Doctoralia Pro
Atraia pacientes e simplifique a sua agenda
Busca de profissionais e agendamento online de consultas
Doctoralia Pro
Atraia pacientes e simplifique a sua agenda
Noa Notes (IA)Novo
Automatize tarefas administrativas com IA para profissionais de saúde
Perfil para especialistas
Perfil para clínicas
Campanhas
First Class
Site profissional
Media 360
Estudos de caso
Descubra como profissionais de saúde estão expandindo seus negócios com a Doctoralia.
Willian Rezende do Carmo é Neurologista no Corpo Clínico do Sírio-Libanês e do BP Mirante e proprietário da Clínica Regenerati, em São Paulo.
Neurologista
São Paulo, SP
16 especialistas e 10 funcionários
2017
Willian Rezende do Carmo é Neurologista no Corpo Clínico do Sírio-Libanês e do BP Mirante e proprietário da Clínica Regenerati, em São Paulo, que hoje atua com 16 especialistas e 10 funcionários. Dono de um currículo e de uma reputação respeitáveis, o especialista mineiro nos contou como deu uma guinada em sua carreira e chegou a sua posição atual.
Tudo começou quando ele decidiu assumir os maiores desafios da carreira: deixar sua zona de conforto para buscar um novo mercado e investir no próprio consultório. Daí também surgiu a necessidade de investir em marketing para carreira e de criar seu perfil na Doctoralia, como ele explica nesta entrevista.
Equipe Doctoralia: Há quanto tempo está formado e quais foram os principais desafios para se estabelecer profissionalmente?
Dr. Willian Rezende do Carmo: Sou mineiro e médico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, mas nunca conquistei a autonomia e credibilidade que buscava enquanto estive na minha região, então decidi mudar e tentar a sorte em São Paulo. O começo foi difícil. Cheguei sem conhecer ninguém, trabalhei em zonas periféricas e não escolhia trabalho, mas aos poucos as pessoas foram percebendo meu profissionalismo, até que cheguei à coordenação de um hospital. Isso me proporcionou novas oportunidades, estive à frente de mais alguns centros de saúde, mas foi justamente nesse momento em que tomei o ato de maior coragem da minha carreira: deixar a zona de conforto de estar empregado por uma instituição e abrir o meu próprio consultório. Eu queria ser um profissional que realmente dedicasse mais tempo aos atendimentos e oferecesse mais suporte para os meus pacientes. E sabia que só conseguiria trabalhar dessa forma se tivesse total autonomia. Coincidentemente, nessa época tive uma paciente que era jornalista e justamente trabalhava com marketing em saúde. Quando soube que eu abriria meu próprio consultório, ela me questionou: "Como os novos pacientes vão te conhecer"? e foi graças a uma de nossas conversas que comecei a investir no marketing da minha profissão, no momento certo.
Equipe Doctoralia: Muitos profissionais da área da saúde ainda resistem à internet. Como foi sua experiência e como ela te ajudou profissionalmente?
Dr. Willian Rezende do Carmo: Comecei pequeno e agora tenho uma clínica formada por 16 médicos e mais 10 profissionais. Foi rápido porque eu estava determinado. Chegava em casa e ia estudar marketing, criar conteúdo, responder perguntas, eu me esforcei muito. Estudei marketing e gestão para aprender administrar meu consultório como uma empresa, porque ele precisa se pagar. Também sempre fui muito conectado, naturalmente, e hoje conto inclusive com uma agência como suporte. Já fiz cursos de marketing e continuo estudando. Mantenho meu perfil na Doctoralia há mais de três anos e vejo que a internet é o futuro. As pessoas não buscam mais um médico só na opinião de um conhecido. As opiniões na internet sobre um profissional da saúde viraram o mesmo que opiniões sobre um restaurante, em que você decide se vai ou não. Boca-a-boca offline já não é mais a única referência do paciente. Muitas vezes eles não sabem nem qual especialista eles devem procurar pro seu sintoma e vão primeiro para a internet se informar.
Equipe Doctoralia: Aliás, você tem uma reputação impecável na internet. Além de conhecimento, o que acha que o faz ser tão bem avaliado?
Dr. Willian Rezende do Carmo: Meu engajamento com o caso deles e a resolutividade. Eu realmente me dedico aos meus pacientes, deixo meu telefone pessoal, faço questão que ele se sinta ajudado. O paciente quer seu problema resolvido, e não necessariamente será por mim. Muitas vezes meu papel é ajudá-los a encontrar o caminho certo, que às vezes passa por indicá-lo um outro especialista que vai complementar o tratamento. Por isso, sempre gosto de pensar que sou um especialista, mas também um generalista. Ninguém quer pedir ajuda para um médico, pagar e se sentir sem relevância. Mesmo sendo um médico jovem e pouco conhecido, muitos pacientes passaram por mim no início porque eu dava atenção. Sempre reservei tempo pra dar a assistência ao que eles demandavam.
Equipe Doctoralia: E como a internet te ajuda a promover a sua especialidade, já que muitos pacientes não têm claro o campo de atuação da neurologia?
Dr. Willian Rezende do Carmo: O primeiro vídeo que gravei para a internet foi justamente sobre esse tema: "quando devo ir a um neurologista", porque muitas pessoas não sabem o que faz ou em que ocasiões procurar um neurologista. E o vídeo é um formato que funciona muito bem neste caso. Depois segui para vídeos abordando os sintomas que são tratados pelo neurologista e que comumente são desconhecidos. Eu busco usar a Internet como suporte para mostrar o quão completa é minha especialidade, de forma simples e abrangente.
Faça como o Dr. Willian Rezende e conquiste a confiança de pacientes em sua região.