2018
Início da jornada na Doctoralia.
+13mil
Lembretes de consulta enviados
7%
Cancelamentos em 2022
+470
Avaliações de pacientes
73%
Consultas agendadas fora do horário comercial
230
Horas poupadas da recepção
É muito comum ouvirmos a afirmação “isso aqui daria muito certo em uma cidade pequena, em cidade grande não tem como, já existem muitos”. Isso até poderia se aplicar ao Dr. João Marcelo Castelpoggi, mas não foi bem o que aconteceu. O Dr. João Marcelo optou por abrir seu consultório na Tijuca, um dos bairros mais povoados do Rio de Janeiro. E os resultados colhidos até o momento são fantásticos! Tivemos uma breve conversa com ele e ouvimos algumas coisas que vêm sendo feitas nos últimos anos e que, possivelmente, explicam seu incrível crescimento (um aumento de 278% no número de consultas em 4 anos).
Desde o início, meu foco era me dedicar ao consultório, com cirurgias eletivas na área de traumatologia esportiva. Nos primeiros anos de formado, obviamente tive que dar muitos plantões em emergências, pois não teria movimento suficiente que justificasse manter um consultório aberto. Porém, com o passar dos anos, isso foi mudando e, com 4 anos de formado, consegui montar meu consultório próprio.
Hoje, a internet é uma excelente ferramenta de pesquisa. Isso me ajudou, pois muitos pacientes que não têm indicação de um médico, pesquisam através da internet por médicos com boa reputação.
Os lembretes são a melhor forma de evitar faltas e buracos na agenda. Isso ajuda a otimizar o tempo de atendimento e consequentemente de outras atividades extra profissionais.
“Os lembretes são a melhor forma de evitar faltas e buracos na agenda. Isso ajuda a otimizar o tempo de atendimento e consequentemente de outras atividades extra profissionais.”
Temos uma boa relação médico paciente com todos que nos procuram. Isso ajuda a minimizar as ausências e faltas. Além disso, com os lembretes e telefonemas da secretária, conseguimos reduzir esse índice ainda mais.
O impacto das marcações fora do horário comercial é enorme, pois as pessoas, hoje, querem agilidade e possuem o dia muito corrido. Muitas vezes, só conseguem um tempo para programar as necessidades à noite ou, até mesmo, de madrugada.
“Quanto mais a gente conseguir direcionar nossa atuação para os meios digitais e estruturar a gestão, melhor serão os nossos resultados financeiros e de retenção - que tem muito a ver com a adesão ao tratamento.”
Com certeza. O Feedback dos pacientes serve de parâmetro para pessoas que estão procurando um médico de confiança.
Estude muito, trabalhe duro. Seja honesto e ético. Tenha paciência e defina sua estratégia. O seu objetivo será alcançado.