Novos recursos para médicos disponibilizados durante a pandemia

Os novos recursos para médicos disponibilizados durante a pandemia

Se você acessar doctoralia.com.br e limitar sua navegação à página principal, talvez imagine que a plataforma é apenas um buscador de médicos e profissionais de saúde. Mas, na verdade, essa é só a pontinha do iceberg.

Há alguns anos a empresa vem ganhando força como um importante software médico global e, desde que a pandemia de Covid-19 se intensificou, a Doctoralia se viu no dever de repensar alguns recursos e serviços para atender novas necessidades dos usuários, tanto pacientes, como médicos e demais profissionais da saúde.

Desde fevereiro deste ano, adicionamos muita "lenha na fogueira" para dar conta deste novo momento. Tem sido um período intenso de pesquisas, reuniões e de muito trabalho para manter nossa tecnologia relevante e atualizada e você acompanha, a seguir, todos os novos recursos disponibilizados durante a pandemia.

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Doctoralia - Prontuário eletrônico do pacienteO uso do PEP já era realidade em muitos consultórios e hospitais e só se intensificou na pandemia. 

Para dar conta de ajudar os médicos que cada vez mais estavam adotando os atendimentos remotos, nosso software precisou evoluir rápido. Facilitar o registro e o acesso às informações dos pacientes foi uma das prioridades.

Hoje, não é apenas a agenda médica e o histórico das consultas que têm espaço para registro no software. Novas funcionalidades foram incorporadas para facilitar a rotina das consultas e ajudar nos diagnósticos, como:

  • Área para registro de diagnósticos, antecedentes e medicamentos.
  • Importação da base de pacientes de documentos em formatos .csv ou .xls. 
  • Possibilidade de anexar de arquivos, como resultados de exames e imagens.
  • Emissão de atestados e prescrições digitais, como explicaremos mais abaixo.

Telemedicina

Esse foi o primeiro grande recurso lançado, logo no começo da pandemia

Assim que o CFM reconheceu os atendimentos à distância como medida para combater a Covid-19, disponibilizamos a ferramenta de consultas online. 

Dada a urgência da situação, a ferramenta foi ao ar em março apenas com os recursos mais básicos para os atendimentos: conectividade e segurança de dados. Ao longo dos meses, ela tem sido aprimorada. 

Hoje, uma série de novos recursos já foram incorporados e a Telemedicina da Doctoralia ganhou mais corpo e funcionalidades:

  • Chat em tempo real para compartilhamento de exames e arquivos.
  • Pagamento online.
  • Link personalizado por consulta, com envio automático para o celular do paciente.
  • Integração com o prontuário eletrônico do paciente.

Junto com a ferramenta, também lançamos uma série de materiais para ajudar os profissionais de saúde iniciarem os atendimentos remotos e orientarem seus pacientes sobre como se preparar bem para uma consulta online.

eBook Telemedicina  Tudo sobre a modalidade do ponto de vista prático, ético e legal. Baixar

Digitalizamos as receitas médicas

prescriçoes doctoraliaComo corríamos contra o tempo para atender às urgências que surgiam no princípio da pandemia, também contamos com a ajuda de parceiros. Graças a eles, ganhamos agilidade para integrar algumas melhorias no software da Doctoralia.

O melhor exemplo é a integração com a Memed - maior software de prescrição digital do país. 

Essa parceria possibilitou que os atendimentos remotos se tornassem mais produtivos, já que os pacientes não precisavam ir até o consultório para buscar uma receita médica, e também ajudou a conter a locomoção desnecessária de pessoas.

Hoje, através da Doctoralia médicos já podem:

  • Emitir prescrições digitalmente.
  • Ter acesso a uma base completa de medicamentos.
  • Enviar receitas por SMS de forma segura - inclusive durante as consultas por telemedicina.

Novo aplicativo para pacientes

Doctoralia - App para PacientesPara facilitar a conexão dos pacientes com os especialistas, lançamos um novo aplicativo para celular (disponível gratuitamente pelo Google Play e Apple Store)

A proposta é que pacientes possam usar o smartphone para ter melhor controle de sua saúde e de seu histórico médico. O aplicativo possibilita:

  • Armazenamento do histórico de consultas.
  • Localização de profissionais de saúde por especialidade e local.
  • Agendamento de consultas pelo smartphone.
  • Realização consultas remotas por vídeochamada.
  • Gerenciamento das consultas - confirmação, alteração ou cancelamento, além da verificação da localização e melhores trajetos.
  • Chat com especialistas.

Costumamos dizer que o nosso produto é evolutivo e, por isso, seguiremos trabalhando em novas soluções para melhorar a vida de médicos e pacientes. Acompanhe o nosso blog para conhecer sempre as novidades.

Preencha o formulário e receba mais informações sobre estes novos recursos para o seu consultório