set 19, 2024

Marketing Médico na Doctoralia: 17 dicas para se destacar para os pacientes

Como atrair o paciente digital e melhorar sua experiência - Doctoralia BR

Com o registro recorde de médicos no Brasil, o marketing médico nunca foi tão indispensável para quem quer se destacar para os pacientes certos. É justamente aqui que a Doctoralia faz toda a diferença com soluções inovadoras de marketing e divulgação médica. 

A plataforma está onde os pacientes estão, oferecendo a facilidade que eles buscam para encontrar o médico ideal para as suas necessidades. Um movimento semelhante ao que também ocorre em outros setores, que facilitam a rotina por aplicativo.

Presente em 13 países, a Doctoralia é usada por 20,6 milhões de pacientes a cada mês. Em termos comparativos, são quase duas cidades de São Paulo - uma das mais populosas do mundo.

Com ferramentas de marketing digital capazes de aumentar a visibilidade online dos médicos cadastrados, a plataforma também oferece recursos para fortalecer sua reputação profissional e fidelizar pacientes.

Neste post, vamos explorar como fazer marketing médico pela Doctoralia e suas principais soluções para profissionais que desejam se posicionar como referência e atrair pacientes.

Como funciona a Doctoralia?

Como um software de gestão integrado ao maior marketplace de saúde do mundo, a Doctoralia conecta milhões de médicos e pacientes todos os dias.

Em outras palavras, é como uma vitrine virtual de saúde, um grande catálogo médico online onde os especialistas podem apresentar informações como experiências, serviços, doenças tratadas, preços, opções de pagamento e planos atendidos.

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Já os pacientes, por sua vez, podem encontrar e entrar em contato com quem melhor atende às suas necessidades. 

Através de filtros avançados, conseguem pesquisar médicos por especialidade, doença, nome, cidade ou região, além de ter a opção de ver quais são os profissionais mais próximos por geolocalização. 

Como fazer marketing médico pela Doctoralia?

Como veremos a seguir, ao contrário do que se imagina, não é preciso ter conhecimentos avançados em marketing para fazer marketing médico pela Doctoralia. Isso porque a plataforma tem um funcionamento simples e intuitivo, com um leque de recursos para médicos que buscam atrair, conquistar e fidelizar pacientes. 

Para quem deseja se aprofundar no assunto, a plataforma oferece, inclusive, um curso gratuito sobre Marketing Digital com aulas gravadas em vídeo e certificado de participação. E para completar, tem uma equipe de suporte disponível para esclarecimento de dúvidas.

Quer entender melhor como a Doctoralia pode ajudar a te destacar para os pacientes? 

Confira a seguir uma lista completa com 17 maneiras de impulsionar seu marketing médico pela maior plataforma de saúde do mundo:

1. Crie um perfil médico personalizado para ser visto pelos pacientes

Para quem busca visibilidade mesmo sem ter um próprio site ou ser muito ativo em redes sociais, criar um perfil médico na Doctoralia pode ser o melhor caminho. 

Para começar, é possível criar um perfil gratuito para descobrir como a plataforma funciona e conhecer seus recursos. 

💡 Ao criar seu perfil, você pode incluir foto, especialidade, locais de atendimento e um resumo sobre os seus serviços e doenças tratadas.

Com diversas opções de personalização, é o próprio médico que escolhe como os pacientes verão seu perfil. Contudo, vale lembrar que para facilitar a experiência dos pacientes é importante se colocar na posição deles e manter suas informações atualizadas. 

2. Responda dúvidas de pacientes para aumentar sua visibilidade e mostrar sua expertise

Muito bem posicionada no Google, a seção Pergunte ao Especialista é uma das mais famosas da Doctoralia. Nela, os pacientes podem enviar suas dúvidas sobre saúde para que sejam respondidas pelos médicos cadastrados.

💡 Quer ver em poucos segundos como ela funciona? Basta fazer uma pergunta sobre uma determinada doença no Google e, em poucos instantes, você verá respostas de médicos logo nas primeiras posições.

O serviço é gratuito, ajuda a promover o acesso à saúde e a permitir que os médicos mostrem sua experiência, construam autoridade e ganhem mais notoriedade. Todas as respostas são atreladas ao perfil médico cadastrado na Doctoralia. Uma forma de conectar com pacientes e combater fake news

Até o momento, mais de 670 mil dúvidas já foram recebidas no Pergunte ao Especialista: fonte de informações segura e gratuita sobre saúde na internet.

Para participar como médico, basta ter um perfil cadastrado na Doctoralia, acessar a seção “Meu perfil” e, em seguida, “Perguntas disponíveis” dentro de sua área logada na plataforma.

Se desejar, é possível filtrar perguntas relacionadas com a sua experiência e que ainda estão sem resposta - uma forma de trazer ainda mais qualidade ao conteúdo respondido.

3. Receba opiniões de pacientes para demonstrar sua excelência

Outra solução de marketing médico da Doctoralia que chama atenção dos pacientes são as avaliações. Como feedbacks diretos, elas podem ser deixadas no perfil do médico cadastrado na plataforma e também ajudam a posicionar os especialistas nos resultados de busca.

Segundo dados do Perfil do Paciente Digital, 80% dos pacientes escolhem um médico com base em opiniões deixadas por outros pacientes.

💡 Para aumentar sua popularidade e melhorar sua classificação na listagem de buscas, a dica é pedir avaliações dos seus pacientes para aumentar sua credibilidade. 

Receber e exibir opiniões em seu perfil ajudam a provar sua credibilidade, mostrando o quanto é confiável para os pacientes que procuram um médico da sua especialidade.

 

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4. Descubra como está a sua popularidade entre pacientes

Uma das seções mais acessadas pelos médicos cadastrados é a seção de Estatísticas. Nela, o especialista pode monitorar seu desempenho através das métricas fornecidas pela própria plataforma.

Consegue ver quantos pacientes visitam seu perfil, clicam em seu número de telefone, leem suas respostas sobre saúde também e suas opiniões mais recentes. Um excelente indicador de visibilidade e marketing médico.

Na mesma página, o profissional consegue ver um percentual de preenchimento de perfil que mostra o que falta completar para atrair mais pacientes. 

5. Confira sua pontuação na Doctoralia

Já olhando para dentro e, mais precisamente, para os médicos cadastrados, outra grande novidade da Doctoralia é a seção de Insights Competitivos. Nela, o médico consegue conferir sua classificação geral na plataforma, a média de outros especialistas e também sua pontuação de visibilidade, reputação e eficiência.

De acordo com o preenchimento do perfil e participação na plataforma, o profissional recebe dicas personalizadas para impulsionar seu marketing médico pela plataforma.

6. Apareça na listagem de resultados e no mapa para pacientes

Com um poderoso posicionamento no Google, outro grande diferencial de fazer marketing médico na Doctoralia é a visibilidade nas buscas.

Ao cadastrar seu perfil médico na Doctoralia e preencher todas as informações, ele é automaticamente indexado na lista de resultados e no mapa da Doctoralia quando um paciente pesquisar por profissionais de sua especialidade e região.

Quanto mais completo for o perfil e quanto maior for o engajamento do médico com a plataforma, melhor posicionado seu perfil será nas buscas.

7. Aprenda sobre experiência do paciente, gestão de consultórios, marketing e reputação

Para ajudar médicos de diferentes especialidades a se atualizarem sobre temas fundamentais para o sucesso, a Doctoralia oferece conteúdos gratuitos em seu blog e uma série de ebooks, webinars e outros materiais ricos em sua biblioteca.

Os artigos trazem orientações sobre como melhorar a experiência dos pacientes, gerenciar seu consultório de forma eficiente e construir uma reputação sólida, além de dicas práticas de marketing médico.

8. Facilite a captação de pacientes ativando o agendamento online de consulta pelo perfil cadastrado

Considerado o recurso preferido dos pacientes, a opção de agendamento online pelo próprio perfil médico cadastrado é outra solução de destaque. Ao ativar o recurso, o profissional facilita o contato com novos pacientes - e, inclusive, a captação visto que é a facilidade mais buscada por eles. 

Com o agendamento online da Doctoralia, seus pacientes podem marcar consultas de forma rápida e conveniente, 24 horas por dia, aumentando sua presença digital e melhorando a experiência em saúde.

9. Ofereça teleconsultas como diferencial competitivo

A Telemedicina veio mesmo para ficar. A boa notícia é que também está disponível na Doctoralia e pode ser usada como um diferencial competitivo para atrair pacientes de outras localidades.

Assim como o agendamento online de consulta, o paciente também consegue agendar consulta por Telemedicina - desde que o médico cadastrado tenha o recurso ativado em seu perfil.

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Os pagamentos acontecem online e os dados são protegidos, respeitando as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

10. Tenha um Site Profissional com design moderno e opções de personalização

Ter um site profissional é outra estratégia fundamental para reforçar a credibilidade médica online. Com a Doctoralia, o profissional pode criar um site com design moderno, intuitivo e personalizado de acordo com a identidade do seu consultório. 

Basta escolher entre 9 opções de templates disponíveis e 153 opções de personalização, incluindo integração com a sua agenda online Doctoralia.

11. Mostre seus pontos fortes com widget

Outro recurso de marketing médico de destaque são os widgets da Doctoralia.

Exclusivo para assinantes, ele permite exibir informações importantes, como seu certificado de excelência, avaliações de pacientes e o agendamento online em seu site ou blog.

12. Invista em Marketing de performance com Mídia 360

Para quem pode investir um pouco mais, outro recurso de marketing médico interessante é o Mídia 360. Focado em performance, ele ajuda os pacientes a chegarem mais facilmente até os especialistas participantes. 

Como atua de forma segmentada com anúncios no Google e redes sociais, é uma solução para aumentar sua visibilidade e garantir que seu perfil médico seja encontrado por quem realmente precisa.

13. Envie comunicações direcionadas a grupos de pacientes

Falando em segmentação, uma solução de marketing médico para atingir grupos maiores de pacientes são as campanhas por e-mail e SMS. Uma ferramenta de comunicação em massa que permite o envio de campanhas integradas na base de dados dos seus pacientes atuais.

Uma forma de facilitar a comunicação com pacientes e impulsionar seu marketing médico de modo direcionado. 

Com as campanhas da Doctoralia é possível enviar lembretes de consultas, campanhas de prevenção e informações importantes de forma prática e personalizada.

14. Facilite a comunicação com pacientes em um chat privado

Com o chat privado da Doctoralia, o médico pode se comunicar diretamente com seus pacientes e trocar inclusive documentos como receita digital de maneira rápida e segura. 

Essa ferramenta permite esclarecer dúvidas, fornecer orientações e melhorar o acompanhamento, estreitando o relacionamento e aumentando a satisfação do paciente.

15. Ofereça vouchers para promover seus serviços

Pacotes promocionais são uma prática muito comum de marketing médico, especialmente entre especialidades como Psiquiatria, que necessitam de mais de uma única sessão. 

💡 Aumente a procura por seus serviços oferecendo vouchers de desconto através da Doctoralia. Com essa solução, você pode atrair novos pacientes ou incentivar que antigos pacientes retornem, criando promoções que destacam tratamentos ou consultas específicas de forma atrativa.

16. Apareça nas primeiras posições das buscas dos pacientes com o First Class

Quer aparecer entre as três primeiras posições da Doctoralia? 

O serviço First Class posiciona seu perfil no topo dos resultados de pesquisa para as especialidades e cidades que você escolher. Você fica mais visível para os pacientes e se destaca entre seus concorrentes.

Ao contratar esse serviço adicional, válido apenas para médicos que já assinam a Doctoralia, é possível alcançar até 100% mais visualizações no seu perfil e 20% mais agendamentos

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Além do destaque, os profissionais First Class recebem um selo de excelência que permite que sejam rapidamente identificados como especialistas confiáveis e uma referência no setor de saúde.

17. Ganhe visibilidade ao integrar seu perfil com o Google Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio) 

Já entre as soluções mais recentes de marketing médico da plataforma está a integração do seu perfil Doctoralia com o Google Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio). Uma estratégia eficiente para que o médico seja encontrado com facilidade nas pesquisas do Google e facilite o agendamento de consulta

Essa sinergia entre as plataformas melhora sua visibilidade online, aumenta sua credibilidade e facilita o agendamento de novos pacientes.

Gostou de conhecer mais sobre as soluções de marketing médico da Doctoralia? Para completar sua jornada rumo ao sucesso, compartilho a seguir uma seleção especial de conteúdos sobre o tema. Fique à vontade para baixar e voltar a ele sempre que precisar.

 

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