Conhecer a opinião de um paciente após a consulta médica é um procedimento que deve ser padrão aos profissionais que buscam melhorar sua reputação na Internet e favorecer novas recomendações para o seu consultório.
Dados aportados em uma pesquisa bem planejada, por exemplo, são muito valiosos e agora estão mais fáceis e baratos de serem descobertos com a Internet.
Mais do que nunca, vale à pena investir em plataformas para conhecer a Experiência do paciente - Temp BR sobre você e seu consultório, e até mesmo incentivá-los a deixar comentários em seu perfil na Doctoralia.
Embora seja verdade que a Internet possam incitar críticas e trolls (usuários que postam mensagens provocativas para irritar uma comunidade on-line), serviços como os que apresentaremos a seguir poderão ajudá-lo a conhecer a opinião de seus pacientes e aprender sobre a experiência geral que você proporciona.
Essas ferramentas permitem a criação de pesquisas de opinião que podem ser enviadas aos pacientes por e-mail, ou oferecidas na recepção do consultório, por exemplo.
Elaborar um questionário é bastante rápido e intuitivo, e a configuração das perguntas te permite tanto conhecer aspectos quantitativos como qualitativos de seus clientes. O design da página também é customizável e os tipos de questões podem ser combinados:
Pesquisas podem ser usadas permanentemente, para quando houver um novo paciente no consultório, ou aplicadas para avaliar alguma ação especial. Mais em Typeform e SurveyMonkey.
Outra forma de conhecer a opinião de pacientes é por meio de um perfil na Doctoralia. Graças à função “lembrete da consulta”, os pacientes que agendam uma visita pelo perfil do especialista recebem um e-mail recordando-o da visita e outro posterior, incentivando-o a deixar uma opinião sobre a experiência com o profissional.
Outra vantagem do sistema de opiniões da Doctoralia é que todas as opiniões enviadas são revisadas antes de irem ao ar, por uma equipe encarregada de validar se elas cumprem as normativas para a publicação - que podem ser acessadas por qualquer usuário a partir deste link.
Também são ótimas fontes para conhecer o feedback de pacientes, mas o cuidado deve ser maior nestes canais.
Ainda que o profissional tenha a opção de responder os comentários deixados em seus perfis profissionais, a atenção e agilidade para monitorar esses espaços deve ser maior, já que as mensagens não passam por nenhum tipo de moderação antes de se tornarem públicas e os canais são mais abrangentes.
De todas as maneiras, evite deletar um comentário, a não ser que se trate de conteúdo desrespeitoso. Quando se trata de uma crítica, a opinião do usuário deve ser respeitada e pode ser usada como uma oportunidade de ser convertida em um ponto a favor do profissional.
Na Doctoralia sempre encorajamos os especialistas também a responderem opiniões deixadas pelos pacientes. Além de ser um serviço gratuito, ajuda a transmitir a imagem de um profissional mais humano e receptivo, aproximando novos pacientes.