Cursos de secretária: por que são importantes?

cursos-de-secretarias-capa2

Investir em cursos de secretaria é uma ótima forma de capacitar pessoas que, além de cuidar bem dos pacientes, são responsáveis por oferecer assistência indispensável aos profissionais de saúde no dia a dia. Algumas das habilidades a serem trabalhadas durante os cursos, são: comunicação, organização e espírito de liderança. Saiba mais!

Investir em cursos de secretarias é cada vez mais importante, tendo em vista que a jornada dos pacientes precisa ser aprimorada para aumentar a fidelização do público, a fim de oferecer um atendimento empático, ético e humanizado na recepção e em todo o processo de recepção, consultas e exames.

Provavelmente você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, e isso não seria diferente na área da saúde. 

Muitos pacientes já chegam sensibilizados ao primeiro contato com o profissional de saúde, então é necessário ter responsabilidade e comunicação empática para lidar com os desafios da melhor forma possível.

Neste artigo, vamos falar sobre os cursos de secretarias, apresentar a importância desse investimento e as principais dicas que você precisa saber para garantir experiências de excelência no atendimento do consultório. Acompanhe com a gente!

A importância da secretaria para o consultório

Um dos pontos-chave para o sucesso de qualquer instituição de saúde é um bom atendimento logo no primeiro contato. O impacto das secretarias é extremamente valioso para todo consultório que deseja crescer e se destacar mais no segmento de saúde. 

Se você já chegou em uma empresa de serviços e produtos e teve um atendimento regular ou ruim, certamente ficou em dúvida se voltaria ou até mesmo pode ter desistido de comprar nesse lugar. Isso acontece mais do que você imagina e, por isso, o primeiro contato é crucial para o alcance de bons resultados.

Por outro lado, ao se encantar com os primeiros atendimentos, o paciente tende a confiar mais no serviço prestado, influenciando na experiência positiva de sua jornada, o que facilita tanto a captação de novos pacientes quanto a fidelização do público. 

Além disso, secretarias e recepcionistas capacitadas demonstram mais facilidade de atender com empatia, lidar com desafios de forma mais prática e, ainda, dar a devida atenção a cada caso trazido pelos pacientes, o que gera mais credibilidade e respeito também à instituição. 

👉Baixe grátis:

eBook Como facilitar a jornada do paciente

Motivos e vantagens de investir em bons cursos de secretarias

Por mais que você já tenha bastante experiência ao atender pacientes e já tenha tido a oportunidade de trabalhar em vários segmentos da área de saúde, ainda vale muito a pena investir em bons cursos de secretarias para renovar seus aprendizados e potencializar suas habilidades.

Ao ter contato com mais oportunidades de conhecimento, você não apenas conhece outras pessoas que trabalham na sua área de atuação, mas também pode descobrir outras estratégias eficientes de marketing médico, atendimento, organização e boa comunicação para garantir melhores resultados e mais praticidade no dia a dia.

De acordo com uma pesquisa publicada na Revista Brasileira de Enfermagem, o atendimento realizado em instituições de saúde apresenta um imensurável peso na experiência dos pacientes, podendo influenciar positivamente a imagem da marca no mercado. Alguns fatores são imprescindíveis e podem ser trabalhados nos cursos:

  • Comunicação humanizada com os pacientes;
  • Profissionalismo nas ações e nos atendimentos;
  • Aumento da escuta ativa e da empatia nos diálogos;
  • Preparo e treinamento para lidar com diferentes desafios.

Ao investir em bons cursos de secretarias, toda a equipe da instituição sai ganhando, e até os pacientes percebem melhorias. Além diss, adquire a oportunidade de atender de forma mais humanizada, entendendo que cada pessoa é única e merece ter bem-estar, saúde e qualidade de vida.

👉Leia mais sobre humanização na saúde: o que é e quais os benefícios?

Renovar seus aprendizados de atendimento aos pacientes, pode te ajudar a valorizar ainda mais o seu trabalho, ampliar suas percepções e trabalhar valores essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, como empatia, ética, responsabilidade e cordialidade.

Além disso, com os avanços tecnológicos e as novas estratégias de marketing que estão sendo incorporadas aos ambientes da área de saúde, é fundamental estar por dentro das novidades para otimizar tanto o seu trabalho quanto os processos da instituição e a experiência dos pacientes.

Alguns dos principais motivos para investir em bons cursos para secretárias, são:

  • Geração de competitividade na instituição;
  • Aumento da qualidade nos serviços oferecidos;
  • Desenvolvimento profissional e pessoal;
  • Motivação para aprender;
  • Produtividade e ampliação do potencial nas atividades;
  • Melhorias no ambiente de trabalho;
  • Atração e retenção de pacientes;
  • Redução de falhas na comunicação e nos processos.

Estratégias inovadoras e adaptadas ao negócio são a chave para se destacar mais no mercado da saúde. No e-book Inovação na Gestão em saúde, você pode conferir como otimizar sua gestão, inovar no consultório e facilitar seu trabalho.

Onde encontrar os melhores cursos de secretarias?

Cursos de secretarias profissionais são ideais para capacitar ainda mais suas habilidades, promovendo ótimos exercícios para atuar em diversos locais e qualificando diversos pontos importantes, como relacionamento interpessoal e espírito de liderança, além de agregar mais funções para sua rotina.

Para encontrar o curso ideal para você, vale analisar alguns pontos ao buscar as opções, entre eles:

  • Conhecimentos técnicos;
  • Conteúdo programático;
  • Visão do mercado de trabalho;
  • Possibilidade de networking com outros profissionais;
  • Aulas com teoria e prática;
  • Recebimento de certificado reconhecido e válido no Brasil.

Confira, a seguir, alguns dos principais cursos de secretarias disponíveis atualmente que reunimos para ajudar você a aprender mais e ter mais sucesso com a sua prática, ampliando a sua visão sobre os objetivos e valores dessa área.

Faculdade Unimed

A Faculdade Unimed oferece o curso de Capacitação Profissional para Secretárias e Atendentes de Clínicas e Consultórios, envolvendo também a área de hospitais, com o objetivo de discutir sobre as atribuições e responsabilidades desses profissionais durante a rotina, além de apresentar ferramentas, técnicas e habilidades essenciais.

O conteúdo do curso é disponibilizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, ao final dos módulos, o aluno deve fazer uma avaliação online.

Prime Cursos

A Prime Cursos oferece o Curso de Secretária de Consultório Médico Básico de forma totalmente online e gratuita. O principal objetivo do curso é ensinar as boas práticas de atendimento em instituições de saúde, desde a forma correta de abordagem interpessoal e recepção até o bom relacionamento com médicos e outras atividades.

Alguns dos conteúdos vistos no programa, são: relações interpessoais, tarefas diárias, controle e uso da agenda, finanças, excelência no atendimento, a importância da comunicação com pacientes, operadoras de planos de saúde, humanização, entre outros.

Outra opção também, mais ampla, é o curso de Secretariado que pode ser realizado até por quem não possui conhecimentos na área, a fim de ajudar você a atender com excelência, organizar as tarefas do dia a dia, armazenar documentos e arquivos de forma segura, trabalhar com resolução de conflitos e acompanhar reuniões.

Certificado Cursos Online

Outra opção de curso online é o Curso de Secretária de Consultório Médico, que é gratuito e ainda oferece certificado válido em todo o Brasil. O curso pode ajudar você a compreender as funções que uma secretária deve exercer, além de abordar outros conteúdos essenciais, como: atendimento e relações interpessoais. 

ProDoctor Cursos

A ProDoctor oferece o curso de Secretária Médica, uma opção perfeita para você que deseja aprender mais com quem entende do assunto e se profissionalizar nessa área por meio de teoria e prática.

Além de 17 aulas digitais, por meio desse curso, você também garante exercícios para fixação, apostilas com conteúdo exclusivo e certificado de conclusão com o nome ProDoctor Cursos. 

Os módulos são disponibilizados na plataforma Hotmart e, entre os conteúdos, estão: segurança da informação, comunicação, rotina e planejamento.

Cursos Abeline

Livre de mensalidades, o curso Secretária de Consultório Médico é totalmente online e gratuito, sendo uma escolha incrível para você que precisa desenvolver suas habilidades e aprender mais sobre a forma correta de abordagem interpessoal no dia a dia. 

Alguns dos módulos do curso são: perfil e funções da secretaria de consultório médico; desenvolvimento de habilidades de comunicação; Humaniza SUS; credibilidade para pacientes e médicos, entre outros.

Indo além dos cursos

cursos-de-secretarias-aprendendo

Além de cursos de secretarias online, você também pode aproveitar a internet para buscar outros materiais que lhe ajudem a expandir sua visão sobre as atividades diárias e aprender mais, como blogs, vídeos e podcasts, por exemplo. 

Confira, a seguir, as principais dicas que selecionamos para você!

Podcast da PEBMED

Ser secretária vai muito além da função de recepção, é necessário que elas estejam cada vez mais antenadas sobre o que acontece na área médica. 

O podcast da PEBMED é considerado um dos melhores que falam sobre medicina, com mais de 200 episódios abordando estudos relevantes, entrevistas com especialistas e muito mais.

Papo de enfermeiro

O podcast do Nursebook apesar de mais voltado para enfermeiros, também fala muito sobre saúde, traz discussões incríveis sobre a rotina de quem atua nessa área, além de dialogar sobre vários assuntos necessários, como aleitamento materno e doação de órgãos.

DrauzioCast

O podcast do Dr. Drauzio Varella é ótimo para quem deseja conhecer mais a opinião de um especialista em vários segmentos da área médica, descobrindo mais informações sobre assuntos relacionados à saúde, como Covid-19, gripe no verão, AIDS, apatia social, câncer, entre outros.

Fidelização de pacientes

O ebook Fidelização de Pacientes é um guia completo e gratuito para quem deseja conhecer estratégias de marketing valiosas para a área da saúde, a fim de captar e fidelizar pacientes com mais eficiência e praticidade.

Guia para secretárias e profissionais administrativos

Como ser o melhor profissional de gestão para o consultório? Baixe o e-book gratuito para conhecer dicas e ferramentas essenciais e garantir ainda mais sucesso para o seu trabalho.

Como usar a tecnologia para facilitar a jornada do paciente

O e-book Como usar a tecnologia para facilitar a jornada do paciente até seu consultório é gratuito e é uma ótima forma de aprender mais sobre as soluções tecnológicas, a fim de simplificar e melhorar a experiência dos pacientes.

Esperamos que você tenha se inspirado a investir em cursos de secretarias para renovar e ampliar seus aprendizados.

Quer saber de que forma nossas soluções podem facilitar a jornada do seu paciente? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você