Receita digital: como funciona, o que é e como emitir?

profissional-saude-paciente-receita-digital (2)

Como o nome já sugere, receita digital é a prescrição médica que é entregue ao paciente em formato de PDF, por e-mail, SMS ou WhatsApp. Para saber qual a diferença entre receita digital e receita digitalizada, como emitir a sua e quais são as vantagens dela, continue com a gente na leitura do artigo.

Com os avanços tecnológicos, a receita digital tem se tornado cada vez mais comum na jornada dos pacientes e médicos ao redor do mundo. 

A receita médica digital segue o mesmo padrão do modelo que era entregue nos consultórios, mas com a vantagem de ser enviada de forma online, otimizando o tempo e reduzindo diversos custos.

Após o início da pandemia de Covid-19, devido às circunstâncias de evitar sair de casa para diminuir o contágio, a área da saúde também sofreu várias alterações. Para melhorar a assistência médica, a telemedicina e o uso de ferramentas tecnológicas foram fundamentais.

Caso você ainda tenha dúvida sobre o que é a receita digital, como funciona e como emitir a sua de forma segura para facilitar tanto a sua rotina quanto a dos seus pacientes, é só conferir as principais dicas que reunimos para ajudar você. Boa leitura!

Neste artigo, vamos conferir:

O que é a receita digital?

A receita médica digital é a versão eletrônica da prescrição de papel e, por ser totalmente virtual, pode ser enviada de qualquer lugar e a qualquer hora por SMS, e-mail ou WhatsApp, entre outros aplicativos de mensagem, facilitando tanto o envio quanto o recebimento e a compra de medicamentos.

👉Leia mais: confira alguns aplicativos médicos que podem ser úteis no seu dia a dia.

Como funciona para o paciente?

Entender o conceito de receita digital revela a praticidade que ela proporciona às pessoas atendidas. Após a consulta médica, o paciente recebe o documento em formato PDF por meio de e-mail, SMS ou WhatsApp

Além disso, ao optar por adquirir medicamentos em farmácias com serviço de entrega, basta enviar a receita, o que evita deslocamentos, mesmo em situações que demandam a retenção do documento.

Ao saber como acessar a receita digital, é importante destacar que não há necessidade de imprimi-la ao utilizá-la em farmácias que adotam esse sistema, mesmo nas compras presenciais. Dessa forma, além da rapidez e comodidade, o formato eletrônico também demonstra um compromisso com a sustentabilidade.

Quais as vantagens para o médico?

Assim como os pacientes, os médicos também são beneficiados pela maior praticidade, segurança e eficiência da receita digital.

Afinal, ao permitir a prescrição eletrônica de medicamentos, ela facilita o controle, evitando erros de interpretação manual e agilizando o processo para os pacientes. Ela também contribui para a integração de dados de saúde, melhorando a qualidade do atendimento.

Outro ponto importante está na facilidade de como fazer receita digital. Isso porque, basta contar com um certificado emitido pela ICP-Brasil para assinar os documentos eletronicamente, garantindo sua validade e segurança.

Além disso, é possível encontrar modelos de prescrição eletrônica no site do Conselho Federal de Medicina. 

Para simplificar ainda mais o processo, diversos Conselhos Regionais disponibilizam o documento nos seus sistemas, emitidos com QR Code para validação de receita digital nas farmácias. Para utilizá-los, basta que o médico faça login com seu número de CRM e senha.

De acordo com um artigo publicado pela Revista Brasileira de Enfermagem, a receita digital contribui bastante na redução de custos na área de saúde e no aumento de qualidade dos serviços médicos, gerando mais segurança e evitando possíveis falhas ou desentendimentos. 

Sabe aquela dificuldade que os pacientes geralmente relatam para entender a letra do profissional de saúde? Pois é, com a receita médica digital isso também pode ser evitado, o que proporciona mais facilidade até para entender quais tratamentos foram prescritos da forma correta.

Da mesma forma que o modelo tradicional de prescrição médica, que era entregue presencialmente nos consultórios, a receita médica digital deve ser enviada de acordo com todas as normas do CFM e da OMS, e também os requisitos de preenchimento da legislação sanitária. 

👉Baixe grátis:

eBook Como facilitar a jornada do paciente

Receita digital x receita digitalizada: existe diferença?

A única diferença entre a receita digital e a receita digitalizada é que a primeira é uma prescrição eletrônica, enquanto a digitalizada é uma fotocópia da receita impressa no papel. Esta última, por não ser considerada a receita original, não permite a compra de medicamentos.

profissional-saude-receita-digital

Como emitir uma receita digital?

Para saber como a receita digital funciona, é indicado atentar para alguns fatores antes de realizar a emissão, como:

  • Ter um certificado digital credenciado no padrão ICP-Brasil (modelo A3, token ou cartão);
  • Preparar todos os documentos necessários (RG, CPF, CRM e certificados referentes ao seu consultório médico);
  • Seguir as orientações das normas médicas;
  • Contar com um software médico para integrar a receita ao prontuário eletrônico e realizar envios com mais praticidade;
  • Utilizar o site validador de documentos digitais.

Outro ponto importante para emitir uma receita digital é verificar quais medicamentos podem ser receitados virtualmente. Iremos listá-los no tópico seguinte:

Quais medicamentos podem ser prescritos por receitas digitais? 

Ao utilizar a prescrição digital, é essencial ficar atento aos tipos de medicamentos controlados que estão liberados nesta modalidade. Conforme a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os remédios controlados que podem ser enviados de forma eletrônica, são:

  • Ansiolíticos;
  • Antimicrobianos;
  • Antidepressivos;
  • Anticonvulsivantes;
  • Antipsicóticos;
  • Controladores de hormônios.

Caso o paciente precise de outros tipos de medicamentos, como retinóides e talidomida, é necessário prescrevê-los em receitas físicas, pois não podem ser enviados de forma online.

Fique atento a essas informações, pois é crucial para todo médico conhecer os medicamentos que podem ser prescritos por receitas digitais. Afinal, isso garante a conformidade necessária com as regulamentações de saúde. 

Além disso, essa compreensão facilita a transição para práticas mais modernas, aumentando a eficiência, reduzindo erros e contribuindo para uma melhor integração aos sistemas de saúde digitais.

Como validar uma receita digital?

Como falamos há pouco, os médicos que emitem receitas digitais devem ter um certificado digital credenciado pela ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Além do certificado, emitido por uma Autoridade Certificadora que pode ser encontrada no portal do Conselho Federal de Medicina, é necessário também ter uma assinatura digital para validar as prescrições e os documentos eletrônicos em formato PDF.

Antes de escolher a certificadora ideal, é indicado analisar se o certificado está adequado com o ICP Brasil, se há a possibilidade de validar a assinatura digital e se é possível integrar o documento com softwares médicos. 

Como usar a assinatura eletrônica na receita médica digital?

Para começar a utilizar a receita digital com assinatura eletrônica, é preciso compreender qual o modelo apropriado para essa finalidade.

A criação desse documento está sujeita a diversas exigências técnicas, especificadas pela Resolução RDC/ANVISA n.° 302 de 2005. Portanto, caso não possua um modelo pronto, é essencial ficar atento às normas para evitar inconformidades.

Uma vez elaborada, a receita pode ser assinada digitalmente por meio de um sistema específico. Inclusive, muitos softwares médicos já contam com essa funcionalidade. 

Em todo caso, vale ressaltar a importância de verificar se a plataforma utilizada está adequada aos parâmetros da ICP-Brasil. Além disso, os meios de assinatura eletrônica devem estar associados a um certificado digital emitido pela instituição.

Ao atender essas exigências, você poderá emitir o documento eletrônico com mais segurança e sem riscos de fraudes.

Por falar em assinatura eletrônica, se ainda houver dúvidas sobre quais farmácias aceitam receita digital, saiba que todos os estabelecimentos podem aceitá-las, desde que estejam assinados digitalmente.

tablet-receita-digital

6 principais vantagens da receita digital

A receita digital oferece diversos benefícios tanto para médicos e farmacêuticos quanto para pacientes. Entre as principais vantagens de emitir prescrições médicas eletrônicas, estão:

  • Mais praticidade para acessar documentos, atestados, relatórios, receitas médicas e solicitações de exames;
  • Segurança de dados dos profissionais de saúde e pacientes, como prevê a LGPD;
  • Redução de custos com impressão, papel e deslocamento;
  • Diminuição de fraudes, erros ou falhas de entendimento;
  • Melhorias na experiência dos pacientes;
  • Maior acessibilidade aos medicamentos.

👉Leia mais: fidelização de pacientes - uma poderosa estratégia de marketing na saúde.

Se você deseja melhorar a jornada dos pacientes, oferecendo experiências mais satisfatórias, emitir receita digital é um dos passos mais importantes que você pode realizar. Além de proporcionar mais praticidade na rotina, a receita eletrônica é a melhor opção para reduzir falhas de segurança e comunicação.

A Doctoralia oferece soluções eficazes e seguras, ajudando a impulsionar o sucesso de diversos consultórios no processo de otimizar tempo, reduzir custos, fidelizar e atrair pacientes e facilitar o seu trabalho.

Peça já a sua demonstração e digitalize a experiência dos seus pacientes com a Doctoralia.

Quer saber de que forma nossas soluções podem facilitar a jornada do seu paciente? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você