45 apps médicos para especialistas e seus pacientes

  aplicativos de saúde para especialistas e seus pacientes

Quais são os melhores aplicativos médicos para agregar mais valor ao seu trabalho e aos tratamentos dos seus pacientes? Confira a seleção que fizemos com as principais dicas!

Os avanços tecnológicos estão permitindo uma série de melhorias em diversas áreas, inclusive na saúde. Aliada ao trabalho de especialistas desse segmento, a tecnologia de alguns aplicativos médicos contribui para melhorar a rotina dos profissionais e contribuir na busca de soluções para pacientes.

Além de facilitar a realização de exames, agendamentos, laudos e contato com os pacientes, esses aplicativos para médicos também podem alavancar os resultados dos processos de gestão financeira e das atividades da equipe de saúde, entre outros benefícios.

Neste artigo listamos os 45 melhores aplicativos médicos com diferentes finalidades tanto para ajudar o atendimento e diagnóstico do paciente quanto para melhorar a gestão do consultório. Acompanhe conosco e faça uma ótima leitura!

👉 Baixe gratuitamente:

eBook Como facilitar a jornada do paciente

45 apps médicos para ter em seu celular

Apesar de algumas pessoas ainda não confiarem muito em apps para pesquisar dados sobre saúde e até marcar consultas, hoje é possível contar com diversos aplicativos confiáveis nessa área.

Muitos desses apps foram desenvolvidos por instituições reconhecidas mundialmente e focam em diversas funcionalidades, como demandas técnicas e clínicas, gestão de tempo para consultórios médicos, jogos, periódicos e também informações relevantes para quem é estudante de medicina.

Se você ainda não tem nenhum desses aplicativos para médicos em seu celular, atente para a lista, a seguir, em que reunimos os principais apps de saúde para facilitar o seu dia a dia com segurança e mais praticidade. Confira!

epocrates1. Epocrates

O aplicativo é usado por profissionais de todo mundo porque conta com um acervo enorme de medicamentos e de suas aplicações: desde dados sobre prescrição e segurança, até a interação entre fármacos e cálculo de dosagens. Está entre os mais populares da área e é atualizado com bastante frequência.

2. MDCalc Medical Calculator

Trata-se de uma calculadora para médicos, desenhada para ajudar na tomada de decisões clínicas. Oferece mais de 200 fórmulas de cálculos automáticos, baseados em probabilidades e evidências, e indica também pontuações de risco, critérios diagnósticos, fórmulas, classificações e calculadoras de dosagem. 

3. Agenda Doctoralia

Um dos recursos mais completos de gestão para profissionais de saúde, permite que especialistas e suas equipes administrem todos os dados dos pacientes e do consultório.

Em um ambiente único, é possível ter acesso a informações de pacientes, histórico de consultas, enviar lembretes das visitas por WhatsApp, manter contato pré e pós atendimento, além de possibilitar o agendamento de consultas pela Internet.

👉  Veja também: Agendamento de consultas online: como a Agenda Doctoralia facilita a rotina de milhares de médicos

4. Todoist 

Um dos aplicativos mais famosos para organização do dia a dia, é altamente válido para profissionais de saúde que atendem em mais de um local. 

Por meio dele, é possível configurar desde os famosos checklists e lembretes de compromissos até uma visão geral das atividades da semana e do progresso de tarefas longas, como uma reforma no consultório, por exemplo.

5. Skyscape Medical Library

Mais um bom aplicativo para auxiliar profissionais de saúde na tomada de decisões sobre tratamentos. Atua como uma biblioteca móvel, em que é possível encontrar informação técnica e científica sobre diversos assuntos da área da saúde.

Widget Doctoralia6. Widget Doctoralia

Outra solução oferecida pela plataforma para ajudar especialistas a promoverem sua reputação profissional e fazerem a marcação de consultas em sites e redes sociais. Baseado nas avaliações que os pacientes publicam e no rating do profissional, gera-se uma extensão personalizada com seus reviews ou horários disponíveis.

👉 Leia também: Opiniões de pacientes: o que eles costumam avaliar e como reagir?

7. Diagnosis Medical

Da perda de cabelo ao tratamento de enfermidades mais complexas, como problemas gastrointestinais, o aplicativo auxilia no diagnóstico de doenças, simulando uma conversa entre médico-paciente. Sua proposta é bastante interativa e isso atrai bons reviews dos usuários.

8. Insight Timer

Aplicação híbrida, para ser usada tanto por especialistas como por pacientes. Trata-se de um aplicativo de meditação guiada, muito popular entre usuários com sintomas de estresse, depressão e ansiedade, e que também pode ser disponibilizado na sala de espera dos consultórios, por conta das trilhas relaxantes.

9. Dr Drauzio Primeiros Socorros

Criado pelo especialista Drauzio Varella, o app traz orientações básicas sobre primeiros socorros. O aplicativo tem uma linguagem bastante simples e sua premissa não é substituir o trabalho de um profissional, mas sim orientar o paciente sobre como administrar a situação até que o socorro chegue.

10. Flo

Mais um aplicativo para ser recomendado aos pacientes - neste caso, mulheres ou casais que buscam engravidar. É um serviço bastante completo para o acompanhamento do ciclo menstrual, ovulação, calculadora menstrual e sintomas da TPM.

11. mySugr

Ótima opção para auxiliar pacientes com diabetes no controle da glicemia, monitoramento de carboidratos e uso de insulina. Um dos destaques da aplicação são os gráficos e recursos visuais, que ajudam o paciente no acompanhamento diário da doença, além da sua integração com outros dispositivos de saúde.

Care Zone App12. Care Zone

Aplicativo para administração de medicamentos e acompanhamento de recomendações médicas, bastante usado por pacientes em tratamento, ou que manejam uma grande quantidade diária de medicamentos. 

O app permite que o usuário escaneie embalagens de medicamentos e, ainda, cria listas detalhadas dos fármacos, que podem ser compartilhadas entre seus médicos e familiares.

13. Sleep Cycle

Aplicativo que ajuda no monitoramento do sono. Seu objetivo não deve ser rastrear o ciclo mais profundo do sono, mas ajudar os pacientes a terem mais consciência sobre a forma como dormem - o que consequentemente desencadeia que o repouso tenha melhor qualidade.

14. Hydro

Se você é uma pessoa que esquece de beber água com frequência, esse app é a opção ideal para lembrar você de se lembrar desse hábito. Ele envia notificações de hora em hora, monitora a quantidade de água ingerida e registra o resultado de cada dia para analisar se a meta diária foi alcançada.

15. Notion

Opção completa para armazenar diversas informações, textos, imagens, links, notas, facilitando o acesso, compartilhamento e registro a qualquer hora.

Por meio dele, é possível organizar contas, recibos, cartões de visitas, documentos, rascunhos, check list de tarefas, listas, lembretes, vídeos, PDFs, entre outros.

16. Cardiograph

O aplicativo é a escolha ideal para pacientes de médicos cardiologistas, pois mede a frequência cardíaca, salvando os resultados e registrando diversas informações, como datas, lugares e observações relevantes para posteriores análises.

17. Genéricos BR

Um aplicativo bastante útil para especialistas da área de saúde: libera o acesso a uma lista completa de medicamentos genéricos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além dos nomes dos remédios, você também pode conhecer os princípios ativos, a posologia e os laboratórios fabricantes.

18. Prognosis

Se você gosta de jogos, essa é a melhor opção de app. Com ele, você pode avaliar o desempenho de um médico em um determinado caso clínico, gerando uma discussão colaborativa com um fórum para cada um dos casos.

app touch surgery

19. Touch Surgery

Essa é uma ótima dica para quem é acadêmico e residente de cirurgia. Esse aplicativo apresenta uma excelente qualidade gráfica e mostra todo o passo a passo a ser seguido em diversas cirurgias, como apendicectomia, colecistectomia, implantes de próteses mamárias, colectomia, entre outros.

20. World Health Organization WHO

O app da Organização Mundial de Saúde é uma das melhores recomendações para especialistas que gostam de estar por dentro das novidades da área da saúde, em âmbito mundial, gerando informações atualizadas sobre pandemias, medicações e pesquisas.

21. Medscape

Aplicativo essencial para médicos, pois contém informações sobre todas as doenças conhecidas e notícias atualizadas sobre o mundo da medicina. 

Além de já contar com mais de cinco milhões de usuários ao redor do mundo, esse app é reconhecido pelo Food and Drugs Administration (FDA), órgão estadunidense que controla remédios e alimentos.

22. Evernote

Apesar de não ter sido desenvolvido apenas para a área de saúde, esse aplicativo permite a organização de textos, lembretes, apresentações, imagens e fluxogramas de forma simples e prática.

23. Dr. Cuco

Conhecido como um dos melhores aplicativos para médicos, esse app conta com conceitos de gamificação e inteligência artificial, tendo como principal objetivo melhorar a experiência do paciente em tratamentos médicos.

Por meio dele, é possível prescrever um tratamento para converter em lembretes úteis ao paciente, aumentando a possibilidade de engajamento até o final da prescrição.

👉 Você também pode gostar do artigo Empoderamento do paciente: como oferecer uma experiência digital

24. Medicinia

Apesar de o Whatsapp já ser uma ferramenta recorrente para se comunicar com outras pessoas, o Medicinia foi desenvolvido especialmente para melhorar a comunicação entre médicos e pacientes, garantindo a segurança das informações compartilhadas e facilitando a separação entre assuntos profissionais e pessoais.

25. CID-10 Pro

Atualizado pelo Datasus, departamento de informática do Sistema Único de Saúde, o aplicativo já conta com mais de doze mil itens do código CID (Classificação Internacional de Doenças), sendo extremamente útil para:

  • Localizar informações;
  • Saber dados sobre a doença diagnosticada, com prescrição e propriedades.

Esse app também permite salvar os itens mais utilizados como favoritos, montar um histórico de patologias do código CID e compartilhar qualquer código por e-mail.

👉 Leia também: A CID deve constar no atestado médico? Entenda o que diz a legislação

26. Whitebook Clinical Decision

Outra opção indicada de aplicativo para médicos, conta com mais de 100 mil usuários cadastrados no Brasil e possui diversas informações relevantes tanto para suporte clínico quanto terapêutico.

27. Figure 1

Similar ao Instagram, o Figure 1 possibilita a troca de informações sobre casos clínicos e procedimentos cirúrgicos, o compartilhamento de fotos e exames com outros especialistas de saúde e, ainda, gera publicações separadas de acordo com a especialidade ou as regiões do corpo, garantindo o anonimato dos pacientes.

28. Clinicalc

app clinicalcJá imaginou fazer cálculo de déficit hídrico, manejo de infusão, verificação da taxa de produção urinária e variação no sódio usando o seu celular? Por meio desse app, é possível fazer isso, além de verificar a escala de coma de Glasgow (clássica e pediátrica) e o cálculo da área corporal.

29. Resuscitation!

Simulador virtual que coloca o paciente na função de profissional da área de saúde. É altamente recomendado para estudantes de medicina e qualquer pessoa que deseja aprender mais sobre saúde de forma mais divertida.

30. Plant Nanny

Outro aplicativo cujo objetivo é lembrar o usuário de beber água com mais frequência durante os dias. Essa ferramenta contribui para o aumento da hidratação com um visual fofo e otimizado, mantendo um registro diário e mensal de atividades, além de dicas e integração com redes sociais.

31. Calculate by QxMD

Essa ferramenta oferece os melhores conteúdos científicos da área médica de forma intuitiva e prática, reunindo informações sobre cardiologia, nefrologia, neurologia, cirurgia geral e muito mais.

32. Any.Do

Se você deseja melhorar a sua gestão de tempo, esse é um dos aplicativos mais indicados. Nele, o médico tem a possibilidade de adicionar consultas, compromissos e atividades para organizar os seus horários com mais facilidade.

33. Clue

Indicado para a saúde de pessoas que menstruam, esse app apresenta diversas informações relevantes sobre menstruação, TPM, ovulação e período fértil, contribuindo para aumentar o monitoramento nessa área e melhorar o conhecimento sobre fertilidade, endometriose, mudanças no humor, entre outros.

34. Heart Care

Além de monitorar a frequência cardíaca dos usuários, esse app também acompanha a evolução do ritmo cardíaco e armazena um histórico com todas as verificações, além de permitir o registro do horário de remédios, exames e consultas.

35. Lojong

Cuidar da saúde mental também é necessário, e esse aplicativo pode ajudar você a aprender a meditar, aplicar práticas de mindfulness entre as suas atividades, ter mais concentração, reduzir o estresse e, assim, aumentar o bem-estar no dia a dia.

36. Diário Cefaleia

Esse aplicativo ajuda a registrar informações relevantes para pacientes que sentem dor de cabeça com frequência, como local da dor, intensidade, fator desencadeante (alimentação, condicionamento físico, saúde emocional, etc), e especificador da dor de cabeça. 

O relatório gerado pela ferramenta pode ser enviado ao médico do paciente para facilitar o entendimento sobre o problema e a busca pelas soluções ideais nos próximos atendimentos.

diariocefaleiaFonte: App Store

37. Pillboxie

Se você normalmente tem algum paciente que esquece de tomar os medicamentos necessários, pode indicar o download desse app, que permite a configuração de lembretes contendo o horário certo de cada remédio.

38. Loop habit tracker

Criar hábitos saudáveis é uma ótima forma de ter mais qualidade de vida, e esse aplicativo ajuda o usuário a definir e monitorar cada uma das suas atividades diariamente, facilitando a visualização do progresso em cada tarefa e enviando lembretes para manter a motivação em dia.

39. Headspace

Desacelerar é preciso e, caso você tenha dificuldade de fazer isso, o Headspace conta com diversos materiais para tratar problemas e questões específicas. Possui uma interface intuitiva, oferecendo um programa gratuito com doses diárias de meditação por 10 dias.

40. Sleep Genious

Desenvolvido a partir de uma pesquisa da NASA, esse app oferece músicas relaxantes para ajudar as pessoas a garantirem uma rotina de sono regular, respeitando a hora de deitar e despertar.

Além disso, a ferramenta também apresenta músicas psicoacústicas para facilitar a soneca e sons feitos para um despertar mais tranquilo.

41. YourHour

O tempo que você passa no celular também pode ser prejudicial para a sua saúde caso seja excessivo. Então, por meio desse aplicativo, você pode criar notificações que serão mostradas assim que o tempo de uso determinado for atingido. 

Com essa ferramenta, você também pode analisar relatórios com dados sobre o seu tempo no celular, tendo acesso a desafios personalizados (com base nas informações coletadas) para ajudar no seu momento de detox digital.

42. Desrotulando

Às vezes ter uma alimentação equilibrada é um desafio para muitas pessoas pelo baixo conhecimento sobre as informações presentes em produtos industrializados. 

Esse app é uma ótima opção para acessar dados sobre os ingredientes e a tabela nutricional de cada produto. Basta tirar uma foto do código de barras para ter acesso a notas e avaliações, com foco em restrições alimentares.

43. Google Fit

Para acompanhar o processo de pacientes que precisam implementar a prática de atividade física na rotina, esse aplicativo pode ajudar: por meio dele, é possível acompanhar a perda de peso e o desempenho diário e semanal de exercícios. 

44. Nutrilio

App que conta como um monitor de consumo de alimentos, focando em registros de ingestão de água e hábitos alimentares para melhorar o controle, identificar padrões prejudiciais, oferecer dicas de saúde e contribuir em melhores decisões no dia a dia tanto de pacientes quanto de médicos.

45. Goodnotes

Excelente sistema para gerenciar documentos, fazer anotações, salvar registros, ler PDFs e trabalhar nos seus arquivos onde e quando quiser, favorecendo também a organização e o planejamento de trabalho e estudo.

Por que utilizar um aplicativo médico?

por que usar um aplicativo médico?

Depois das dicas apresentadas, talvez você se questione sobre a necessidade de baixar aplicativos médicos para o seu celular. Afinal, isso realmente pode fazer diferença na sua rotina? Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios de contar com a ajuda dessas ferramentas na palma da sua mão:

  • Melhorias na rotina;
  • Gestão de tempo otimizada;
  • Expansão de conhecimentos sobre determinadas áreas;
  • Auxílio em procedimentos de saúde;
  • Aumento do engajamento dos pacientes ao longo dos tratamentos;
  • Mais facilidade para organizar, armazenar e acessar dados.

Aplicativos médicos podem ser extremamente úteis não apenas para quem têm muitas atividades diariamente, mas também para os especialistas que desejam melhorar o relacionamento com os seus pacientes, estabelecer diferenciais em seus serviços, se destacar mais na área de saúde e otimizar os seus compromissos.

App Doctoralia na App Store ou Google Play

E então, você já utiliza algum aplicativo médico? Esperamos que este artigo tenha inspirado você a utilizar ferramentas tecnológicas a seu favor, a fim de facilitar o seu trabalho e a sua rotina.

👉 Faça o download do app da Doctoralia na App Store ou no Google Play para tornar a experiência do seu paciente mais humana: gerencie suas consultas, verifique a sua agenda em qualquer lugar, e a qualquer momento, e muito mais!


Ofereça uma experiência impecável para os seus pacientes. Preencha o formulário abaixo e saiba mais

 

👉 Leia também: Smartphone na saúde: como usar a ferramenta para se aproximar dos pacientes