O que estabelecimentos de saúde devem saber sobre a "geração smartphone"?
Os brasileiros - e o resto do mundo - está em frenesi depois da popularização dos smartphones e das possibilidades que os celulares com Internet trouxeram para nosso dia a dia - e seria um pecado você não aproveitar essa oportunidade para promover o seu consultório.
Nos smartzamos
Em julho de 2018, o Cetic.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) divulgava que o acesso à Internet por celulares já havia ultrapassado o acesso por computadores. Das 120,7 milhões de pessoas que acessaram a rede no período analisado, 49% usaram somente o celular, apenas 4% o computador e 47% ambos os dispositivos.
Em um ritmo acelerado, smartphones estão substituindo computadores pessoais e já atingiram um grau de maturidade e de recursos que nos permite tratar muitos assuntos e o melhor, com mobilidade: navegar na Internet, conectar o GPS, enviar e-mails, usar serviços bancários e acessar redes sociais… agora temos acesso ao mundo com alguns cliques e de onde estivermos.
Essa nova realidade se refletiu em quase todos os setores, inclusive na saúde. Na Doctoralia, acompanhamos isso claramente: hoje, mais de 70% do tráfego da plataforma no Brasil já vem de telefones móveis.
O que a "geração smartphone" representa para clínicas e consultórios?
Os celulares com acesso à Internet chegaram para ficar e representaram uma mudança grande no comportamento das pessoas. Reconhecer e se adaptar a essa transformação é um trunfo de ouro para gestores de clínicas e consultórios.
Hoje, profissionais da saúde já recebem no consultório pacientes muito mais informados, mais acostumados a avaliar o atendimento que receberam e a compartilhar as suas experiências publicamente.
Eles também têm aposentando as ligações, são cada vez mais imediatistas e estão deixando de lado as barreiras horárias para realizar as suas necessidades.
Segundo estudo da Provokers para o Google Brasil, o hábito de parar e sentar para pesquisar no desktop deixou de ser predominante, dando lugar a interações rápidas e fragmentadas via dispositivos móveis.
Mudança de hábitos que demanda também transformações no setor sanitário
- Mais do que nunca, o site de clínicas e consultório deve ser pensado para celulares e estar adaptado para ter boa visualização na tela destes dispositivos. Ainda que cumpra todas as boas práticas e tenha informação útil, ele perde sua utilidade se for ilegível em um telefone móvel. Considere que um usuário decide em segundos seguir ou não navegando em um site.
- Também é importante pensar nos e-mails, porque muitos pacientes já o leem pela tela do smartphone. Se você envia campanhas ou comunicados por e-mail, leve isso em conta: evite parágrafos sem fim, imagens maiores do que o tamanho da tela, faça frases curtas, use bullets para organizar as informações e sempre, sempre faça testes antes de mandá-los. Muitas vezes, o e-mail será lido em um ambiente onde existe muita dispersão, por isso é básico garantir que ele esteja bem preparado.
- Por fim, vale à pena adotar um sistema onde os pacientes possam pedir hora com o especialista pelo smartphone. Além de muitos já não gostarem de ligar por inúmeras razões, o mobile os deu a possibilidade de marcar a consulta de onde quiserem e a hora que quiserem. Ter só um método de agendamento por telefone e restrito ao horário comercial já se traduz em perda de oportunidades.
O smartphone ainda é um celular
Ainda que sejam "computadores em miniatura", os smartphones não deixaram de ser um celular. E como estão sempre conosco, se tornaram também os melhores dispositivos para comunicação, com destaque para os aplicativos de mensagem, como WhatsApp e SMS. Por isso, também vale à pena usar esses recursos!
- Um simples lembrete por mensagem reduz em até dois terços a porcentagem de pacientes que se esquecem da consulta e deixam de aparecer sem avisar.
- Um estudo do setor realizado em 2017 - Patient-Provider Relationship - identificou ainda que 80% dos pacientes gostariam de receber mensagens de texto do seu especialista - e 84% deles consideraram a comunicação entre as consultas muito importante. Hoje já é básico considerar formatos de campanhas e comunicados que possam ser abertas pelo celular dos pacientes - como é o caso das mensagens que os especialistas podem mandar por sua Agenda Doctoralia.
As tendências indicam que os smartphones irão constantemente evoluir e se converterem em um dispositivo pessoal do nosso dia a dia. Vale à pena agora apostar em ações para os smartphones na sua prática.
Colaboração entre as equipes da Doctoralia de mais de um país. Além do Brasil, temos especialistas em conteúdo na Itália, México, Espanha e Polônia.