O guia para potencializar seu consultório

4 maneiras de manter a comunicação com os pacientes durante a pandemia

Escrito por Equipe Doctoralia | dez 29, 2021

Logo no início dessa pandemia de Covid-19, o distanciamento social foi uma das primeiras medidas impostas por governos para conter a curva de contágio. Hoje, no entanto, o isolamento foi flexibilizado, mas ainda existe muita incerteza no ar.

Isso significa que a população deve continuar limitando seus deslocamentos o tanto quanto possível e que clínicas e consultórios médicos devem planejar uma estratégia para manter o contato à distância com pacientes antigos e novos.

Por isso, pensamos em oferecer algumas dicas para gerenciar melhor essa comunicação durante a pandemia

1. Compartilhar informações confiáveis e comprovadas

As crises dão lugar a muitas especulações e fake news, que podem causar confusão entre as pessoas e levá-las a seguir as recomendações erradas. Para ajudar a conter o caos, você pode aproveitar a situação atual e se posicionar como um ponto de referência para seus pacientes, enviando-os comunicados relevantes sobre a saúde.  Essa, certamente, é uma das formas mais potentes para fortalecer vínculos e construir uma relação de confiança com eles.

Você pode criar uma cadeia de mensagens (via e-mail, WhatsApp ou SMS) para manter os pacientes informados, acompanhando-os e ajudando-os a se sentirem menos vulneráveis nesse momento atípico da nossa história.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Se você tem pacientes em idade de risco, dê conselhos mais específicos para protegê-los;
  • Para aqueles que têm sintomas (ou presumem de) sintomas do COVID-19, você pode explicar como contatá-los e informar como você está disponível;
  • Comunique todos os números de emergência da saúde pública da sua região.

2. Abrir canais de comunicação 

Mais do que nunca, a figura do profissional de saúde se tornou símbolo de autoridade e confiança. Como médico, é necessário abrir espaços para interação com a população. 

Recomendamos que você escreva para seus pacientes - ou que incentive os especialistas da sua clínica a fazerem isso - com o intuito de descobrir como eles estão gerenciando este momento e para que saibam que têm seu apoio. Essa ação simples faz a diferença para que eles sintam-se apoiados e a admiração pelo seu trabalho só tende a crescer.

Um ponto importante: embora existam canais gratuitos para o envio de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, é altamente recomendável que você se concentre em uma solução exclusiva para o mercado sanitário para garantir mais segurança e privacidade de dados. 

Ofereça canais seguros para a atenção remota aos pacientes

Conheça a ferramenta de Telemedicina oferecids pela Doctoralia.

Conhecer ferramenta

3. Usar as mídias sociais para comunicar mudanças

As mídias sociais também podem ser aliadas fiéis no contexto em que nos encontramos e seu consumo cresceu quase 40% durante a pandemia

Mais do que nunca, esses canais de comunicação estão sendo uma válvula de escape e,  graças à possibilidade de compartilhar mensagens para grupos inteiros, as mídias sociais podem ser usadas para atualizar pacientes sobre os protocolos de segurança durante a pandemia e seus novos horários e formas de atendimentos.

Recomendamos que use suas redes para postagens informativas e  também para envolvê-los no processo de retomada. 

Para criar interação e aumentar o envolvimento com o usuário, você pode optar fazer postagens em formato de perguntas.

Após a publicação, não se esqueça de responder os comentários e agradecer àqueles que compartilham seu conteúdo: às vezes, um "curtir" é suficiente para demonstrar interação positiva! Além disso, você pode responder de maneira privada os pacientes que solicitarem informações mais específicas sobre os atendimentos. Mais dicas aqui.

4. Manter a comunicação sobre outros assuntos

Embora os comunicados de Proteção Civil atualizem o número diário de infecções e mortes, achamos muito importante ajudar os pacientes a manterem a máxima normalidade possível nesse período. Recomendamos que você envie comunicações e campanhas que possam facilitar a situação em que nos encontramos, como:

  • Mensagens de aniversário, 
  • Recomendações de podcasts e perfis confiáveis de saúde para seguir nas redes sociais
  • Lembretes de datas especiais (Páscoa, primavera, início do inverno ...)

Você pode organizar e enviar estas comunicações de maneira simples e rápida por softwares especializados, como é o caso da Agenda Doctoralia.

Por que se comunicar com pacientes durante e após a pandemia?

O contato com os pacientes reforça a relação de confiança. Em um contexto pandêmico como o nosso, os hábitos dos pacientes mudaram e também a maneira de se comunicar com especialistas; e é preciso se adaptar a essas mudanças.

Claro que nada voltará a ser exatamente como antes. Mesmo no setor da saúde haverá a necessidade de simplificação e mais acesso a ferramentas que apoiam a medicina remota e mantém aberta a comunicação com os pacientes.