Gestão de consultório médico: 6 regras de ouro para o sucesso

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A gestão de consultório médico está longe de ser simples e de ter um modelo de funcionamento padrão para todo o mercado. A realidade que vemos hoje são profissionais sobrecarregados, tendo que fazer verdadeiros malabarismos para dar conta da lista de tarefas diárias.

Existem especialidades médicas, por exemplo, que dividem o tempo entre procedimentos clínicos e cirúrgicos. Outras, precisam reservar uma hora inteira para cada consulta. E existem, ainda, aquelas que atendem muitos pacientes por convênio e precisam lidar com vários processos burocráticos.

Por outro lado, os profissionais de saúde também compartilham algumas dores em comum. Desafios que interferem no desempenho financeiro e na reputação do consultório médico como um negócio.

Se você já enfrentou dificuldades como acúmulo de tarefas, faltas de pacientes sem justificativa e falta de tempo para estudar marketing médico sabe bem do que estou falando.

No entanto, meu intuito aqui é te ajudar a conquistar um consultório médico de sucesso, passando longe de problemas como esses.

Falaremos neste artigo sobre boas práticas para melhorar o desempenho do seu negócio e a experiência dos pacientes como um todo.

1. Concentre a gestão de consultório médico em um sistema único

É comum encontrar especialistas que, além do atendimento ao paciente, ainda exercem a função de gerente do consultório. Concentrando, assim, um número excessivo de funções. Mesmo aqueles que contam com a ajuda de uma secretária podem facilmente perder o rumo do próprio negócio.

Por isso, é importante buscar um sistema integrado que ofereça, em tempo real, uma visão geral de tudo o que acontece no consultório médico.

Com o avanço da tecnologia, hoje existem no mercado softwares médicos que centralizam todas as informações que você precisa. Tempo de consulta, histórico dos pacientes, disponibilidade de horários para encaixes e fluxo financeiro são alguns exemplos. Algumas permitem até interações com os pacientes.

Ao usar esse tipo de ferramenta como aliada você pode priorizar demandas, gerar oportunidades de novas consultas e melhorar ainda mais a qualidade da gestão de consultório médico.

2. Organize e garanta a proteção de dados dos pacientes

Oferecer um atendimento humanizado e cada vez mais personalizado é uma cobrança comum a muitos pacientes. Por outro lado, é também um dos maiores desafios dos especialistas que sofrem com a falta de tempo.

Neste sentido, a informação e a informatização são dois elementos que podem ser combinados para maximizar a produtividade das consultas. Graças aos softwares desenhados para o mercado da saúde, os profissionais podem acessar dados de pacientes em tempo real e organizá-los em grupos seguros, em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Produção de Dados). Um detalhe simples e que faz toda a diferença na rotina de atendimentos.

Dica: crie cada registro buscando montar uma visão holística do paciente e segmente as informações em níveis, incluindo desde os sintomas e dados sobre o histórico familiar, até hábitos de vida e mensagens enviadas. Com isso em mãos, você resgata rapidamente as notas que realmente importam, economiza tempo na consulta e oferece um atendimento muito mais personalizado.

3. Cuide do fluxo da sua comunicação com o paciente

A relação profissional-paciente é fundamental para o sucesso de um consultório médico, mas ainda está longe de ser um processo simples. Pacientes continuam faltando às consultas porque se esquecem. Não fazem o tratamento corretamente porque algum ponto não ficou claro durante a consulta. Deixam de marcar revisões anuais porque não têm o hábito de controlar seu calendário de saúde… Os motivos que levam às falhas de contato são os mais variados.

Dentro das boas práticas de comunicação com os pacientes, tem-se observado que o fluxo automatizado de mensagens têm grande êxito. Além de garantir que suas mensagens serão enviadas, é possível proporcionar um tratamento superior ao que muitos estão habituados.

Dica: confirme e recorde o paciente sobre a consulta em mais de um canal, como mensagem e e-mail. Além disso, peça feedbacks para saber se sua consulta gera algum tipo de dúvidas. E se você atua em uma especialidade que demanda revisões periódicas, lembre-os quando devem retornar. 

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4. Explore novas oportunidades para facilitar a jornada do paciente

A experiência do paciente é outro ponto essencial para impulsionar o sucesso da sua gestão de consultório médico. Assim sendo, é preciso considerar todos os fatores que podem funcionar como aliados para tornar essa experiência positiva.

Mesmo sendo um conceito relativamente novo, a jornada do paciente é cíclica e nunca acaba. Mas, certamente, existem várias formas de tirar melhor proveito de cada uma de suas etapas.

Veja alguns exemplos:

  • Estar em uma plataforma de saúde e no próprio Google para ser encontrado mais facilmente por pessoas que estão em busca de um serviço médico;
  • Dispor de agendamento online de consultas para os pacientes;
  • Enviar lembretes automáticos de consultas para reduzir faltas e até antecipar atendimentos;
  • Oferecer atendimentos a distância por meio da Telemedicina;
  • Responder às dúvidas, feedbacks e opiniões dos pacientes para oferecer um atendimento cada vez melhor.

5. Reserve tempo para promover o seu trabalho

A educação dos pacientes ainda é um tema sensível e que compromete o desempenho de consultórios em todo o mundo. Muitos não têm claro em que momento devem buscar o especialista. Outros, trocam uma consulta necessária por uma informação que encontraram na Internet. E ainda existem aqueles que simplesmente não conhecem nenhum especialista relevante na área.

É importante nutrir os pacientes com informação para promover o seu consultório médico particular e melhorar a qualidade do serviço oferecido. 

Crie conteúdo sobre a sua prática e automatize o envio dessas mensagens, segmentado elas de acordo com perfil de pacientes que você atende. Assim, você não sobrecarrega o tempo da sua equipe, nem deixa de enviar informações pertinentes para cada pessoa. A educação do paciente é essencial para manter e melhorar os resultados de sua gestão de consultório médico.

6. E cuide, com carinho, da sua reputação profissional

Por trás de uma gestão de consultório médico de sucesso estão profissionais de saúde com autoridade, reputação e visibilidade perante o mercado. Assim sendo, se atentar à opinião dos pacientes para identificar pontos de melhoria e realmente dedicar tempo a esse tipo de manutenção é fundamental para ganhar notoriedade.

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