jul 11, 2022

Evento Doctoralia Summit: tudo o que profissionais da saúde precisam saber

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Nos dias 20, 21 e 22 de junho, aconteceu o Doctoralia Summit, o evento online mais completo para profissionais da saúde da nova era que ajudou especialistas a transformar a forma de trabalhar sua gestão financeira e revolucionar a Experiência do paciente  com dicas para o atendimento humanizado.

Existem processos que precisam ser bem planejados e desenvolvidos exclusivamente para seus pacientes e o seu público-alvo. Inovação, foco na jornada do paciente , capacitação da equipe, gestão dos investimentos e muito mais.

E nós, da Doctoralia, preparamos esse evento para trazer à tona as principais dicas e tendências. Uma forma de ajudar a facilitar ainda mais os processos tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde que estão na linha de frente de seus consultórios.

Não pôde participar ou não deu tempo de garantir sua vaga? 

Não precisa se preocupar, nós separamos os pontos mais importantes sobre fidelização de pacientes na prática, gestão financeira e investimentos para médicos e Experiência do paciente , necessidades e soluções para você.

Além disso, disponibilizamos a gravação de todas as palestras com 8 convidados de renome nacional e até internacional. Para assistir, basta clicar nos links abaixo:

Vem conferir os importantes palestrantes e cada uma das dicas:

  1. Kelly Cristina Rodrigues, professora de Experiência do paciente  na fundação Getúlio Vargas e Fundação Dom Cabral e CEO da Patient Centricity Consulting, primeira empresa especializada em Experiência do paciente no Brasil;
  2. Dr. Lorenzo Tomé, médico radiologista, especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral;
  3. Dr. Bruno Rossini, médico, especialista em Otorrinolaringologia clínica e cirúrgica, além de mestre pela Universidade Federal de São Paulo;
  4. Dr. Haroldo Fiorini Jr., CEO do Clube Médico Investidor, com mestrado e doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, com 15 anos de carreira como investidor e influenciador digital na área de investimentos para médicos;
  5. Felipe Borges, sócio e Head de Assessoria e Expansão da Toro Investimentos e uma referência nacional em educação financeira. Formado em Economia pela IBMEC com uma série de licenças e certificados dentro da área de investimentos;
  6. Dra. Daniella Bahia, Diretora Médica do Grupo Fleury há 10 anos e responsável pela estratégia e relacionamento com o médico e experiência e segurança do paciente;
  7. Rodrigo Mei, formado em sistemas de informação, pós graduado em gerenciamento de projetos e com extensa experiência em produto, design e processos
  8. Dr. Thiago Júlio, diretor de Estratégias Médicas da Memed.

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Fidelização de pacientes na prática

A palavra da vez é experiência e o desafio do profissional de saúde é facilitar a conexão com os pacientes justamente nos momentos em que eles mais precisam, principalmente em um contexto em que as pessoas estão mais conectadas e mais exigentes

Claro que o resultado final do tratamento é importante, mas gerar valor é ainda mais essencial para que a Experiência do paciente seja completa e isso vai além do momento da consulta: se expande no acolhimento, na empatia e na compaixão

Além disso, se gasta 5 vezes mais para conquistar um novo cliente do que para manter um já existente. Por isso, deixá-los satisfeitos para conquistar a fidelização e um atendimento humanizado é um dos passos imprescindíveis para o sucesso do consultório.

  • O paciente é cada vez mais analítico em suas decisões

Hoje o paciente tem um poder de voz nunca antes visto e escolhe profissionais da saúde pela comparação entre informações disponíveis na Internet. Além disso, tem demandado cada vez mais atenção, se informado mais diante das inúmeras opções de profissionais para escolher e buscado por agilidade, personalização, empatia e proximidade.

O médico antes era o único detentor do conhecimento, mas hoje os pacientes têm acesso ao Google como fonte de informações para chegar nas consultas com mais preparo e noção do cenário.

Portanto, atualmente é normal que, para engajar o paciente no tratamento, sejam necessárias explicações mais detalhadas para que estejam a par de todo o processo. Ou seja, educar sobre e dividir as decisões para garantir o cuidado centrado na pessoa.

Além disso, os pacientes escolhem os profissionais comparando tratamentos, resultados e preços. E, por isso, é importante garantir a transparência com a publicação de indicadores clínicos, financeiros, de qualidade e segurança.

  • Experiência de sucesso combina redução de esforço e emoção

Já se perguntou como funciona a memória de uma experiência? Ela é composta por 95% de emoção e apenas 5% de razão. 

A qualidade técnica é muito importante mas não é suficiente para garantir a boa Experiência do paciente. Ou seja, é importante diminuir o esforço do cliente em utilizar seus serviços e garantir uma emoção positiva. Afinal, é possível obter um resultado negativo mas, ainda assim, garantir uma experiência positiva.

Nesse momento, é muito importante entender que todo o processo está ligado ao envolvimento de todos os colaboradores e os pacientes julgam os profissionais de saúde não apenas sobre os resultados clínicos mas também sobre os cuidados compassivos e excelentes, centrados no paciente.

  • Mais do que cuidado, é preciso atenção aos detalhes

Você já se perguntou o que é realmente importante para o seu paciente para além do tratamento e das medicações indicadas? Os pacientes valorizam iniciativa, ajuda, empatia, cortesia e comunicação. Ou seja, o atendimento humanizado e, logo, é preciso atenção aos detalhes e entusiasmo.

A cultura molda todas as interações durante a Experiência do paciente. Por isso, é importante entender alguns pilares como:

  1. Segurança assistencial, para evitar danos ao paciente, com estudos e práticas para diminuir e eliminar esses riscos. O seu cliente sente que recebe um tratamento seguro e de qualidade? Se sente preparado para identificar práticas não seguras?
  2. Atenção centrada no paciente, com tratamento regado a compaixão, dignidade, respeito e apoio ao autocuidado, por exemplo. Seu cliente se sente escutado e respeitado? Compreende seu tratamento e se sente preparado para opinar e ser envolvido nas decisões? Sente que suas necessidades individuais são consideradas?
  3. Foco na excelência da jornada, com acesso facilitado, atendimento de forma ágil, interação humana, informações e orientações necessárias e etc. Seu paciente é tratado com cordialidade por todos os colaboradores? É recebido dentro de um ambiente limpo, confortável e seguro? 

Veja alguns outros pontos considerados indispensáveis pelos pacientes:

  1. Tenha iniciativa: detecte a necessidade das pessoas antes que elas peçam.
  2. Trabalhe em equipe: todos os colaboradores precisam estar engajados.
  3. Pratique a empatia: reconheça os sentimentos das pessoas.
  4. Não se esqueça da cortesia: respeite a dignidade e privacidade de todos.
  5. Invista na comunicação: explique o que está acontecendo quantas vezes forem necessárias da melhor maneira possível.

Afinal, um novo olhar de compaixão, humanismo e empatia geram alta confiabilidade, trabalho em equipe e inteligência emocional.

  • Paciente pode e deve ser visto como cliente

Não só podemos como devemos. Ao serem tratados como clientes pelos profissionais da saúde, é tomada a responsabilidade de cuidar bem do paciente e de toda a sua experiência. 

Afinal, trabalhar com saúde também é ter seu próprio negócio. Assim sendo, o paciente é cliente tanto em termos de cuidados quanto em experiência, afinal, também estão consumindo um serviço.

 

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  • A atenção à jornada do paciente é o que faz eles voltarem

É preciso superar as expectativas do paciente durante todo o processo. Para isso é indispensável ter uma visão ampla de toda a jornada, que se inicia quando ele pensa que precisa de uma consulta.

Para encantar e entregar mais do que se é esperado, os profissionais da saúde precisam funcionar de maneira alinhada e centrada na Experiência do paciente. Fidelizar é ir além das questões técnicas como o diploma e a experiência, mas sim tratar o outro como alguém que precisa de cuidado e ser olhado nos olhos.

Você sabe da importância da jornada do paciente? Essa é uma das ferramentas poderosas para se destacar diante das demandas que só crescem por serviços de saúde. Dá uma olhada nas 7 etapas principais:

  1. Procura (acessibilidade): esse é o momento em que o paciente começa a busca por profissionais da saúde que possam ajudá-lo. Nesta etapa, a sua acessibilidade será fundamental para que o paciente consiga te achar, seja através de um site, das redes sociais ou do seu perfil na Doctoralia, por exemplo.
  2. Escolha (reputação): aqui o paciente vai avaliar as opções de médicos disponíveis e a que melhor se encaixa no que ele busca para tomar uma decisão. Sua reputação está bem compartilhada e posicionada na internet?
  3. Agendamento: nessa etapa, é importante saber que o imediatismo é uma das características mais marcantes da geração de pacientes digitais. Você facilita o acesso para que o agendamento seja simples e prático?
  4. Pré-consulta: todos os passos antes da consulta são importantes para evitar o tão temido no-show (não comparecimento), por isso, um protocolo de acompanhamento para ajudar o paciente até o dia da visita é muito importante. Já pensou em formas de enviar lembretes, por exemplo?
  5. Consulta: o seu atendimento, sendo ele presencial ou online, é decisivo para a qualidade da experiência. No Brasil, o principal critério para a escolha de um médico é o atendimento humanizado (63%), segundo pesquisa realizada pela Doctoralia com mais de 3,5 milhões de opiniões de usuários publicadas na plataforma, em 15 países. 
  6. Pós-consulta: esse é o momento em que seus esforços continuam. Ajude seus pacientes a manterem-se ativos no tratamento e mostre que a opinião deles importa. Já pensou em enviar uma pesquisa automática? Com o perfil Doctoralia Premium isso é possível.
  7. Promoção: a recomendação te ajuda a conquistar novos pacientes e, além disso, nutrir seus clientes para garantir que continuem se cuidando e que possam retornar para cuidar da saúde é imprescindível. 
  • O cuidado com a reputação hoje começa no mundo digital

É na Internet que o paciente busca informações de referência sobre os profissionais de saúde. E se ele não encontra? Então, busca por outro especialista. Por isso, é imprescindível compreender que a digitalização faz parte de todas as etapas da Experiência do paciente. 

O paciente está mais tempo no digital do que no offline. Portanto, a jornada tem de ser fluída e é importante ocupar todos os canais para que a digitalização faça parte de toda a Experiência do paciente R (impulsionar conteúdos de qualidade para auxiliar os pacientes; permitir agendamento online para facilitar o processo e muito mais).

Os pacientes querem conhecer os profissionais da saúde antes da consulta e nesse momento as redes sociais, os sites e as buscas no Google permitem que isso seja possível. A importância de estar nas redes sociais e na internet é essa: ser encontrado

Quando se oferece um serviço é preciso dar visibilidade a ele, principalmente para o paciente digital que é o perfil dos dias de hoje. 

  • Reduzir atritos na Experiência do paciente  é o desafio da vez

É imprescindível estar atento a possíveis atritos que possam acontecer durante a jornada para corrigi-los e tornar a experiência mais fluida e dinâmica. Como, por exemplo, dificuldades para agendar consultas por telefone: que tal oferecer o agendamento online, em que o paciente ganha autonomia e mais facilidade para escolher dias e horários? 

Já pensou em um produto que te auxilie a atender as ligações dos pacientes, recuperar chamadas perdidas, lembrar e confirmar consultas, cobrar pagamentos? Uma pesquisa realizada entre pacientes da Doctoralia Brasil, identificou que 41.5% deles já preferem agendar suas consultas online.

A Doctoralia tem tudo isso e muito mais para ajudar profissionais da saúde a não deixarem a alta carga de trabalho da recepção comprometer a qualidade do atendimento ao paciente. Assim, a recepção ganha tempo para se dedicar ao que mais importa: a qualidade oferecida.

  • Treinamento focado em experiência é um diferencial

Você já parou para pensar quais são os demais responsáveis pela qualidade na Experiência do paciente além de você enquanto profissional da saúde? 

A comunicação com o cliente e sua jornada se iniciam desde o primeiro contato e, por isso, a equipe deve ser treinada e capacitada para oferecer o melhor, gerar valor e educar os pacientes sempre que possível.

O treinamento é fundamental e precisa ser contínuo para garantir a melhoria e atualização dos processos, de preferência documentado para que, aos poucos, possa ser notada a evolução. 

Além disso, ter um time que percebe o valor do seu serviço é parte essencial para que esse valor seja transmitido também para os pacientes.

  • Cultura do feedback é cada vez mais decisiva

Investir na coleta de feedbacks tem se tornado cada vez mais crucial, já que a prova social ajuda o paciente a tomar a decisão de marcar consulta.

Gestão financeira e investimentos para médicos e Experiência do paciente

É muito importante transformar a relação que se tem com as finanças para que o assunto não seja tratado como um tabu ou bicho de sete cabeças. Assim é possível dar passos largos rumo ao sucesso e à independência financeira que todos almejam e precisam para alcançar seus objetivos.

Nesse caminho, é comum que o mais básico possa ser considerado o mais difícil: saber o quanto entra e o quanto sai para adquirir controle dos seus valores e de onde é possível chegar com eles. Mas, não precisa ser. Dá uma olhada nessas dicas:

  • Controlar as finanças e separar a vida pessoal da vida no consultório

Controle suas finanças, tanto na vida pessoal e familiar quanto na vida profissional do consultório para que ele seja bem gerido. Nesse momento, é imprescindível separar as contas, entradas e saídas. Cuide, entenda e descubra como está a saúde de ambas as finanças.

Qual o seu gasto médio mensal? E qual seu ganho mensal líquido? Você pode acreditar que já sabe de tudo mas colocando no papel perceberá que gasta muito mais do que imaginava e na maioria das vezes ganha menos do que pensava, pois é normal ter em mente o ganho bruto e não o líquido com todos os descontos já levados em consideração.

Além disso, enumere seus gastos essenciais e os não essenciais para que possa ter uma visão mais específica e diminuir os gastos não essenciais. Considere também aplicativos que te ajudem, planilhas ou até mesmo um caderno. A forma como for melhor para você.

  • Ter uma meta financeira para atingir dentro de um período de tempo

Poupe sistematicamente, todos os meses. É imprescindível que, para chegar na independência financeira, você crie a cultura de poupar, fazer disso um hábito.

Mais importante do que o quanto você ganha é o quanto você gasta. Qual o valor adequado costuma ser a pergunta mais comum e 20% daquilo que você ganha é o suficiente para alcançar a médio e longo prazo seus objetivos.

Agora, para curto prazo, o cenário requer ponderação mais intensa para aumentar o percentual mensal que irá poupar. Tenha uma meta financeira, estabeleça um objetivo para garantir que esteja tomando decisões bem pensadas.

Qual valor patrimonial você deseja atingir e em qual espaço de tempo? Por exemplo, metas de curto (7 anos), médio (14 anos) e longo prazo (20 a 30 anos). Construa essas metas para observar de forma mais clara quais decisões do dia a dia podem ser tomadas da melhor forma.

Além disso, emergências acontecem e, por vezes, precisamos de uma média de 6 meses para nos organizar. É importante se perguntar qual o valor correspondente de 6 a 12 meses de gastos seus ou da sua família. Assim, você consegue se preparar para poupar por mês o suficiente para que não seja pego desprevenido.

  • Mude a relação com o dinheiro e supere crenças limitantes

Como é sua relação com o dinheiro? Você trabalha pelo dinheiro ou ele trabalha para você? A fase de poupar precisa vir antes do consumo.

Existem muitas crenças limitantes mas é imprescindível deixar de pensar que é incapaz de ser amigo do seu próprio dinheiro pois isso te afastará dele. Existem pensamentos que podem bloqueá-lo no dia a dia e te impedir de chegar no seu objetivo.

 

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Experiência do paciente , necessidades e soluções

Comunicação e preparo são palavras-chave para compreender com sucesso as necessidades dos pacientes e quais soluções, como profissionais da saúde, você pode oferecer de maneira personalizada para cada um deles.

  • Paciente no centro do cuidado

Esse não é um conceito novo. Afinal, falar de medicina é falar sobre cuidar de pessoas. 

O termo Experiência do paciente  tem ganhado cada vez mais relevância e é imprescindível olhar para essa experiência com olhar empático. Mas, como?

  1. Já parou para pensar na importância do toque? Aqui você pode construir vínculo, conexão, confiança.
  2. Trabalhar a comunicação também é essencial, tanto para serviços digitais quanto presenciais.
  3. Sorrir e cumprimentar, se apresentar e falar quem você é e o que espera entregar ao paciente. 
  4. A escuta ativa ao paciente mostra que está compreendendo e prestando atenção ao que está sendo dito. Não deixe de entender o contexto fora da saúde do paciente, como está em casa e com a família, por exemplo.

Quando se fala em saúde, é muito importante que todos os colaboradores envolvidos estejam alinhados quanto à importância do foco no paciente, desde a secretária, responsável pelos primeiros contatos até o profissional da saúde. 

  • Com a tecnologia, nossa vida está na palma das nossas mãos

É possível a digitalização estar de mãos dadas com a humanização? Antigamente, a informação estava 100% nas mãos do médico e todo o cuidado era delegado para as mãos do profissional da saúde.

Já hoje, através de ferramentas digitais, é preciso entender que incorporar as ferramentas digitais é sinônimo de auxílio e facilidade tanto para a vida do paciente quanto do profissional da saúde. Ou seja, não é necessário escolher entre humanização ou digitalização, afinal, é possível uni-las.

A telemedicina é um exemplo dessa união. A pandemia chegou para nos mostrar que a resistência às evoluções leva à regressão e é necessário quebrar as barreiras existentes.

Com a facilitação do acesso à informação, o paciente passa a ter ainda mais acessos e conhecimentos, passa a ser menos passivo e mais protagonista do seu tratamento.

  • Encurte os caminhos, acabe com as barreiras

Em toda a jornada do paciente, desde o momento em que sente a necessidade de procurar um profissional da saúde, é importante compreender de quais formas e em quais momentos é possível reduzir o atrito

Como é possível facilitar a marcação de consulta e o acesso até uma consulta comigo? Principalmente ao levar em conta que, por vezes, essa jornada é dolorosa e diminuir o tempo de dor desse paciente é mostrar cuidado.

A pandemia abriu as portas para a inovação na saúde. Foi necessário compreender de que forma continuar próximo do paciente mesmo com o distanciamento social: quais ações podem ser tomadas, mesmo que simples, para que as soluções possam aparecer? A tecnologia é forte aliada nesse momento.

  • Os dados e métricas são amigos da jornada do paciente

O compartilhamento de informações e dados é muito rápido e muito constante, fato que contribui para a agilidade dos processos. E, na área da saúde, é imprescindível que se esteja atento às responsabilidades necessárias para que a informação correta esteja sendo passada.

A utilização de dados para compreender o comportamento dos pacientes é um grande favor que a tecnologia se propõe a fazer. Informações de qualidade e em tempo real são extremamente possíveis nos dias de hoje e cada vez mais com o avançar do digital.

Esteja atualizado e aberto para estudar os números que te levam a caminhos próximos da Experiência do paciente e a forma como ele se comporta.

Nunca é tarde para inovar e aprender novas formas de humanizar e impulsionar a qualidade dos seus atendimentos enquanto profissional da saúde. Esteja pronto para o novo e perceba o quanto ele pode ser seu aliado.

Quer saber de que forma nossas soluções podem facilitar a jornada do seu paciente? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você