Calendário da Saúde 2025: ideias para se comunicar com pacientes
Um novo ano está começando, o que o torna o momento ideal para planejar campanhas de comunicação com os pacientes. Isso ajudará a mantê-los conectados e permitirá que você promova seus serviços durante as diferentes estações do ano.
Este plano pode ajudá-lo a criar mensagens e promoções exclusivas para seus pacientes, refletindo temas sazonais, feriados e datas importantes relacionadas à saúde. Este artigo oferece ideias para cada mês do ano, e você pode descobrir ainda mais datas especiais baixando nosso Calendário de Saúde para 2025.
Vamos começar!
Navegue pelas ideias para cada mês do ano:
Janeiro Branco: o mês dos recomeços
Janeiro marca um novo começo. É um momento em que as pessoas estabelecem novas metas e se sentem motivadas a fazer mudanças positivas em suas vidas. Isso faz com que seja a oportunidade perfeita para incentivá-las a agendar um check-up completo de saúde e a cuidar da saúde mental!
De fato, de acordo com as nossas próprias estatísticas, janeiro é o mês mais movimentado do ano para a maioria dos médicos e, historicamente, onde os pacientes mais agendam consultas pela Doctoralia.
No Brasil, o Janeiro Branco é uma campanha nacional que tem como objetivo chamar a atenção para a importância da saúde mental e emocional. Iniciada em 2014, ela acontece no primeiro mês do ano para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de cuidar da saúde mental, assim como fazemos com a saúde física.
Durante o mês de janeiro, são realizadas diversas ações, palestras e atividades para informar a população sobre a importância de buscar ajuda profissional, como psicólogos e psiquiatras, quando necessário.
Assim sendo, independentemente da sua especialidade, a dica aqui é criar comunicações que incentivem consultas de início de ano, para que desfrutem de tranquilidade durante o restante do ano. Suas mensagens podem apelar para as emoções ou finanças, caso deseje incluir uma oferta especial.
Aqui estão algumas ideias:
- Crie um desconto para as primeiras consultas do ano e promova nas redes sociais para novos pacientes que desejam cuidar melhor da saúde no novo ano.
- Envie uma mensagem especial para todos os seus pacientes atuais oferecendo um check-up preventivo para evitar surpresas em 2025.
- Escreva uma lista de dicas e recomendações sobre quais hábitos as pessoas precisam abandonar para melhorar a saúde física e mental.
Fevereiro: o mês do combate ao câncer
Sua comunicação com pacientes também pode e deve envolver a adesão a causas relacionadas à saúde mundial. No dia 4 de fevereiro, o mundo reconhece o Dia Mundial Contra o Câncer, uma doença que, segundo as estatísticas, afetará 40% das pessoas em algum momento da vida.
Neste mês, sua campanha pode enfatizar a importância do diagnóstico precoce e como prevenir problemas de saúde por meio de comportamentos saudáveis – como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.
O segredo é usar essa oportunidade para fornecer informações valiosas que incentivem a reflexão sobre o tema.
Aqui estão algumas ideias:
- Dependendo da sua área de atuação, você pode abordar um tipo específico de câncer e as etapas que podem ser seguidas para um diagnóstico precoce. Caso atue com saúde mental, pode destacar a importância da terapia durante um diagnóstico de câncer, assim como o apoio necessário para os familiares de pacientes com a doença.
- Encontre uma organização que ajude pessoas com câncer e seus familiares e incentive seus pacientes a apoiarem essa causa, enquanto compartilha mensagens de conscientização.
- Crie um pacote de serviços diagnósticos para pacientes que buscam check-ups anuais devido a predisposição genética ou outros fatores.
Março: Carnaval e Mês da Mulher
O terceiro mês do ano conta com várias datas especiais, com destaque para o Carnaval e o Dia Internacional da Mulher.
A primeira diz respeito à maior festa popular do planeta, podendo servir como pano de fundo para comunicações que incentivem os pacientes a aproveitar o período festivo sem deixar a saúde de lado.
Já a segunda não apenas celebra todas as mulheres que lutam pelos seus direitos, mas também serve como oportunidade para refletir sobre como podemos evoluir como sociedade para criar um mundo mais seguro para mulheres.
Historicamente, a saúde da mulher tem sido pouco estudada. Logo, este mês é uma oportunidade para focar nesse tema e promover sua conscientização.
Aqui estão algumas ideias:
- Ofereça informações sobre doenças específicas relacionadas ao gênero feminino e que devem ser prevenidas pelas mulheres.
- Ofereça um pacote ou promoção especial para mulheres, com serviços voltados à prevenção e tratamento das doenças mencionadas no item anterior.
- Participe de uma campanha social para apoiar mulheres enfrentando problemas de saúde e doe uma parte das suas consultas.
Abril: Páscoa e Dia Mundial da Saúde
Este mês pode incluir diversas comunicações focadas na saúde. Você pode criar mensagens sobre vários tópicos, incluindo Páscoa e conectá-las todas ao Dia Mundial da Saúde.
Por exemplo, considere abordar temas como nutrição, saúde mental, atividade física e cuidados preventivos. Ao vincular essas mensagens ao Dia Mundial da Saúde, você pode enfatizar a importância de manter o bem-estar geral e incentivar seu público a tomar atitudes proativas em direção a um estilo de vida mais saudável.
Utilize conteúdo envolvente e informativo para adaptar cada mensagem e fazer com que ela ressoe com seu público.
Aqui estão algumas ideias:
- Crie conteúdo dedicado para redes sociais e campanhas de e-mail sobre a importância da medicina preventiva.
- Desenvolva um plano de comunicação único para cada semana do mês, com um tema diferente a cada vez.
- Desenvolva uma comunicação interna para distribuir aos pacientes durante as consultas.
Maio: Dia Mundial Sem Tabaco
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o tabaco mata até metade de seus usuários que não param de fumar, mas ainda assim 1 em cada 5 adultos fuma. Por isso, esta data se tornou especialmente sensível para os pacientes.
Você pode discutir as consequências do tabagismo, oferecendo soluções para aqueles que desejam abandonar o hábito. Sua mensagem deve incluir todos os tipos de indivíduos, incluindo os fumantes passivos, que enfrentam os mesmos riscos, mesmo não fumando.
Aqui estão algumas ideias:
- Crie uma campanha de conscientização mostrando estatísticas sobre os efeitos negativos do tabagismo na saúde.
- Envie uma lista de alternativas para parar de fumar e dicas sobre como alcançar esse objetivo.
- Mostre os benefícios imediatos e de longo prazo que eles terão ao parar de fumar.
Junho: Salve vidas doando sangue
As transfusões de sangue são essenciais para pacientes que passam por cirurgias, lidam com traumas, doenças crônicas e lutam contra o câncer. Doar sangue é uma maneira simples, mas poderosa, de salvar vidas.
Como profissional de saúde, você pode incentivar a doação de sangue tranquilizando os pacientes sobre a importância disso para salvar vidas. Além disso, existem benefícios físicos para os doadores que podem motivá-los ainda mais a doar sangue.
Aqui estão algumas ideias:
- Crie uma comunicação especial explicando o impacto de doar sangue para pessoas que estão passando por períodos difíceis de saúde. Faça seus pacientes se sentirem envolvidos e conectados à causa.
- Pesquise os benefícios de doar sangue, como receber um pequeno exame físico enquanto ajuda os outros. Isso focará nas pessoas que você pode ajudar e na motivação do paciente.
Julho: Férias escolares
Julho marca a chegada ao meio do ano as férias escolares. Muitas pessoas tiram férias ou passam um tempo de qualidade com suas famílias nesse período. No entanto, esse mês exige preparação para manter os agendamentos de consultas, e é essencial garantir a disponibilidade dos pacientes caso você ou sua equipe decidam tirar uma folga.
Aqui estão algumas ideias:
- Desenvolva pacotes especiais para a família, incentivando as visitas durante as férias.
- Comunique que você oferece consultas por vídeo via Telemedicina para apoiá-los sem limitações de distância.
- Faça um esforço para enviar campanhas de agendamento online, para que os pacientes possam agendar sem precisar ligar, evitando situações em que sua equipe esteja indisponível.
Agosto: Combate ao Colesterol
Agosto é um mês importante para ações de conscientização em saúde, com algumas datas significativas que podem ser aproveitadas para se comunicar com seus pacientes de forma impactante.
Um exemplo relevante é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado em 8 de agosto, uma excelente oportunidade para abordar temas relacionados à saúde cardiovascular e hábitos saudáveis.
Aqui estão algumas ideias:
- Aproveite o Dia Nacional de Combate ao Colesterol para enviar informações sobre a importância dos exames preventivos e os riscos associados ao colesterol alto. Ofereça pacotes promocionais para exames de sangue ou consultas de acompanhamento.
- Crie campanhas voltadas para a prevenção de doenças cardíacas, destacando a importância de um estilo de vida saudável, alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.
Setembro: Conscientização sobre o Alzheimer
Pesquisas mostram que a maioria das pessoas que vivem com demência atualmente não recebeu um diagnóstico formal. Em países de alta renda, apenas 20-50% dos casos de demência são reconhecidos e documentados na atenção primária.
Isso significa que há uma grande lacuna a ser contorna, e você, como profissional de saúde, pode ajudar.
Caso sua especialidade não esteja diretamente relacionada à doença, há maneiras de você criar conscientização e também oferecer recomendações sobre como lidar com a demência.
Aqui estão algumas ideias:
- Forneça uma lista de sintomas aos quais os pacientes podem estar atentos ao atingir uma certa idade.
- Comunique as opções de diagnóstico para pacientes que suspeitam ter a doença ou que têm um familiar em desenvolvimento.
- Se sua especialidade estiver relacionada à doença, ofereça consultas especiais focadas na prevenção e tratamento da demência.
- Setembro também é um mês para reforçar a importância da saúde mental, especialmente com as dificuldades que muitos enfrentam durante o ano. Ofereça orientações e suporte para o bem-estar dos pacientes, com promoções de consultas para quem busca apoio emocional.
Outubro: Mês da Conscientização sobre o Câncer de Mama
Este mês é significativo para a causa do câncer de mama. Todos os anos, diversas empresas e organizações se unem para aumentar a conscientização e arrecadar fundos para aqueles que lutam contra essa doença, que é o segundo câncer mais diagnosticado no mundo.
As campanhas geralmente são focadas na prevenção, que é fundamental para aumentar a taxa de sobrevivência. E mesmo que você não trate diretamente essa doença, é possível apoiar o movimento.
Aqui estão algumas ideias:
- Crie um guia visual sobre o autoexame para promover o diagnóstico precoce.
- Elabore uma lista de organizações nas quais os pacientes podem fazer doações ou participar de atividades mensais especiais.
- Utilize o laço rosa em suas comunicações e dentro da sua clínica ou consultório para aumentar a conscientização sobre a luta contra o câncer de mama.
Novembro: Prevenção do Diabetes e do Câncer de Próstata
Novembro marca a aproximação do final do ano e também a temporada de ofertas no comércio em geral. Contudo, no Brasil, médicos não têm permissão para aderir à Black Friday para oferecer ofertas aos pacientes.
Dessa forma, a dica para se comunicar com pacientes é aproveitar datas como o Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, e Dia de Combate ao Câncer de Próstata, dia 17 do mesmo mês, para fins de prevenção e conscientização sobre o tema.
Aqui estão algumas ideias:
- Informe sobre a importância de exames regulares para detecção precoce de diabetes e câncer de próstata.
- Incentive alimentação equilibrada e atividade física para prevenir o diabetes e manter a saúde da próstata.
Dezembro: Encerrando o ano!
À medida que nos aproximamos do final do ano, entramos em um dos meses mais desafiadores para o setor de saúde. Por isso, é essencial planejar suas ações para manter sua agenda de atendimentos a pacientes e se preparar para o próximo ano.
Você pode criar comunicações e ofertas que chamem a atenção dos pacientes para os cuidados à saúde, independentemente da estação.
Aqui estão algumas ideias:
- Crie ofertas especiais de final de ano. Por exemplo, você pode disponibilizar um plano de atendimento que só seja oferecido em dezembro.
- Aproveite o Natal e Réveillon para se conectar com seus pacientes e aumentar a fidelidade deles. Envie uma mensagem especial agradecendo pela confiança em cuidar da saúde deles ao longo do ano.
- Crie conteúdo exclusivo para as redes sociais, falando sobre doenças sazonais e como elas podem ser evitadas.
Maximize a eficácia das suas campanhas de comunicação
Como você pode ver, existem muitas ideias para o seu plano de comunicação com pacientes durante os 12 meses do ano. No entanto, é importante também considerar a distribuição desses conteúdos.
Em outra palavras, pensar em como vai entregar suas mensagens e quais canais utilizar para atingir efetivamente seu público-alvo.
Lembre-se de que uma mensagem sem uma chamada para ação acaba não gerando resultados.
Sempre considere o que você quer que os pacientes façam após ler sua mensagem, isso tende a facilitar a tomada de ação.
Aqui estão algumas ideias de alcançar esses objetivos:
- Use os canais que seus pacientes utilizam: se seus pacientes preferem ler e-mails, o ideal é enviar essas mensagens por e-mail. No entanto, se eles se sentem mais à vontade com SMS, enviar uma mensagem de texto é a melhor opção. É por isso que, na Doctoralia, oferecemos o recurso Campanhas, que permite enviar mensagens direcionadas através de diferentes canais.
- Inclua um link para agendamento: se você está promovendo seu serviço, é essencial garantir que o paciente possa agendar uma consulta com você caso tenha interesse. Se não houver uma opção para ação, a mensagem terá sido desperdiçada. Se você utiliza a solução da Doctoralia, receberá um link único que leva diretamente para a sua agenda online, permitindo que os pacientes agendem quando quiserem, sem precisar ligar.
- Crie pacotes especiais: agrupar serviços ou consultas em um voucher pode garantir agendamentos e oferecer aos pacientes recorrentes uma opção mais econômica. Na Doctoralia, temos um recurso que permite criar esses pacotes e entregá-los online para seus pacientes!
Campanhas de agendamento enviadas pela Doctoralia recebem 30% de cliques.
A estratégia do seu ano precisa de um equilíbrio entre fidelizar os pacientes existentes e alcançar novas pessoas interessadas em seus serviços. Na Doctoralia, podemos te ajudar a construir esse plano com as melhores ferramentas para isso!
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Especialista em marketing de conteúdo para centros médicos, atualmente escreve desde a Doctoralia México.