O guia definitivo para aumentar a receita da sua clínica médica
Atualmente, não basta só cuidar do público. Você também precisa oferecer uma experiência de ponta, com diferenciais capazes de estimular a retenção e de transformar clientes em verdadeiros promotores da marca.
Para obter uma receita robusta e sustentável, é cada vez mais importante repensar estratégias, investir em novas modalidades de negócios e abraçar a inovação em cada processo.
Quer impulsionar a gestão financeira e o crescimento do seu negócio, mas não sabe por onde começar? Neste artigo, vamos abordar os principais conceitos e estratégias para você aumentar a receita da clínica. Confira.
A aquisição de pacientes não é a única solução
Quando tratamos de aumentar a receita, muitos profissionais ainda a associam ao crescimento no volume de pacientes atendidos. Contudo, essa abordagem não é a única, e nem necessariamente a mais eficaz.
Segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais 2024, 44% dos médicos e gestores de saúde consideram a aquisição de clientes o seu maior desafio. Isso não é por acaso.
Além dos custos envolvidos para atrair consumidores, essa também é uma tarefa complexa, considerando o dinamismo e a alta competitividade do mercado atual. Assim, potencializar as fontes de receita da clínica pode ser mais estratégico e sustentável a longo prazo.
Investir em uma gestão financeira eficiente, por exemplo, ajuda a otimizar os recursos existentes e a identificar oportunidades de melhoria nos processos internos.
Focar na fidelização dos pacientes por meio de uma experiência de atendimento excepcional e personalizada aumenta a receita por cliente, transformando-os em defensores da sua marca.
Neste contexto, explorar modalidades diferenciadas de serviços, adotar tecnologias que melhoram a eficiência operacional e realizar análises para embasar melhorias contínuas também são estratégias essenciais.
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Importância da experiência humanizada para a fidelização do cliente
À medida que a concorrência na área da saúde se intensifica, fidelizar pacientes torna-se fundamental para o sucesso de sua clínica.
Afinal, a aquisição de novos clientes é de 5 a 7 vezes mais cara do que manter os atuais, conforme destacado pelo renomado especialista Philip Kotler, conhecido como o “pai do marketing”.
A experiência humanizada se destaca como um diferencial para reter clientes, impulsionando o crescimento da clínica e ampliando a receita.
Até porque, pacientes satisfeitos não apenas permanecem leais, mas também atuam como promotores, recomendando seus serviços a amigos, familiares e potenciais clientes.
Essa propaganda boca a boca é um ativo importantíssimo, pois gera resultados autênticos e confiáveis, aumentando o reconhecimento da marca e atraindo novos pacientes de forma natural e orgânica.
Em um mercado cada dia mais digital, essas recomendações se reinventaram e ganharam força por meio das avaliações online.
Agora, pacientes satisfeitos compartilham suas experiências em plataformas de avaliação e redes sociais.
Para você ter uma ideia, 90% das pessoas buscam informações de saúde online antes de escolher um especialista, sendo que 80% decidem com base nas avaliações de outros pacientes na internet.
Esse é um círculo virtuoso, em que a experiência humanizada gera fidelização e estimula recomendações, criando novas oportunidades para você reter mais clientes e fazer com que eles atraiam ainda mais pacientes com as avaliações.
Estratégias para aumentar a receita da sua clínica ou consultório médico
Você já sabe que aumentar a receita vai além de atrair mais pacientes, que é importante proporcionar uma experiência humanizada e como isso influencia na fidelização. Agora, é hora de explorar estratégias práticas e eficazes para maximizar os ganhos do seu negócio:
Faça uma boa gestão financeira
Promover uma gestão financeira eficaz é a base para o sucesso de qualquer clínica e ela começa pela compreensão sobre as diferenças e aplicações dos conceitos de lucratividade e rentabilidade.
A lucratividade representa o ganho excedente da empresa. Ou seja, a diferença entre a receita obtida e os custos para a prestação de serviços. Ela mede a eficiência no uso dos recursos e sua capacidade de gerar valor para o negócio.
Já a rentabilidade demonstra o retorno sobre o investimento realizado na clínica. Trata-se do quanto você obtém em relação ao que foi aplicado, avaliando a viabilidade e o potencial de crescimento do negócio.
Para aumentar a lucratividade e a rentabilidade do seu negócio, procure focar nas seguintes frentes:
- Redução de custos: negocie contratos, busque melhores condições de pagamento, elimine desperdícios e otimize o uso de recursos;
- Aumento da eficiência: agilize processos, reduza o tempo de espera dos pacientes e otimize a gestão da agenda;
- Análise de serviços: identifique os serviços mais lucrativos, promova-os e ajuste ou elimine os menos rentáveis;
- Investimentos estratégicos: invista em ferramentas e recursos que aprimorem a eficiência e a qualidade dos serviços.
Invista na fidelização dos pacientes
Como dito antes, fidelizar pacientes é mais barato e estratégico do que atrair novos. Afinal, quando satisfeitos, eles tendem a retornar para mais procedimentos, ajudando a aumentar a receita de forma contínua.
Eles também recomendam seus serviços a outras pessoas, gerando um efeito boca a boca positivo.
Para promover a fidelização, é essencial oferecer uma experiência excepcional, que inclua:
- Atendimento de qualidade: treine sua equipe para proporcionar um atendimento humanizado e eficiente;
- Respeito pelo tempo do paciente: minimize os tempos de espera e ofereça facilidade no agendamento e flexibilidade nos horários de consulta;
- Acompanhamento contínuo: mantenha contato regular com os pacientes durante e após os tratamentos;
- Uso da tecnologia: utilize ferramentas de automação para personalizar o atendimento e melhorar a comunicação com os pacientes.
Faça pesquisas para avaliar a satisfação do paciente
Realizar pesquisas de satisfação, com frequência, é importante para entender as necessidades dos pacientes e melhorar continuamente seus serviços, impactando a fidelização e a própria atração de clientes.Uma das métricas mais eficazes para isso é o Net Promoter Score (NPS), que mede a lealdade dos pacientes, perguntando a eles sobre a probabilidade de recomendarem a clínica a outras pessoas.
Para implementar esse tipo de pesquisa com sucesso, vale a pena se ater às seguintes boas práticas:
- Automatize o envio de pesquisas: utilize e-mails, SMS ou até o WhatsApp para enviar perguntas de NPS automaticamente logo após as consultas;
- Analise as respostas: use-as para identificar áreas de melhoria e ajustar as estratégias de atendimento;
- Aja rapidamente: realize ações corretivas baseadas no feedback recebido para melhorar a experiência do paciente;
- Demonstre proatividade: mostre ao seu público quais foram as melhorias implementadas e que você ouve as demandas ativamente.
Melhore os processos
Ao revisar e aprimorar os processos, você consegue identificar os eventuais gargalos e pontos de ineficiência que estão impactando negativamente a clínica.
Isso é essencial para reduzir custos operacionais, melhorar a qualidade do atendimento e, consequentemente, aumentar a satisfação dos pacientes. Para melhorar processos de forma bem embasada e contínua, você precisa:
- Coletar e analisar os dados da clínica: utilize um bom software de gestão médica para capturar e organizar as informações relevantes sobre a performance do negócio e da sua equipe;
- Analisar o desempenho: com a ajuda dos relatórios do sistema, analise indicadores, como os de produtividade e de comportamento dos pacientes, para identificar pontos de melhoria;
- Implementar melhorias continuamente: a partir dos insights obtidos, ajuste os processos, aproveite melhor os recursos disponíveis e otimize o trabalho da equipe.
Ofereça um atendimento humanizado
A importância do atendimento humanizado está relacionada com o reconhecimento da individualidade de cada paciente e suas necessidades emocionais durante o processo de cuidado.
Essa abordagem promove um ambiente de mais confiança e segurança, que melhora a qualidade do cuidado oferecido, enriquece a experiência dos clientes e fortalece a reputação da clínica.
Os pacientes tendem a valorizar profissionais de saúde que demonstram sensibilidade às suas necessidades individuais e se preocupam genuinamente com o seu bem-estar.
Assim, um atendimento humanizado contribui para uma maior fidelização, aumentando as chances de avaliações e recomendações positivas. Para isso, dê atenção especial aos seguintes aspectos:
- Empatia e comunicação: treine a equipe para ser empática e manter uma comunicação clara e atenciosa com os pacientes;
- Ambiente acolhedor: crie um ambiente físico e digital que faça os pacientes se sentirem bem-vindos e confortáveis;
- Seguimento personalizado: ofereça um acompanhamento personalizado, adaptando-se às necessidades específicas de cada paciente.
Tenha condições de pagamento flexíveis
Oferecer condições de pagamento flexíveis também é importante para aumentar a receita, pois expande o acesso do público aos seus serviços e proporciona conveniência aos pacientes, melhorando sua experiência. Foque em:
- Opções de parcelamento: desenvolva planos de pagamento que permitam aos pacientes escolherem parcelas e prazos que se ajustem às condições financeiras;
- Sistemas de pagamento integrados: ao implementar um software médico, prefira tecnologias que facilitem a gestão dos pagamentos e que ofereçam mais segurança e conveniência aos pacientes.
Serviços de homecare
Diante do ritmo frenético das grandes cidades e da falta de tempo que marca a rotina das pessoas, os serviços de atendimento domiciliar se tornaram uma tendência crescente.
Você pode aproveitar a alta na procura por esse tipo de solução para diferenciar sua clínica no mercado. Assim, priorize:
- Comodidade: ofereça a conveniência do atendimento em casa para quem tem dificuldade de locomoção, falta de tempo, ou prefere o conforto do lar;
- Agenda eficiente: organize os atendimentos com uma agenda integrada, segmentando os dias e zonas para otimizar a locomoção da equipe;
- Serviços adicionais: considere oferecer serviços adicionais para aumentar seus ganhos médios, como a entrega a domicílio de exames, por exemplo.
Telemedicina e telessaúde
Por falar em tendências, a telemedicina e a telessaúde têm se destacado como ferramentas essenciais na modernização e na eficiência dos cuidados de saúde.
Essas modalidades facilitam o acesso dos pacientes aos serviços médicos, sem falar que também otimizam a gestão clínica, promovendo um atendimento mais acessível e eficaz.
Ao integrar a telemedicina, sua clínica pode expandir seu alcance, atingindo pacientes que, de outra forma, teriam dificuldade em acessar cuidados médicos.
Isso não só melhora a acessibilidade, especialmente em áreas remotas ou carentes de especialistas, mas também pode gerar uma melhor adesão aos tratamentos e consequente fidelização.
Para implementar com sucesso a telemedicina, é essencial considerar a segurança dos dados do paciente e a conformidade com as regulamentações da área.
Por isso, não deixe de implementar plataformas especializadas e de treinar sua equipe, assegurando a qualidade e a segurança dos atendimentos remotos.
Programa de cuidados preventivos
Focar em programas de cuidados preventivos é uma boa forma de demonstrar a preocupação da clínica com a saúde e o bem-estar do público, reforçando sua imagem no mercado e competitividade.
Assim, você contribui para ter mais retornos de pacientes, além de aumentar a receita por meio da recorrência. Entre as melhores práticas para aplicar esse tipo de estratégia, destacam-se:
- Educação em saúde: ofereça informações e orientações para a prevenção de doenças e promoção de um estilo de vida saudável;
- Consultas regulares: incentive os pacientes a realizar check-ups periódicos para monitorar sua saúde e detectar problemas precocemente;
- Planos de cuidado personalizados: crie programas individualizados que motivem os pacientes a cuidar da saúde de forma consistente;
- Automação de campanhas: utilize sistemas automatizados para segmentar campanhas direcionadas a diferentes grupos de pacientes. Isso pode incluir lembretes automáticos de check-ups, promoções de pacotes especiais para grupos específicos, como gestantes ou pacientes crônicos, e incentivos para participação em programas preventivos.
Pacotes de serviços corporativos
Formar parcerias estratégicas com outras empresas pode ampliar o alcance da sua clínica, fazer com que mais pessoas conheçam e recomendem seus serviços e ainda aumentar a receita recorrente. Confira algumas práticas:
- Exames de saúde regulares: agende visitas periódicas para realizar check-ups completos e monitorar a saúde dos colaboradores;
- Suporte por telemedicina: ofereça consultas virtuais para permitir um acesso mais fácil e conveniente aos serviços médicos;
- Palestras educativas: promova workshops sobre temas como saúde no ambiente de trabalho, gestão do estresse e prevenção de doenças para educar e engajar os funcionários.
Internalize os serviços laboratoriais
Internalizar os serviços laboratoriais é uma estratégia interessante para aumentar a receita e ainda garantir um controle mais rigoroso sobre a qualidade dos resultados.
Ao trazer para dentro da clínica exames de sangue, imagens simples e outros testes laboratoriais, os custos operacionais podem ser reduzidos, enquanto você aumenta a eficiência dos diagnósticos e dos tratamentos.
A internalização dessas práticas ajuda a fortalecer sua posição competitiva no mercado, já que você passa a oferecer soluções mais completas ao público e reforça a qualidade dos cuidados oferecidos.
Isso pode aumentar suas fontes de receita, atrair mais pacientes que buscam conveniência e rapidez, além de aumentar a satisfação e fidelização daqueles que já utilizam seus serviços médicos.
Use a tecnologia a seu favor
Com o apoio de tecnologias integradas e focadas nas necessidades específicas da clínica, você consegue impulsionar a receita do negócio de forma mais prática, inteligente e eficiente.
A Doctoralia é referência no assunto e conta com funcionalidades completas para te ajudar nesse processo.
Recursos como o agendamento online 24h e lembretes automáticos, por exemplo, otimizam sua agenda, enriquecem a experiência do paciente e reduzem os cancelamentos, garantindo uma ocupação mais constante.
Já a nossa plataforma especializada em telemedicina amplia o alcance dos serviços, permitindo consultas remotas que economizam tempo e aumentam o número de atendimentos.
Por sua vez, os pagamentos online reduzem a inadimplência e oferecem praticidade aos pacientes. As campanhas segmentadas por SMS e e-mail fortalecem o relacionamento com os clientes, incentivando retornos e recomendações.
Sem falar que o perfil completo na Doctoralia e avaliações online melhoram a visibilidade e a reputação, atraindo novos clientes e consolidando o crescimento financeiro da clínica.
Também disponibilizamos relatórios em tempo real, com insights para decisões estratégicas, check-in online, que agiliza o atendimento, além de atalho da agenda no seu site para converter acessos em consultas marcadas.
Essas são só algumas possibilidades para aumentar a receita da sua clínica. Na Doctoralia Pro, você ainda pode ir muito além! Explore agora todas as funcionalidades da plataforma e faça um teste grátis.
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