar os dias e horários que desejam mostrar disponíveis aos pacientes e recebem notificação a qualquer mudança, as secretárias e os administradores têm uma visão geral das agendas de todos os especialistas do centro médico.

Quer conhecer mais sobre a Agenda Doctoralia Clínicas?

Conte com uma tecnologia totalmente focada no setor da saúde para reduzir o no-show, otimizar a gestão e potencializar resultados.

Clique e descubra

3. Seja um exemplo

Assim como em qualquer relacionamento, é preciso haver reciprocidade entre o profissional de saúde e o paciente.

Portanto, não exija aquilo que é cumprido. Se os médicos e profissionais de saúde da sua clínica têm o hábito de atrasar ou desmarcar os atendimentos, o paciente pode se sentir no direito de fazer o mesmo. 

Cumprindo com os horários, o sentimento de comprometimento que citamos anteriormente é fortalecido.

4. Facilite a comunicação por diversos canais

Informe com clareza todas as formas de contato com a clínica e certifique-se de o atendimento é qualificado em todas elas.

Caso o paciente sinta a necessidade de desmarcar a consulta, é imprescindível que isso possa ser feito com agilidade, facilidade e eficiência. 

br-header-product-features-automated-reminders-confirmation@2x

a melhor forma de otimização de tarefas.

A Agenda Doctoralia Clínicas, por exemplo, permite que seu centro médico ofereça mais praticidade ao paciente no cancelamento e reagendamento de consultas, que podem ser feitos online e em qualquer horário.

Além disso, se um paciente solicitar uma mudança de última hora, uma mensagem automática é enviada aos demais para preencher a lacuna sem esforços.

👉 Confira aqui um vídeo com mais detalhes sobre a tecnologia para clínicas da Doctoralia.

5. Desenvolva uma relação de confiança

Pacientes novos são mais dispostos a faltar, já que ainda não criaram vínculos com o profissional ou estabelecimento.

Durante o atendimento, é papel da equipe (doutores e recepcionistas) conquistar a confiança do paciente para que, assim, seja desenvolvida uma relação de compromisso mútuo.

Ao construir credibilidade, a clínica faz com que o cliente se sinta valorizado e acolhido. Em troca, ele se esforçará para cumprir com o combinado.

👉 Leia também: Relação médico-paciente: 8 recomendações para ter mais sucesso

6. Divulgue informações completas sobre sua localização 

Facilite a vida do paciente informando o máximo de informações acerca da sua localização. 

Cadastre seu endereço nas ferramentas de busca – como o Google Meu Negócio –, informe os pontos de ônibus mais próximos e as linhas que circulam pela região, aponte referências e forneça um mapa detalhado, caso preciso.

Atitudes como estas reduzem os atrasos, já que o trajeto será realizado com mais segurança.

Essas dicas foram úteis? Compartilhe com sua equipe! 😉

👉 Leia também: Reputação online de clínicas: 5 dicas para obter mais sucesso

New call-to-action