2019
Início da jornada na Doctoralia.
81%
Marcações de novos pacientes
+100
Avaliações de pacientes
32%
Atendimentos via Telemedicina
62%
Consultas agendadas fora do horário comercial
6%
Não comparecimentos em 2022
Como o próprio Doutor nos contou, quando o consultório dele começou a tomar forma, ficou claro que não seria adequado, e muito menos viável, ter uma estrutura de prontuários físicos e agendamentos apenas dentro do horário comercial.
Para o Dr. Luis Felipe Berchielli a internet é muito mais que tendência, ela é peça fundamental na rotina de um médico. Principalmente em um mercado tão competitivo, como é o mercado paulista.
A seguir, você pode conferir a entrevista completa com o Dr. Luis Felipe e entender como ele vem transformando a experiência da saúde mais humana.
Eu comecei a fazer faculdade em 2007, fiz a Universidade de Taubaté. Quando saí da faculdade já tinha o plano de fazer residência em Neurologia. Mas é muito competitivo, né?! Tinham poucas vagas e muitos concorrentes. Então saí da faculdade, comecei a trabalhar e estudar, para me preparar para essa residência. No final das contas, acabei entrando na residência em Neurologia em 2012 e terminei em 2015. Desde então, estou atuando na área. Comecei a atuar em hospital público, depois fui para a iniciativa privada, e o meu consultório particular, onde estou desde 2016. A grande dificuldade que temos é, de fato, construir nosso nome. Principalmente a gente que não tem um familiar médico, amigos próximos, etc. precisei ir igual formiguinha, bem devagar, para conseguir pacientes.
Eu trabalho com Informática desde 1996, então sempre fui adpeto da tecnologia, mesmo na faculdade. Eu vejo a Informática como uma ferramenta essencial para o nosso dia a dia, para ajudar a gente no nosso trabalho e sermos mais produtivos.
“Assim que comecei a montar o consultório, vi que não seria adequado, nem mesmo viável, manter um prontuário físico. Tenho perfil no Instagram desde 2018 e estou na Doctoralia há uns 3 ou 4 anos, nós vimos que isso era essencial. As pessoas não buscam mais médicos na clínica ou no plano de saúde, procuram na internet. Isso é uma tendência. Está vindo só pra ajudar a gente. ”
Não tem como a gente ficar 24 horas por dia no consultório, né?! Então, tendo essa plataforma online, a abordagem para o paciente fica muito mais fácil. Até mesmo para aquelas pessoas que têm vergonha de ligar ou são muito ocupadas, e não podem ligar. Ajuda muito. No meu caso, da Neurologia, muitas vezes os pacientes são mais idosos, então quem vai marcar a consulta é o filho ou o neto. Essa pessoa vai marcar no horário que tiver disponível.
“Nós fechamos o consultório 18:00, mas muitas vezes as pessoas só param para ver essas coisas às 20:00, então não teria como a secretária atender esse público. Por isso, essa ferramenta de agendamento fora do horário comercial é muito importante.”
Eu acho que a qualidade do serviço que a gente está oferecendo faz com que a gente comece a ficar conhecido. Eu, por exemplo, sou especialista em doença de Parkinson, então as pessoas procuram na internet e começam a achar a gente. Já são pessoas que vão procurando especificamente por determinadas doenças, então eles já são direcionados. Eles não vão em um médico geral.
A Telemedicina caiu de paraquedas, né?! Porque veio a pandemia e o pessoal não saía mais de casa, mas precisava fazer tratamento de doença crônica. Como já tínhamos uma estrutura boa no consultório, de computador, internet, etc. essa transição foi muito fácil. Só precisamos fazer o certificado digital, mas o resto foi super tranquilo. Até mesmo os pagamentos, que são feitos via cartão de crédito, são bem fáceis de gerir.
O First Class deu uma boa melhora na marcação. A gente vê que uma boa parte marca pela internet, pela plataforma, outra marca pela telemedicina, e uma outra parte vai para o WhatsApp. Algumas pessoas entram no perfil, pensam um pouquinho, vão para o site, voltam para o perfil, enfim.
“Acho que essa questão do First Class ajudou bastante em melhorar os agentamentos e direcionar o paciente direto para o especialista. ”
Nesse caso, eu mesmo quem converso com a assessora e a gente vai direcionando as palavras-chaves, avaliando as melhores tendências de procura da minha especialidade e doenças. Estamos vendo que está tendo bastante resultado, a questão de procura de palavras-chaves como “neurologista” e “doença de parkinson", estamos tendo muitos resultados positivos de CTR, muitos cliques, novas marcações, etc..
O Doctoralia é importante ter, ele serve como uma ferramenta para fazer uma ponte entre pacientes e profissionais que são especializados. Nem sempre, quando uma pessoa vai marcar pelo site do plano de saúde ou por indicação, será direcionada para o médico que precisa. O Doctoralia faz esse link tanto para facilitar a vida do médico, quanto a vida do paciente.