O relacionamento com o paciente também deve fazer parte do seu marketing médico - e parte importante. Ao contrário de marcas que se comunicam com as massas, como por exemplo uma montadora de carros, você lida com públicos segmentados e bastante específicos, além de conduzir um tema muito sensível, que é a saúde.
Por isso o marketing de relacionamento tem sido uma estratégia tão assertiva para muitos consultórios particulares e de convênio: ele colabora para aperfeiçoar a comunicação entre o especialista e o paciente, melhora as experiências em saúde, além de estimular o boca-a-boca espontâneo para promover o profissional.
Saiba identificar temas de oportunidade para estimular conversas em seus canais. Avaliar as dúvidas mais comuns dos seus pacientes no consultório e na Internet e transformá-las em conteúdo de interesse contribui para abrir novos diálogos em torno de você. Você pode gravar um vídeo, escrever um post ou mesmo enviar um e-mail para a sua base de dados.
Reserve tempo para dialogar com sua audiência na Internet, pois a opinião médica tem muito valor. “Ouça” o que os pacientes têm a dizer e participe dessas conversas, seja respondendo à perguntas pela Doctoralia, comentários em seu blog ou em suas redes sociais ou mesmo um e-mail.
Saber converter críticas em oportunidades conta muitos pontos ao seu favor. Quando você recebe uma reclamação, o mais importante é mostrar sua preocupação em melhorar. Se o erro realmente existiu, apresente sempre uma solução para repará-lo.
Caso ainda não tenha encontrado uma resolução para o problema, não deixe o paciente sem feedback. Responda com sinceridade, mas mostre que você está empenhado. Ao responder de forma educada às opiniões negativas você também contribui para passar uma boa imagem sobre a sua postura profissional.
A opinião de clientes satisfeitos são seu melhor marketing. Elas estimulam recomendações para novas consultas, visibilidade e até ajudam a melhorar o seu posicionamento nos buscadores, por isso:
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Mais informaçõesJá dissemos aqui que o seu momento com o paciente é o mais importante. Faça a diferença como profissional sendo atencioso e escutando o que ele tem a dizer, seja transparente e assegure-se que ele saia da consulta sem dúvidas.
Se você tiver possibilidades, seja acessível também depois da consulta oferecendo um canal de contato direto ao paciente em horário comercial, que pode ser gerenciado com a ajuda de sua secretária, por exemplo.