Com certeza você já escutou o quanto o marketing digital se tornou uma fonte potente na área da saúde para captação de novos "clientes". As técnicas de marketing se adaptaram aos objetivos que cada empresa persegue e, no caso das clínicas e consultórios odontológicos, deu novas possibilidades para conseguirem mais visibilidade (para atrair novos pacientes) e fidelizar os clientes satisfeitos para que se tornem seus porta-vozes.
É importante ter claro que o mercado de saúde dental é formado por diversos componentes: institutos de estudos avançados sobre odontologia, aplicação de novas técnicas digitais, equipamentos especializados em tratamentos buco-dentais, provedores dos produtos que se utilizam no ramo e, claro, as clínicas e consultórios dentais, que são a "cara" mais visível da indústria.
E dentro deste competitivo mercado, existem vários "jogadores". Na linha de frente aparecem as grandes companhias de saúde dental, cheias de recursos e profissionais; do outro lado, estão as clínicas pequenas e medianas, junto aos consultórios odontológicos que, graças aos seus esforços, conseguiram abrir um espaço em sua área de influência.
Se você chegou nesse ponto, é realmente preciso pensar como aproveitar a confiança de seus pacientes por meio da proximidade.
Tenha em conta que as técnicas de marketing mudaram radicalmente: deixaram de ser algo invasivo para se converterem em um convite sutil aos pacientes para melhorarem por meio de seus produtos e serviços. E o conteúdo que oferecemos é o rei nessa estratégia.
Talvez você já tenha notado que o excesso de oferta se tornou um obstáculo no mercado odontológico e, por esta razão, é cada vez mais valioso se aproximar de públicos específicos. Qual o paciente mais rentável? Em que tipo de tratamento posso me aperfeiçoar? De tempos em tempos é importante fazer uma leitura do perfil de paciente que converte Melhores resultados - Temp BR para seu consultório e conhecer melhor seu foco de captação.
Nos últimos anos, por exemplo, nota-se um crescimento no tratamento ortodôntico por parte de adultos, evento que indica um possível nicho de mercado. A ortodontia deixou de ser um tratamento exclusivo de crianças e jovens e hoje existem cada vez mais adultos que apostam em cuidar desse aspecto da saúde dental.
Podemos observar também que os implantes experimentaram um crescimento, pois cada vez mais os pacientes estão em busca de comodidade. Quais são os nichos mais produtivos na região que você atua?
No âmbito da saúde em geral, especialmente quando falamos de clínicas e consultórios particulares, é imprescindível mostrar proximidade. Oferecer um consultório agradável também ajudará a agradar os pacientes e mudará a percepção que muitas pessoas têm sobre a profissão - geralmente associadas a dor, incômodo e medo. Para "reverter" estas impressões, na Doctoralia recomendamos algumas práticas que já são comuns em consultórios bem sucedidos.
Para conseguir chegar ao seu público, o melhor é mostrar seu lado humano. Mas como? Fazendo campanhas de marketing cada vez mais próximas e confiáveis e dando cara aos seus serviços para que os usuários vejam a equipe por trás do seu negócio.
Outra prática muito recomendável é estimular as opiniões dos pacientes satisfeitos com o seu trabalho e promociná-las em seu site por meio do Widget de comentários. Graças aos usuários que validam o bom serviço do seu consultório, você melhora a sua reputação.
Hoje, não aparecer na Internet é como não existir. No entanto, também devemos ser conscientes de que uma presença online bem feita exige tempo, esforço e, por isso, o mais recomendável é escolher uma plataforma para estar presente e trabalhar nela corretamente.
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