fev 16, 2022

Feriados prolongados: 5 dicas de como engajar os seus pacientes

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É comum que a procura por agendamentos reduza em feriados prolongados. No entanto, um bom planejamento pode ajudar no engajamento de pacientes durante o período.

Os feriados prolongados, como o Carnaval, representam uma oportunidade para fazer uma viagem mais longa, passar tempo com amigos e familiares, organizar a vida pessoal ou, simplesmente, descansar.

No entanto, para negócios da área da saúde, podem ser motivo de apreensão, já que é comum que a procura por agendamentos caia nesses períodos.

Felizmente, há algumas dicas que as clinicas e hospitais podem seguir para engajar os pacientes antes, durante e após feriados prolongados. Continue a leitura do artigo para saber mais!

5 dicas para engajar pacientes em feriados prolongados

Os feriados prolongados podem impactar as finanças das clínicas negativamente, devido ao impacto na quantidade de consultas e exames agendados próximos aos dias de folga, além das taxas elevadas de cancelamentos.

Portanto, contar com um bom planejamento é fundamental para minimizar o efeito dos feriados prolongados e ainda aproveitar essas ocasiões para se aproximar dos seus pacientes e estreitar laços.

Confira algumas dicas:

1. Planeje-se com antecedência

calendario 2022O primeiro passo para engajar pacientes durante um feriado prolongado é planejar as ações com antecedência

No início do ano, a gestão da clínica deve identificar quais são as folgas desse tipo e pensar em ações específicas para cada uma delas. É interessante criar um calendário de ações e designar responsáveis.

Ao final deste artigo, você encontra um calendário da saúde com mais de 100 feriados e datas comemorativas do setor. Mas destacamos que, em 2023, será possível emendar feriados em nove ocasiões:

  • Carnaval: 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira)
  • Paixão de Cristo/ Sexta-feira Santa: 07 de abril
  • Tiradentes: 21 de abril (sexta-feira)
  • Dia Mundial do Trabalho: 1º de maio (segunda-feira)
  • Corpus Christi: 08 junho (quinta-feira)
  • Independência do Brasil: 07 de setembro (quinta-feira)
  • Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro(quinta-feira)
  • Finados: 2 de novembro (quinta-feira)
  • Natal: 25 de dezembro (segunda-feira)

Atenção: além dessas datas nacionais, é importante considerar, também, os feriados municipais e estaduais que podem ser prolongados.

👉 Leia também: Como fidelizar o paciente com uma comunicação assertiva

2. Envie campanhas de marketing

Uma forma de engajar pacientes durante feriados prolongados é reforçando o disparo de campanhas de marketing perto da data

Por meio de canais como e-mail, SMS e WhatsApp, a clínica pode enviar:

✔️ dicas de como se manter saudável de acordo com as tradições da festividade, clima ou região;
✔️ reforçar o horário de atendimento e a possibilidade de agendamento online durante o recesso
✔️ sugerir que os pacientes garantam os horários disponíveis antes que os atendimentos se acumulem.

Na pandemia, por exemplo, houve um aumento no número de casos de infecção por coronavírus após datas comemorativas pelo aumento de aglomerações. Nesse contexto, as campanhas podem ser úteis para compartilhar com os pacientes algumas dicas de como evitar o contágio.

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3. Disponibilize um telefone para emergências

Em casos de emergência, as ligações para a clínica podem ser direcionadas para o telefone de um especialista que esteja de plantão durante o feriado prolongado.

Disponibilizar canais de atendimento para emergências é uma maneira de estar presente na vida do paciente em momentos difíceis, ajudando a estreitar o relacionamento com o seu público.

Por outro lado, a tecnologia também é uma excelente aliada nessas horas. Utilizando um sistema de gerenciamento de chamadas, por exemplo, sua clínica consegue registrar as ligações feitas no feriado e retorná-las quando a equipe estiver atendendo normalmente.

👉 Leia também: Gerenciamento de chamadas: por que controlar as ligações da clínica?

4. Permita que os pacientes tirem dúvidas pelo chat 

É possível, ainda, disponibilizar um chat para que os pacientes possam entrar em contato com os médicos e tirar dúvidas antes ou depois das consultas.

Nesse caso, porém, é importante usar uma ferramenta profissional, que garanta a segurança dos dados e mantenha um histórico de conversas documentado e de fácil acesso tanto para o médico quanto para o paciente.

👉 Veja também: Como simplificar a comunicação médico-paciente através do chat?

5. Ofereça o agendamento online de consultas

Se a clínica está fechada e não disponibiliza nenhum canal para marcação durante o feriado prolongado, pode perder diversas oportunidades.

O agendamento online de consultas traz mais comodidade para os pacientes, que podem marcar um horário sem pegar o telefone e no momento que desejarem, e também para a clínica, que fica disponível mesmo fora do horário comercial.

Durante feriados prolongados, o recurso é especialmente útil porque as pessoas podem aproveitar os dias de folga para organizar a vida pessoal, o que inclui marcar consultas que estão sendo adiadas por falta de tempo.

Um software médico profissional oferece ainda a facilidade de bloquear a agenda nos dias e horários em que não haverá atendimento ou então reservar os horários de pico na volta do feriado apenas para consultas particulares, por exemplo.  

Veja mais detalhes no vídeo a seguir:

👉 Leia também: Diferentes tipos de pacientes e dicas de como lidar com cada um deles

Baixe o Calendário da saúde 2023

Além dos feriados prolongados, existem outras datas que as clínicas podem aproveitar ao longo do ano para se conectarem com os pacientes

Pensando nisso, a Doctoralia montou o Calendário da saúde 2023, um material completo que traz feriados nacionais, dias de combate e prevenção a doenças e outras datas relacionadas à saúde. 

Faça o download gratuito e comece a usar o calendário para planejar as suas ações agora mesmo!

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