Live para pacientes - um excelente recurso durante o isolamento social
Em tempos de pandemia, toda a opinião pública voltou seu foco máximo de atenção para a ciência. E através das transmissões ao vivo, também conhecidas como lives, muitos biólogos, médicos, cientistas e terapeutas ganharam voz a durante o isolamento social.
Por meio dessas transmissões, eles têm levado suporte a inúmeras pessoas e grupos de pacientes que sofrem de doenças crônicas, passam por tratamentos semelhantes ou simplesmente necessitam de esclarecimento.
O que existe de mais poderoso nessas lives é justamente o seu imediatismo: ainda que remotamente, elas permitem que especialistas e pacientes se conectem em tempo real, possibilitando a resposta a dúvidas, o diálogo e a transmissão de informação confiável, extremamente indispensável nesse momento neste momento de tanta incerteza.
Para se ter uma ideia, o volume de notícias falsas circulando na internet é tão grande que levou o WhatsApp a limitar o compartilhamento de mensagens pelo aplicativo, na tentativa de frear a divulgação em massa de fake news. Por isso, mais do que nunca, as lives se tornaram o formato da vez.
Outra boa notícia é que existem diversas plataformas que permitem a realização dessas lives gratuitamente. Tudo o que você precisará é de um dispositivo com câmera e conexão a internet e de um microfone.
A seguir, damos o passo a passo para a criação de uma live nas plataformas mais populares entre os brasileiros: YouTube e Instagram.
Ao vivo pelo YouTube
Aqui você verá os detalhes para criar sua live no YouTube pelo computador. No entanto, também é possível fazer essa transmissão via seu celular, basta ter o aplicativo.
1. O primeiro passo é fazer seu login na rede social - geralmente associada à sua conta do Google. Depois disso, busque a opção Transmitir ao vivo, no menu superior.2. Você será levado para o YouTube Studio, a central do YouTube para criadores de conteúdo. Nesta etapa, você deve definir o nome da sua live e como quer exibi-la: publicamente, ou apenas para convidados com o link. Veja abaixo.
Em Configurações Avançadas, você pode criar uma descrição para a sua transmissão, basicamente o resumo do tema; informar seus equipamentos de áudio e vídeo; e habilitar o chat, para que os usuários possam te mandar perguntas durante a transmissão.
3. . Feito todos os ajustes, clique em Próxima. O YouTube vai criar uma contagem regressiva de 3 segundos para gerar a foto de miniatura para a live - prepare-se para a câmera neste momento. :)
4. Uma vez pronta sua miniatura, você verá as opções Compartilhar e Transmitir ao vivo. Clique em compartilhar para copiar o link da sua live e divulgá-lo pelas redes sociais. Quando estiver tudo pronto, basta Iniciar. :)
Ao Vivo pelo Instagram
Suas transmissões ao vivo no Instagram poderão ser acompanhadas por todos os seus seguidores. Uma vez que você iniciá-las, sua foto de perfil aparecerá destacada no feed com a palavra Ao Vivo. Ao tocar na foto, o usuário conecta-se à transmissão.
2. Para começar, abra seu aplicativo do Instagram e clique no ícone de câmera, que aparece no canto superior da tela.
2. Você será levado a uma janela com várias opções na barra inferior. Arraste até chegar em Transmissão ao Vivo e aguarde o teste de conexão.
Pronto, em poucos segundos a sua transmissão será iniciada!
Lembrando que os vídeos não ficam gravados no seu perfil do Instagram. Ao final da transmissão, você terá a opção de compartilhá-lo em seu vídeo Stories.
Aproveitar o recurso de lives a pacientes é muito simples e mais oportuno do que nunca!
👉 Potencialize a divulgação das suas ações com o combo gratuito de Marketing para Profissionais da Saúde:
Fortaleça sua reputação online com a Doctoralia. Preencha o formulário abaixo e saiba mais
Especialista em conteúdo para profissionais de saúde na Doctoralia Brasil. Minha missão é ajudar você a atualizar e digitalizar seu consultório com o melhor conteúdo sobre gestão, saúde digital e marketing médico!