Software de gestão para consultórios: 3 oportunidades que você pode estar perdendo
Para profissionais de saúde que buscam resultados sólidos, visibilidade e reputação digital para seus consultórios, os softwares de gestão são a tecnologia desenvolvida, por completo, com esse foco.
A implementação de um bom software de gestão para consultórios se tornou um requisito indispensável para os profissionais de saúde que desejam aproveitar as melhores oportunidades do mercado e permanecer relevantes perante a concorrência.
Para você ter ideia, só o sistema da Doctoralia, que hoje é referência absoluta neste segmento, atende cerca de 700 mil especialistas e clínicas no Brasil.
Já a Feegow, software de gestão de consultório recentemente incorporado pela Doctoralia, conta com 68 mil usuários. Nos próximos anos, a união desses dois líderes do mercado healthtech deve impactar mais de 50 milhões de usuários, segundo dados divulgados na Exame.
Esse é apenas um recorte que evidencia a enorme adesão à tecnologia na área da saúde, ditando a forma como os negócios do setor estão aprimorando a qualidade dos seus serviços, a experiência dos pacientes e sua própria competitividade.
Mas afinal, por que exatamente um software de gestão para consultórios se tornou um diferencial tão importante e uma ferramenta imprescindível? Quais as oportunidades oferecidas por essa tecnologia para profissionais de saúde? O que dizem as pessoas que já a utilizam?
Neste artigo, você vai conhecer as características e os números que comprovam a importância dos sistemas de gestão para a manutenção e crescimento do seu consultório. Acompanhe:
- Entenda porque usar um software de gestão para consultórios
- Veja as oportunidades que essa tecnologia oferece à sua gestão
- Confira a opinião de quem transformou a gestão do consultório com a Doctoralia
Entenda porque usar um software de gestão para consultórios
Quem atua gerenciando negócios na área da saúde precisa compreender a fundo a pertinência do software de gestão para consultórios para otimizar processos, reduzir custos, economizar tempo e ganhar competitividade.
Estamos falando de tecnologias que, além de efetivas, são acessíveis e contam com inúmeras funcionalidades para otimizar a rotina de consultórios e clínicas médicas.
Como você pôde ver logo na introdução, cresce cada vez mais o número de profissionais que adotam essa ferramenta para simplificar as tarefas do dia a dia e tornar a gestão do consultório mais dinâmica e assertiva.
Isso significa que, ao abrir mão dessas ferramentas e não se aliar a tecnologia, você ameaça a sua competitividade de mercado.
Mesmo que seu consultório atue há anos sem fazer qualquer mudança nos processos e nas ferramentas adotadas, lembre-se que o mercado é muito dinâmico e as inovações que estão surgindo são capazes de transformar a rotina, tornando tudo tão mais simples e com potencial de automatização de tarefas, gestão simplificada de dados e documentos e muito mais.
Outro ponto que deve estar sempre em seu radar quando o assunto é inovação: o nível de exigência dos pacientes cresce a cada dia.
Tenha em mente que sua empresa pode fazer mais e se destacar na área em que atua, mas nunca deve deixar de lado a experiência que está sendo ofertada aos pacientes. E, acredite, processos mais efetivos também impactam os clientes de forma positiva e contribuem para a fidelização deles.
Além disso, a tecnologia não visa substituir bons colaboradores, mas sim potencializar sua capacidade. Portanto, não pense que novas ferramentas vão gerar cortes de pessoas, na verdade elas atuam como aliadas para que as equipes se tornem mais produtivas.
Quer entender melhor o que você ganha com esse investimento? Continue a leitura para conhecer as principais oportunidades oferecidas por um bom software de gestão para consultórios, comprovadas por dados e relatos de profissionais de saúde.
Veja as oportunidades que essa tecnologia oferece à sua gestão
Você já sabe que a tecnologia aplicada à saúde pode agregar uma série de vantagens operacionais e competitivas ao seu consultório. Mas quais são as reais oportunidades oferecidas por um software de gestão para consultórios? Conheça as principais:
Economize horas e simplifique o trabalho da recepção
A marcação de uma consulta por telefone leva até 7 minutos e a confirmação de presença costuma gastar algo em torno de 3 minutos. em média. Quando o envio das confirmações é feito por meio de um sistema, o tempo médio gasto cai para 1 minuto.
Ou seja, com o apoio da tecnologia é possível economizar tempo. Assim, você garante mais disponibilidade para se dedicar ao atendimento dos pacientes e às demais atividades da sua rotina.
Além de agilizar essa demanda, um software pode ser usado para fornecer a opção de agendamento online a qualquer momento, algo que vai ao encontro de um comportamento comum dos pacientes, uma vez que 35% dos agendamentos ocorrem fora do horário comercial.
Um bom software de gestão para consultórios permite a marcação de consultas a qualquer hora, sem ligações. Além disso, ele envia automaticamente lembretes de confirmação. Já o paciente pode confirmar, cancelar ou reagendar em poucos cliques.
Na Doctoralia Pro, por exemplo, é possível economizar até 40% do tempo gasto com tarefas manuais e repetitivas.
São cerca de 2 horas diárias e 10 horas semanais poupadas. Graças à otimização do trabalho, são:
- 25% menos tarefas manuais;
- 40% menos ligações;
- 35% de consultas confirmadas automaticamente.
👉 Entenda como usar as soluções tecnológicas para simplificar a experiência dos pacientes e aproximá-los ainda mais do seu consultório:
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Muitos pacientes deixam de comparecer às consultas só porque esqueceram. Em muitos casos, eles ainda tentam contatar o consultório para cancelar ou reagendar, mas nem sempre conseguem ser atendidos.
Com o envio de lembretes automáticos, você reduz o não comparecimento em até 65%. Além disso, a facilidade para cancelar ou remarcar os horários melhora significativamente a experiência do público.
Para os seus pacientes, isso é sinônimo de mais praticidade na marcação dos atendimentos. Já para a sua empresa, significa menos “buracos” na agenda.
Tenha em mente que as pessoas que entram em contato com você têm expectativas, que devem ser atendidas para que elas se sintam especiais e sejam fidelizadas. Esses diferenciais impactam sua percepção de valor, fator que baliza a atração e fidelização dos clientes, assim como a própria rentabilidade do negócio.
Tenha um marketing médico ético e eficaz
Além do agendamento online prático e rápido - e disponível em tempo integral - também é importante facilitar a jornada do seu paciente antes e depois da consulta.
Para isso, é fundamental facilitar o acesso das pessoas até seu consultório aparecendo no Google. Afinal, segundo dados levantados pela Doctoralia, 90% dos usuários procuram informações sobre saúde online, sendo que 80% escolhem um profissional de saúde a partir das suas avaliações.
Na Doctoralia, você pode criar um perfil completo com suas informações e diferenciais, fortalecendo o marketing médico. Além disso, a plataforma está sempre no top 3 para palavras-chave formadas por “especialização + cidade”.
Isso significa que sempre que alguém pesquisar no Google pelos serviços que seu consultório disponibiliza em sua localização, ele será apresentado logo no topo da página, impulsionando a visibilidade.
Ou seja, você garante um contato direto com o público interessado em você, minimiza as distâncias e facilita sua experiência, fornecendo todas as informações que ele precisa e ainda simplificando com o agendamento online.
Para impulsionar sua reputação digital, o paciente ainda recebe uma mensagem automática solicitando uma avaliação após cada consulta. Isso aumenta em até 2 vezes o número de opiniões no seu perfil, incentivando a adesão de mais clientes.
Confira a opinião de quem transformou a gestão do consultório com a Doctoralia
Agora que você conhece os principais ganhos oferecidos pela tecnologia em saúde, que tal conferir alguns relatos de profissionais que já impulsionaram seus resultados com o apoio de um bom software de gestão para consultórios?
Para compartilhar os melhores cases de sucesso, nada melhor do que se basear nos líderes do mercado de sistemas para o setor médico. Confira alguns relatos dos usuários da Doctoralia:
“Antes, precisava de muitas informações para concluir um agendamento. Agora, só precisamos de dados simples. Como na clínica tem muitos médicos, essa facilidade ajuda muito. Consigo fazer de 10 a 15 agendamentos em questão de minutos”
Giselle - Secretária da Port Vitta & Kids
“Passei a ter um volume 3x maior de atendimentos. Minha secretária também opera a agenda e todas as minhas consultas são inseridas na ferramenta.”
Dra. Dulce Cristina Pereira Henriques - Ginecologista
“Nosso crescimento médio tem sido de 20% ao mês, muito influenciado pelos benefícios da Doctoralia no dia a dia”
Francisco Fortes - Sócio Fundador e proprietário da Clínica Pra Gente
Você ainda pode conferir diversos outros depoimentos e cases de sucesso específicos sobre a Agenda Doctoralia acessando este link.
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