jul 20, 2024

O guia definitivo para aumentar a receita da sua clínica médica

Aumentar receita de clínicas - Doctoralia Em um mercado onde a saúde e a gestão se entrelaçam de maneira cada vez mais complexa, aumentar a receita da sua clínica médica exige mais do que apenas correr atrás de novos pacientes.

Atualmente, não basta só cuidar do público. Você também precisa oferecer uma experiência de ponta, com diferenciais capazes de estimular a retenção e de transformar clientes em verdadeiros promotores da marca.

Para obter uma receita robusta e sustentável, é cada vez mais importante repensar estratégias, investir em novas modalidades de negócios e abraçar a inovação em cada processo.

Quer impulsionar a gestão financeira e o crescimento do seu negócio, mas não sabe por onde começar? Neste artigo, vamos abordar os principais conceitos e estratégias para você aumentar a receita da clínica. Confira.

A aquisição de pacientes não é a única solução

Quando tratamos de aumentar a receita, muitos profissionais ainda a associam ao crescimento no volume de pacientes atendidos. Contudo, essa abordagem não é a única, e nem necessariamente a mais eficaz. 

Segundo o Panorama das Clínicas e Hospitais 2024, 44% dos médicos e gestores de saúde consideram a aquisição de clientes o seu maior desafio. Isso não é por acaso. 

Além dos custos envolvidos para atrair consumidores, essa também é uma tarefa complexa, considerando o dinamismo e a alta competitividade do mercado atual. Assim, potencializar as fontes de receita da clínica pode ser mais estratégico e sustentável a longo prazo. 

Investir em uma gestão financeira eficiente, por exemplo, ajuda a otimizar os recursos existentes e a identificar oportunidades de melhoria nos processos internos. 

Focar na fidelização dos pacientes por meio de uma experiência de atendimento excepcional e personalizada aumenta a receita por cliente, transformando-os em defensores da sua marca.

Neste contexto, explorar modalidades diferenciadas de serviços, adotar tecnologias que melhoram a eficiência operacional e realizar análises para embasar melhorias contínuas também são estratégias essenciais.

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Importância da experiência humanizada para a fidelização do cliente

À medida que a concorrência na área da saúde se intensifica, fidelizar pacientes torna-se fundamental para o sucesso de sua clínica. 

Afinal, a aquisição de novos clientes é de 5 a 7 vezes mais cara do que manter os atuais, conforme destacado pelo renomado especialista Philip Kotler, conhecido como o “pai do marketing”.

A experiência humanizada se destaca como um diferencial para reter clientes, impulsionando o crescimento da clínica e ampliando a receita.

Até porque, pacientes satisfeitos não apenas permanecem leais, mas também atuam como promotores, recomendando seus serviços a amigos, familiares e potenciais clientes.

Essa propaganda boca a boca é um ativo importantíssimo, pois gera resultados autênticos e confiáveis, aumentando o reconhecimento da marca e atraindo novos pacientes de forma natural e orgânica.

Em um mercado cada dia mais digital, essas recomendações se reinventaram e ganharam força por meio das avaliações online. 

Agora, pacientes satisfeitos compartilham suas experiências em plataformas de avaliação e redes sociais.

Para você ter uma ideia, 90% das pessoas buscam informações de saúde online antes de escolher um especialista, sendo que 80% decidem com base nas avaliações de outros pacientes na internet.

Esse é um círculo virtuoso, em que a experiência humanizada gera fidelização e estimula recomendações, criando novas oportunidades para você reter mais clientes e fazer com que eles atraiam ainda mais pacientes com as avaliações.

Estratégias para aumentar a receita da sua clínica ou consultório médico

Você já sabe que aumentar a receita vai além de atrair mais pacientes, que é importante proporcionar uma experiência humanizada e como isso influencia na fidelização. Agora, é hora de explorar estratégias práticas e eficazes para maximizar os ganhos do seu negócio:

Faça uma boa gestão financeira

Promover uma gestão financeira eficaz é a base para o sucesso de qualquer clínica e ela começa pela compreensão sobre as diferenças e aplicações dos conceitos de lucratividade e rentabilidade. 

A lucratividade representa o ganho excedente da empresa. Ou seja, a diferença entre a receita obtida e os custos para a prestação de serviços. Ela mede a eficiência no uso dos recursos e sua capacidade de gerar valor para o negócio.

Já a rentabilidade demonstra o retorno sobre o investimento realizado na clínica. Trata-se do quanto você obtém em relação ao que foi aplicado, avaliando a viabilidade e o potencial de crescimento do negócio.

Para aumentar a lucratividade e a rentabilidade do seu negócio, procure focar nas seguintes frentes:

  • Redução de custos: negocie contratos, busque melhores condições de pagamento, elimine desperdícios e otimize o uso de recursos;
  • Aumento da eficiência: agilize processos, reduza o tempo de espera dos pacientes e otimize a gestão da agenda;
  • Análise de serviços: identifique os serviços mais lucrativos, promova-os e ajuste ou elimine os menos rentáveis;
  • Investimentos estratégicos: invista em ferramentas e recursos que aprimorem a eficiência e a qualidade dos serviços.

Invista na fidelização dos pacientes

Como dito antes, fidelizar pacientes é mais barato e estratégico do que atrair novos. Afinal, quando satisfeitos, eles tendem a retornar para mais procedimentos, ajudando a aumentar a receita de forma contínua.

Eles também recomendam seus serviços a outras pessoas, gerando um efeito boca a boca positivo. 

Para promover a fidelização, é essencial oferecer uma experiência excepcional, que inclua:

  • Atendimento de qualidade: treine sua equipe para proporcionar um atendimento humanizado e eficiente;
  • Respeito pelo tempo do paciente: minimize os tempos de espera e ofereça facilidade no agendamento e flexibilidade nos horários de consulta;
  • Acompanhamento contínuo: mantenha contato regular com os pacientes durante e após os tratamentos;
  • Uso da tecnologia: utilize ferramentas de automação para personalizar o atendimento e melhorar a comunicação com os pacientes.

Faça pesquisas para avaliar a satisfação do paciente

Realizar pesquisas de satisfação, com frequência, é importante para entender as necessidades dos pacientes e melhorar continuamente seus serviços, impactando a fidelização e a própria atração de clientes.

Uma das métricas mais eficazes para isso é o Net Promoter Score (NPS), que mede a lealdade dos pacientes, perguntando a eles sobre a probabilidade de recomendarem a clínica a outras pessoas.

Para implementar esse tipo de pesquisa com sucesso, vale a pena se ater às seguintes boas práticas: 

  • Automatize o envio de pesquisas: utilize e-mails, SMS ou até o WhatsApp para enviar perguntas de NPS automaticamente logo após as consultas;
  • Analise as respostas: use-as para identificar áreas de melhoria e ajustar as estratégias de atendimento;
  • Aja rapidamente: realize ações corretivas baseadas no feedback recebido para melhorar a experiência do paciente;
  • Demonstre proatividade: mostre ao seu público quais foram as melhorias implementadas e que você ouve as demandas ativamente.

Melhore os processos

Ao revisar e aprimorar os processos, você consegue identificar os eventuais gargalos e pontos de ineficiência que estão impactando negativamente a clínica. 

Isso é essencial para reduzir custos operacionais, melhorar a qualidade do atendimento e, consequentemente, aumentar a satisfação dos pacientes. Para melhorar processos de forma bem embasada e contínua, você precisa:

  • Coletar e analisar os dados da clínica: utilize um bom software de gestão médica para capturar e organizar as informações relevantes sobre a performance do negócio e da sua equipe;
  • Analisar o desempenho: com a ajuda dos relatórios do sistema, analise indicadores, como os de produtividade e de comportamento dos pacientes, para identificar pontos de melhoria;
  • Implementar melhorias continuamente: a partir dos insights obtidos, ajuste os processos, aproveite melhor os recursos disponíveis e otimize o trabalho da equipe.

Ofereça um atendimento humanizado

A importância do atendimento humanizado está relacionada com o reconhecimento da individualidade de cada paciente e suas necessidades emocionais durante o processo de cuidado. 

Essa abordagem promove um ambiente de mais confiança e segurança, que melhora a qualidade do cuidado oferecido, enriquece a experiência dos clientes e fortalece a reputação da clínica

Os pacientes tendem a valorizar profissionais de saúde que demonstram sensibilidade às suas necessidades individuais e se preocupam genuinamente com o seu bem-estar. 

Assim, um atendimento humanizado contribui para uma maior fidelização, aumentando as chances de avaliações e recomendações positivas. Para isso, dê atenção especial aos seguintes aspectos:

  • Empatia e comunicação: treine a equipe para ser empática e manter uma comunicação clara e atenciosa com os pacientes;
  • Ambiente acolhedor: crie um ambiente físico e digital que faça os pacientes se sentirem bem-vindos e confortáveis;
  • Seguimento personalizado: ofereça um acompanhamento personalizado, adaptando-se às necessidades específicas de cada paciente.

Tenha condições de pagamento flexíveis

Oferecer condições de pagamento flexíveis também é importante para aumentar a receita, pois expande o acesso do público aos seus serviços e proporciona conveniência aos pacientes, melhorando sua experiência. Foque em:

  • Opções de parcelamento: desenvolva planos de pagamento que permitam aos pacientes escolherem parcelas e prazos que se ajustem às condições financeiras;
  • Sistemas de pagamento integrados: ao implementar um software médico, prefira tecnologias que facilitem a gestão dos pagamentos e que ofereçam mais segurança e conveniência aos pacientes.

Serviços de homecare

Diante do ritmo frenético das grandes cidades e da falta de tempo que marca a rotina das pessoas, os serviços de atendimento domiciliar se tornaram uma tendência crescente.

Você pode aproveitar a alta na procura por esse tipo de solução para diferenciar sua clínica no mercado. Assim, priorize:

  • Comodidade: ofereça a conveniência do atendimento em casa para quem tem dificuldade de locomoção, falta de tempo, ou prefere o conforto do lar;
  • Agenda eficiente: organize os atendimentos com uma agenda integrada, segmentando os dias e zonas para otimizar a locomoção da equipe;
  • Serviços adicionais: considere oferecer serviços adicionais para aumentar seus ganhos médios, como a entrega a domicílio de exames, por exemplo.

Telemedicina e telessaúde

Por falar em tendências, a telemedicina e a telessaúde têm se destacado como ferramentas essenciais na modernização e na eficiência dos cuidados de saúde. 

Essas modalidades facilitam o acesso dos pacientes aos serviços médicos, sem falar que também otimizam a gestão clínica, promovendo um atendimento mais acessível e eficaz.

Ao integrar a telemedicina, sua clínica pode expandir seu alcance, atingindo pacientes que, de outra forma, teriam dificuldade em acessar cuidados médicos. 

Isso não só melhora a acessibilidade, especialmente em áreas remotas ou carentes de especialistas, mas também pode gerar uma melhor adesão aos tratamentos e consequente fidelização.

Para implementar com sucesso a telemedicina, é essencial considerar a segurança dos dados do paciente e a conformidade com as regulamentações da área. 

Por isso, não deixe de implementar plataformas especializadas e de treinar sua equipe, assegurando a qualidade e a segurança dos atendimentos remotos.

Programa de cuidados preventivos

Focar em programas de cuidados preventivos é uma boa forma de demonstrar a preocupação da clínica com a saúde e o bem-estar do público, reforçando sua imagem no mercado e competitividade.

Assim, você contribui para ter mais retornos de pacientes, além de aumentar a receita por meio da recorrência. Entre as melhores práticas para aplicar esse tipo de estratégia, destacam-se:

  • Educação em saúde: ofereça informações e orientações para a prevenção de doenças e promoção de um estilo de vida saudável;
  • Consultas regulares: incentive os pacientes a realizar check-ups periódicos para monitorar sua saúde e detectar problemas precocemente;
  • Planos de cuidado personalizados: crie programas individualizados que motivem os pacientes a cuidar da saúde de forma consistente;
  • Automação de campanhas: utilize sistemas automatizados para segmentar campanhas direcionadas a diferentes grupos de pacientes. Isso pode incluir lembretes automáticos de check-ups, promoções de pacotes especiais para grupos específicos, como gestantes ou pacientes crônicos, e incentivos para participação em programas preventivos.

    Pacotes de serviços corporativos

    Formar parcerias estratégicas com outras empresas pode ampliar o alcance da sua clínica, fazer com que mais pessoas conheçam e recomendem seus serviços e ainda aumentar a receita recorrente. Confira algumas práticas:
  • Exames de saúde regulares: agende visitas periódicas para realizar check-ups completos e monitorar a saúde dos colaboradores;
  • Suporte por telemedicina: ofereça consultas virtuais para permitir um acesso mais fácil e conveniente aos serviços médicos;
  • Palestras educativas: promova workshops sobre temas como saúde no ambiente de trabalho, gestão do estresse e prevenção de doenças para educar e engajar os funcionários.

Internalize os serviços laboratoriais

Internalizar os serviços laboratoriais é uma estratégia interessante para aumentar a receita e ainda garantir um controle mais rigoroso sobre a qualidade dos resultados. 

Ao trazer para dentro da clínica exames de sangue, imagens simples e outros testes laboratoriais, os custos operacionais podem ser reduzidos, enquanto você aumenta a eficiência dos diagnósticos e dos tratamentos.

A internalização dessas práticas ajuda a fortalecer sua posição competitiva no mercado, já que você passa a oferecer soluções mais completas ao público e reforça a qualidade dos cuidados oferecidos. 

Isso pode aumentar suas fontes de receita, atrair mais pacientes que buscam conveniência e rapidez, além de aumentar a satisfação e fidelização daqueles que já utilizam seus serviços médicos.

Use a tecnologia a seu favor

Com o apoio de tecnologias integradas e focadas nas necessidades específicas da clínica, você consegue impulsionar a receita do negócio de forma mais prática, inteligente e eficiente.

A Doctoralia é referência no assunto e conta com funcionalidades completas para te ajudar nesse processo.

Recursos como o agendamento online 24h e lembretes automáticos, por exemplo, otimizam sua agenda, enriquecem a experiência do paciente e reduzem os cancelamentos, garantindo uma ocupação mais constante.

Já a nossa plataforma especializada em telemedicina amplia o alcance dos serviços, permitindo consultas remotas que economizam tempo e aumentam o número de atendimentos. 

Por sua vez, os pagamentos online reduzem a inadimplência e oferecem praticidade aos pacientes. As campanhas segmentadas por SMS e e-mail fortalecem o relacionamento com os clientes, incentivando retornos e recomendações. 

Sem falar que o perfil completo na Doctoralia e avaliações online melhoram a visibilidade e a reputação, atraindo novos clientes e consolidando o crescimento financeiro da clínica.

Também disponibilizamos relatórios em tempo real, com insights para decisões estratégicas, check-in online, que agiliza o atendimento, além de atalho da agenda no seu site para converter acessos em consultas marcadas. 

Essas são só algumas possibilidades para aumentar a receita da sua clínica. Na Doctoralia Pro, você ainda pode ir muito além! Explore agora todas as funcionalidades da plataforma e faça um teste grátis.