Onde está o grande potencial de promoção das clínicas e consultórios?

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Especialistas de marketing já descobriram há muito tempo que as recomendações influenciam a decisão de seus consumidores e, por isso, investem pesado para conseguirem que mais clientes falem bem sobre suas marcas e produtos.

Esse potencial tem movimentado o marketing boca-a-boca por muitos anos e se tornado uma das principais fontes de promoção para muitos negócios, principalmente de pequeno e médio porte.

Com o acesso à Internet, essa forma de promoção ficou ainda mais potente. Não estamos mais limitados a falar apenas sobre outras pessoas, mas passamos também a compartilhar nossa impressão sobre as marcas, empresas e profissionais, inclusive no setor da saúde.

A influência de um comentário

Uma pesquisa feita pela Ericsson constatou que temos uma predisposição maior para fazer nossas escolhas baseados na opinião de outras pessoas e que, cada vez mais, essas opiniões vão parar na Internet em formato de review. Quando esse dado é levado para a saúde, um estudo realizado pelo grupo da Doctoralia mostrou que até 63% dos pacientes escolhem um médico orientados por suas opiniões.

Esse é um fenômeno que dispensa explicações. Todos nós já fomos influenciados pelo conselho de alguém ao menos uma vez para escolher um produto, serviço ou um especialista. É comum que estas fontes de recomendações nos pareçam muito mais críveis, confiável e fidedignas às nossas expectativas do que as típicas campanhas publicitárias massificadas nas TVs ou portais de notícia. Por isso, as recomendações na Internet são um grande trunfo para especialistas que buscam promover a sua clínica ou consultório.

Reviews online

É importante ter claro o quanto a Internet mudou o compartilhamento de informações sobre bens, serviços e empresas. Encontramos um espaço onde podemos expressar nossa opinião e alcançar outras pessoas que poderão ser influenciadas pelo o que dizemos - e esse novo hábito trouxe benefícios e ameaças do ponto de vista promocional.

Por um lado, temos acesso a uma enorme quantidade de comentários legítimos emitidos por consumidores, pacientes, hóspedes, fãs...mas, por outro, precisamos filtrar esses conteúdos e levar em conta a intenção das pessoas que os produzem.

Espaço dedicado a pacientes

Entre as incontáveis opiniões espalhadas em sites, fóruns e grupos do Facebook, nem sempre o que lemos é fidedigno à realidade - o que tem levado muitos usuários a buscarem sites que são dedicados ao assunto de interesse e que tenham uma equipe para avaliar a autenticidade do que está sendo dito.

É comum encontrar reviews de usuários que estão tomados pela raiva e acabam sendo vulgares na maneira de escrever, polemizam para chamar a atenção ou opinam sobre assuntos que não dominam por inteiro. Por isso, o melhor é confiar nos sites que garantem a moderação dos comentários, passando pela verificação dos usuários e do conteúdo que eles apresentam.

Diálogo Qualitativo

Quando olhamos especificamente para o mercado da saúde, encontramos muitas plataformas que podem ser usadas para a publicação de reviews sobre o trabalho de médicos e especialistas. O próprio Google e o Facebook, por exemplo, têm espaços dedicados para isso.

No entanto, a maioria desses espaços concede aos usuários o direito ao anonimato e não contam com nenhum tipo de controle ou de política de publicação, levando muitas pessoas postarem comentários antiéticos e abusivos.

Foi o que motivou a Doctoralia a adotar uma prática inversa, justamente para garantir a qualidade e a veracidade dos reviews escritos de paciente para especialista. Para ter sua opinião publicada, o usuário primeiro deve ser verificado, um filtro importante para eliminar opiniões de autenticidade duvidosa. O segundo filtro é a moderação de todos os comentários, feita por uma equipe dedicada a ler e avaliar tudo no diz respeito ao teor e linguagem utilizados. A política de opiniões da Doctoralia leva em conta, principalmente:

  • Que o comentário seja relevante e focado no aspecto profissional.
  • Que sejam respeitosos e construtivos. Opiniões com expressões ofensivas, racistas, sexuais, vulgares ou que incitem ao ódio não são aceitas.
  • Que contenham detalhes importantes da consulta.
  • Que digam respeito a um especialista em particular e sejam escritos em primeira pessoa.

Outra vantagem das opiniões publicadas na Doctoralia é a possibilidade que o profissional tem para respondê-las. Quando dá retorno a um paciente - seja para agradecer um comentário positivo ou retornar uma avaliação negativa - agrega valor à sua reputação e informação relevante para os novos usuários que consultarão seu perfil no futuro. Desta forma, cria-se uma rede confiável para pacientes, médicos e instituições que, graças ao poder de opinião dos pacientes atuais, torna-se relevante para todos.

Por isso, um grande potencial de promoção das clínicas e consultórios está nos seus próprios pacientes e no que eles têm a dizer sobre o seu serviço. E não trata-se meramente promoção do profissional, mas uma maneira de dar continuidade à relação com os pacientes e incentivar a comunicação humanizada.

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