jul 23, 2024

Como conseguir os primeiros pacientes para seu consultório

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No competitivo mundo da saúde, atrair os primeiros pacientes para sua prática é um passo crucial para o sucesso a longo prazo. Com o aumento do número de profissionais disponíveis no mercado, como o recorde histórico de médicos no Brasil, utilizar estratégias eficazes de marketing digital pode ser a chave para se destacar para aqueles que necessitam dos seus serviços. 

Neste conteúdo você vai encontrar um passo a passo detalhado para profissionais de saúde que buscam expandir sua base de pacientes. Afinal, seja para quem está começando agora ou para quem vai abrir novo consultório, este é o segredo para gerar receita e manter tudo funcionando.

1. Defina o perfil do paciente ideal

Para atrair os pacientes certos, é essencial definir claramente quem você pretende atender. Este processo envolve uma análise detalhada sobre o seu próprio trabalho e do local em que você vai atuar.

Caso esteja abrindo novo consultório, uma dica é revisar sua base de pacientes já existente. Com isso, fica mais fácil entender quais são as características daquelas pessoas que você já atende, como idade, situação socioeconômica e serviços que mais precisam.

📊 Se está começando a atuar, nada mais eficaz do que fazer uma pesquisa de mercado. Ao conhecer os dados demográficos da região em que vai atuar, ficará mais fácil definir seu público ideal.

👥 Outra possibilidade é fazer entrevistas com potenciais pacientes (isto é, pessoas que podem se encaixar ao seu perfil de paciente ideal). Assim, poderá conhecer melhor suas preferências e expectativas.

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Agora, sem dúvida alguma, a análise da concorrência também faz toda a diferença. Procure estudar quais são os profissionais de saúde presentes na sua área, o que eles estão fazendo e como estão posicionando seus serviços. Isso vai te ajudar a identificar oportunidades para se diferenciar.

🎯 Uma vez que você tenha essas informações, poderá criar um perfil detalhado do seu paciente ideal, considerando idade, localização, interesses, preferências e principais preocupações. Esses dados vão te ajudar a direcionar ainda melhor seus esforços de marketing de saúde, ajudando a conquistar seus primeiros pacientes ainda mais facilmente.

2. Crie sua presença online

Segundo dados da pesquisa Perfil do Paciente Digital, 9 em cada 10 pacientes buscam informações sobre saúde pela internet. No entanto, criar sua presença online é outra tática indispensável para conseguir seus primeiros pacientes.

👉 Para começar, a dica de ouro é: esteja onde os seus pacientes estão. Isto é, eleja as plataformas mais relevantes para o seu público. Por exemplo, pacientes mais jovens tendem a estar mais presentes em redes sociais como Instagram e até mesmo TikTok. 

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Contudo, um ponto comum entre todos os pacientes é por onde fazem suas pesquisas. Assim sendo, é inegável que você precisar estar no Google e em plataformas de saúde específicas como a Doctoralia - que conecta profissionais de saúde a pacientes.

Seja nas redes sociais, ao criar um perfil na Doctoralia ou ao criar seu site profissional, sua comunicação deve incluir:

  • Descrição de serviços: forneça detalhes sobre os serviços de saúde que você oferece.
  • Endereço: inclua seu local de atendimento.
  • Foto profissional: inclua sua própria foto para transmitir confiança e humanizar sua presença.
  • Informações de contato claras: garanta que seus dados de contato sejam facilmente acessíveis.
  • Opções de agendamento: facilite a marcação de consultas.
  • Blog ou recursos educativos: compartilhe informações relevantes, dicas e novidades. 

Além disso, é importante que seja otimizado para dispositivos móveis, tenha uma velocidade de carregamento rápida e medidas de segurança adequadas para proteger suas informações.

3. Apareça nas primeiras páginas

Para que seus primeiros pacientes encontrem seu perfil, site ou redes sociais mais facilmente, você deve aparecer nas primeiras páginas dos buscadores. Quando falo em buscadores me refiro à plataformas como Google e Doctoralia (no caso de profissionais de saúde).

Existem duas formas de fazer isso: com o uso de técnicas de SEO ou ao contratar serviços específicos.

👉 SEO (em inglês, Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas que - se usadas de modo correto - podem posicionar melhor seu perfil ou site em buscadores como o Google. Algo essencial para garantir que você apareça nos resultados de busca quando pacientes potenciais procurarem por serviços médicos online.

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👉 Caso queira ter ainda mais precisão em sua divulgação e aparecer nas primeiras posições de catálogos online de profissionais de saúde, vale contratar serviços adicionais para isso.

Na Doctoralia, oferecemos o First Class que é exclusivo para profissionais que querem impulsionar sua visibilidade online. Com ele, você pode se destacar diretamente nas buscas de pacientes de sua região e especialidade e conquistar até 200% mais visitas em seu perfil para pacientes.

4. Facilite o agendamento

📲 Estima-se hoje que 79% dos pacientes já confiam no agendamento online de consulta. Um comportamento muito semelhante a consumidores que confiam em fazer compras online, pedir suas refeições pelo celular e assim por diante.

Em uma sociedade cada vez mais pautada pela velocidade, saem na frente os profissionais de saúde que facilitam a experiência de agendamento.

Além de proporcionar uma economia considerável de tempo, o agendamento online também é uma forma de conseguir mais consultas visto que muitas delas acontecem fora do horário comercial - quando as portas do consultório já estão fechadas.

👉 Para facilitar a jornada do paciente, muitos médicos cadastrados na Doctoralia ativam o agendamento online pelo próprio perfil unindo o útil ao agradável.

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É a facilidade mais buscada pelos 20 milhões de pacientes que acessam a Doctoralia para buscar profissionais de saúde como você.

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5. Se diferencie com a Telemedicina

Oferecer atendimento por telemedicina permite ao médico alcançar um público mais amplo, independentemente da localização geográfica, facilitando a captação dos primeiros pacientes.

A conveniência de consultas online atrai pessoas que buscam rapidez e praticidade, especialmente em áreas onde o acesso a consultórios físicos é limitado.

Paciente grávida sendo atendida por médico via telemedicina com notebook

Além disso, a telemedicina reduz custos operacionais, possibilitando preços mais competitivos e aumentando a acessibilidade.

A flexibilidade de horários e a facilidade de agendamento online também contribuem para uma experiência positiva, incentivando a fidelização dos pacientes.

6. Ofereça um atendimento de excelência

Falando em fidelização, é importante ter em mente que assim como acontece em qualquer segmento do mercado: cliente satisfeito recomenda e volta.

Philip Kotler, referência mundial em Marketing, já dizia que:

"Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual."

Em outras palavras, oferecer um atendimento de excelência chega a ser até mais econômico do que gastar grandes fortunas em campanhas de marketing.

É fundamental para conquistar a fidelidade dos pacientes, já que clientes satisfeitos tendem a retornar e a recomendar os serviços a outras pessoas.

Um atendimento humanizado e empático melhora a experiência do paciente, criando um ambiente acolhedor. Isso fortalece a reputação do profissional e do consultório, gerando uma rede de indicações e uma base de pacientes fiéis.

Médico segurando na mão de paciente idoso

Os principais elementos de um bom atendimento são:

  • ambiente acolhedor
  • atendimento dentro do horário (afinal, ninguém gosta de esperar horas na recepção)
  • carisma, cuidado e interesse pelo bem-estar do paciente
  • escuta ativa para resolver seus problemas e tirar todas as suas dúvidas.

7. Trabalhe com convênios

Embora consultas particulares sejam mais lucrativas em termos de negócio, trabalhar com convênios pode ser uma estratégia eficaz para atrair os primeiros pacientes. Coloca o profissional de saúde em uma lista acessível a um grande número de pessoas. Além disso, aumenta a visibilidade e as oportunidades de recomendação.

8. Assim que conseguir seus primeiros pacientes, incentive avaliações...

As avaliações e opiniões dos pacientes desempenham um papel crucial na construção de sua reputação profissional.

Para obter mais avaliações autênticas você pode solicitar aos primeiros pacientes uma opinião após uma consulta bem-sucedida.

Ao cadastrar seu perfil de profissional de saúde na Doctoralia, os pacientes podem deixar suas avaliações ali mesmo e, assim, chamar a atenção de outros pacientes.

Paciente sorrindo com o celular na mão e avaliando atendimento

🎁 Aproveite para baixar os nossos modelos de respostas para pacientes.

9. E transforme avaliações em consultas!

💬 De acordo com dados de uma pesquisa interna da Doctoralia, 80% dos pacientes escolhem um profissional de saúde com base em avaliações online.

Avaliações positivas ajudam a aumentar a confiança dos pacientes no seu trabalho e a atrair mais público para o seu consultório. É importante não deixar de respondê-las - até mesmo se forem críticas ou opiniões negativas.

Para sair na frente, você pode contar com a ajuda de ferramentas que enviam pedidos automáticos de avaliação logo após cada consulta. Uma economia e tanto de tempo e de esforços de divulgação, já que o marketing de recomendação traz ótimos resultados.

Conclusão

Como você pode ver, atrair os primeiros pacientes para o seu consultório ou teleconsulta não precisa ser um desafio tão desgastante. Basta fazer uso das estratégias certas. E, claro, usar as facilidades proporcionadas pela tecnologia a seu favor. Muitas dessas soluções podem, inclusive, te ajudar a economizar tempo e construir uma base sólida de pacientes satisfeitos. 😊