Em 2019, as tendências do marketing digital para saúde vêm marcadas por um nome próprio: dispositivos móveis. Eles serão a porta de entrada para se conectar com a nova geração de pacientes, que está cada vez mais imersa no ambiente online e que busca imediatismo acima de tudo.
Mas 2019 não para por aí: os pacientes terão ainda mais voz e autonomia para decidir o que querem, como e quando querem. E mais do que nunca, precisam ser escutados pelos profissionais que esperam se conectar de formas verdadeiramente efetivas.
Com isso em mente, conheça as 5 tendências apontadas pelos gurus do marketing online que virão com força no mercado de saúde em 2019.
O áudio será uma das grandes tendências para 2019. O uso de assistentes virtuais como o Alexa ou Cortana, por exemplo, triplicou no último ano e isso só tende a crescer. De acordo com um estudo publicado pela empresa de análise ComScore, estima-se que 60% dos usuários usem pesquisas por voz , durante o próximo ano.
O recurso, que está disponível para computadores e dispositivos móveis, permite que usuários naveguem na Internet por meio de comandos de voz, ao invés de textos.
Isso mostra a necessidade de começar adaptações para se conectar com novos os pacientes, além de indicar que os resultados nas buscas devem passar por ajustes e mudar o posicionamento de algumas páginas. Como referência, tenha em mente que os termos buscados por voz são mais longos que por texto, mais informais e levam em conta a geolocalização.
Os usuários gastam, em média, 3,35 horas em dispositivos móveis. A maior parte desse tempo é feita de micro-momentos, ou seja, as frações de tempo em que estamos pesquisando ou consumindo algo em específico - e estamos mais abertos para receber informações comerciais.
Isso significa que também existe uma oportunidade exponencialmente maior de atingir e influenciar os pacientes quando eles estão no meio de um micro-momento.
Como identificar um micro-momento? O Google os classificou em quatro grupos únicos que podemos aplicar perfeitamente ao setor de saúde:
Vídeos estão ganhando ainda mais espaço entre os formatos de conteúdo por serem simples, interativos e altamente visuais. E de fato, profissionais que usam vídeos para envolver e informar pacientes estarão alguns passos à frente dos demais em 2019.
Por isso, vale à pena estar atento a algumas regrinhas: entre tanta concorrência, o que fará a diferença será a originalidade e a qualidade do conteúdo. Não será suficiente apenas criar vídeos, mas eles precisam estar adequados para sua audiência, tanto no que diz respeito ao tempo de duração quanto à maneira como as conversas são promovidas
No Doctoralia Academy disponibilizamos várias ferramentas e recursos gratuitos ajudar especialistas criarem conteúdo relevante para os pacientes. Você pode acessar aqui.
Nós valorizamos um tratamento próximo e personalizado quando adquirimos um serviço. E não importa se ele vem por telefone, se é presencial ou se nos chega por e-mail: saber que estamos sendo tratados de forma distinta faz toda diferença para gerar nossa consideração.
No mercado da saúde, essa tendência tem tudo para ser aproveitada: especialistas devem aparecer na caixa de e-mail de seus pacientes com lembretes para a consulta, informativos para revisões periódicas, notícias sobre o consultórios, pedidos de feedback da consulta e, até mesmo, saudações por uma ocasião importante e particular como o aniversário, por exemplo.
A primeira coisa que 51% das pessoas fazem ao acordar é verificar e-mail e vale à pena seguir investindo neste formato, principalmente com personalização.
Lembre-se que é possível realizar todas essas ações gratuitamente a partir do Perfil Premium da Doctoralia. Você pode obter mais informações aqui.
Este é o famoso boca-a-boca promovido pelos influenciadores online - figuras com muita relevância em algum tipo de assunto - ou vários -, que acabam contribuindo para formar a opinião de seus seguidores.
Especialistas da saúde têm grande potencial para fazer parte desta categoria, já que são a maior autoridade no assunto saúde e dominam um conhecimento muito específico e controlado por poucos. E esse é um grande trunfo para estes profissionais.
Por esta razão, fique atento às suas opiniões, pois elas terão um papel ainda mais importante em 2019. O que é dito sobre um profissional na Internet faz toda a diferença para construir a percepção que outros pacientes terão ao seu respeito e influencia na sua imagem de autoridade no assunto.
Lembre-se que para promover as opiniões entre os seus pacientes, você pode enviar mensagens automáticas completamente gratuitas a partir de seu perfil Premium na Doctoralia.
Resumindo: 2019 chega cheio de oportunidades para especialistas que querem se conectar com os pacientes pela Internet. Quanto mais presentes essas tendências, melhores as chances de crescimento no próximo ano.