Manter-se atualizado é, sem dúvida, um dos grandes desafios presentes em toda a carreira de um profissional de saúde. Você deve estar atento não só aos novos equipamentos como também às descobertas e técnicas da área se quiser competir no topo do mercado.
Contudo, não foque apenas nas novidades sobre a execução do seu trabalho — a forma como você se promove e divulga seus serviços também está em constante evolução.
Neste artigo encontrará um guia com tudo o que você precisa saber para impulsionar seu trabalho no principal canal de comunicação do momento. Confira!
Basta dar uma olhada no YouTube, em grandes portais, plataformas especializadas ou Instagram para encontrar médicos, dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde atuando como influenciadores digitais. Isso sem falar nas ‘personalidades da internet’ que compartilham dicas de saúde e bem-estar, mesmo sem ter a devida formação.
Como você pode notar, esse tipo de conteúdo está em alta. As pessoas desejam melhorar a qualidade de vida e se valem da facilidade de acesso a informações através da Internet.
Essa tendência também afeta o comportamento dos seus pacientes, que já não se limitam a folhear um guia de consultórios ou pedir indicações aos familiares ou amigos mais próximos.
Agora, eles recorrem a mecanismos de busca e podem checar avaliações, comentários e os mais diversos tipos de publicação antes de escolher um profissional de saúde.
Portanto, para conquistar novos pacientes e se posicionar com uma boa opção de atendimento em sua área, você precisa manter uma presença online tão marcante quanto a sua reputação.
Nas pesquisas em mecanismos de busca, na Doctoralia e em redes sociais, seus pacientes têm acesso a detalhes que se somam ao valor de sua experiência como especialista:
O visual causa impacto instantâneo e, na maioria das vezes, define o interesse da pessoa em aprofundar a pesquisa. Por isso, sugerimos que você tenha um cuidado especial com a qualidade das imagens divulgadas e com o estilo de todos os materiais que possam ser associados à sua atuação profissional.
A criação de um logotipo para representar seu nome, consultório ou clínica é uma das formas mais eficientes de fazer com que o seu perfil profissional se destaque no marketing digital. Isso pode funcionar como uma ‘assinatura’ em suas postagens.
Assim, tudo aquilo que for compartilhado por seus seguidores e pacientes também vai contribuir para sua divulgação.
Seu logotipo ainda pode ser inserido em seus materiais de identificação como papéis timbrados, cartões de visitas ou de agendamento das consultas.
Para elaborar o design de seu logo, vale a pena explorar as diversas opções de cores, formas, letras e demais elementos visuais que são associados a seu campo de atuação.
Procure adotar um estilo elegante e de fácil leitura. Afinal, a ideia é chamar a atenção de forma coerente com a credibilidade que um profissional da área de saúde deve transmitir.
A padronização é um excelente recurso para você ganhar tempo na criação de posts e ainda torná-los marcantes e memoráveis. Mas como fazer isso sem que o resultado seja impessoal?
A dica é adotar um visual com estilo próprio, personalizado. Você pode conseguir isso ao definir uma paleta de cores, uma tipografia em harmonia com o seu logo e um formato regular para suas publicações.
A constância dos elementos visuais em suas postagens faz com que as pessoas se sintam familiarizadas e percebam em apenas uma olhada que se trata de um conteúdo confiável. Isso estimula a interação em qualquer plataforma online. .
No final deste artigo, você vai ver alguns atalhos para elaborar e manter um bom padrão visual em suas redes sociais e outros materiais de marketing digital.
No marketing, você encontra diversos termos relacionados à saúde para determinar o que torna um conteúdo relevante, tais como ‘fazer diagnósticos’, ‘sanar dores’, ‘aliviar sofrimentos’ e ‘ajudar as pessoas’. Esses conceitos já fazem parte de sua prática profissional, então aproveite para aplicá-los na criação de seus conteúdos, posts e descrições.
Tenha em mente os 5 pontos essenciais para garantir a qualidade da comunicação em saúde:
Uma boa estratégia é aproveitar as datas comemorativas e feriados para manter um relacionamento amigável com os pacientes. Esses assuntos sempre geram interesse e você pode utilizar modelos personalizáveis para criar suas postagens de acordo com cada tema.
Isso pontua a sua presença online de forma simpática e ainda pode gerar compartilhamentos.
Uma boa presença online é algo que inspira confiança em sua atuação profissional e ajuda a projetar seu nome em um ambiente de forte concorrência. Para conquistar isso, é importante alimentar suas redes sociais com postagens atraentes e afinadas com sua reputação.
Concentrar a criação desses posts em uma plataforma de design, como o Canva, é uma ótima solução para que essa prática não tome demais o seu tempo ou de sua equipe.
Veja alguns recursos que podem ser usados para acelerar esse processo e garantir um resultado de ótima qualidade:
* Clique em uma das imagens para editar o modelo de gráfico para redes sociais
Oferecer um conteúdo de qualidade — e visual atraente — é imprescindível para que sua presença online seja marcante. Assim você dá o devido destaque à sua excelência profissional e estreita ainda mais o seu relacionamento com seus pacientes.
* Texto Colaborativo desenvolvido pela equipe Canva, uma plataforma de design intuitiva e fácil de usar, pensada para quem não tem experiência na área. Com uma biblioteca de recursos gráficos e modelos de design personalizáveis, seus materiais ficam com visual profissional em questão de minutos. Basta registrar-se para começar a criar!”