Curso online | Marketing e negócios para consultórios médicos

IA e automação no fluxo de trabalho dos consultórios

Escrito por Nisan Golmes, Head de Marketing Global | Jun 16, 2025 3:22:40 PM

ℹ️ Conteúdo da aula

Gerenciar uma clínica ou consultório particular vai muito além de prestar atendimento médico. Entre lembretes de consulta, prontuários, faturamento, documentos e organização da equipe, boa parte do seu dia acaba sendo tomada por tarefas essenciais - mas que não exigem um diploma de medicina.

É exatamente aí que a inteligência artificial e a automação entram em cena. Essas tecnologias não vieram para substituir os profissionais de saúde, mas para eliminar tarefas repetitivas, devolvendo algo essencial: tempo e foco para cuidar.



Do manual ao automatizado: o que pode ser delegado

Você não precisa substituir sua equipe - basta dar a ela ferramentas melhores. Aqui estão três áreas em que a automação e a IA podem causar um impacto imediato:

1. Gestão de consultas e confirmação com os pacientes

Ligações perdidas, linhas ocupadas, mensagens não respondidas. Esqueça tudo isso.

Com a automatização, seus pacientes podem agendar consultas 24 horas por dia, mesmo quando o seu consultório estiver fechado.

Sistemas como o da Doctoralia te permitem configurar a sua disponibilidade para os pacientes agendarem online, diminuindo faltas e ‘buracos’ na agenda. Saiba mais

Além disso, lembretes automáticos (por e-mail, SMS ou WhatsApp) podem ser incorporados, ajudando a dimunuir consideravelmente o número de pacientes que esquecem das consultas. É uma solução simple para diminuir as faltas e economiza horas da sua operação toda semana.

🛠️ O sistema da Doctoralia confirma automaticamente as consultas agendadas e envia lembretes aos pacientes, liberando sua equipe para tarefas mais importantes, como recebê-los na recepção, orientar dúvidas e te dar suporte a um atendimento de mais qualidade.



2.  Faturamento e precessos financeiros

O faturamento é uma das partes mais suscetíveis a erros em qualquer operação. Nesta área, soluções baseadas em IA também podem ajudar bastante, gerando faturas, registrando pagamentos e enviando lembretes aos pacientes, sem a necessidade de intervenção manual constante.

Isso não apenas reduz a carga administrativa, mas também oferece uma experiência mais profissional e confiável para seus pacientes.



3.  Documentação clínica

Este também é outro campo em que a IA vem avançando bastante: ajudar os profissionais a documentarem seus atendimentos de forma mais rápida e precisa.

Noa Notes, desenvolvido pela Doctoralia, é um dos grandes exemplos. Trata-se de um assistente virtual que utiliza IA para escrever automaticamente os resumos clínicas dos  atendimentos, de forma estruturada e detalhada. Isso possibilita que os profissioanis consigam dar mais atenção aos seus pacientes e até reduzam o tempo do atendimento:

  • Sem digitar durante a conversa.
  • Sem ter que tentar lembrar cada detalhe. 
  • Sem ter que dividir a atenção com a tela durante atendimento.


Impacto na vida real

Esse é o impacto da automação e da IA já relatado por consultórios que incorporaram essas práticas:

  • Redução de até 30% no tempo gasto com atividades administrativas.
  • Menos erros no faturamento e na manutenção de registros.
  • Pacientes mais satisfeitos com a agilidade dos processos.
  • Menos carga cognitiva durante o trabalho, reduzindo o estresse.


Como começar

Comece a introduzir essas facilidades aos poucos no seu consultório e perceba a diferença no dia a dia. É possível dar os primeiros passos em várias frentes:

  • Comunicação pré a pós consulta: Você pode automatizar as confirmações de presença usando mensagens automáticas, como as oferecidas pela Doctoralia. O sistema manda lembretes aos pacientes no momento certo para recordar o agendamento e pedir a confirmação.
  • Anotações clínicas: Também pode testar ferramentas como o Noa Notes para gerar o resumo dos atendimentos por você. Mais do que uma transcrição, você receberá um resumo médico da conversa com o paciente, onde só informações relevantes ao tratamento são registradas.
  • Faturamento: Por fim, você também pode incorporar ferramentas para ajudar a otimizar o fluxo de caixa. Muitas já enviam faturas, lembretes de pagamento e fazem o controle de recebíveis.


👉 Quer saber mais? Leia este artigo sobre IA no setor de saúde



💡 Ideias-chave desta aula

A IA e a automação devem ser usada para economizar o tempo dos profissionais de saúde e tornar esse trabalho mais preciso.

Há cada vez mais relatos de especialistas que se tornaram mais pontuais e diminuiram o tempo de espera dos pacientes depois que incorporaram esses recursos à rotina do consultório e dos atendimentos.

Muitos também disseram experimentar um aumento de sua capacidade intelectual, tendo em vista que a IA os ajuda lembrar de informações importantes sobre o paciente e  chegar a diagnósticos mais precisos, sobretudo em quadros complexos.

A tecnologia ainda os ajuda a estar mais presentes com o paciente, já que eles não precisam mais realizar tarefas administrativas como o registro do atendimento.