O guia para potencializar seu consultório

5 dicas essenciais para aumentar a segurança das contas no seu consultório

Escrito por Michał Kutra | mai 21, 2025

Hoje, com toda a área da saúde digitalizada, a segurança e a proteção de dados são mais importantes do que nunca. Isso merece uma atenção especial — não apenas pelos princípios básicos e pelas leis de proteção de dados, como a LGPD, mas também diante do número crescente de vazamentos de informações na internet.

Mas temos uma boa notícia: ao usar a agenda da Doctoralia você não precisa se preocupar com os riscos mais comuns de violação.

Especialmente se considerar estes 5 aspectos:

 


1. Você coleta os dados dos pacientes de forma criptografada

Manter os prontuários médicos dos pacientes em formato eletrônico já é um padrão na área da saúde — e isso representa uma grande vantagem quando o assunto é proteger informações confidenciais.

Como você gerencia os dados e fichas dos pacientes dentro de um único sistema, não precisa se preocupar com documentos em papel no consultório ou na clínica que possam cair em mãos erradas. A maioria dos sistemas, incluindo a agenda da Doctoralia, garante a criptografia dos dados — uma das formas mais eficazes de defesa contra acessos não autorizados. Por isso, prefira sempre utilizar sistemas seguros em vez de anotações em papel, que são mais fáceis de serem acessadas por pessoas não autorizadas.

 

2. Você segue as regras para criar uma senha forte para sua conta

Segundo pesquisas, até 81% das violações de dados na área da saúde foram causadas por senhas fracas, roubadas ou reutilizadas. Por isso, é fundamental que sua senha seja difícil de adivinhar.

Para garantir mais segurança, sua senha deve:

  • ser única — não usada em outros sites,
  • ter no mínimo 10 caracteres (preferencialmente 16),
  • conter letras maiúsculas e minúsculas,
  • incluir pelo menos 1 caractere especial e 1 número,
  • evitar combinações óbvias como: 1234 ou qwerty.

Uma senha complexa e pouco óbvia já representa uma barreira para cibercriminosos, mas hoje em dia isso não é o suficiente. Também é recomendado não salvar os dados de acesso no navegador e utilizar um gerenciador de senhas confiável.

3. Você utiliza verificação em duas etapas no login

Uma senha forte, combinada com boas práticas como o uso de gerenciadores de senhas, deve ser complementada com uma camada extra de segurança no login. A melhor solução para isso é a autenticação em duas etapas (2FA).

Esse método garante que, após digitar seu login e senha, você precise confirmar o acesso de uma segunda forma, escolhida por você.

As formas mais comuns são:

  • confirmação via e-mail,
  • confirmação por aplicativo autenticador.

Boa notícia!

A agenda da Doctoralia possui verificação em duas etapas e você pode ativá-la a qualquer momento — leva cerca de 4 minutos.  Veja as instruções para ativar a verificação em duas etapas.

 
Qual método de verificação escolher?

Na Doctoralia, recomendamos o uso de aplicativo autenticador. Por quê?

Mais segurança: apps autenticadores geram códigos temporários, o que dificulta a ação de hackers, mesmo que tenham sua senha. Aplicativos como Google Authenticator e Authy funcionam independentemente do e-mail, oferecendo uma verificação mais segura.

Resistência a phishing: como não dependem de e-mails, os apps autenticadores são menos vulneráveis a ataques de phishing — tentativas de enganar usuários para fornecer códigos de verificação por meio de e-mails falsos.

 

4. Você tem controle sobre as permissões de conta dos seus colegas de trabalho

Se você gerencia seu próprio consultório e tem acesso exclusivo à sua conta da Docplanner, pode pular esta etapa.

No entanto, se sua conta ou a conta da sua clínica for compartilhada com outros funcionários, vale a pena prestar atenção nas configurações de acesso e nas áreas de autorização.

Você sabia que na agenda da Doctoralia você pode gerenciar permissões e decidir quem pode visualizar seções específicas, dependendo do papel de cada pessoa na sua clínica? Verifique como gerenciar o acesso para evitar riscos desnecessários de acessos indevidos a dados e informações confidenciais na sua conta.

5. Você verifica regularmente o status de segurança das suas contas e dados da sua conta

Implementar todas as dicas acima certamente será eficaz e trará resultados a longo prazo na área de segurança de dados. No entanto, você não pode parar nesse cuidado pontual com a proteção de dados — trata-se de um projeto a longo prazo, que exige ações regulares e controle constante.

Portanto, reserve um momento no mês, por exemplo, uma hora, para trocar as senhas de todas as ferramentas usadas no seu consultório. Ao mesmo tempo, verifique a relevância do acesso atual às contas e plataformas — talvez nem todas ainda sejam necessárias e possam ser limitadas.

Além disso, certifique-se de que os dados da sua conta estão atualizados — se, por exemplo, o número do telefone do consultório mudou recentemente, garanta que ele esteja atualizado na sua conta. Detalhes atuais (telefone, e-mail) ajudam a recuperar a conta, se necessário, e também são usados para login.

Resumo

Em relação à proteção de dados, é recomendado ter uma cautela especial e vigilância constante. Os cibercriminosos não descansam, pelo contrário — eles aguardam o momento de nossa distração e negligência nos processos que protegem nossos dados.

No entanto, não entre em pânico. Verifique constantemente e desenvolva seu conhecimento nesta área para implementar ações e criar processos que te façam sentir mais seguro e confiante.

Lembre-se de prestar atenção a:

▪️Manter toda a documentação médica em formato digital, em um sistema seguro e criptografado como a agenda da Docplanner,

▪️ Gestão racional do acesso a contas em sistemas e serviços,

▪️ Regras de segurança no login: crie senhas fortes e únicas, mantenha as informações da sua conta atualizadas e aplique e use a verificação em duas etapas.