CNES profissional: tudo o que você precisa saber

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O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde ou CNES profissional é basicamente um programa que inclui os dados de todas as instituições de saúde do Brasil. Saiba mais sobre a importância desse registro para manter o funcionamento do seu consultório!

O CNES profissional (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) é o sistema de informação de cadastro de dados dos estabelecimentos e profissionais do setor de saúde do país, incluindo tanto os particulares quanto os que integram o Sistema Único de Saúde (SUS).

Esse cadastro é obrigatório para todo e qualquer estabelecimento de saúde que deseja se manter em pleno funcionamento no território nacional, e influencia, inclusive, na jornada do paciente. Caso você queira continuar exercendo as atividades do seu consultório, é preciso se atentar para renovar os dados sempre que for preciso.

Ao longo deste artigo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o CNES profissional, a fim de ajudar a esclarecer quais são os documentos necessários e como funciona o processo de cadastro. Prossiga na leitura conosco e acompanhe os próximos tópicos!

Neste artigo, vamos conferir os seguintes pontos:

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O que é CNES profissional?

Como falamos há pouco, o CNES profissional foi criado para reunir dados de instituições e profissionais de saúde, com o objetivo de unificar informações mais detalhadas dos profissionais do SUS e da saúde privada.

Antes do CNES ter sido elaborado por meio de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), diversos erros foram descobertos, o que prejudicou a visualização do cenário da saúde no país. Com isso, esse registro entrou em vigor no final de 2000, unindo informações mais completas de profissionais da saúde pública e particular.

Qual o objetivo e a importância do CNES profissional?

Um dos principais objetivos do CNES não é simplesmente reunir as informações de especialistas em saúde, mas também promover eficácia e assertividade no gerenciamento de qualidade do SUS, entre outros propósitos relevantes, como:

  • Automatização da coleta de dados de todos os municípios brasileiros;
  • Base para realizar planejamentos mais eficientes nas ações de saúde;
  • Ampliação da transparência dos estabelecimentos;
  • Integração dos sistemas do SUS;
  • Aumento da visibilidade à saúde no país;
  • Controle de custos das ações pelo Ministério da Saúde.

Além de fornecer uma visão mais ampla e concreta sobre os profissionais, as equipes e os estabelecimentos cadastrados no setor de saúde do território nacional, facilitando a administração dos serviços de saúde no Brasil, a importância do CNES profissional também pode ser apresentada por meio de diversos benefícios, entre eles:

  • Geração de confiança aos pacientes;
  • Garantia de regularização para o seu trabalho;
  • Possibilidade de expansão do seu estabelecimento;
  • Manutenção das suas atividades com segurança;
  • Cumprimento das normas estabelecidas;
  • Aumento da credibilidade na sua carreira;
  • Reconhecimento profissional no setor de saúde nacional.

Alguns dos dados que podem ser encontrados por meio do CNES profissional, são: nome, endereço, infraestrutura e equipamentos do consultório, gestor responsável, tipo de atendimento e de serviço oferecido, e outros. Por meio do site do Datasus, é possível acessar essas informações de forma simples e prática.

É recomendável buscar todos os documentos necessários, a fim de começar a regularização do seu cadastro com antecedência, para evitar possíveis problemas. Outro fator que pode ajudar você a ter mais visibilidade e reconhecimento, fora o seu CNES profissional cadastrado corretamente, é ter um perfil atualizado na Doctoralia.

 

É obrigatório cadastrar o CNES profissional?

O cadastro é, sim, obrigatório para clínicas, consultórios, profissionais e estabelecimentos de saúde em todo o Brasil. Caso você já possua o seu, mas trabalhe em um local que ainda não foi cadastrado, também poderá ser penalizado, correndo o risco de perder vínculos com o SUS e operadoras de saúde. 

É preciso observar se os dados do seu cadastro estão corretos e atualizados e também se atentar para o registro do estabelecimento onde atua, independente do tamanho, da estrutura e dos serviços oferecidos.

De acordo com o Artigo 4º, da Portaria nº 1646, de 2 de outubro de 2015, todas as unidades de saúde devem estar cadastradas, incluindo até clubes, empresas de outro segmento ou escolas que contêm pequenos ambulatórios:

“O cadastramento e a manutenção dos dados cadastrais no CNES são obrigatórios para que todo e qualquer estabelecimento de saúde possa funcionar em território nacional, devendo preceder aos licenciamentos necessários ao exercício de suas atividades, bem como às suas renovações”. 

Por menor ou mais simples que seja um negócio na área da saúde, é necessário e obrigatório que ele esteja com o CNES devidamente preenchido e atualizado. 

 

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Como fazer o CNES profissional?

Ter o seu CNES envolve uma série de etapas, mas não se trata de um processo difícil. Porém, é preciso ter atenção a cada detalhe, a fim de evitar erros e concluir a ação com eficácia. Para ajudar você, reunimos o passo a passo que deve ser seguido. Dá uma olhada:

Reúna a documentação necessária

Antes de realizar o CNES, você deve averiguar se o seu estabelecimento já tem a licença da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a autorização do Departamento de Urbanismo local.

Confirmado isso, é necessário verificar também se a prefeitura já emitiu o alvará de funcionamento para liberar o atendimento no seu consultório médico. Com esses documentos em mãos, o responsável técnico pelo local deve entregar duas vias do CNES para preenchimento.

Algumas das informações que devem ser preenchidas, além do nome completo, são: RG, CPF, escolaridade, CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) e registro no conselho de classe.

Quando o cadastro é feito para estabelecimentos, alguns dos dados obrigatórios são: razão social, endereço, serviços especializados, gestor responsável e equipes.

Acesse o portal do CNES e preencha o cadastro

Ao ter esses documentos em mãos, você deve entrar no portal do CNES, clicar em Serviços e, logo em seguida, em Gestores. Nessa página, é só fazer o cadastro e preencher corretamente as informações solicitadas. 

Para concluir o preenchimento do cadastro, a ficha deve ser assinada pelo gestor responsável e entregue em duas vias juntamente com os outros documentos que devem ser entregues pelo CNES.

Caso o sistema não peça alterações, é sinal de que já está tudo certo e, nesse caso, é só aguardar o número CNES a ser gerado para o seu estabelecimento de saúde.

Verifique as informações com atenção

Observe qual é o endereço da unidade de saúde e os serviços prestados, pois caso alguma dessas informações se modifique com o passar do tempo, é necessário atualizá-las e criar um novo código de CNES.

Emita o comprovante de cadastro

Quando tudo já estiver pronto, você deve emitir o comprovante de cadastro no CNES profissional. Para isso, é só acessar o portal do CNES e clicar em “Como emitir o comprovante de cadastramento de estabelecimento”.

Sem o número do CNES, é inviável manter o funcionamento das suas atividades ou do seu consultório. Esse registro também serve como referência para contratos com outros profissionais, prestadores de serviços, instituições e operadoras de saúde.

Como consultar o CNES profissional?

Feito o cadastro, é importante saber também como fazer a consulta por estabelecimento e profissional de saúde. Para consultar os registros e ter acesso a informações mais detalhadas, basta acessar novamente o portal do CNES

Consulta de CNES de estabelecimentos

Para conferir o cadastro de unidades de saúde, basta clicar em Consultas e, no menu, ir em Estabelecimentos e, depois, em Identificação. Feito isso, selecione o tipo de unidade de saúde em questão, e preencha os dados sobre o estado e a cidade de localização.

Consulta de CNES profissional de especialistas

Já para consultar o CNES profissional de especialistas, você deve percorrer o mesmo caminho de acessar o portal e clicar em consultas. Porém, no menu, você deve escolher “Profissionais” e, em seguida, “Vínculos”. Depois disso, basta preencher o nome do profissional, além do CPF ou CNPJ. 

Ter acesso a esses dados também pode ajudar você a tomar decisões melhores, ampliar a cobertura da rede de saúde em geral e até favorecer possíveis parcerias para o futuro do seu consultório médico.

Como é possível perceber, o CNES não somente é obrigatório e necessário para a efetiva atuação de profissionais e estabelecimentos de saúde, mas também é essencial para manter o bom funcionamento do sistema de saúde do país.

Otimize a sua carreira profissional e a experiência dos pacientes

 

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De acordo com dados do SEBRAE, os brasileiros gastam mais de 20% de suas rendas com saúde, incluindo bens, serviços, consultas e tratamentos. 

É preciso ter atenção em cada detalhe do seu dia a dia como profissional desse segmento para garantir uma carreira sustentável, otimizar o seu trabalho e, ainda, melhorar o atendimento aos pacientes.

Fazer o devido registro no CNES profissional do seu trabalho como especialista é uma das formas de prezar pelo oferecimento de uma boa experiência aos seus pacientes, gerando credibilidade e garantindo mais segurança na sua atuação profissional.

Outra forma de oferecer mais confiança e oferecer uma jornada satisfatória ao público, melhorando também o seu dia a dia, é investindo em sistemas inteligentes, como um software completo que serve para profissionais, clínicas e outras unidades de saúde. Vamos juntos rumo à digitalização para aprimorar seus serviços?

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