Aos especialistas que já possuem um site ou perfil em redes sociais, é importante saber como mantê-los bem posicionados para serem encontrados facilmente pelos pacientes.
Já falamos aqui sobre como divulgar seus canais online por meio do posicionamento orgânico - principal estratégia adotada pela Doctoralia. A seguir daremos mais dicas sobre como otimizar seus resultados utilizando o Google Ads, mais conhecido como links patrocinados.
👉 Baixe grátis:
As buscas online no Brasil são feitas sobretudo no Google - que representa 96% da fonte de pesquisa dos internautas -, por isso sempre nos focamos em mostrar como adaptar suas estratégias de posicionamento segundo os algoritmos utilizado por este buscador.
Para vender publicidade o Google desenvolveu o produto "Google Ads", cuja a proposta é exibir anúncios que tenham a ver com a busca do usuário. O formato mais tradicional são os anúncios que aparecem junto a uma página de resultados, geralmente na parte superior dos listados e com um aspecto muito semelhante ao dos resultados orgânicos. Veja abaixo.
A partir do momento em que faz uma busca no Google, o paciente visualizará primeiro os resultados patrocinados. Em outras palavras: verá um anúncio personalizado e com as mensagens que você deseja quando procura pelo serviço que você oferece. Ele é exibido de acordo com palavras-chave e parâmetros de público que você definir, além do orçamento estabelecido.
Uma campanha de anúncios no Google demanda gastos fixos para que seu anúncio apareça sempre nos resultados - caso contrário, ele desaparecerá. Além disso, quanto maior for a concorrência pelas mesmas palavras-chave - ex.: “Pediatra em Belo Horizonte” é buscado por 100 especialistas -, maior será o custo dessas palavras, que é definido por um leilão online. Por isso, se você é iniciante, a dica é começar com um orçamento baixo.
1| Diferencie seu conteúdo: Tendo em mente que a concorrência por termos mais genéricos será maior, é importante pensar em conteúdos que possam te diferenciar. Focar-se em um nicho e responder a perguntas mais concretas (por exemplo: como curar a depressão) te ajudará a encontrar menos concorrentes e a criar uma campanha mais econômica. Prove palavras-chaves diferentes utilizando a ferramenta de planejamento oferecida pelo Ads.
2| Crie formatos adequados: Um anúncio padrão é formado por três partes, que se assemelham a um resultado orgânico: 1. Título: deve conter até 30 caracteres. Procure incluir palavras que o paciente supostamente utilizou em sua busca e, sempre que possível, apresente um benefício; 2. URL de visualização: é o endereço de destino do seu anúncio. Ele é composto por sua URL mais dois campos opcionais que servirão para o usuário saber melhor o que encontrar em sua página (ex.: www.exemplo.com/tratamento/osteoporose - tratamento e osteoporose são adicionais neste caso); 3. Descrição: é a parte mais detalhada do seu anúncio - podendo chegar a 80 caracteres. Uma boa recomendação é incluir neste texto uma chamada de ação (ex.: marque online a sua consulta).
O Google Ads, no entanto, exige uma classificação mínima do anúncio para exibir suas extensões - que combina o lance, a qualidade do anúncio e da página de destino, e o impacto esperado. A regra de ouro, como sempre, é investir na qualidade do conteúdo e na configuração das suas palavras-chaves.
4| Ofereça um meio de contato 24h: Um estudo recente feito pela Doctoralia identificou que 30% dos pacientes procuram informações e serviços médicos fora do horário comercial. Tenha isso em mente e ajuste seu anúncio em função dos horários: você pode configurá-lo para que o número do seu consultório seja exibido durante o horário de atendimento ao público e, depois das horas de trabalho, sua URL é redirecionada para sua agenda online, facilitando os pacientes a agendarem uma consulta a qualquer momento.