Aula 8 | Seja organizado: crie hábitos
Nesta aula você verá como os hábitos influenciam em vários aspectos da sua vida e acabam controlando toda sua rotina, com atitudes que atrapalham seu dia a dia, como procrastinar, não controlar o tempo e falta de organização da mesa.
Em média consumimos 34 gigabytes de informações todos os dias, o suficiente para lotar um computador em apenas uma semana. Em meio a tanta informação, ser organizado é fundamental, já que nossa memória não é capaz de processar e armazenar tudo.
Estudos comprovam que nossa memória é dividida em dois grupos: de curto prazo, que guarda cerca de sete itens, como nomes ou datas, e a de longo prazo, que seleciona aquilo que realmente é importante.
Para que as informações que recebemos tenha serventia, devemos nos preocupar em transformá-las em memória de longo prazo, afinal, hoje existem diversos dispositivos que fazem o trabalho da memória de curto prazo. E para isso você deve recuperar a informação em um período de até 6 horas após recebê-la - revendo conteúdos, leituras e anotações. Essa recordação é uma prática de informar à memória de longo prazo que essa informação é importante e deve ser guardada.
É cientificamente comprovado que não temos uma memória infinita. Por isso, para tudo o que você for fazer ou aprender, é importante reduzir o número de regras e informações. Siga um só caminho e veja se funciona, se não der certo, busque outra forma. Mas evite receber muita informação sobre o assunto, pois quando acabar, você não se lembrará da metade.
Ao abandonar comportamentos de desordem e procrastinação, você irá conseguir se tornar uma pessoa mais produtiva. Uma dica é listar as tarefas que precisa realizar e classificá-las por ordem de importância. Isso dará maior clareza do que deve ser feito para distribuir seu tempo e otimiza-lo.
São detalhes que parecem simples, mas que irão trazer vantagens para todos os âmbitos da sua vida. Veja algumas dicas que colocadas em prática irão ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais organizada:
Mantenha suas coisas organizadasOs ambientes são um reflexo de quem vive neles. Por isso, se a sua casa e o seu local de trabalho estão bagunçados, são grandes as chances da sua vida estar da mesma maneira. A dica para começar é arrumar sua cama todos os dias quando acorda. Pequenos hábitos como este ajudam a organizar a mente e tornam os pensamentos mais claros e objetivos.
Programe o seu dia
Antes de dormir registre as atividades que precisa realizar no próximo dia. Isso vai organizar a sua rotina e evitar que tenha aquela sensação de que começou muitas tarefas e não terminou nada. Além do ato de riscar os compromissos realizados no final do dia ser extremamente prazeroso e dar a sensação de dever cumprido, ficará mais claro quais são suas pendências para o próximo dia.
Crie ordem de prioridadesUm grande desafio enfrentado pelas pessoas, principalmente no trabalho, é a ideia de que tudo é urgente. A dificuldade em diferenciar o que é realmente importante e o que pode ser deixado para um segundo momento faz com que as pessoas se sintam cada vez mais esgotados e sem tempo.
Aprender a classificar suas tarefas e priorizar as mais importantes é fundamental para ser mais produtiva e organizada.
Cuidado com o “modo multitarefa”Frequentemente ser multitarefa é atrelado a sinal de produtividade. Mas a verdade é que o esforço que o cérebro precisa fazer para alternar o foco entre diversas atividades causa certo cansaço e estresse, o que acaba tendo um resultado negativo. Por isso, é importante entender o que realmente merece seu foco.
Ao invés de ler e-mails, falar ao telefone e agendar uma consulta de uma só vez, pare e se dedique exclusivamente a cada uma dessas tarefas. Você vai ver como gastará menos tempo e ainda terá energia para fazer diversas outras atividades sem comprometer a qualidade.
A organização é um hábito que pode ser conquistado, mas, para isso é necessário mudar de mindset - como já falamos na aula 9, pois suas atitudes são reflexo da sua mente e direcionam os suas ações. Aproveite nossas dicas para mudar seu mindset e se organizar!
Para completar sua leitura, indicamos o best seller de vendas: O poder do hábito - Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, de Charles Duhigg. O livro explica como nossos hábitos surgem, qual o poder que eles têm nas nossas decisões e como efetivar a mudança consciente de nossos hábitos.
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Cronograma do curso de desenvolvimento para secretárias e assistentes
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Boas-vindas do nosso CEO. | |
Aula 1 - Experiência do paciente. | |
Aula 2 - Primeiros passos na sua agenda. | |
Aula 3 - As 5 dicas para uma boa gestão. | |
Aula 4 - O perfil do doutor na Doctoralia. | |
Aula 5 - As ferramentas da sua agenda. | |
Aula 6 - Como seu mindset pode mudar sua vida. | |
Aula 7 - Veja como as notificações podem ajudar na sua rotina. | |
Aula 8 - Seja organizado: crie hábitos. | |
Aula 9 - O que são podcasts? | |
Aula 10 - 5 dicas de aplicativos para o seu dia a dia. | |
Aula 11 - Como melhorar a experiência do paciente. | |
Pesquisa de satisfação + certificado de conclusão de curso. |
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