2020
Início da jornada na Doctoralia.
+2.600
Agendamentos
+140
Avaliações de pacientes
85%
Consultas agendadas fora do horário comercial
83%
Atendimentos via Convênio
8%
Não comparecimentos
Formado desde 1980, o Dr. Nilson Becker já viveu várias situações diferentes dentro da medicina. De funcionário público a Diretor de pronto socorro, ele percebeu que poderia alcançar resultados incríveis usando a tecnologia a seu favor.
Atualmente, todas as marcações do seu consultório pediátrico são feitas através do Doctoralia, mesmo quando o paciente liga diretamente para a recepção. Essa facilidade, juntamente com estratégias implementadas, fizeram com que o consultório do Dr. Nilson alcançasse a incrível marca de apenas 8% de abstenção.
A seguir, você pode conferir a entrevista completa com o Dr. Nilson Becker e entender como ele vem transformando a experiência da saúde mais humana e alcançando resultados incríveis.
Eu entrei muito cedo na faculdade, com 17 anos. Meus pais tinham quatro filhos, então tive que fazer faculdade privada com crédito educativo. Fiz faculdade em Santo André, me formei em 1980, com muita dificuldade, pois minha família não tinha dinheiro para custear. Depois fiz residência no antigo Hospital Brigadeiro, que hoje se transformou em Hospital do Homem. Estágio de Hebiatria na Santa Casa, Saúde Pública na USP, Administração Hospitalar duas vezes, depois fiz curso de Dependência Química na Escola Paulista, curso de Preceptoria Médica no Hospital Oswaldo Cruz. Fora a parte de trabalho, né?! Trabalhei no Estado, na Prefeitura, antes de me aposentar estava na coordenação do Estado. Fui Diretor de dois pronto socorros, Diretor de Unidade Básica de Saúde e já fui responsável por Ambulatório Médico. Atualmente, estou fazendo consultório e sou preceptor da Faculdade de Medicina da Uninove, em Pediatria. Tenho mais de 25 anos de consultório, o resto fui deixando devagarzinho para me dedicar mais aos meus netos. Também estou fazendo curso de música, toco piano e teclado.
Tenho um consultório bem consistente, né?! Mas, no início do consultório, atendia em muitos convênios. Aos poucos, fui reduzindo esses convênios. Atualmente, trabalho com apenas dois. Mas, no começo, cheguei a ter 22 convênios. Sou muito ligado em tecnologia, tenho Instagram, Facebook, etc.. Apesar da idade, comecei a mexer com computador e informática muito cedo. A ideia de implementar a Doctoralia, na verdade, foi do meu filho. Ele achou que seria uma boa para eu ter um fluxo maior de pacientes. Como a Doctoralia proporciona uma visibilidade muito grande, esse foi o motivo que me levou a procurar vocês.
O consultório é eu, minha esposa e minha filha, que é psicóloga. A secretária é a minha esposa, secretária e administradora. Apesar de eu usar bastante o Doctoralia, respondendo perguntas e opiniões que enviam, a minha esposa é quem mais usa. Ela faz tudo pelo Doctoralia: marcações, lembretes, tudo. O Doctoralia é bem completo na marcação de consultas e na divulgação também.
“Mesmo quando o paciente liga direto no consultório para marcar, minha esposa vai lá e insere a consulta manualmente no Doctoralia. Até porque, depois o Doctoralia envia aqueles lembretes de consulta.”
A entrada da Doctoralia se juntou com a ampliação de horários aqui no consultório, isso fez o nosso movimento aumentar bastante. Essa opção tem que continuar, é muito importante o paciente poder marcar a consulta quando quer. Vocês não podem acabar com essa ferramenta (risos).
Uma das estratégias que usamos é em relação a marcação. Orientamos o paciente a marcar a consulta com 10 dias de antecedência para evitar contratempos, e isso tem diminuído o absenteísmo.
“Nós já temos mais de 25 anos de experiência em consultório, sabemos que ligação não funciona tanto. Aquele paciente que já sabe que não vai comparecer na consulta, não comunica isso durante a ligação. Por outro lado, aquele paciente que esqueceu, ele é relembrado pelos lembretes do Doctoralia. Então, aqui no consultório, não ligamos mais. Usamos apenas os lembretes de consulta do Doctoralia.”
Com certeza! Muitos pacientes chegam ao consultório e dizem que olharam meu perfil e consideraram as avaliações. Como todo prestador de serviço, ocorrem avaliações negativas, o que demonstra a seriedade das avaliações. Mas ficamos felizes em ter poucas avaliações negativas, acho que são apenas três, o resto são todas positivas. Respondo todas, acho muito importante!
Aconselho a todos os médicos entrarem na Doctoralia. Porque isso nos coloca muito a frente, o Doctoralia oferece uma visibilidade muito grande. Em termos de custo-benefício, é maravilhoso. Porque o retorno é muito maior. Não é imediato, óbvio. Mas acredito que em 6 meses, qualquer médico, seguindo os conselhos de vocês, pode alcançar um resultado muito legal. Não basta ser bom, simpático e ter um consultório bonito. Você precisa que os pacientes encontrem você. É preciso aparecer pra eles. A maioria dos meus pacientes chegam através de pesquisas na internet. E, quando pesquisam no Google, a primeira coisa que encontram é a Doctoralia.