45 apps médicos para especialistas e seus pacientes

 

Quais são os melhores aplicativos médicos para agregar mais valor ao seu trabalho e aos tratamentos dos seus pacientes? Confira a seleção que fizemos com as principais dicas!

Leia mais

45 apps médicos para especialistas e seus pacientes

 

Quais são os melhores aplicativos médicos para agregar mais valor ao seu trabalho e aos tratamentos dos seus pacientes? Confira a seleção que fizemos com as principais dicas!


Prontuário eletrônico do paciente (PEP): o que é e quais são vantagens?

O prontuário eletrônico do paciente, também conhecido como PEP, é um sistema que possibilita o acesso, registro e controle eficaz de informações sobre a saúde dos pacientes.


Como recuperar as horas invisíveis que ninguém te paga

O conceito de horas invisíveis está relacionado ao gerenciamento de tempo. Na área da saúde, a organização e o melhor aproveitamento das tarefas é essencial para garantir uma rotina mais eficiente e produtiva.


Agendamento de consultas online: como a Agenda Doctoralia facilita a rotina de milhares de médicos

Jogo rápido: quais são as primeiras palavras que surgem em sua mente quando você pensa sobre as vantagens da Internet em seu dia a dia? Podemos imaginar que “facilidade” é uma delas. Acertamos? Para os pacientes não é diferente. Na missão de escolher o melhor profissional de saúde para atender suas dores, muitos preferem aqueles que facilitam essa experiência com o agendamento de consultas online.


Dicas de gestão para secretárias de clínicas e consultórios

O trabalho realizado por secretárias é essencial para o sucesso de qualquer consultório ou clínica. Mais do que uma função de recepção, essas profissionais são responsáveis por cuidar do dia a dia da instituição de saúde. 


Finanças para médicos: 5 dicas para organizar as contas do consultório

Ter que administrar as próprias finanças, seja operando o próprio consultório ou trabalhando para um, é uma necessidade constante no dia a dia dos médicos. Mas, apesar de ser uma atividade básica, a gestão financeira é um desafio para muitos profissionais de saúde. Afinal, cursos de medicina e de outras práticas de saúde raramente dão conta desse tema.


Saúde em 2021: 5 tendências para profissionais estarem atentos

Finalmente, a vacina que tanto esperamos em 2020 está a caminho e isso já nos faz entrar em 2021 com perspectivas melhores. 


Healthtechs: como elas vêm ajudando a saúde do país

O termo healthtech ainda é vago para muita gente, porque realmente se trata de um conceito novo, mas já está mais presente na vida de profissionais de saúde e de pacientes do que imaginamos. Inclusive, é possível que você já utilize recursos oferecidos por essas healthtechs e nem saiba.


Prescrição eletrônica: por que ela ficou essencial na pandemia?

O ano de 2020 certamente vai receber uma retrospectiva sui generis. A pandemia transformou o mundo que conhecíamos até então e a situação anômala, que muitos acreditavam que se resolveria em poucos meses, deu sinais de que vai se manter mais tempo do que gostaríamos. 


Entenda o impacto da LGPD para médicos e demais profissionais da saúde

O veto do Senado ao adiamento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surpreendeu o mercado no último dia 26 de agosto e, após aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro, a nova LGPD entrou em vigor no país no dia 18 de setembro.

Muitas empresas e profissionais autônomos que tratam dados pessoais, no entanto, ainda não agem em conformidade com a LGPD, como mostra uma pesquisa da Akamai Technologies. A instituição ouviu mais de 400 organizações que atuam no Brasil e detectou que 64% não estão preparadas para a nova Lei Geral de Proteção de Dados.


Os 20 melhores podcasts de saúde para acompanhar

Procurando por dicas de podcast de saúde? Chegou ao conteúdo certo! Aqui você vai encontrar uma seleção com os melhores podcasts para profissionais de saúde que querem se antenar sobre atualizações da área e percepções de mercado. Acompanhe!

Não é novidade que o podcast de saúde é um formato de conteúdo que tem ajudado profissionais e empresários do setor a se manterem atualizados e bem informados. Esses conteúdos discutem técnicas, história, evolução da ciência e outros temas relacionados.

Se antes revistas e livros eram a fonte principal de conhecimento, hoje, os podcasts cumprem com parte do papel com muita comodidade. Basta acessar sua plataforma de streaming favorita no computador ou smartphone para se manter conectado ao que está acontecendo.

Enquanto alguns médicos optam por consumir esses conteúdos, outros resolvem criar seus próprios podcasts. Esse movimento é importante para criar debates sobre assuntos importantes, gerando mais conhecimento, informação e atualização para o setor.


Bate-papo profissional: telemedicina pelo mundo e tendências para o Brasil


Desde que a primeira resolução sobre a telemedicina foi publicada no Brasil, em 2002, quase 20 anos se passaram e a sua regulação no pós pandemia ainda levanta muita discussão.

Enquanto isso, mercados como o europeu e o norte-americano têm as teleconsultas incorporadas há vários anos e hoje já desfrutam de mais maturidade dos profissionais e dos pacientes que passam pelo atendimentos remoto - o que tem sido um grande ganho durante o atual surto de Covid-19.


5 dicas para abrir um consultório de sucesso

 

Abrir um consultório de sucesso é um sonho de diversos profissionais de saúde, porém, o início dessa jornada ainda é nebuloso para muitos.

O curso de Medicina é um dos mais complexos em qualquer faculdade, mas sua grade curricular ainda deixa a desejar para os médicos que pretendem ter seu próprio consultório.


Software médico: um guia para escolher seu sistema ideal

Preparamos este pequeno guia para ajudar médicos e gestores de clínicas a conhecerem melhor o universo de softwares médicos e terem mais segurança sobre o que precisa ser avaliado no momento da escolha do sistema.


Agendamento online e presença digital: é um problema não oferecer?

O agendamento online ajuda profissionais da saúde oferecerem uma experiência melhor aos pacientes e é um aspecto fundamental para a presença do profissional na internet.

Muitos médicos se perguntam: será que a presença online é um diferencial necessário? 

Em um mundo cada vez mais digital, estar na internet é um passo básico para qualquer profissional que deseja ser encontrado por mais pacientes.


Telemedicina ganha espaço - veja o guia para consultas a distância

Tantos hábitos precisaram ser adaptados depois que o Coronavírus passou a habitar entre nós que até mesmo o ritual das consultas médicas sofreu transformações. O isolamento social trouxe a validação temporária da Telemedicina e a prática deve ficar cada vez mais presente na saúde daqui em diante. Por isso, agregar conhecimento sobre essa modalidade é essencial para os profissionais.

Como o próprio nome indica, a Telemedicina é a junção da medicina com a tecnologia, possibilitando ações médicas a distância. Desde o início da pandemia da Covid-19, a procura por este tipo de atendimentos tem crescido diariamente, principalmente entre pacientes que precisam continuar seus tratamentos ou que sofrem de doenças crônicas. 


5 dicas para migrar do prontuário de papel para o eletrônico

Profissionais de saúde que desejam otimizar tempo e aumentar a qualidade do atendimento ao paciente, buscam migrar do prontuário de papel para o eletrônico. Veja neste artigo as vantagens do prontuário eletrônico e como realizar essa migração.

O prontuário de papel se torna cada vez mais obsoleto na área da saúde, principalmente, para os profissionais que tem enfrentado a dura realidade do distanciamento social.


Por que investir só na aquisição de pacientes reduz a lucratividade?

Muitos gestores de consultórios e centros médicos ainda mantém a convicção de que atrair o maior número possível de novos pacientes deve ser o foco primordial do negócio. Acontece que essa crença não é necessariamente lucrativa - e muitas vezes pode gerar perdas ao invés de rendimentos. Veja por que isso acontece.


Tecnologias aplicadas à saúde

É urgente se discutir o atual cenário da saúde no Brasil, principalmente no que diz respeito ao perfil do paciente digital e às tendências tecnológicas aplicadas à saúde.

A população está envelhecendo em todo o mundo. Mas o que isso implica no Brasil? Como está o nosso setor de saúde? De acordo com o IBGE, em 2060, 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos. A partir de 2039, haverá mais pessoas idosas que crianças vivendo no país. Leia mais >>


Planos de saúde: como tornar adesão mais vantajosa para consultórios

Só a casa própria tem mais importância do que o convênio médico. O dado, obtido durante uma pesquisa da Datafolha com pacientes de convênio de São Paulo, mostra o quanto o acesso à assistência médica é considerado uma conquista importante para os usuários.


Prioridade máxima: segurança de dados dos pacientes e do consultório

Alguma vez você já perdeu seu celular e junto se foram todos os seus contatos, fotos, músicas, senhas e mensagens? A não ser que se tenha um backup de todos esses itens, perdê-los é como perder uma parte da nossa vida pessoal e ainda correr o risco de ter essas informações acessadas por outras pessoas...


O que estabelecimentos de saúde devem saber sobre a "geração smartphone"?

Os brasileiros - e o resto do mundo - está em frenesi depois da popularização dos smartphones e das possibilidades que os celulares com Internet trouxeram para nosso dia a dia - e seria um pecado você não aproveitar essa oportunidade para promover o seu consultório.


Gestão de consultório médico: 6 regras de ouro para o sucesso

A gestão de consultório médico está longe de ser simples e de ter um modelo de funcionamento padrão para todo o mercado. A realidade que vemos hoje são profissionais sobrecarregados, tendo que fazer verdadeiros malabarismos para dar conta da lista de tarefas diárias.

Existem especialidades médicas, por exemplo, que dividem o tempo entre procedimentos clínicos e cirúrgicos. Outras, precisam reservar uma hora inteira para cada consulta. E existem, ainda, aquelas que atendem muitos pacientes por convênio e precisam lidar com vários processos burocráticos.


4 maiores desafios dos gestores de consultórios e centros de saúde

Gestores de um estabelecimento de saúde enfrentam muitos desafios no trabalho diário. A maioria diz respeito à promoção dos serviços oferecidos, uma equação que vem se tornando cada vez mais complexa, pois envolve expectativas, tendências, mudanças nos hábitos dos pacientes e até mesmo a legislação. Isso não significa, no entanto, estar em apuros. Na verdade, é muitas vezes nesses momentos de desafio em que os empreendedores conseguem extrair suas maiores oportunidades.


Por que você deve se preocupar com a segurança dos dados dos pacientes

Dados são o novo petróleo. Se você fizer uma rápida busca pelo Google encontrará referências a esta citação feita por muitos altos executivos e meios de comunicação atuais.

Uma vez que entramos na geração mais digitalizada da história, os dados que geramos na Internet são processados cada vez mais com rapidez e inteligência pelas empresas para serem usados em publicidade, pesquisas e outros fins.


10 apps e ferramentas imperdíveis para especialistas autônomos

Neste post,  selecionamos apps e ferramentas que farão sua vida como especialista mais fácil, tornarão a comunicação com o paciente mais fluída e poderão melhorar o marketing e a gestão do seu consultório.


Ferramentas para conhecer a opinião de seus pacientes

Conhecer a opinião de um paciente após a consulta médica é um procedimento que deve ser padrão aos profissionais que buscam melhorar sua reputação na Internet e favorecer novas recomendações para o seu consultório.

Dados aportados em uma pesquisa bem planejada, por exemplo, são muito valiosos e agora estão mais fáceis e baratos de serem descobertos com a Internet.


Como armazenar e proteger os dados de seus pacientes?

Utilizar a tecnologia como suporte para armazenar dados de pacientes tornou o processo de muitas clinicas e consultórios mais rápido, simples e seguro, colaborando inclusive para a precisão dos diagnósticos ao organizar os dados de forma mais eficiente.

No entanto, a proteção desses dados no ambiente digital é uma discussão importante e vem movimentando organizações de todo mundo em busca das práticas mais cautelosas para preservação da privacidade dos pacientes. 


Como manter em dia a gestão - e a receita - do seu consultório

Ter um consultório rentável é um equilíbrio entre atrair novos pacientes e fidelizar os que já existem. Temos falado muito sobre este dois temas no blog e agora nos aprofundaremos no tema gerenciamento, essencial para atingir esses objetivos, garantindo uma experiência ainda melhor aos pacientes.

Um dos pontos que vem ajudando especialistas e suas equipes a serem mais eficientes - e ainda promoverem o consultório - é a otimização da agenda


Artigos mais lidos