Ter um site para seu consultório é parte importante do marketing médico. Além de ser sua identidade digital, ele facilita que você seja encontrado por pacientes e é uma ferramenta eficaz para gerar novas consultas, pois está ativo 24 horas do dia, inclusive fora do horário comercial.
Neste artigo você conhecerá elementos básicos para construir o site do seu consultório e descobrirá algumas maneiras para economizar e facilitar a produção. Isso te ajudará estar mais conectado aos 74% dos brasileiros com acesso a Internet - ou seja, mais de 130 milhões de pessoas!
Pense que diferentes perfis de paciente acessarão seu site, por isso, aposte em layouts simples para facilitar a experiência. Veja como grandes portais como UOL e Americanas, por exemplo, estão estruturados: eles investem em fundos claros, um menu bem organizado e na unidade de cores para evitar o caos visual. Outro item importante é a hierarquia visual da página: nossos olhos tendem a ler de cima para baixo e da esquerda para a direita. Priorize informações importantes - como sua foto, seus contatos e a marcação online de consultas - no canto superior esquerdo ou inferior direito do site para conseguir mais destaque.
1) Resumo profissional: ressalte sua formação, experiências destacáveis e colaboração em entrevistas ou artigos. Busque ser objetivo, apresente-se em bullets, ou até mesmo em 1ª pessoa;
2) Contatos: reserve uma área de destaque para informar seus contatos e localização do consultório. Lincar o endereço ao Google Maps também ajuda os usuários te encontrarem mais facilmente;
3) Serviços: facilite as especialidades e tratamentos que você oferece, além dos valores de cada consulta e convênios atendidos. Quanto mais completo for esse conteúdo, mais relevância você terá também em buscadores como o Google;
4) Depoimentos: apoie-se em depoimentos de pacientes que já confiam no seu trabalho. Você pode ativar em seu site o Widget de Comentários de Pacientes da Doctoralia, por exemplo, para que novos usuários vejam as avaliações deixadas em seu perfil.
Faz tempo que o computador deixou de ser o único dispositivo de acesso à Internet - aliás, o telefone celular já passou à frente. Por isso, crie um site responsivo, adaptado para diferentes tamanhos de tela. Além de facilitar a experiência dos usuários, você garante que sua página web possa ser encontrada nos resultados do Google, que recentemente rebaixou as páginas que não estão preparados para celular.
Muitos estudos apontam que o horário nobre da Internet no Brasil começa a partir das 20h. Por isso, oferecer a opção para marcar a consulta mesmo quando o seu consultório está fechado facilita a vida dos pacientes interessados em você. Além disso, te ajuda a atingir o seu principal objetivo na Internet: potencializar as suas consultas.
Conhecendo o que interessa ao paciente, existem duas opções para montar sua página web: 1) Crie a partir de plataformas de desenvolvimento - neste caso, você personaliza templates prontos já oferecidos por algumas plataformas e atualiza com seu conteúdo; 2) Contrate uma agência/ profissionais especializados - para economizar, uma boa dica é ficar responsável pelo conteúdo e terceirizar apenas os serviços de programação, web design e revisão de texto do projeto.
Se você optar pela primeira opção, já existem muitas plataformas bastante intuitivas para utilizar. Algumas boas referências são Wordpress, Wix, Weebly e a própria Doctoralia, que oferece um serviço de site profissional especializado para profissionais da saúde.
O sites oferecidos pela Doctoralia contam com a facilidade de que todo o conteúdo vem exportado automaticamente do perfil do profissional na plataforma. Isso te economiza tempo e trabalho, pois você não precisará criar o conteúdo do zero e pode escolher entre 9 templates personalizáveis e responsivos, além da URL.
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Saber maisSabendo o que é importante e as ferramentas necessárias, você já pode colocar em prática a produção do site do seu consultório. E se quiser mais dicas para otimizar seus resultados, complemente sua leitura com este artigo!
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