Os pacientes não escolhem sempre o melhor médico - eles escolhem também o mais visível e fácil de ser encontrado.
Nesta primeira aula, você vai entender por que a visibilidade online se tornou a nova porta de entrada para os consultórios e como os pacientes decidem, em poucos segundos, se entram ou seguem procurando.
Saiba identificar o que este pacientes encontram ao buscar por você (e por outros profissionais da mesma especialidade) e o que influencia a decisão de agendar uma consulta
Vamos começar com uma pergunta simples: quando um paciente precisa de um especialista, o que ele faz primeiro?
Ele até pede referência para conhecidos ou busca no site do convênio mas, na grande maioria das vezes, pega no celular e faz uma pesquisa.
E os números mostram isso:
Se outros profissionais da sua área aparecem melhor posicionados nas pesquisas, se eles têm perfis mais completos ou a reputação mais forte, eles receberão mais atenção.
Ser um ótimo médico faz com que falem bem de você. Ser visível faz com que mais pessoas cheguem até você.
Vamos analisar uma pesquisa típica do ponto de vista de um paciente.
Imagine um pai procurando um pediatra nas proximidades: Ele digita "pediatra perto de mim" ou "pediatra no Rio de Janeiro", por exemplo.
O que ele vai encontrar:
Raramente este paciente vai passar da primeira página. Também raramente vai comparar mais de dois ou três perfis, escolhendo logo pelo melhor avaliado. Por isso, se suas informações estiverem incompletas, desatualizadas ou inconsistentes, você dificilmente vai estar entre as opções desse paciente.
Então, faça algo simples antes de seguir: Reserve 3 minutos e pesquise seu próprio nome no Google.
Não se trata apenas de estar na internet: trata-se de como você será visto pela primeira vez por um novo paciente.
Uma das maneiras mais rápidas de aumentar sua visibilidade é usando plataformas de saúde confiáveis como a Doctoralia, porque os pacientes já conhecem e confiam.
É justamente pelo alto trafego de pacientes que elas costumam aparecer bem posicionadas nos principais resultados no Google. Por isso, em vez de tentar construir sua presença digital do zero, você pode aproveitar a autoridade dessas plataformas para ganhar visibilidade mais rápido:
Plataformas de saúde te ajudam a liberar tempo e a economizar dinheiro, porque já foram feitas para conectar profissionais e pacientes. E o seu registro profissional costuma ser gratuito.
Além disso, quando seu perfil é bem otimizado - com seus horários atualizados, conteúdo relevante e prova social - ele trabalha para você 24 horas, atraindo pacientes mesmo quando seu consultório está fechado.
Você não precisa ser um profissional de marketing digital, basta ter as ferramentas certas e uma estratégia clara.
Você não abriria seu consultório em um beco escondido, certo?
Então, por que ficar escondido online? Na próxima aula, vamos ver como mudar isso!