Hoje, gerenciar uma clínica ou consultório particular envolve muito mais do que oferecer atendimento médico. Entre lembretes de consultas, prontuários, faturamento, documentação e coordenação interna, grande parte do dia dos médicos é dedicada a tarefas que, embora necessárias, não exigem um diploma de medicina.
É justamente aí onde a Inteligência artificial e a automação têm ajudado. Essas tecnologias não chegaram para substituir os profissionais de saúde, pelo contrário. Elas vieram para eliminar o que é repetitivo, te ajudando a recuperar algumas coisas essenciais do seu trabalho: tempo e foco para cuidar.
Você não precisa substituir sua equipe - basta dar a ela ferramentas melhores. Aqui estão três áreas em que a automação e a IA podem causar um impacto imediato:
Ligações perdidas, linhas ocupadas, mensagens não respondidas. Esqueça tudo isso.
Com a automatização, seus pacientes podem agendar consultas 24 horas por dia, mesmo quando o seu consultório estiver fechado.
Sistemas como o da Doctoralia te permitem configurar a sua disponibilidade para os pacientes agendarem online, diminuindo faltas e ‘buracos’ na agenda.
Existem também os lembretes automáticos (por e-mail, SMS ou WhatsApp), que diminuem consideravelmente o número de pacientes que esquecem das consultas. É uma solução simples e que economiza horas da sua operação toda semana.
🛠️ O sistema de consultas da Doctoralia confirma automaticamente as consultas agendadas e envia lembretes aos pacientes, liberando sua equipe para tarefas mais importantes, como recebê-los na recepção, orientar dúvidas e te dar suporte a um atendimento de mais qualidade.
O faturamento é uma das partes mais suscetíveis a erros em qualquer operação. Nesta área, soluções baseadas em IA também podem ajudar bastante, gerando faturas, registrando pagamentos e enviando lembretes aos pacientes, sem a necessidade de intervenção manual constante.
Isso não apenas reduz a carga administrativa, mas também oferece uma experiência mais profissional e confiável para seus pacientes.
Este também é outro campo em que a IA vem avançando bastante: ajuda os profissionais de saúde a documentar seus atendimentos de forma mais rápida e precisa.
Noa Notes, o assistente virtual desenvolvida pela Doctoralia, é um dos grandes exemplos. Trata-se de um assistente virtual que utiliza IA para escrever automaticamente as notas médicas durante os atendimentos, de forma estruturada e detalhada. Isso resulta em um atendimento em que você consegue dar mais atenção aos seus pacientes:
Esse é o impacto da automação relatado por consultórios que incorporaram essa prática nas tarefas diárias:
A automação também interfere diretamente na qualidade da atenção que você oferece aos seus pacientes. Para eles, isso resulta em menos tempo na sala de espera aguardando atendimento, ou no telefone para conseguir um agendamento. Eles recebem todos os detalhes da consulta direto no celular, com lembretes no dia anterior, e vivenciam uma experiência melhor de atendimentos, em que o médico não está constantemente olhando para uma tela de computador.
Comece introduzindo essas facilidades aos poucos no consultório e vá sentindo a diferença. É possível começar em diversas frentes:
Faturamento: Por fim, você também pode incorporar ferramentas para ajudar a otimizar o fluxo de caixa. Muitas já enviam faturas, lembretes de pagamento e fazem o controle de recebíveis.
👉 Quer saber mais? Leia este artigo sobre IA no setor de saúde
A IA pode e deve ser usada para economizar o tempo dos profissionais de saúde e tornar seu trabalho mais preciso.
Há cada vez mais relatos de especialistas que conseguiram se tornar mais pontuais e diminuir o tempo de espera dos pacientes depois que começaram a usar AI como suporte para automatização de tarefas e geração da documentação.
Muitos também disseram experimentar um aumento de sua capacidade intelectual, tendo em vista que a IA os ajuda lembrar de informações importantes sobre o paciente e chegar a diagnósticos mais precisos, sobretudo em quadros complexos.A tecnologia ainda os ajuda a estar mais presentes com o paciente, já que eles não precisam mais realizar tarefas administrativas como o registro do atendimento.