Como opiniões na internet podem alavancar sua imagem profissional
Mais do que nunca, pacientes estão recorrendo à Internet antes de tomar decisões sobre sua saúde. Isso significa que escolher um médico não é mais uma seleção aleatória ou escassa, mas sim que eles passaram a ter o luxo de pesquisar previamente informações sobre o profissional para saber qual a sua relevância concreta na área de atuação.
Nossas informações públicas nunca estiveram tão organizadas e fáceis de serem acessadas.
Por isso, a imagem que você projeta na Internet tem cada vez mais peso, e está formada por uma balança de duas medidas:
De um lado, estão as informações que você apresenta - como conduz seus trabalhos, aprendizados relevantes durante a carreira e suas conquistas. Do outro, estão os dados que você não tem controle sobre a publicação, mas que igualmente afetarão sua reputação como profissional - são as opiniões de pacientes sobre seu trabalho.
E é justamente neste ponto que queremos nos focar:
O elemento visual das estrelas usado para qualificar um atendimento, somado a um depoimento real e voluntário de um paciente tem um peso muito grande nas nossas decisões. Basta olhar a imagem abaixo e pensar se você recomendaria este centro a um familiar.
No entanto, a mesma ação tem um impacto inversamente proporcional quando trata-se de uma opinião positiva.
Como o recurso de Opiniões tornou-se dos mais importantes que um especialista oferece em seu perfil na Doctoralia e na Internet, esclarecemos algumas informações importantes e que podem te ajudar a alavancar sua imagem profissional.
Qual é o custo para receber e responder opiniões em seu perfil?
O serviço de Opiniões é totalmente gratuito. Justamente por sugerir uma ação espontânea, não prevê nenhum tipo de bonificação em troca, a não ser melhorar a qualidade do setor sanitário como um todo:
Pacientes têm a oportunidade de avaliar o atendimento que receberam, ajudando a outros pacientes que estão a procura de um médico, e especialistas podem melhorar a sua imagem e aumentar a sua autoridade ao se comprometerem com o atendimento humanizado, buscando proximidade com o indivíduo e sucesso do tratamento.
Como conseguir mais opiniões de pacientes?
Como dissemos, o grande valor das opiniões está no fato de partirem de uma ação voluntária. No entanto, especialmente os usuários que agendaram a consulta fora da Doctoralia não conhecem essa possibilidade e você pode informá-los no seu consultório.
Pergunte se ele aceita receber um e-mail depois da consulta para deixar uma opinião sobre o atendimento - que pode ser feita inclusive de maneira anônima. Essa simples informação já pode mudar sua taxa de opiniões. Solicite o e-mail na ficha de registro do paciente e crie um banco de dados com estes contatos.
Como melhorar as opiniões que recebo?
Dificilmente o paciente irá classificar o seu diagnóstico, pois essa é uma área que ele não tem conhecimento suficiente para avaliar. No entanto, a experiência em seu consultório é um dos fatores que mais irá influenciar o teor das opiniões, e ela começa muito antes do paciente entrar na sua sala.
Trata-se da percepção global sobre a estrutura que você oferece, que vai desde a facilidade para agendar um horário, até a comunicação que estabelecem na consulta e o suporte pós pós-tratamento.
Por isso, antes de estimular as opiniões em seu perfil, faça uma análise de como seus pacientes atuais percebem seus processos.
Já falamos sobre ferramentas disponíveis para realizar pesquisas de opinião, muitas delas com versões gratuitas. Estruture um questionário que busque identificar as impressões sobre o agendamento, tempo de espera, atendimento na recepção e entendimento na consulta, fatores que ele mais comumente irá destacar em um review sobre você.
Além disso, invista no atendimento qualificado não apenas durante a consulta, mas também entre sua equipe.
👉 Você também pode gostar do ebook gratuito onde ensinamos como promover seu trabalho com as opiniões dos seus pacientes:
É possível promover as opiniões que recebo em meu perfil da Doctoralia?
Sim. Você tem a opção de espelhar todas as opiniões de seu perfil no site do seu consultório, por exemplo. Isso é feito automaticamente por meio do Widget da Doctoralia, recurso totalmente gratuito.
Além disso, anualmente a Doctoralia oferece o Certificado de Excelência a todos os especialistas reconhecidos por pacientes pelo bom nível de avaliações em seu perfil. Se você já está apto para receber-lo, promova! Isso certamente irá impactar a sua imagem na Internet e fora dela.
A Doctoralia colabora para que milhares de médicos recebam mais e melhores opiniões. Preencha o formulário abaixo e saiba mais
Especialista em conteúdo para profissionais de saúde na Doctoralia Brasil. Minha missão é ajudar você a atualizar e digitalizar seu consultório com o melhor conteúdo sobre gestão, saúde digital e marketing médico!