Neste artigo vamos analisar alguns dos erros mais comuns e que mais atrapalham profissionais de saúde na hora de captar pacientes pela Internet.
Será que você cometeu algum deles? Se esse for o caso, não se preocupe! Nós também daremos as chaves para solucioná-los!
Em algum momento você buscou uma agência, ou pediu a ajuda de um conhecido, para criar um site profissional mas, desde então, nunca mais tocou nele. Isso te parece familiar?
Seu site deve ser tratado como a porta de entrada da sua estratégia online para ganhar mais visibilidade e atrair pacientes.
Se ele estiver abandonado, logo fará parte do "cemitério digital dos sites" e, muito provavelmente, quando receber a visita inesperada de algum paciente, ele sairá da mesma forma em que entrou: sem alcançar o objetivo de marcar a consulta.
Caso você esteja interessado em saber como pode transformar seu site profissional para atrair mais visitas de qualidade, recomendamos a leitura do artigo 7 dicas para seu site/ blog médico se posicionar nos buscadores.
O que um site precisa para que mais pacientes entrem em contato com você? Basicamente 2 coisas: conteúdo de interesse para o seu perfil de paciente e uma chamada para ação clara e visível. Exemplos: Marque sua consulta; Entre em contato; Envie sua dúvida, etc. Discutiremos mais detalhes a seguir.
De acordo com dados do Google, 1 em cada 20 pesquisas feitas no buscador já é relacionada a saúde, e o Brasil está no topo dos países que têm feito o volume destas pesquisas aumentar ainda mais.
Estes dados significativos podem ter conseqüências tanto negativas quanto positivas para pacientes, especialistas e centros médicos.
A parte negativa é a conhecida proliferação de fake news ou boatos na saúde.
Como já falamos aqui, 73% dos especialistas afirmaram que já escutaram questionamentos de seus pacientes baseados em notícias falsas. Essa é uma situação tão grave que, em um levantamento divulgado no início de 2020 pelo Ministério da Saúde, as fake news atingiram 85% das mensagens sobre Coronavírus verificadas.
Por outro lado, pacientes que buscam informações na internet também têm mais acesso e variedade de informação e podem ganhar mais consciência de seu corpo e de sua saúde quando encontram fontes confiáveis.
Para especialistas e centros de médicos, essa é uma grande oportunidade de compartilhar seus conhecimentos e posicionarem-se como referência, oferecendo informações cientificamente comprovadas e que, de fato, ajudam a combater o alarmismo e boatos que circulam na Internet.
Portanto, criar conteúdo sobre a sua especialidade é uma grande oportunidade para te transformar em um médico mais visível, para atrair novos pacientes e fidelizar aqueles que já foram tratados por você no passado.
Ainda que já existam muitos profissionais gerando conteúdo na internet, ainda há uma brecha muito grande de temas e formatos que podem - e precisam - ser explorados com qualidade.
Criar conteúdo útil sobre saúde é sempre um ganho para todos: os pacientes passam a ter acesso a informação verdadeiramente produtiva e que pode proporcionar melhorias reais em sua qualidade de vida. Já você, sua clínica ou consultório podem ganhar mais destaque e atrair pacientes mais conscientes.
Como já falamos, as possibilidades de criar conteúdos relevantes são infinitas!
Uma dica: o formato de vídeo reina nos dias de hoje pelas plataformas online. Você pode criar cápsulas diárias em vídeo respondendo a questões de interesse para seus pacientes, por exemplo.
Fazendo uma rápida busca pelo Pergunte ao Especialista, você conhece mais dúvidas enviadas frequentemente pelos pacientes.
A partir do momento em que você criou seu site médico e investiu tempo e dinheiro em conteúdos que sejam relevantes nas buscas, você precisa levar os seus visitantes à conversão. Ou seja, que eles agendem a consulta online ou a entrem em contato com seu consultório por algum canal.
Então, nunca se esqueça dessa regra do marketing digital: todos seus canais (site, redes sociais, perfil na Doctoralia, conta no Instagram...) precisam ter um espaço nobre para o paciente encontrar com facilidade e marcar a consulta, seja através de uma ligação ou de uma reserva online.
Mais de 30% dos usuários da Doctoralia no Brasil buscam por profissionais e marcam as consultas fora do horário de comercial.
Por isso, o agendamento online vem sendo usado também como ferramenta de marketing para captação de pacientes que preferem marcar consultas pela internet, ou em horários menos convencionais.
Veja abaixo um exemplo no site principal da seguradora Amil, que traz na página inicial um ícone voltado para o agendamento online.
Obviamente, isso não significa que você deve abolir telefone do consultório. No mundo ideal, especialistas têm optado por deixar abertos ambos os canais para marcação.
Imagine a seguinte situação: um paciente te encontrou na Internet através de um conteúdo realmente bom que você publicou no site. Era justamente o que ele buscava!
Este paciente então visualiza o seu telefone, disponível na área nobre do site, e decide ligar para marcar a consulta.
O que acontece se ninguém atender o telefone?
Na melhor das hipóteses, este paciente ligará várias vezes até ser atendido; na maioria dos casos, no entanto, sua frustração o levará a buscar outro profissional.
90% das ligações perdidas nunca são devolvidas.
Isto significa que várias oportunidades de novos pacientes são perdidas, e a receita de muitos profissionais é comprometida por isso.
Resumindo, para ter um bom sistema de captação de pacientes pela Internet, o primeiro passo é ter um site profissional que sirva como porta de entrada.
Então, você deve criar conteúdo de saúde para ser encontrado nas buscas dos pacientes e, uma vez que esses pacientes estejam no seu site, vejam facilmente onde eles podem marcar as consultas. Como? Oferecendo o agendamento online, além do telefone.
Você identificou algum desses erros no seu consultório? 😨 Aproveite o momento para começar a resolvê-los HOJE! 💪