Como usar datas especiais do ano para se conectar com os pacientes

GettyImages-840816246

Datas comemorativas e feriados prolongados muitas vezes são períodos desafiadores para clínicas e consultórios, pois a procura por agendamentos tende a diminuir. No entanto, com um planejamento estratégico, é possível transformar esses momentos em oportunidades para fortalecer a relação com os pacientes. Neste artigo, exploraremos como utilizar datas especiais do ano para se conectar de maneira significativa com aqueles que buscam serviços de saúde.

 

1. Conheça seus pacientes

Para usar as datas comemorativas e feriados para atrair e encantar pacientes, antes de mais nada, é importante conhecer quem eles são em maioria e seus interesses.

No início do inverno, por exemplo, você pode falar sobre doenças sazonais para diversos públicos. Dermatologistas, podem falar sobre dicas de cuidados com o ressecamento da pele. Já Pediatras e Pneumologistas, sobre a prevenção a gripes e resfriados.

O ponto de atenção aqui é evitar temas opostos, como é o caso de uma Clínica de Pediatria falar sobre Dia dos Namorados e outros assuntos da vida adulta.

2. Procure fazer um planejamento antecipado

Para garantir o engajamento dos pacientes durante datas comemorativas e feriados prolongados é fundamental fazer um planejamento antecipado.

Para começar esse plano, identifique quais são essas datas e quais mais se relacionam com a sua especialidade, usando também a criatividade para gerar conexão entre seus serviços e a temática. Podem ser mapeados desde os dias especiais mais tradicionais como Dia das Mães e Páscoa até as datas comemorativas mais diversas como Dia dos Namorados e Halloween.

Em seguida, a dica é criar um calendário de ações específicas. Para isso, é crucial designar responsáveis e considerar não apenas os feriados nacionais, mas também os municipais e estaduais que podem afetar a demanda.

Para facilitar o planejamento, é possível utilizar um calendário da saúde, como o disponibilizado pela Doctoralia, que destaca os feriados e datas comemorativas do setor ao longo do ano.

Kit completo Tudo o que você precisa para planejar o seu ano como profissional  de saúde Baixar grátis  

 

3. Crie campanhas de marketing específicas

Reforçar campanhas de marketing próximo a datas comemorativas e feriados é uma estratégia eficaz para manter os pacientes engajados.

Utilizando canais como e-mail, SMS e WhatsApp, a clínica ou consultório podem compartilhar dicas de saúde relacionadas ao tema da festividade, reforçar horários de atendimento e incentivar o agendamento online para que os pacientes reservem horários com mais comodidade.

Além disso, em contextos como o Inverno, por exemplo, as campanhas podem abordar questões específicas, como medidas de prevenção à gripe, contribuindo para a conscientização e segurança dos pacientes na época mais fria do ano.

👉 Leia também: Campanhas de e-mail e SMS funcionam para fidelizar pacientes? 

4. Tenha canais de atendimento para emergências

Disponibilizar um telefone de emergência durante datas comemorativas e feriados prolongados é uma maneira de demonstrar comprometimento com o bem-estar dos pacientes. Direcionar ligações para especialistas de plantão ajuda a garantir assistência em momentos críticos, estreitando os laços entre a clínica e o público.

A tecnologia também desempenha um papel crucial nesse aspecto, permitindo o registro de chamadas e seu retorno quando a equipe estiver disponível, por meio de sistemas de gerenciamento de chamadas eficientes.

💡 Você também pode gostar: 8 recomendações para ter mais sucesso na relação médico-paciente

5. Disponibilize um chat para esclarecimento de dúvidas

Facilitar o contato entre pacientes e médicos por meio de um chat profissional é uma prática inovadora. Essa ferramenta, quando segura e eficiente, proporciona um ambiente seguro para tirar dúvidas antes ou após as consultas, promovendo uma comunicação mais direta e acessível.

📲 Baixe agora: Modelos prontos de respostas para comentários de pacientes 

6. Permita o agendamento online de consultas

Hoje em dia, estima-se que mais que 85% dos pacientes queiram agendar online e que 35% dos agendamentos sejam feitos fora do horário comercial. Os dados são da Pesquisa Perfil do Paciente Digital, da Doctoralia, e lembrar que durante datas comemorativas como feriados prolongados, onde o consultório pode estar fechado, oferecer a opção de agendamento online é crucial. Proporciona conveniência aos pacientes, que podem marcar consultas sem a necessidade de ligar.

Além disso, softwares médicos profissionais oferecem recursos que facilitam o bloqueio de agendas nos dias sem atendimento, reservando horários específicos para situações como consultas particulares.

Dados inéditos  Pesquisa Perfil do Paciente Digital Baixe grátis  

Conclusão

 

No universo da saúde, o engajamento durante feriados prolongados pode ser um diferencial para clínicas e consultórios. Ao adotar estratégias proativas, como um planejamento antecipado e o uso de canais de comunicação eficientes, é possível não apenas manter a demanda, mas também fortalecer os laços com os pacientes. Lembre-se, o cuidado com a saúde vai além das consultas, e essas ações demonstram comprometimento em estar presente em todos os momentos importantes na vida de seus pacientes.

Como bônus por ler este artigo até aqui, acesse gratuitamente o Calendário da Saúde 2024 da Doctoralia e planeje suas próximas ações agora mesmo. Conecte-se de maneira efetiva com seus pacientes, transformando datas especiais em oportunidades para fortalecer sua relação com a comunidade.

****

Quer saber de que forma nossas soluções podem facilitar a jornada do seu paciente? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato com você!