6 vantagens de adotar um software médico para prescrever exames e medicamentos

vantagens de adotar um software médico

Investir em um software de prescrição eletrônica médica é essencial para clínicas e consultórios que almejam aprimorar a excelência dos serviços, otimizar os processos e reforçar a segurança dos pacientes.

As receitas digitais são mais estruturadas, legíveis e acessíveis, o que propicia a utilização correta, a adesão aos tratamentos e enriquece a experiência de atendimento como um todo.

Embora esse modelo seja amplamente adotado pelos profissionais de saúde, muitos ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento. 

Por isso, criamos este artigo com os principais detalhes sobre o assunto. A seguir, entenda como fazer uma receita digital, os critérios para escolher o melhor sistema e os benefícios que ele pode agregar à sua rotina. 

Confira!

Você verá em detalhes:

O que é e como funciona um software de prescrição médica?

O software de prescrição eletrônica médica é uma ferramenta digital desenvolvida para auxiliar os profissionais de saúde na elaboração de receituários. 

Assim como as receitas tradicionais, os documentos emitidos digitalmente servem para orientar os pacientes sobre seus tratamentos. Eles também devem ter o nome do médico, número do CRM e assinatura (que, nesse caso, é digital).

Além disso, inclui recursos padronizados para a inserção dos dados do paciente, seleção dos medicamentos prescritos, dosagens e instruções sobre dias e horários.

O registro eletrônico da prescrição pode ser mantido no meio digital pelo paciente para consulta e apresentação ou enviado eletronicamente à farmácia. Isso melhora a precisão, legibilidade e eficiência em comparação com as receitas manuais. 

6 vantagens de adotar um software de receita médica 

Compreender o conceito de receita médica digital e observar sua crescente adesão das clínicas revela impactos extremamente positivos, tanto para os médicos quanto para os pacientes. Entre os principais benefícios, destacam-se:

Mais praticidade para acessar documentos

Os profissionais de saúde podem acessar facilmente o software de prescrição eletrônica médica, a qualquer hora e de qualquer lugar. Isso proporciona mais flexibilidade e eficiência nos atendimentos.

Segurança de dados dos profissionais de saúde e pacientes

Alinhados aos requisitos da LGPD e do CFM, os sistemas de receituário garantem a confidencialidade das informações, protegendo dados sensíveis de pacientes e mantendo a integridade das informações dos profissionais.

Redução de custos com impressão, papel e deslocamento

Ao adotar uma abordagem eletrônica, há uma diminuição significativa nos gastos associados à impressão de receitas, uso de papel e deslocamentos físicos. O resultado é uma maior eficiência operacional e economia financeira.

Diminuição de fraudes, erros ou falhas de entendimento

A digitalização das prescrições reduz a probabilidade de erros de interpretação de caligrafia, minimiza falhas de entendimento e contribui para a prevenção de fraudes, assegurando tratamentos mais precisos e seguros.

Melhorias na experiência dos pacientes

A utilização de um bom software de prescrição eletrônica médica agiliza o processo de obtenção de medicamentos. Ele ainda garante uma experiência mais rápida e conveniente para os pacientes, além de facilitar a compreensão das orientações médicas.

Maior acessibilidade aos medicamentos

Com prescrições eletrônicas, as receitas podem ser enviadas diretamente às farmácias, otimizando o acesso dos pacientes aos medicamentos prescritos, contribuindo para uma gestão mais eficiente do tratamento.

Como emitir e validar o receituário digital?

Mais que contar com um bom software de prescrição eletrônica médica, os profissionais de saúde que desejam emitir receitas online devem ter um certificado digital credenciado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil).

Esse certificado precisa ser emitido por uma Autoridade Certificadora autorizada. No portal do Conselho Federal de Medicina, há mais detalhes sobre como encontrar esse tipo de instituição para realizar a emissão.

Além disso, o médico precisa ter uma assinatura digital. Ela assegura a validade das prescrições e demais documentos eletrônicos. Sua validação é feita no portal VALIDAR, do Governo Federal. 

Pode parecer complicado em um primeiro momento, mas basta providenciar um certificado digital com assinatura e integrá-lo ao software de prescrição eletrônica médica para garantir a plena conformidade, segurança e validade dos documentos. Veja o passo a passo:

  • Obtenha um certificado digital com uma Autoridade Certificadora no padrão ICP Brasil;
  • Prepare os documentos exigidos (CPF, RG, CRM e certificados da sua clínica);
  • Atenha-se às normas médicas para utilizar a receita digital;
  • Faça a emissão via software de prescrição eletrônica médica;
  • Tenha um bom sistema para facilitar o envio do arquivo e integrá-lo ao prontuário;
  • Utilize o portal VALIDAR para a validação da assinatura eletrônica do documento.

Por fim, vale ressaltar que nem todo remédio pode ser receitado eletronicamente. Na verdade, a validade da receita digital se estende à maioria dos medicamentos. Isso inclui todo o Receituário Simples e os controlados das listas C1, C5 e antibióticos. 

Dito isso, segundo a Anvisa, apenas os seguintes medicamentos controlados podem ser enviados de maneira digital:

  • Anticonvulsivantes;
  • Antipsicóticos;
  • Controladores de hormônio;
  • Antidepressivos;
  • Ansiolíticos;
  • Antimicrobianos.

Se o seu paciente necessitar de outras categorias de remédios, você deverá prescrevê-los em receitas físicas tradicionais.

Como escolher o melhor software de receitas digitais para o seu consultório?

Para escolher o melhor software de prescrição eletrônica médica, é fundamental avaliar a usabilidade do sistema, buscando soluções intuitivas que facilitem a inserção de dados e a prescrição de medicamentos. 

Certifique-se de que o sistema esteja alinhado com as regulamentações de segurança e privacidade de dados. Além disso, priorize plataformas que ofereçam recursos adicionais, como prontuário eletrônico, por exemplo.

Nesse sentido, a Doctoralia oferece tudo o que você precisa para emitir seus receituários e promover um acompanhamento completo dos pacientes. 

Simples de usar e 100% seguro, o sistema emite prescrições e atestados eletrônicos, verificando e corrigindo os dados automaticamente de acordo com os regulamentos aplicáveis. 

Você ainda pode enviar as receitas por SMS, simplificando a comunicação, favorecendo a adesão aos tratamentos e enriquecendo a experiência dos pacientes.

Para utilizar a prescrição eletrônica, basta habilitá-la de maneira rápida e prática dentro do sistema completo de gestão da Doctoralia. Nele, você também conta com uma série de outras funcionalidades, como:

  • Acesso a uma base completa de medicamentos, que torna a emissão das prescrições ainda mais simples e intuitiva;
  • Visibilidade para os pacientes que acessam a Doctoralia, com avaliações que melhoram a reputação da sua clínica;
  • Agendamento online 24h, multicanal e com os dados dos pacientes enviados automaticamente para o seu registro digital;
  • Envio de lembretes automatizados de consulta, com possibilidade de remarcação ou cancelamento;
  • Campanhas por SMS ou e-mail para incentivar o retorno dos pacientes e acesso a relatórios de marketing;
  • Automatização das tarefas da recepção, gestão de chamadas, entre muitas outras soluções digitais para atender às necessidades da sua clínica.

Descubra porque 97% dos mais de 70 mil usuários ativos da Doctoralia recomendam nossas soluções. Clique aqui, solicite uma demonstração e surpreenda-se com as possibilidades que vão muito além do software de prescrição eletrônica médica.

Conclusão + FAQs

A adoção do software de prescrição eletrônica médica representa um avanço significativo na eficiência, segurança e acessibilidade dos serviços de saúde. 

Ao eliminar os desafios associados aos métodos tradicionais, como erros de interpretação, fraudes e gastos desnecessários, essas soluções digitais garantem uma prática médica mais ágil, segura e centrada no paciente. 

Nesse sentido, as prescrições eletrônicas não só modernizam os processos clínicos. Elas também contribuem para uma experiência mais positiva, tanto para os profissionais de saúde, quanto para os pacientes.

Após conhecer as possibilidades de software de prescrição eletrônica médica, não deixe de explorar os diferenciais da Doctoralia. Antes, tire abaixo suas últimas dúvidas sobre o tema:

Receita digital precisa ser impressa?

As receitas emitidas no software de prescrição eletrônica médica não precisam ser impressas. Inclusive, a recomendação do portal VALIDAR, do Governo Federal, é jamais optar pela impressão. 

De acordo com a instituição, documentos impressos perdem a validade jurídica. Isso ocorre porque, após a impressão, eles passam a ser apenas uma imagem do que seria o documento eletrônico original com assinatura digital, perdendo as referências e a âncora de segurança.

O que é o token de receita digital?

As receitas digitais contam com um código token. Trata-se de uma chave de identificação que permite aos farmacêuticos acessar a prescrição assinada digitalmente assim que o paciente fizer a aquisição dos medicamentos receitados.

O token consiste em um código de 6 caracteres. Seu uso agrega mais segurança ao processo de compra de remédios, atestando a validade da prescrição. Além disso, quando o receituário precisa ficar retido, o código garante o devido registro com mais agilidade.

Quais receitas podem ser digitais?

A validade da receita digital se estende à maioria dos medicamentos. Se você está se perguntando quais receitas podem ser digitais, saiba que isso inclui todo o Receituário Simples e os controlados das listas C1, C5 e antibióticos. 

Dos medicamentos controlados, apenas os Anticonvulsivantes, Antipsicóticos, Controladores de hormônio, Antidepressivos, Ansiolíticos e Antimicrobianos podem ser receitados a partir de um software de prescrição eletrônica médica. Os demais devem ser prescritos em receitas tradicionais.

****

Quer saber de que forma nossas soluções podem facilitar a jornada do seu paciente? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você